A ASSUNÇÃO CORPORAL DA VIRGEM MARIA AO CÉU É DEFINIDA COMO DOGMA DE FÉ
1. O Deus munificentíssimo, que tudo pode e cujos desígnios providenciais se fazem com sabedoria e amor, compensa em seus desígnios inescrutáveis, tanto na vida dos povos como na dos indivíduos, as dores e alegrias para que, por caminhos diversos e de diversas maneiras, tudo coopera para o bem daqueles que o amam (cf. Rm 8, 28).
2. O nosso Pontificado, como o presente
século, está oprimido por grandes preocupações, preocupações e angústias, pelas
calamidades gravíssimas da atualidade e pela aberração da verdade e da virtude;
mas é um grande consolo ver que, enquanto a fé católica se manifesta cada vez
mais ativamente em público, a devoção à Virgem Mãe de Deus se inflama cada dia
mais e quase em toda parte é um encorajamento e auspícios de uma vida melhor e
vida mais santa, donde resulta que, enquanto a Santíssima Virgem cumpre com
amor as funções de mãe para com os redimidos pelo sangue de Cristo, a mente e o
coração dos filhos são estimulados a uma contemplação mais amorosa de seus
privilégios.
3. Com efeito, Deus, que desde toda a
eternidade olha para a Virgem Maria com particular e plena complacência,
"quando chegou a plenitude dos tempos" (Gl 4, 4), executou os
desígnios da sua providência de modo que resplandeçam no em perfeita harmonia
os privilégios e prerrogativas que tão liberalmente lhe concedera. E se esta
extrema liberalidade e plena harmonia da graça sempre foi reconhecida e foi
cada vez mais penetrada pela Igreja ao longo dos séculos, em nosso tempo o
privilégio da Assunção corporal ao céu da Virgem Mãe foi trazido à maior luz
.de Deus, Maria.
4. Este privilégio brilhou com novo brilho
desde que nosso predecessor Pio IX, de memória imortal, definiu solenemente o
dogma da Imaculada Conceição da augusta Mãe de Deus.
Esses dois privilégios estão, de fato,
intimamente ligados entre si. Cristo, com sua morte, derrotou a morte e o
pecado; e sobre um e sobre o outro, todo aquele que foi regenerado
sobrenaturalmente pelo batismo também declara vitória em virtude de Cristo. Mas,
por lei geral, Deus não quer conceder ao justo o pleno efeito dessa vitória
sobre a morte, até que chegue o fim dos tempos. É também por isso que os corpos
dos justos se dissolvem após a morte, e somente no último dia cada um se unirá
novamente à sua própria alma gloriosa.
5. Mas Deus quis que a bem-aventurada Virgem
Maria fosse isenta desta lei geral. Ela, por um privilégio completamente único,
derrotou o pecado com sua concepção imaculada; por isso ela não estava sujeita
à lei de permanecer na corrupção da sepultura nem teve que esperar a redenção
de seu corpo até o fim do mundo.
6. Portanto, quando foi solenemente definido
que a Virgem Mãe de Deus, Maria, era imune à mancha hereditária de sua
concepção, os fiéis se encheram de uma esperança mais viva de que o mais breve
possível seria definido pelo magistério supremo. da Igreja o dogma da Assunção
corporal da Virgem Maria ao céu.
7. Com efeito, viu-se que não só os fiéis
individuais, mas também os representantes das nações ou das províncias eclesiásticas,
e mesmo não poucos padres do Concílio Vaticano, solicitaram fortemente esta
definição à Sé Apostólica.
8. Depois, essas petições e votos não só não
diminuíram, mas aumentaram dia a dia em número e insistência. Com efeito, para
este fim foram promovidas cruzadas de oração; muitos teólogos eminentes
intensificaram seus estudos sobre este assunto, já em particular, já nos
ateneus eclesiásticos públicos e nas demais escolas destinadas ao ensino das
disciplinas sagradas; Congressos marianos, nacionais e internacionais, foram
realizados em muitas partes do mundo católico. Todos esses estudos e
investigações evidenciaram que a Assunção da Virgem Maria ao céu também estava
contida no depósito da fé confiado à Igreja, e geralmente seguiam petições nas
quais esta Sé Apostólica era instantaneamente solicitada para que esta verdade
fosse solenemente definida.
9. Nesta piedosa competição, os fiéis
estiveram admiravelmente unidos aos seus párocos, que, em número
verdadeiramente impressionante, dirigiram petições semelhantes a esta cátedra
de São Pedro.
Por isso, quando fomos elevados ao trono do
Sumo Pontificado, muitos milhares de tais súplicas já haviam sido apresentadas
a esta Sé Apostólica de todas as partes da terra e por todos os tipos de
pessoas: por nossos filhos amados, os Cardeais de o Sacro Colégio, para os
venerados irmãos arcebispos e bispos das dioceses e paróquias.
10. Por esta razão, enquanto elevávamos
ardentes orações a Deus para infundir em nossas mentes a luz do Espírito Santo
para decidir uma causa tão importante, demos ordens especiais para que estudos
mais rigorosos fossem iniciados sobre este assunto, e enquanto isso
cuidadosamente coletados e ponderou todos os pedidos que, desde o tempo do
nosso predecessor Pio IX, de feliz memória, até os dias de hoje, foram enviados
a esta Sé Apostólica sobre a Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria ao céu
(1).
11. Mas como se trata de um assunto de tanta
importância e seriedade, achamos oportuno pedir direta e oficialmente a todos
os veneráveis irmãos no Episcopado que nos exponham abertamente seus
pensamentos. Por isso, em 1º de maio de 1946, dirigimos a carta Deiparae
Virginis Mariae, na qual perguntávamos: "Se vós, veneráveis irmãos, em
vossa notável sabedoria e prudência, acreditais que a Assunção corporal da
Santíssima Virgem pode ser proposta e definido como um dogma de fé e se com o
seu clero e o seu povo assim o desejarem".
12. E aqueles a quem "o Espírito Santo
constituiu bispos para governar a Igreja de Deus" (Atos 20, 28) deram uma
resposta afirmativa quase unânime a ambas as perguntas. Este
"consentimento singular do Episcopado Católico e dos fiéis" (2),
acreditando que a Assunção corporal da Mãe de Deus ao céu pode ser definida
como um dogma de fé, apresentando-nos o ensinamento concordante do magistério
ordinário da Igreja e a fé concordante do povo cristão, por ele sustentado e
dirigido, manifestou de maneira certa e infalível que tal privilégio é uma
verdade revelada por Deus e contida naquele depósito divino que Cristo confiou
à sua Esposa para que ela guarda-o fielmente e declara-o infalivelmente (3). O
magistério da Igreja, certamente não por trabalho puramente humano, mas com a
ajuda do Espírito de Verdade (cf. Jo 14, 26), e por isso infalivelmente, cumpre
o seu mandato de conservar perenemente puras e íntegras as verdades reveladas e
transmiti-las sem contaminação, sem acréscimos, sem diminuições. “Com efeito,
como ensina o Concílio Vaticano, o Espírito Santo não foi prometido aos
sucessores de Pedro para que, mediante a sua revelação, manifestassem uma nova
doutrina, mas para que, com a sua ajuda, guardassem inviolavelmente e
exprimissem fielmente a revelação transmitida pelos Apóstolos, isto é, o
depósito da fé" (4). Por esta razão, do consentimento universal do
magistério ordinário da Igreja pode-se deduzir um argumento certo e seguro para
afirmar que a Assunção corporal da bem-aventurada Virgem Maria ao céu - que,
quanto à celestial glorificação do corpo virgem da augusta Mãe de Deus, não
poderia ser conhecida por nenhuma faculdade humana apenas com suas forças
naturais - é uma verdade revelada por Deus, e por isso todos os fiéis da Igreja
devem acredite com firmeza e fidelidade. Porque, como ensina o próprio Concílio
Vaticano,“Todas as coisas que estão contidas na palavra de Deus, escrita ou
transmitida oralmente, e que a Igreja, com julgamento solene ou com o seu
magistério ordinário e universal, se propõe a crer como reveladas pela fé
divina, devem ser cridas por autoridade divina e fé católica." Deus"
(De fide catholica, cap. 3).
13. Desta fé comum da Igreja têm-se vários
testemunhos, indícios e vestígios desde a antiguidade, ao longo dos séculos; e
tal fé se manifestou cada vez mais claramente.
14. Os fiéis, guiados e instruídos pelos seus
pastores, aprenderam também da Sagrada Escritura que a Virgem Maria, durante a
sua peregrinação terrena, levou uma vida cheia de preocupações, angústias e
dores; e o que o santo velho Simeão havia predito tornou-se realidade: que uma
espada afiada perfuraria seu coração aos pés da cruz de seu divino Filho, nosso
Redentor. Da mesma forma, eles não encontraram dificuldade em admitir que Maria
morreu da mesma forma que seu único Filho. Mas isso não os impediu de acreditar
e professar abertamente que seu corpo sagrado não estava sujeito à corrupção do
sepulcro e que o augusto tabernáculo do Verbo Divino não foi reduzido à
putrefação e cinzas. Assim, iluminados pela graça divina e movidos pelo amor à
Mãe de Deus e nossa dulcíssima Mãe, contemplaram com luz cada vez mais clara a
maravilhosa harmonia dos privilégios que o Deus providente concedeu à alma
Parceira do nosso Redentor e que eles atingiu um pico tão alto que nenhum ser
criado, exceto a natureza humana de Jesus Cristo, jamais alcançou.
15. Esta mesma fé é claramente atestada por
aqueles inumeráveis templos dedicados a Deus em honra da Virgem Maria elevada
ao céu e as sagradas imagens neles expostas à veneração dos fiéis, que colocam
diante dos olhos de todos este singular triunfo do bendita Virgem. Além disso,
cidades, dioceses e regiões foram colocadas sob o patrocínio especial da Virgem
assunta ao céu; Da mesma forma, com a aprovação da Igreja, surgiram os
institutos religiosos, que levam o nome de tal privilégio.
Não se deve esquecer que, no rosário mariano,
cuja recitação é altamente recomendada por esta Sé Apostólica, é proposto um
mistério para a piedosa meditação que, como todos sabem, trata da Assunção da
Santíssima Virgem.
16. Mas de modo mais esplêndido e universal,
esta fé dos santos pastores e dos fiéis cristãos se manifesta no fato de que
desde tempos antigos se celebra no Oriente e no Ocidente uma solene festa
litúrgica, da qual o Santo Padres e doutores nunca cessaram de lançar luz
porque, como é sabido, a sagrada liturgia "sendo também profissão de
verdades celestiais, submetida ao supremo magistério da Igreja, pode ouvir
argumentos e testemunhos de valor não pequeno para determinar alguma ponto da
doutrina cristã" (5).
17. Nos livros litúrgicos que contêm a festa,
seja da Dormição, seja da Assunção da Virgem Maria, há expressões um tanto
consistentes ao dizer que quando a Virgem Mãe de Deus passou deste exílio, para
o seu sagrado Em seu corpo, por ordem da divina Providência, aconteceram-lhe
coisas correspondentes à sua dignidade de Mãe do Verbo Encarnado e aos demais
privilégios que lhe foram concedidos.
Assim se afirma, por exemplo, naquele
"Sacramentário" que o nosso predecessor Adriano I, de memória
imortal, enviou ao imperador Carlos Magno. Nela se lê, de fato: "¡Merecedora
de veneração é para Nós, ó Senhor!, a festa deste dia em que a santa Mãe de
Deus sofreu a morte temporal, mas não pôde ser humilhada pelos laços da morte
Aquela que engendrou a vossa Filho, Nosso Senhor, encarnou nela" (6).
18. O que aqui é indicado com a habitual
sobriedade na liturgia romana, nos livros das outras liturgias antigas, tanto
orientais como ocidentais, exprime-se de forma mais difusa e com maior clareza.
O «Sacramento galicano», por exemplo, define este privilégio de Maria,
«mistério inexplicável, tanto mais admirável quanto mais singular entre os
homens». E na liturgia bizantina a Assunção corporal de Maria é reiteradamente
associada não só à sua dignidade de Mãe de Deus, mas também aos seus outros
privilégios, sobretudo à sua maternidade virginal, pré-estabelecida por um
singular desígnio da Providência divina:"A ti, Deus, Rei do universo, te
concedeu coisas que estão acima da natureza; pois assim como no parto te
manteve virgem, assim no sepulcro conservou teu corpo incorrupto, e com a
tradução divina o glorificou" (7) .
19. O facto de a Sé Apostólica, herdeira do
ofício confiado ao Príncipe dos Apóstolos de confirmar a fé dos irmãos (cf. Lc
22, 32), e com a sua autoridade tornar esta festa cada vez mais solene, estimula
eficazmente os fiéis a apreciarem cada vez mais a grandeza deste mistério.
Assim a festa da Assunção, da honrosa posição que teve desde o início entre as
demais celebrações marianas, alcançou imediatamente a mais solene de todo o
ciclo litúrgico. Nosso predecessor São Sérgio I, prescrevendo a litania ou
procissão sazonal para as quatro festas marianas, lista ao lado da Natividade,
da Anunciação, da Purificação e da Dormição de Maria (Liber Pontificalis). Mais
tarde, São Leão IV quis acrescentar à festa, que já se celebrava sob o título
de Assunção da Bem-aventurada Mãe de Deus, uma solenidade maior prescrevendo
sua vigília e sua oitava; e em tal circunstância quis participar pessoalmente
da celebração no meio de uma grande multidão de fiéis (Liber Pontificalis).
Além do fato de que no passado esta festa era precedida pela obrigação de
jejuar, resulta claro do que testemunha nosso predecessor São Nicolau I, onde
fala dos principais jejuns"que a santa Igreja Romana recebeu desde a
antiguidade e ainda observa" (8).
20. Mas como a liturgia não cria a fé, mas a
pressupõe, e dela derivam as práticas do culto como frutos da árvore, os Santos
Padres e os grandes doutores, nas homilias e nos discursos dirigidos ao povo na
ocasião desta festa, eles não receberam a doutrina dela como da primeira fonte,
mas falaram dela como algo conhecido e aceito pelos fiéis; eles esclareceram
melhor; eles especificaram e aprofundaram seu significado e objetivo,
declarando especialmente o que os livros litúrgicos muitas vezes indicaram
apenas fugazmente; isto é, que o objetivo da festa não era apenas a incorrupção
do corpo morto da bem-aventurada Virgem Maria, mas também seu triunfo sobre a
morte e sua glorificação celestial na semelhança de seu Unigênito.
21. Assim São João Damasceno, que se destaca
entre todos como exímia testemunha desta tradição, considerando a Assunção
corpórea da Mãe de Deus à luz de seus outros privilégios, exclama com vigorosa
eloqüência:"Era necessário que Ela, que preservou sua virgindade ilesa no
parto, também preservasse seu corpo sem qualquer corrupção após a morte. Era
necessário que Ela que trouxesse o Criador feito filho em seu ventre, habitasse
nos tabernáculos divinos. Era necessário que a Esposa do Pai habita no tálamo
celeste. Era necessário que Ela que tinha visto seu Filho na cruz, recebendo em
seu coração aquela espada de dor da qual fora imune ao dar à luz, o
contemplasse sentado à direita mão do Pai. Era necessário que a Mãe de Deus
possuísse o que corresponde ao Filho e que fosse honrada por todas as criaturas
como Mãe e serva de Deus" ( 9).
22. Estas expressões de São João Damasceno
correspondem fielmente às de outros que afirmam a mesma doutrina. Com efeito,
palavras não menos claras e precisas se encontram nos discursos que, por
ocasião da festa, proferiram outros Padres anteriores ou contemporâneos. Assim,
para citar outros exemplos, São Germano de Constantinopla descobriu que a
incorrupção e a Assunção ao céu do corpo da Virgem Mãe de Deus não só à sua
maternidade divina, mas também à santidade especial do seu próprio corpo
virginal: "Tu, como está escrito, apareces "em beleza" e o teu
corpo virginal é todo santo, todo casto, todo domicílio de Deus; assim também,
por esta razão, deve ser imune de ser reduzido a pó; ao contrário, deve ser
transformado, como humano, até que se torne incorruptível; e deve estar vivo,
gloriosíssimo, incólume e dotado da plenitude da vida." (10). E outro
escritor antigo diz: "Como a gloriosa Mãe de Cristo, nosso Salvador e
Deus, doadora da vida e da imortalidade, e vivificada por Ele, vestida em seu
corpo em eterna incorruptibilidade com Ele, que a ressuscitou da sepultura e a
carregou Eu fico tanto que só Ele sabe"(onze).
23. À medida que a festa litúrgica se difundia
e se afirmava, os párocos e oradores sagrados da Igreja, em número cada vez
maior, acreditaram ser seu dever especificar aberta e claramente o objeto da
festa e sua estreita ligação com outras verdades reveladas.
24. Entre os teólogos escolásticos houve quem,
querendo penetrar mais profundamente nas verdades reveladas e mostrar a
concordância entre a razão teologal e a fé, destacou que este privilégio da
Assunção da Virgem Maria concorda admiravelmente com as verdades que nos são
conhecidas ensinado pela Sagrada Escritura.
25. Partindo desta suposição, eles
apresentaram, para ilustrar este privilégio mariano, várias razões contidas
quase em germe nisto: que Jesus quis a Assunção de Maria ao céu por causa de
sua piedade filial para com ela. Eles acreditavam que a força de tais
argumentos repousa na incomparável dignidade da maternidade divina e em todos
os outros dons que dela decorrem: sua distinta santidade, superior à de todos
os homens e de todos os anjos; a união íntima de Maria com seu Filho, e aquele
amor supremo que o Filho tinha por sua digníssima Mãe.
26. Frequentemente há teólogos e santos
oradores que, seguindo as pegadas dos Santos Padres (12) para ilustrar a sua fé
na Assunção, usam com certa liberdade fatos e ditos da Sagrada Escritura.
Assim, para citar apenas alguns testemunhos entre os mais usados, há aqueles
que recordam as palavras do salmista: "Vem, ó Senhor!, ao teu repouso, tu
e a arca da tua santificação" (Sl 131, 8), e entrar na "arca da
aliança", feito de madeira incorruptível e colocado no templo do Senhor,
como imagem do puríssimo corpo da Virgem Maria, preservado de toda corrupção do
sepulcro e elevado a tal glória no céu. Para isso descrevem a Rainha que entra
triunfalmente no palácio celeste e se senta à direita do divino Redentor (Sl
44, 10, 14-16), assim como a Noiva dos Cânticos, "que sobe pelo deserto
como uma coluna de fumaça dos aromas de mirra e incenso" a ser coroada
(Cant 3, 6; cf. 4, 8; 6, 9). Uma e outra são propostas como figuras daquela
Rainha e Esposa celestial que, junto com seu divino Esposo, foi elevada ao
reino dos céus.
NOTAS
1. Petições relativas à Assunção corpórea de
B. a Virgem Maria a ser determinada ao céu trazidas à Santa Sé; 2 vols., Typis
Polyglottis Vaticanis, 1942.
2. Bula Ineffables Deus, Acta Pius 9, p. 1,
vol. 1, pág. 615
3. Cfr. Conc. Cuba. Sobre a fé católica, cap.
4.
4. Conc. Cuba. Const. Sobre a Igreja de
Cristo, cap. 4.
5. Carta Encíclica Mediator Dei, AAS, vol. 39,
pág. 541.
6. Sacramentarium Gregorianum.
7. Menaeus de todo o ano.
8. "Resposta do Papa Nicolau I à consulta
dos búlgaros."
9. São João Damasceno, Encômio sobre a
Dormição da Mãe de Deus e da Sempre Virgem Maria, hom. II, 14; cf. também
ibid., n. 3.
10. São Germ. Const., Sobre a Dormição da
Santa Mãe de Deus, sermão 1
11. Encômio da Dormição de Nossa Santíssima
Senhora Deipara e da Sempre Virgem Maria. St.
Por favor, espalhe este touro tanto quanto
possível entre seus conhecidos e amigos em seu círculo.
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