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sábado, 24 de diciembre de 2022

"E ELES FORAM RÁPIDOS E ENCONTRARAM MARIA, JOSÉ E O MENINO, DEITADO NUMA MANEJO" (S. LUC. 2: 15)

 

Neste Natal do Senhor, fixemos os olhos da nossa alma na humilde manjedoura onde quis nascer o Redentor do mundo, o que vemos n'Ele? Sim, aquela que os Anjos anunciaram aos pastores de Belém, “a um menino deitado numa manjedoura”. Não encontro maior e inefável objeto de meditação e consideração do que o Verbo de Deus feito HOMEM sem deixar de ser Deus. Esse mistério é o suficiente para você ou está sentindo falta de mais? Acredito sinceramente que este mistério único meditado com verdadeira misericórdia nos serve para alimentar, nutrir e fazer crescer a nossa espiritualidade.

 

DESEJO UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA, EM NOSSO SENHOR JESUS ​​CRIANÇA DE SUA HUMILDE MANJEDORIA.

 

Com profunda gratidão, seu servidor.

 

PR Arturo Vargas Meza

"AND THEY WERE QUICKLY AND FOUND MARY, JOSEPH AND THE CHILD, LAYING IN A MANGER". (S. LUC. 2: 15)


 

On this Christmas of the Lord, let us fix the eyes of our soul on the humble manger where the Redeemer of the world wanted to be born. What do we see in him? Yes, the one that the Angels announced to the shepherds of Bethlehem, "to a child lying in a manger." I do not find a greater and ineffable object of meditation and consideration than the Word of God made MAN without ceasing to be God. Is this mystery enough for you or are you missing more? I sincerely believe that this unique mystery meditated with true mercy serves us to feed, nourish and see our spirituality grow.

 

I WISH YOU A MERRY CHRISTMAS TO YOU AND YOUR FAMILY, IN OUR LORD JESUS ​​INFANT FROM HIS HUMBLE MANGER.

With deep gratitude, your server.

 

FR. Arturo Vargas Meza

 

"Y FUERON PRESUROSOS Y ENCONTRARON A MARIA, A JOSE Y AL NIÑO, RECOSTADO EN UN PESEBRE".(S. LUC. 2: 15)


En esta navidad del Señor fijemos los ojos de nuestra alma en el humilde pesebre donde quiso nacer el Redentor del mundo, ¿Qué vemos en él? Si, aquel que anunciaron los Ángeles a los pastorcitos de Belén, “a un niño recostado en un pesebre”. No encuentro objeto de meditación y consideración más grande e inefable que al Verbo de Dios hecho HOMBRE sin dejar de ser Dios. ¿Te es suficiente este misterio o te faltan más? Creo sinceramente que este único misterio meditado con verdadera piedad nos sirve para alimentar, nutrir y ver crecer nuestra espiritualidad. 

LES DESO UNA FELIZ NAVIDAD PARA USTEDES Y SUS FAMILIARES, EN NUESTRO SEÑOR JESUCRISTO INFANTE DESDE SU HUMILDE PESEBRE.

 

Con profundo agradecimiento vuetro servidor.

PR Arturo Vargas Meza

lunes, 19 de diciembre de 2022

SOBRE O NATIVIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS ​​CRISTO SERMÃO DE SAN AGUSTIN.

 


Sermão do glorioso Doutor San Agustín, na santíssima festa e alegria inefável do Nascimento do nosso Redentor. Ensina-nos como nesta festa divina devemos prometer e pagar ao Senhor, afastando-nos dos pecados e seguindo as virtudes.

Rogo-vos, meus caríssimos irmãos, que recebais com alegria no coração tudo o que, neste dia tão doce, ajudando-me o Senhor, vos direi:  lembrai-vos que a majestade deste dia é tão grande que até os infiéis sentem dor em seus corações neste dia a culpa: e o pecador é movido à misericórdia, e o penitente espera perdão: o cativo espera ser libertado e o ferido o remédio para seu mal. Este, enfim, é o dia mais sagrado em que nasce o Cordeiro que tira os pecados do mundo: em cujo nascimento o justo sente maior doçura na sua alegria, e o pecador desperta para olhar-se com maior atenção do que ele costumava, o homem bom ora com amor afetuoso, e o pecador implora com muita devoção: doce dia, ¡e verdadeiramente doce aquele que traz perdão a todos os pecadores! Eu vos prometo, meus filhos, com certeza que quem neste dia santíssimo se arrepender com bom coração, e com tanta firmeza que não volte às primeiras faltas, certamente pode pedir misericórdia ao Senhor e não será negou-lhe: tenha fé constante e não recaia no passado ruim.

¿Como nenhum pecador pode se desesperar neste dia tão sagrado, quando o pecado é removido de todo o mundo? Mas você deve entender que tal penitência deve ser: porque você encontrará muitos que todos os dias e todas as horas confessam que são pecadores, dizem que isso os oprime e que querem consertar suas vidas, e junto com isso eles gostam do pecado: isto é uma promessa, mas não emenda: em tal a alma é acusada, mas não curada; A culpa é pronunciada, mas não é removida: acredite-me que nunca há verdadeira penitência, exceto quando o amor de Deus e o ódio ao pecado são verdadeiramente encontrados na alma. Quando você se arrepende de tal maneira que o que costumava ser doce para você em seu modo de vida amarga seu coração, e o que deleitou seu corpo já com verdadeira dor causa dor em sua alma: estando neste estado, você pode realmente dizer gemendo diante de Deus : Senhor, só tu pequei, e na tua presença fiz o mal: em verdade, digo que só tu pequei, porque nenhum homem está sem pecado: e por esta razão pequei apenas contra ti, porque ninguém está sem pecado: concede misericórdia então, Senhor para mim miserável que te peço, porque tanto tempo esperaste que eu fosse pecador. 

Curve-se agora, Senhor, ao remédio, a humildade do penitente, pois o longo tempo que vivi no pecado não pôde te mover. Fala com as lágrimas do teu coração, e dize-lhe : imensa piedade, olha para o miserável: misericórdia pública, olha para aquele que foi cruel: eu, Senhor, venho como um homem que não espera remédio de outro, para você que é Todo-Poderoso: eu venho como ferido, para você que é o verdadeiro Doutor. E já que você há tanto tempo parou a faca de sua vingança sobre mim, mantenha comigo agora a lei de sua misericórdia e, com a multidão de suas misericórdias, remova a multidão de minhas misérias. Esta é, meus filhos, a verdadeira penitência, converter-se para nunca mais ser pervertido, lamentar-se para nunca mais se deliciar com o pecado. Vejamos, então, hoje com a graça do Senhor, quem serão os que terão esta emenda, e exercitando as suas almas nas virtudes, de modo a aproveitarem o que lhes direi hoje, que com dupla virtude lutam contra os vícios que por si são magros.

Na verdade, aquele que vence a si mesmo é forte na luta: e aqueles que muitas vezes tiveram seus ouvidos abertos para ouvir vaidades prejudiciais, mantenha-os hoje abertos por reverência a Deus, para ouvir seus mandamentos e sua doutrina: e aqueles que assim muitas vezes você teve seus olhos abertos para ver a escuridão vergonhosa, abra-os hoje para ver a luz que dá vida com sua luz, e aqueles que tiveram seus corações por tanto tempo perfurados com o prazer pestilento da culpa, ferem-no hoje com o amorosa e saudável faca de penitência. Eleve e levante a virtude para aqueles que com vícios por tanto tempo que são derrubados no chão. Que aqueles que até hoje o usaram no fedor da culpa se curem da doença do olfato. Por fim, imploro ao Senhor que abra os olhos do seu coração hoje, porque hoje nasceu para todos nós, para que com a sua graça vejas quão amargo será no fogo eterno o que neste momento te parece tão doce com o seu engano; e sabereis com que pena, tão triste e tão infinita, há que pagar este tão breve deleite: este falso gosto do mundo passa, e deixa-nos mortos: passa, e deixa-nos feridos: deixa-nos cheios de misérias, e foge: carrega-nos de desventuras, e desaparece. Ou como é bela a limpeza da alma! Quão abençoada é a ciência cheia de virtudes e boas obras! Se pensas que é feliz aquele que alcança os tristes prazeres do mundo, desde que seja verdade que logo os perderá, e sabereis com que pena, tão triste e tão infinita, há que pagar este tão breve deleite: este falso gosto do mundo passa, e deixa-nos mortos: passa, e deixa-nos feridos: deixa-nos cheios de misérias, e foge: carrega-nos de desventuras, e desaparece. Ou como é bela a limpeza da alma! Quão abençoada é a ciência cheia de virtudes e boas obras! Se pensas que é feliz aquele que alcança os tristes prazeres do mundo, desde que seja verdade que logo os perderá, e sabereis com que pena, tão triste e tão infinita, há que pagar este tão breve deleite: este falso gosto do mundo passa, e deixa-nos mortos: passa, e deixa-nos feridos: deixa-nos cheios de misérias, e foge: carrega-nos de desventuras, e desaparece. Ou como é bela a limpeza da alma! Quão abençoada é a ciência cheia de virtudes e boas obras! Se pensas que é feliz aquele que alcança os tristes prazeres do mundo, desde que seja verdade que logo os perderá, Que  alegria deve sentir a alma que espera que os do céu os possuam sem fim?  Se aquele que governa o mundo com tirania se considera poderoso:  quão  mais poderoso e abençoado é aquele que traz Deus em sua consciência?  Portanto, meus doces e amados filhos, toda a sua ganância é ter pureza na alma, e não encontrar nela senão amor a Deus e ao próximo. Perdoe aqueles que o ofenderam, e o Senhor perdoará suas ofensas. E aqueles de vocês que se encontram com justiça em suas consciências, cuidado para não ofender a Deus, e Deus permanecerá em vocês.

Visto que tudo o que dissemos é verdade, meus amados irmãos, parece-me que, considerando que o Senhor nasceu hoje e vem para a nossa redenção, será muito justo que apresentemos alguns votos de nossa parte, e nós os cumprimos conforme nos ensina o grande Profeta, dizendo:  prometa e pague o que prometer ao seu Senhor Deus. Prometamos docemente, com alegria e confiança, que o próprio Senhor nos dará a possibilidade de cumprir o que prometemos: e também a graça de prometer deve vir do próprio Senhor. Você vai perguntar, por acaso, o que é que você tem que prometer e pagar hoje. Porque as promessas que os homens fazem a Deus neste dia são muito diversas: uns prometem alguma roupa, outros óleo, outro cera para que a Igreja seja iluminada à noite, outros prometem que não beberão vinho durante alguns anos, outros prometem que jejuarão por certo tempo, outros que não comerão carne. Saibam então, irmãos, que nenhum destes votos é um dos melhores e mais perfeitos: outro voto melhor do que qualquer um destes é o que eu quero: porque Deus não precisa de sua beleza, nem de seu óleo, nem de seu jejum: mais o que o Senhor quer de você, é o que ele resgatou hoje com a sua vinda, que é a sua própria alma. vai medir alguém, Como posso  oferecer minha alma a Deus, se ele já a tem em seu poder? A isso eu respondo, que você deve oferecer a eles vivendo santamente, com castidade em seus pensamentos, com o fruto das boas obras, afastando-se do mal, seguindo o que é bom, condenando os vícios, amando a Deus e ao próximo: tendo misericórdia sobre os pobres e miseráveis, lembrando como todos nós éramos pobres antes de nossa redenção, perdoando aqueles que pecam contra nós, porque todos nós um dia fomos escravos do pecado: colocando o orgulho sob nossos pés, pois sabemos que o primeiro homem foi ferido pelo orgulho: expulsando de nós a inveja, pois não ignoramos que pela inveja o demônio enganou a linhagem humana. Visto que o que vos disse é tão verdadeiro como é, elevai os vossos corações para que não fique nenhum homem livre, nem servo, nobre ou plebeu que hoje não faça este voto ao Senhor, e juntos cumpri-lo: porque seria uma grande miséria para nós se hoje não oferecermos algo ao Senhor do que é nosso: visto que ele deu sua vida por nós, e sendo eterno e sem começo, ele o fez para nossa reparação temporária, levando nossa humanidade. Bem, vendo isso, por reverência ao Senhor, aquele que tem raiva ou ressentimento com seu próximo o depõe, e fazendo isso faz um voto: aquele que tem chafurdado no fedor da sensualidade com um hábito antigo e antigo, acorde agora, porque é hora, e sacudindo esta poeira ofuscante, ferindo seu coração com dor, e voltando-se para o Senhor, diga assim: foi feito para nosso reparo temporário, tirando nossa humanidade. Bem, vendo isso, por reverência ao Senhor, aquele que tem raiva ou ressentimento com seu próximo o depõe, e fazendo isso faz um voto: aquele que tem chafurdado no fedor da sensualidade com um hábito antigo e antigo, acorde agora, porque é hora, e sacudindo esta poeira ofuscante, ferindo seu coração com dor, e voltando-se para o Senhor, diga assim: foi feito para nosso reparo temporário, tirando nossa humanidade. Bem, vendo isso, por reverência ao Senhor, aquele que tem raiva ou ressentimento com seu próximo o depõe, e fazendo isso faz um voto: aquele que tem chafurdado no fedor da sensualidade com um hábito antigo e antigo, acorde agora, porque é hora, e sacudindo esta poeira ofuscante, ferindo seu coração com dor, e voltando-se para o Senhor, diga assim: Piedoso Senhor, Deus misericordioso, basta o tempo em que vos ofendi: basta, pois até hoje vos desprezei, concordei com a fedorenta falta de jeito da minha carne: agora, Senhor, valendo-me da vossa santa inspiração , prometo afastar-me da minha maldade, e voltar-me para ti, meu Deus e Senhor. Quem diz e faz pode dizer que ofereceu voto. Quem se sente enredado na inveja, deliciando-se com o mal do próximo e lamentando o bem, que é um pecado que leva até à morte, promete a si mesmo que deixará todo o veneno em seu coração, e pensará em amar o próximo, e ao fazer isso ele já ofereceu um voto. Se em sua consciência ele traz algum homicídio cometido por ação, ou por desejo, ele mesmo se penitencia: vingar-se com a dor de sua própria culpa, determinar algum tipo de punição sobre si mesmo: punir-se com tal penitência diante de Deus, que pode esperar misericórdia: e com muita humildade e abstinência, deseja tanta aflição, que basta lavar a alma do veneno que nela há, pelo sangue do próximo derramado por ação, ou por desejo.

Quando a disposição de sua consciência for tal que você possa fazê-lo, considere que você ofereceu um voto.

Aquele que está acostumado, como muitos, a fofocar sobre o próximo, sempre olhando para as faltas dos outros e nunca para as suas, promete a Deus dizendo no seu coração: Senhor, eu tenho falado mal dos outros, e não olhei para minhas faltas: e sendo mais torpe do que todos no mundo, só vi as misérias dos outros: perdoa-me, Senhor, o que até agora pequei com a minha língua, que a partir de hoje ofereço a emenda de tudo: quem isso oferece voto. E quem sente em si um espírito de crueldade, oferece que terá misericórdia com o próximo: e os soberbos prometem humildade: os imoderados no comer e no beber, prometem temperança: aquele que ofendeu os maiores do que ele, a quem deve. obediência, pede-lhes perdão: e se não sabes pedir, é justo que o superior te perdoe. Quando tiverdes cumprido estas coisas, meus amados irmãos, estai certos de que oferecestes um voto aceitável ao Senhor, e correspondeis àquele que tantos favores vos fez. Podeis ter com certeza a bênção que vos advirá depois disto, sendo os vossos votos apresentados perante o tribunal de Sua Majestade, e mesmo aceites.

E como disse o sábio:  a tua memória não será esquecida, antes se dirá de ti: olha que o povo que ganhei com o meu sangue, me encheu de votos, e me ofereceu muitos cheiros bons; portanto, serei como seu Senhor e eles serão como meu povo e nunca mais serão vistos cativos ou abandonados.  Tomemos, então, que coisa doce e gloriosa será para nós, quando os anjos abençoados escolhidos para nossa tutela apresentarem diante de Deus nossos votos, que declaramos acima. Se dermos a um mortal aqui na terra um presente que lhe agrade, sempre esperamos que ele nos seja grato: ¿pois quanto mais justo é que o tenhamos em Deus? Regozijemo-nos, pois, e regozijemo-nos no Senhor com lágrimas de alegria e devoção, lembrando-nos da grandeza que hoje opera conosco, do triste cativeiro em que estivemos. Aquele que, por se ver poderoso, se eleva ao orgulho, põe diante dos olhos a profunda humildade de Cristo: caso contrário, as palavras dos sábios serão contra ele. Ou terra e cinzas: ¿do que você se orgulha?  quando vemos alguém colocado na miséria, necessidade ou pobreza, lembremo-nos de Deus. Quando virmos um cativo, lembremo-nos de quão copiosa foi a nossa redenção.

Quando a sugestão enganosa nos fizer apresentar algum pecado, lembremo-nos de que pela misericórdia de Deus nossos pecados já estão perdoados. Não percamos o admirável benefício que nos trouxe o precioso Sangue do nosso Redentor: não manchemos a estola da inocência que tem a nossa alma, com a vileza da ganância, ou da sensualidade. Lembremo-nos de que estávamos no chão, e o Senhor nos levantou; que fomos feridos, e ele nos curou: e ninguém pode ser desculpado dizendo, o diabo me enganou, o diabo, ele me disse: porque todas as suas forças só podem nos convidar para o mal, representar-nos prazeres enganosos, mas não é suficiente para nos forçar: eles podem nos aconselhar com o pensamento, mas não lutar conosco para que o coloquemos em ação. E como nesta festa santíssima celebramos o puríssimo nascimento da Virgem e Mãe: quero falar com as virgens, tanto homens como mulheres: falarei também com as viúvas, e com todos os penitentes, pobres ou ricos, servos ou senhores: porque antes da Majestade divina, não há outra diferença senão a das obras; caso contrário, eles são todos um. Escutai-me, pois, todos vós que, pela misericórdia de Deus, possuís um dom tão elevado e excelente como o da virgindade, e vede que falo a todos, homens e mulheres: escutai-me, pois, e aquele que sabe que ele tem isso em seu corpo bem que eu disse, tente tê-lo também na alma e de tal maneira se alegre de se ver virgem no corpo, que disso não venha mal à alma, e desfruta deste dom precioso que Jesus Cristo te deu, com tal concerto Que a tua alegria seja cheia de humildade, e misturado com lágrimas de piedade: dai graças ao Senhor por dar-lhe a misericórdia de tão grande pureza e felicidade, que ele pode seguir o Cordeiro sem mácula aonde quer que vá; e assim será, de acordo com a doutrina do Apocalipse, se uma mentira for encontrada em sua boca; Rogai a Deus que vos dê perseverança nesta perfeição até o fim, de modo que os prazeres do mundo, o engano e a inveja do demônio não vos roubem tão precioso dom, nem obscureçam tão grande claridade, nem obscureçam tão grande brilho.

Procura defendê-lo com muita força, e não percas nada, que não tem reparação após a perda, não percas por um momento de deleite, tamanha beleza do teu corpo, nem consintas com tamanha feiúra da tua alma, devido a a ganância de uma figuração tão breve e vã; Finalmente, não se deixe vencer por uma fraqueza tão baixa. Se aquele que está bem alcançado acreditar em mim, ficará com ele, e se não sentirá um dano que não tem reparação.

 

 

ON THE NATIVITY OF OUR LORD JESUS ​​CHRIST SERMON OF SAN AGUSTIN.

 

Sermon of the glorious Doctor San Agustín, on the most sacred feast, and ineffable joy of the Birth of our Redeemer. He teaches us how in this divine feast we have to promise and pay the Lord, turning away from sins, and following virtues.

I beg you, my very beloved brothers, to receive with a joyful heart everything that, on this most sweet day, the Lord helping me, I will tell you:  remember that the majesty of this day is so great that even the infidels feel pain in their hearts on this day. guilt: and the sinner is moved to mercy, and the penitent expects forgiveness: the captive expects to be released, and the wounded the remedy for his evil. This, finally, is the most sacred day on which the Lamb who takes away the sins of the world is born: at whose birth, the just man feels greater sweetness in his joy, and the sinner awakens to look at himself with greater attention than he used to, the good man. prays with affectionate love, and the sinner pleads with much devotion: sweet day, and truly sweet the one that brings forgiveness to all sinners! I promise you, my children, as a certainty that anyone who on this most sacred day repents with a good heart, and with such firmness that he does not return to the first faults, can surely ask the Lord for mercy and it will not be denied him: have constant faith and do not relapse into the bad past.

How can no sinner despair on this most sacred day, when sin is removed from the whole world? But you must understand that such penance must be: because you will find many who every day and every hour confess they are sinners, say that it weighs them down, and that they want to mend their lives, and along with this they like sin: this is a promise , but does not amend: in such the soul is accused, but not healed; Guilt is pronounced, but it is not removed: believe me that there is never true penance, except when the love of God and the hatred of sin are truly found in the soul. When you repent in such a way that what used to be sweet to you in your way of life embitters your heart, and what delighted your body already with true pain gives pain to your soul: being in this state you can truly say groaning before God: Lord, you alone I sinned, and in your presence I did evil: truly I say that you alone I sinned, for no man is without sin: and for this reason I sinned you only, because none is without sin: grant mercy then, Lord to me miserable that I ask you, because so long you have waited for me being a sinner. 

Bow down now, Lord, to the remedy, the humility of the penitent, for the long time I lived in sin could not move you. Speak with the tears of your heart, and tell him: immense pity, look at the wretch: public mercy, look at the one who has been cruel: I, Lord, come as a man who does not expect a remedy from another, to you who are Almighty: I come as wounded, to you who are true Doctor. And since you have so long and stopped the knife of your revenge on me, keep with me now the law of your mercy, and with the multitude of your mercies, remove the multitude of my miseries. This is, my children, the true penance, to convert to never be perverted again, to grieve to never delight in sin again. Let us see, then, today with the grace of the Lord, who will be the ones who will have this amendment, and exercising their souls in virtues, in such a way they will take advantage of what I will tell them today, that with double virtue they fight against the vices that are by themselves skinny.

In truth, the one who defeats himself is strong in fighting: and those who have had their ears open many times to hear harmful vanities, keep them open today out of reverence for God, to hear his commandments and his doctrine: and those who so many Sometimes you have had your eyes open to see shameful darkness, open them today to see the light that gives life with its light, and those who have had their hearts pierced for so long with the pestilential delight of guilt, wound it today with the loving and healthy knife of penance. Raise and stand up virtue to those who with vices for so long that they are knocked down to the ground. May those who until today have used it in the stench of guilt heal from the disease of smell. Lastly, I beg the Lord to open the eyes of your heart today, because today he was born for all of us, so that with his grace you can see how bitter will be in the eternal fire what in this moment of time seems to you with his deception so sweet; and you will know with what sorrow, so sad and so endless, this so brief delight has to be paid: this false taste of the world passes by, and leaves us dead: it passes, and leaves us wounded: it leaves us full of miseries, and flees: it burdens us of misadventures, and disappears. Or how beautiful is the cleansing of the soul! How blessed is science full of virtues and good works! If you think that he who achieves the sad pleasures of the world is happy, as long as it is true that he will lose them shortly, and you will know with what sorrow, so sad and so endless, this so brief delight has to be paid: this false taste of the world passes by, and leaves us dead: it passes, and leaves us wounded: it leaves us full of miseries, and flees: it burdens us of misadventures, and disappears. Or how beautiful is the cleansing of the soul! How blessed is science full of virtues and good works! If you think that he who achieves the sad pleasures of the world is happy, as long as it is true that he will lose them shortly, and you will know with what sorrow, so sad and so endless, this so brief delight has to be paid: this false taste of the world passes by, and leaves us dead: it passes, and leaves us wounded: it leaves us full of miseries, and flees: it burdens us of misadventures, and disappears. Or how beautiful is the cleansing of the soul! How blessed is science full of virtues and good works! If you think that he who achieves the sad pleasures of the world is happy, as long as it is true that he will lose them shortly, What  joy should the soul feel that waits for those of heaven to possess them without end?  If he who rules the world with tyranny, he considers himself powerful:  how much  more powerful and blessed is he who brings God into his consciousness?  Therefore, most sweet and beloved children of mine, all your greed is to have purity in the soul, and not find in it but love of God and neighbor. Forgive those who have offended you, and the Lord will forgive you your offenses. And those of you who find yourself with justice in your consciences, beware of offending God, and God will remain in you.

Since everything we have said is true, my beloved brothers, it seems to me that, considering the Lord to be born today, and to come for our redemption, it will be a very just thing that we present some vows on our part, and we fulfill them according to what the great Prophet teaches us, saying:  promise and pay what you promise to your Lord God. Let us sweetly promise with joy and confidence, that the Lord himself will give us the possibility to fulfill what we promise: and even the grace to promise has to come from the Lord himself. You will ask, by chance, what is it that you have to promise and pay today. Because the promises that men make to God on this day are very diverse: some promise some clothing, others oil, another wax so that the Church is illuminated at night, others promise that they will not drink wine for some years, others promise that they will fast for certain time, others that they will not eat meat. Know then, brothers, that none of these vows is one of the best and most perfect: another vow that is better than any of these is the one that I want: because God does not need your beauty, your oil, or your fasting: more than what The Lord wants from you, it is what he has redeemed today with his coming, which is your own soul. will measure someone, How can  I offer my soul to God, since he already has it in his power? To this I answer, that you have to offer it to them by living holyly, with chastity in your thoughts, with the fruit of good works, turning away from evil, following what is good, condemning vices, loving God and neighbor: having mercy on the poor and miserable, remembering how poor we all were before our redemption, forgiving those who sin against us, because all of us have someday been slaves to sin: putting pride under our feet, for we know that the first man was struck down by pride: throwing envy from us, since we are not unaware that by envy the devil deceived the human lineage. Since what I have told you is as true as it is, lift up your hearts so that there is no free man left, or servant, nobleman, or commoner who today does not offer this vow to the Lord, and together fulfill it: because it would be a great misery for us if today we did not offer something to the Lord of what is our own: seeing how he laid down his life for us, and being eternal and without beginning, he did it for our temporary reparation, taking our humanity. Well, seeing this, out of reverence for the Lord, he who has anger or grudges with his neighbor deposes him, and doing this offers a vow: he who has been wallowing in the stench of sensuality with a long and aged habit, wake up now, because it is time , and shaking off this blinding dust, wound his heart with pain, and turning to the Lord, say thus: it was done for our temporary repair, taking our humanity. Well, seeing this, out of reverence for the Lord, he who has anger or grudges with his neighbor deposes him, and doing this offers a vow: he who has been wallowing in the stench of sensuality with a long and aged habit, wake up now, because it is time , and shaking off this blinding dust, wound his heart with pain, and turning to the Lord, say thus: it was done for our temporary repair, taking our humanity. Well, seeing this, out of reverence for the Lord, he who has anger or grudges with his neighbor deposes him, and doing this offers a vow: he who has been wallowing in the stench of sensuality with a long and aged habit, wake up now, because it is time , and shaking off this blinding dust, wound his heart with pain, and turning to the Lord, say thus: Pious Lord, God full of mercy, the time that I have offended you is enough: enough is enough since until today I have despised you, I have complied with the stinking clumsiness of my flesh: now, Lord, availing myself of your holy inspiration , I promise to turn away from my wickedness, and turn to you, my God and Lord. Whoever says and does so can say that he offered a vote. Whoever feels entangled in envy, taking pleasure in the evil of his neighbors and regretting the good, which is a sin that even leads to death, promises himself that he will leave all the poison in his heart, and will think of loving the neighbor, and by doing this he already offered a vote. If within his conscience he brings some homicide committed by deed, or by desire, he himself penances himself: avenge himself with the pain of his own guilt, determine some kind of punishment on himself: punish himself with such penance before God, that may expect mercy: and with much humility and abstinence, desire so much affliction, that it is enough to wash the soul of the poison that is in it, by the blood of the neighbor shed by deed, or by desire.

When the disposition of your conscience is such that you can do so, consider that you have offered a vote.

He who is accustomed, like many, to gossip about his neighbors, always looking at the faults of others and never his own, promises God saying within his heart: Lord, I have used to speak ill of others, and I did not look at my faults : and being more full of clumsiness than everyone in the world, I only saw the miseries of others: forgive me, Lord, what I have sinned up to now with my tongue, that from today I offer the amendment of everything: whoever does this offers vote. And whoever feels a spirit of cruelty in himself, offer that he will have mercy with the next: and the arrogant promise humility: the intemperate in eating and drinking, promise temperance: the one who has offended those greater than him, to whom he owes obedience, ask them for forgiveness: and if you don't know how to ask, it's right that the superior should forgive you. When you have fulfilled these things, my beloved brothers, be sure that you have offered an acceptable vote to the Lord, and you correspond to the one who has done you so many favors. You can have for certain the blessing that will come to you after this, your votes being presented before the tribunal of His Majesty, and even accepted.

And as the wise man said:  your memory will not be forgotten, before it will be said of you: look that the people that I won with my blood, have filled me with vows, and have offered me many good smells; therefore, I will be like their Lord, and they will be like my people, and they will never be seen captive or forsaken again.  Let us take, then, what a sweet thing and how glorious it will be for us, when the blessed Angels chosen for our guardianship present before God our vows, which we have declared above. If we give a mortal man here on earth a present that pleases him, we are always in the hope that he will be grateful to us: for how much more just is it that we have it in God? Let us rejoice, then, and rejoice in the Lord with tears of joy and devotion, remembering the greatness that works with us today, of the sad captivity in which we were. He who, because he sees himself powerful, rises to pride, put before his eyes the profound humility of Christ: otherwise the words of the wise will be against him. Or earth and ashes: what are you proud of?  when we see someone placed in misery, need or poverty, let us remember God. When we see a captive, let us remember how copious our redemption was.

When the deceitful suggestion makes us present some sin, let us remember that by the mercy of God our sins are already forgiven. Let us not lose the admirable benefit that the precious Blood of our Redeemer has brought us: let us not stain the stole of innocence that our soul has, with the vileness of greed, or sensuality. Let us remember that we were on the ground, and the Lord has raised us up; that we were wounded, and he has healed us: and no one can be excused by saying, the devil deceived me, the devil, he told me: because all his forces can only invite us to evil, represent us deceitful pleasures, but it is not enough to force us : they can advise us with thought, but not fight with us so that we put it into action. And since on this most sacred feast we celebrate the most pure birth of the Virgin and Mother: I want to speak with virgins, both men and women: I will also speak with widows, and with all penitents, poor or rich, servants or lords: because before of the divine Majesty, there is no other difference, but that of the works; otherwise they are all one. Listen to me, then, all of you who, by the mercy of God, possess such a lofty and excellent gift as that of virginity, and see that I speak to everyone, men and women: listen to me, then, and he who knows that he has this in his body well that I have said, try to have him also in the soul and in such a way be glad to see yourself a virgin in the body, that from this does not come harm to the soul, and enjoy this precious gift that Jesus Christ has given you, with such concert May your joy be full of humility, and mixed with tears of pity: give thanks to the Lord for giving him the mercy of such great purity and happiness, that he can follow the Lamb without blemish wherever he may go; and this will be so, according to the doctrine of the Apocalypse, if a lie is ever found in his mouth; beg God to give you perseverance in this perfection to the end, in such a way that the pleasures of the world, the deceit and envy of the devil, cannot rob you of such a precious gift, nor cloud such great clarity, nor obscure so big glow.

Try to defend him with great strength, and do not lose anything, which has no repair after loss, do not lose for a moment of delight, such a great beauty of your body, or consent to such clumsy ugliness in your soul, due to the greed of a so brief and vain figuration; Finally, do not let yourself be defeated by such low weakness. If the one who is well reached believes me, he will remain with him, and if not he will feel a damage that has no repair.

 

 

EN LA NATIVIDAD DE NUESTRO SEÑOR JESUCRISTO SERMON DE SAN AGUSTIN

 

Sermón del glorioso Doctor San Agustín, sobre la fiesta sacratísima, y alegría inefable del Nacimiento de nuestro Redentor. Nos enseña como en esta fiesta divina hemos de prometer y pagar al Señor, apartándonos de los pecados, y siguiendo las virtudes.

Os ruego, muy amados hermanos míos, que recibáis con alegre corazón todo lo que, en este día dulcísimo, ayudándome el Señor, os diré: acordaos de que es tanta la majestad de este día que aun los infieles sienten en este día dolor de sus culpas: y el pecador se mueve a misericordia, y el penitente espera perdón: el cautivo espera verse en libertad, y el herido el remedio de su mal. Este, en fin, es el día sacratísimo en que nace el Cordero que quita los pecados del mundo: en cuyo nacimiento, el justo siente mayor dulzura en su gozo, y el pecador despierta á mirar por sí con mayor atención que solía, el bueno ora con amor afectuoso, y el pecador suplica con mucha devoción: ¡dulce día, ¡y verdaderamente dulce el que trae perdón para todos los pecadores! Prometoos, hijos míos, como cosa cierta que cualquiera que en este día sacratísimo se arrepintiere de buen corazón, y con tal firmeza que no vuelva a las primeras culpas, puede seguramente pedir la misericordia al Señor y no se le negará: tenga fe constante y no recaiga en el mal pasado.

¿Cómo puede ningún pecador desesperar en este día sacratísimo, en que se quita el pecado de todo el inundo? Pero es preciso que entendáis que tal ha de ser la penitencia: porque hallaréis muchos que cada día y cada hora se confiesan pecadores, dicen que les pesa, y que quieren emendar su vida, y junto con esto les agrada el pecado: esto es promesa, mas no enmienda: en los tales se acusa el alma, mas no sana; se pronuncia la culpa, mas no se quita: creedme que nunca hay penitencia verdadera, sino cuando con toda verdad se hallan en el alma el amor de Dios, y el aborrecimiento del pecado. Cuando de tal manera te arrepientes, que te amarga en el corazón lo que solía serte dulce en tu modo de vivir, y lo que deleitaba a tu cuerpo ya con el verdadero dolor da pena a tu alma: estando en este estado con verdad puedes decir gimiendo delante de Dios: Señor a tí solo pequé, y en tu presencia hice el mal: con verdad digo que a ti solo pequé, porque ningún hombre hay sin pecado: y por esto a ti solo pequé, porque ninguno es sin pecado: concede, pues, Señor misericordia a mí miserable que te la pido, pues tanto tiempo me has esperado siendo yo pecador.

Inclínate ahora Señor al remedio, la humildad del penitente, pues no te pudo mover el largo tiempo que viví en el pecado. Habla con las lágrimas de tu corazón, y dile: piedad inmensa, mira al desgraciado: misericordia pública, mira al que ha sido cruel: yo Señor vengo como hombre que no espera de otro alguno el remedio, a ti que eres Todo poderoso: vengo como herido, a tí que eres verdadero Médico. Y pues tanto has dilatado y detenido el cuchillo de tu venganza sobre mí, guarda conmigo ahora la ley de tu misericordia, y con la muchedumbre de tus misericordias, quita la muchedumbre de mis miserias. Esta es, hijos míos, la verdadera penitencia, convertirse para nunca más pervertirse, dolerse para nunca más deleitarse en el pecado. Veamos, pues, hoy con la gracia del Señor, quienes serán los que tendrán esta enmienda, y ejercitando sus almas en virtudes, de tal manera se aprovecharán de lo que hoy les diré, que con doble virtud peleen contra los vicios que por sí son flacos.

En la verdad esforzado es en pelear el que se vence a sí mismo: y los que han tenido muchas veces los oídos abiertos para oír vanidades dañosas, ténganlos hoy por reverencia de Dios abiertos, para oír sus mandamientos y su doctrina: y los que tantas veces han tenido los ojos abiertos para ver tinieblas vergonzosas, ábranlos hoy para ver la luz que con su lumbre da vida, y los que tanto tiempo han tenido atravesado el corazón con el deleite pestilencial de las culpas, hiéranle hoy con el amoroso y saludable cuchillo de la penitencia. Levante y ponga en pie la virtud a los que con los vicios tanto tiempo a que están derribados por tierra. Tengan por bien sanar de la enfermedad del olfato, los que hasta hoy le han empleado en la hediondez de las culpas. Por último, suplico al Señor, que hoy abra los ojos de vuestro corazón, pues hoy tuvo por bien nacer por todos nosotros, para que con su gracia podáis ver cuán amargo será en el fuego eterno lo que en este momento de tiempo os parece con su engaño tan dulce; y conoceréis con qué pena tan triste y tan sin fin se ha de pagar este tan breve deleite: pasa este sabor falso del mundo, y nos deja muertos: pasa, y nos deja heridos: nos deja llenos de miserias, y huye: nos carga de desventuras, y desaparece. ¡O cuán hermosa es la limpieza del alma! ¡Cuán bienaventurada es la ciencia llena de virtudes y buenas obras! Si piensa que es feliz el que alcanza los placeres tristes del mundo, con ser cierto que brevemente los ha de perder, ¿Qué alegría deberá sentir el alma que espera los del cielo para poseerlos sin fin? Si el que con tiranía manda en el mundo, se tiene por poderoso: ¿Cuánto más poderoso y bienaventurado es el que trae a Dios dentro de su conciencia? Por tanto, dulcísimos, y amados hijos míos, toda vuestra codicia sea tener limpieza en el alma, y no se halle en ella sino amor de Dios y del prójimo. Perdonad a los que os han ofendido, y el Señor os perdonará vuestras ofensas. Y los que os hallareis con la justicia en vuestras conciencias, guardaos de ofender a Dios, y Dios permanecerá en vosotros.

Siendo como es verdad todo lo que hemos dicho, amados hermanos míos, me parece que, teniendo el Señor por bien nacer hoy, y venir para nuestra redención, será cosa muy justa que le presentemos de nuestra parte algunos votos, y los cumplamos conforme a lo que el gran Profeta nos enseña, diciendo: prometed y pagad lo que prometiereis a vuestro Señor Dios. Prometamos nosotros dulcemente con alegría y confianza, que el mismo Señor nos dará posibilidad para cumplir lo que prometiéremos: y aun la gracia para prometer nos ha de venir del mismo Señor. Preguntareis por ventura, qué es lo que hoy habéis de prometer y pagar. Porque son muy diversas las promesas que los hombres en este día hacen a Dios: unos prometen alguna vestidura, otros aceites, otra cera para que de noche se alumbre la Iglesia, otros prometen que estarán algunos años sin beber vino, otros prometen que ayunarán por cierto tiempo, otros que no comerán carne. Sabed pues, hermanos, que ninguno de estos votos es de los más buenos y perfectos: otro voto mejor que ninguno de estos es el que yo quiero: porque Dios ni ha menester tu hermosura, ni tu aceite, ni tu ayuno: más lo que el Señor quiere de ti, es lo que hoy con su venida a redimido, que es tu propia alma. Medirá alguno, ¿Cómo tengo yo de ofrecer a Dios mi alma, pues ya él la tiene en su poder? a esto respondo, que tú se la has de ofrecer viviendo santamente, con castidad en tus pensamientos, con fruto de buenas obras, apartándote del mal, siguiendo el bien, condenando los vicios, amando a Dios y al prójimo: teniendo piedad con los pobres y miserables, acordándonos de cuán pobres éramos todos nosotros antes de nuestra redención, perdonando a los que contra nosotros pecan, porque todos nosotros algún día hemos sido esclavos del pecado: poniendo debajo de nuestros pies la soberbia, pues sabemos que el primer hombre fue derribado por la soberbia: arrojando de nosotros la envidia, pues no ignoramos que por la envidia engañó el demonio al linaje humano. Siendo lo que os he dicho tanta verdad como lo es, levantad vuestros corazones de modo que no quede hombre libre, o siervo, noble, o plebeyo que hoy no ofrezca este voto al Señor, y juntamente le cumpla: porque sería una gran miseria nuestra que hoy no ofreciésemos algo al Señor de lo que es nuestro propio: viendo como él puso su vida por nosotros, y siendo eterno y sin principio, se hizo por nuestra reparación temporal, tomando nuestra humanidad. Pues viendo esto, por reverencia del Señor, aquel que tiene ira, o rencor con su prójimo le deponga, y haciendo esto ofrece voto: el que ha estado revolcándose en la hediondez de la sensualidad con larga y envejecida costumbre despierte ya, pues es tiempo, y sacudiendo de sí este polvo que le ciega, hiera su corazón con dolor, y vuelto al Señor diga así: Señor piadoso, Dios lleno de misericordia, baste ya el tiempo que te he ofendido: baste ya que hasta el día de hoy yo te he menospreciado, yo he cumplido con la torpeza hedionda de mi carne : ahora, Señor, valiéndome de tu santa inspiración, yo prometo apartarme de mi maldad, y volverme a ti, mi Dios y Señor. El que así lo dijere e hiciere, puede decir que ofreció voto. El que se sintiere enredado en la envidia, teniendo placer del mal de sus prójimos y pesar del bien, lo que es un pecado que llega hasta dar la muerte, prometa en sí que dejará todo el veneno de su corazón, y pensará en amar al prójimo, y haciendo esto ya ofreció voto. Si dentro de su conciencia trae algún homicidio cometido por obra, o por deseo, él mismo se dé la penitencia: vénguese con el dolor de su propia culpa, determine alguna especie de castigo en sí mismo: castíguese con tal penitencia delante de Dios, que pueda esperar misericordia: y con mucha humildad y abstinencia, desee tanta aflicción, que baste a lavar el alma de la ponzoña que hay en ella, por la sangre del prójimo derramada por obra, o por deseo. Y de lo contrario no sea tan atrevido que se llegue a recibir el Cuerpo Sacratísimo del Señor, teniendo el alma llena de pecados.

Cuando fuere tal la disposición de su conciencia, que pueda hacerlo así, haga cuenta que ha ofrecido voto.

El que estuviere acostumbrado, como muchos, a murmurar de sus prójimos, mirando siempre las culpas ajenas y nunca las suyas, prometa a Dios diciendo dentro de su corazón: Señor, yo he acostumbrado a decir mal de los otros, y no miraba mis culpas: y estando más lleno de torpezas que todos los del mundo, solo veía las miserias de los otros: perdóname, Señor, lo que hasta aquí con mi lengua he pecado, que de hoy más ofrezco la enmienda de todo: el que esto hiciere ofrece voto. Y el que en sí sintiere espíritu de crueldad, ofrezca que tendrá misericordia con el próximo: y el soberbio prometa humildad: el destemplado en comer y beber, prometa templanza: el que hubiere ofendido a los mayores que él, a quienes debe la obediencia, pídales perdón: y si no le supiere pedir, es razón que el tal superior le perdone. Cuando hubiereis cumplido estas cosas, muy amados hermanos míos, estad ciertos de que habéis ofrecido voto acepto al Señor, y correspondéis al que tantas mercedes os ha hecho. Podéis tener por cierta la bendición que después de esto os vendrá, siendo vuestros votos presentados ante el tribunal de su Majestad, y aun aceptados.

Y como el sabio dijo: vuestra memoria no será puesta en olvido, antes se dirá de vosotros: mirad que el pueblo que yo gané con mi sangre, me ha llenado de votos, y me ha ofrecido muchos buenos olores; por tanto, yo seré como su Señor, y ellos me serán como mi pueblo, y nunca más se verán cautivos ni desamparados. Tomemos, pues, cuán dulce cosa y cuán gloriosa será para nosotros, cuando los Ángeles bienaventurados elegidos para nuestra guarda presenten ante Dios nuestros votos, cuales arriba los hemos declarado. Si a un hombre mortal hacemos acá en la tierra algún presente que le agrade, siempre estamos con esperanza de que nos será agradecido: ¿pues cuánto es más justo que la tengamos en Dios? Alegrémonos, pues, y gocémonos en el Señor con lágrimas de alegría y devoción, acordándonos de la grandeza que hoy con nosotros obra, de la triste cautividad en que estábamos. El que por verse poderoso se levanta a la soberbia, ponga delante de sus ojos la profundísima humildad de Cristo: si no serán contra él las palabras del sabio. O tierra y ceniza: ¿de qué te ensoberbeces? cuando viéremos alguno puesto en miseria, necesidad o pobreza, acordémonos de Dios. Cuando viéremos algún cautivo, acordémonos de cuán copiosa fue nuestra redención.

Cuando la sugestión engañosa nos hiciere presente algún pecado, acordémonos de que por la misericordia de Dios nuestros pecados son ya perdonados. No perdamos el beneficio admirable que la preciosa Sangre de nuestro Redentor nos ha traído: no volvamos a manchar la estola de la inocencia que tiene nuestra alma, con la vileza de la avaricia, o de la sensualidad. Acordémonos de que estábamos por tierra, y el Señor nos ha levantado; de que estábamos heridos, y nos ha sanado: y ninguno se puede excusar con decir, el diablo me engañó, el diablo, me precisó: porque todas sus fuerzas, solo pueden convidarnos al mal, representarnos los placeres engañosos, mas no alcanza a obligarnos: podrán aconsejarnos con el pensamiento, mas no luchar con nosotros para que lo pongamos por obra. Y pues en esta sacratísima fiesta celebramos el parto purísimo de la Virgen y Madre: quiero hablar con las vírgenes, así hombres, como mujeres: hablaré también con las viudas, y con todos los penitentes, pobres o ricos, siervos o señores: porque delante de la divina Majestad, no hay otra diferencia, sino la de las obras; en lo demás, todos son unos. Oídme, pues, todos cuantos por la merced de Dios poseéis un don tan alto y excelente, como es el de la virginidad, y mirad que hablo con todos, hombres y mujeres: oídme, pues, y el que conoce tener en su cuerpo este bien que he dicho, procure tenerle también en el alma y de tal manera se alegre de verse virgen en el cuerpo, que de esto no le venga daño al alma, y gócese de este don tan precioso que Jesucristo le ha dado, con tal concierto, que su gozo esté lleno de humildad, y mezclado con lágrimas de piedad: de gracias al Señor de que le hace merced de una limpieza y felicidad tan grande, que pueda seguir al Cordero sin mancilla adonde quiera que fuere; y esto será así, según la doctrina del Apocalipsis, si en su boca jamás se hallare mentira; suplique a Dios que le dé perseverancia en esta perfección hasta el fin, de tal manera, que los placeres del mundo, los engaños y envidia del diablo, no le puedan hurtar tan precioso don, ni le puedan anublar tan grande claridad, ni escurecer tan grande resplandor.

Procure defenderle con gran fortaleza, y no pierda cosa, que no tiene reparación después de perdida, no pierda por un momento de delectación, una hermosura tan grande de su cuerpo, ni consienta una fealdad tan torpe en su alma, por la codicia de una tan breve y vana figuración; en fin, no se deje vencer de una flaqueza tan baja. Si el que este bien alcanza me creyere, permanecerá con él, y si no él sentirá un daño que no tiene reparación.

 

 

 

viernes, 16 de diciembre de 2022

"Luz aos vivos através da experiência dos defuntos (ou almas do purgatório)". Continuação



Madre J. não recebeu nada pelas missas que foram celebradas por ela. As freiras não têm o direito de dispor de seus bens; É contra a pobreza. Deus nunca recusa as graças que se pedem numa oração bem feita. O Purgatório dos religiosos é mais longo e doloroso que o dos leigos, porque abusaram mais das graças. Sim, Deus ama muito a Madre Superiora, e você vê que ele lhe deu uma boa cruz; É a melhor prova do amor que você tem por ele. Você não pode imaginar as dores que são sofridas no Purgatório. Ninguém no mundo pensa nisso; até as comunidades religiosas também o esquecem. É por isso que Deus quer que rezemos aqui especialmente pelas pobres almas e estimulemos esta devoção nas almas, para que elas, por sua vez, possam comunicá-la ao mundo. Não tema o cansaço quando se trata de Deus, sacrifique tudo por Ele. Obedeça prontamente ao seu Superior; que ele volte para você de todos os lados como ele deseja. Sejam muito humildes, sempre se humilhem até o centro da Terra, se possível. N. está no Purgatório porque suas palavras astutas muitas vezes paralisaram o bem que as Superioras poderiam ter feito.

Tome como prática a presença de Deus e a pureza de intenção. Deus procura almas abnegadas que o amam por si mesmo. Quão poucas almas existem assim! Ele quer que você seja um de seus verdadeiros amigos.

Muitas pessoas amam a Deus; eles pensam assim, mas na realidade eles o amam por si mesmos. Não vemos Deus no Purgatório. Isso seria o Céu!

Quando uma alma realmente busca com boa vontade o amor de Deus em seu coração, Ele não se deixa enganar. Dediquem-se, sacrifiquem-se, amem-se pelo amor de Deus. Você nunca pode fazer muito por Ele   

Considere que apenas o que transborda de piedade em um pode transbordar nos outros. Não tem respeito, nem mesmo com as irmãs mais velhas. Sempre diga algo quando se trata de apoiar o seu Superior. Não, não vejo Nosso Senhor quando está exposto; Eu sinto a sua presença, vejo-o como tu com os olhos da fé, mas a nossa fé é muito mais viva que a tua; nós sabemos o que Deus é. Tenha Deus sempre presente com você, conte tudo a Ele como a um amigo e fique atento ao seu interior. Para se preparar bem para a Santa Ceia, é necessário amor antes, amor durante a ação de graças, amor sempre.     

Deus quer que vocês vivam somente Nele, que vocês apenas sonhem com Ele. Mortifiquem-se em seu espírito, seus olhos e sua língua; isso será mais agradável a Deus do que as mortificações corporais, que muitas vezes vêm de nossa própria vontade. Você tem que se comportar com Deus como se fosse um pai terno, um amigo fiel, um marido muito querido. É necessário que derrameis a ternura do vosso coração sobre Jesus, inteiramente sobre Ele.

Sim, por toda a eternidade você cantará suas infinitas misericórdias sobre você. É necessário amar tanto a Jesus que ele possa encontrar uma estadia agradável em seu coração, onde possa descansar das ofensas que recebe em todos os lugares. É necessário que o ames pelos indiferentes, pelas almas preguiçosas e por ti o primeiro, deves amá-lo tanto, numa palavra, que sejas um exemplo que arrasta?

12 de dezembro

Se você ama muito o bom Jesus, Ele não lhe negará nada. Quando uma pessoa ama outra de verdade, você sabe como ela a contorna para conseguir um sim, ou o que ela pede ou quer e sempre consegue. Deus fará o mesmo com você; Ele lhe concederá tudo o que você pedir; Deus quer que você se preocupe apenas com Ele, com Seu amor e com o cumprimento de Sua Santíssima Vontade. ¡Cuidando de Deus, deve-se cuidar também das almas! Não haveria grande mérito em salvar-se sozinha.

fevereiro de 1875

Cuide bem do seu interior. A sua vida deve ser uma continuação de atos interiores de amor, de mortificação, sem fazer nada de extraordinário; vida muito escondida, muito unida a Jesus. Deus quer que você o ame somente. Se você não colocar obstáculos às suas graças, ele tem reservado para você muitas graças extraordinárias, que ainda não concedeu a ninguém. Ele te ama de uma maneira especial. Você não percebeu isso? Cabe a nós adorar seus desígnios sem tentar escrutiná-los. Ele deve fazer pelas almas o quê. você gosta disso Permaneça sempre muito humilde, muito escondido. Não cuides de ninguém, mas apenas do que te toca da tua própria santificação. Ame muito o bom Deus. ¡Oh, como são felizes as almas que possuem este tesouro! A tua grande penitência durante a tua vida será, não a ausência do teu Jesus,

14 de maio

Tencionai nos vossos exercícios não perder nenhuma das graças que Deus vos concede e obedecei sempre ao seu apelo a terdes sempre espírito de fé e também muito recolhimento. Há muito tempo venho insistindo nisso. Você deve estar sempre em suas ações, especialmente tão concentrado dentro de si mesmo quanto em sua ação de graças após a Santa Comunhão. Nunca faça nada sem se reunir por um momento para pedir conselhos ao seu Jesus, que está em seu coração. Compreendes-me?... Oh, sim, Ele ama muito o bom Deus, mas à medida que uma alma se purifica, isto é, se aproxima do Céu, mais cresce o seu amor. Pense sempre no amor que Deus tem por você; seja muito fiel

a todas as inspirações da graça. Recomece todos os dias, como se ainda não tivesse feito nada, sem nunca desanimar.

14 de      agosto

Deus não quer que vocês se atormentem. Confie Nele. Eu já não lhe disse muitas vezes? ¿Ele não pode dar a você, apesar de sua fraqueza, ¿as graças necessárias para servi-lo?

15 de      agosto

Sim, vimos a Santíssima Virgem, que voltou ao Céu com muitas almas, mas eu fiquei. Você está com calor? ¡Oh! ¡Se você soubesse o que é o calor do Purgatório comparado ao seu! Uma breve oração nos faz tanto bem! Refresca-nos como um copo de água fria dado a uma pessoa com muita sede. Faça suas orações sob o olhar de Deus, eu já te disse! Consulte-o, antes de tudo, o que você deve fazer ou decidir. Oh!, então, quantas graças desceriam sobre você! Que sua vida seja toda de fé e amor, e se você age assim já sabe o que eu te falei sobre isso... Cuide do único objeto que deve ser o motivo de toda a sua vida. Jesus, sim, Jesus. De manhã à noite e durante a noite. Faça todas as suas ações sob o olhar de Deus, simplesmente, sem tentar agradar mais do que só a Ele no mundo, até chegar a esse despojamento de todas as coisas, para dar atenção somente a Ele só. Ele não vai deixar você sozinho.

8 de setembro

Deus permite que algumas almas sejam extremamente compassivas, enquanto outras são menos sensíveis. Tudo isso entra em seus desígnios. Aqueles que têm o coração mais afetuoso, Ele o deu principalmente a Ele, para que derramem todo o seu amor em Seu adorável Coração. Ele é bem mestre em conceder a cada um o que lhe agrada.

Sofro mais à noite quando você descansa. É verdade que sempre carrego comigo meu purgatório, mas durante o dia, como tenho permissão para acompanhá-lo a todos os lugares, sofro um pouco menos. Tudo isso é uma provisão do bom Deus.

8 de dezembro

Ame muito a Deus. Não tenha medo da sua dor, confie Nele e de forma alguma em si mesmo, não respire ou viva mais do que para Jesus Cristo.

12 de dezembro

O bom Deus deseja que antes da adoração perpétua, você a faça primeiro em seu coração, você me entende. Também é necessário acostumar-se a fazer comunhões espirituais com frequência. Você obterá dela os frutos mais abundantes e saudáveis, se você se preparar bem.

Ano 1875

Você deve preparar uma morada para Jesus, caso contrário, como você pode convidá-lo? Porque você não deve apenas preparar um belo quarto para ele, mas convidá-lo a entrar. Portanto, convide Jesus com frequência para os seus desejos e, acima de tudo, para o seu amor.

É verdade que no Céu Deus recebe infinitas adorações, mas como é na Terra onde se indigna, quer que seja também na Terra onde se repara, e cabe a vós que o quereis receber, o que quereis faça amá-lo e indenizá-lo por sua ternura pelo abandono que ele encontra em todos os lugares. Você já sabe o que eu te disse sobre isso.

Aviso

Quando Deus quer uma alma toda para Ele, Ele começa pressionando-a como maçãs são pressionadas para expressar seu suco ou suas paixões em busca de si; em uma palavra, em todos os seus defeitos; depois, moído ou prensado, dá-lhe a forma ao vosso gosto e, se for fiel, não tardará a que se transforme completamente; então é só quando Jesus a enche com suas graças de devoção e a inunda com seu amor.

16 de julho

A Eucaristia deve ser para vós um íman, atraindo-vos sempre mais e mais. A Eucaristia, numa palavra, deve ser para vós o motivo de toda a vossa vida.

28 de agosto

Não tenha nenhum desejo, exceto amar a Deus cada vez mais e unir-se a Ele cada vez mais. Deves procurar ser cada dia mais interior e mais unido ao teu Jesus através dos sofrimentos do corpo e do espírito e sobretudo através do amor. Deus fez seu coração somente para Ele. Abandonem-se a Nosso Senhor sem nunca olhar para frente ou para o passado. Jogue-se em seus braços; em seu coração e então não tema nada lá. Faça uma breve oração a Nosso Senhor todas as manhãs para adorá-lo em todas as Igrejas onde está abandonado. Transfira-se para eles em espírito e depois diga a ele o quanto você o ama e gostaria de compensá-lo pelo abandono em que foi deixado. Renove esta intenção várias vezes ao dia: você agradará a Jesus com ela. O bom Deus quer que você pense sempre nEle, que faça tudo sob o Seu olhar divino; suas orações, suas obras,

Mas tudo isso com calma e sem afetação. Não tenha outro desejo senão amar cada vez mais o bom Deus.

Ao final de seus exercícios, tome a resolução de pensar com frequência sobre o que vou lhe dizer. Deus sozinho. Meu Deus e meu tudo. Tudo acontece e acontece logo. O Tabernáculo é o meu descanso. A Eucaristia minha vida. A Cruz minha herança. Maria é minha mãe. O céu é minha esperança.

CONTINUA...