SAN MIGUEL ARCANGEL
Como
lamento não ter homenageado esses nossos amigos inseparáveis neste vale de lágrimas. No dia 2 de outubro, a Santa Madre Igreja
celebrou a festa dos Anjos da Guarda, por motivos que eles conhecem, não posso
carregar um artigo muito interessante sobre eles, mas não quero perder a
oportunidade de colocar à sua disposição algumas linhas sobre a quem eles tanto
amam deve minha pobre alma perturbada pelos limites do mundo muito propícios a
nos fazer perder a fé, desculpe minha demora e que esta leitura seja um bálsamo
para o seu coração como foi, é e será para o meu coração.
Vamos
estabelecer a doutrina católica sobre os anjos da guarda em uma série
escalonada de conclusões.
Conclusão 1. "Alguns anjos são destinados
por Deus para a guarda e custódia dos homens. (Totalmente verdadeiro de acordo
com a fé.)
410. A
Igreja não definiu expressamente esta doutrina, mas deduz-se com toda a
segurança e certeza dos dados que nos fornece a Sagrada Escritura. É, portanto, uma conclusão totalmente certa
de acordo com a fé. Aqui estão os
testes:
a) A
SAGRADA ESCRITURA. Citamos alguns textos
acima, aos quais adicionaremos mais alguns:
“Eis
que enviarei o meu anjo para que vá adiante de ti e te guarde” (Ex 23,20).
«Confiarei os seus anjos a ti para te
guardarem em todos os teus caminhos, e eles te levarão nas mãos, para que não
tropeces nas pedras» (Sl 90, 11-12).
«Vede,
não desprezeis a nenhum destes pequeninos, porque em verdade vos digo que os
seus anjos vêem constantemente a face do meu Pai celeste que está nos céus» (Mt
18,10).
Não são
todos eles espíritos administradores, enviados para servir aqueles que hão de
herdar a saúde? " (Hebr 1,14).
b) O
MAGISTERIUM DA IGREJA. Já dissemos que
ele não o definiu expressamente, mas o ensina oficialmente com seu magistério
ordinário por meio de sua liturgia. Como
se sabe, no dia 2 de outubro a festa dos Santos Anjos da Guarda é celebrada em
toda a Igreja.
e)
RAZÃO TEOLÓGICA descobre sem esforço a grande conveniência da custódia angélica
sobre os homens. Aqui estão alguns
argumentos muito claros e simples:
1.0
Visto que Deus instituiu a ordem no mundo para que os seres inferiores sejam
governados pelos superiores (por exemplo, o homem governa e domina os animais),
é muito razoável e conveniente que os homens sejam ajudados pelos superiores.
2. É
muito razoável e natural que os anjos, que já se encontram no país abençoado,
ajudem os homens em seu caminho, pois serão seus companheiros eternos diante de
Deus.
3. Se
os demônios tentam os homens - como veremos no próximo artigo -, é muito
razoável que os anjos bons os guardem e ajudem a superar essas sugestões
malignas.
4. Os
anjos serviram a Cristo (Mt 4, 11) e o consolaram em sua agonia no Getsêmani
(Le 22:43). Parece natural que façam o
mesmo com todos os seus redimidos.
Conclusão 2.8 Todo e qualquer homem, batizado
ou não, tem um anjo da guarda correspondente.
(Doutrina mais provável e comum.)
411.
Alguns antigos acreditavam que apenas os homens predestinados à glória tinham
anjos da guarda, e outros que apenas os justos; mas a frase mais provável e
hoje em dia comum entre os teólogos é aquela recolhida na conclusão. Aqui está o raciocínio do Doutor Angelico 2:
O homem
se encontra na vida presente como um caminho pelo qual deve marchar para a sua
pátria. Desse modo, muitos perigos
internos e externos o ameaçam, conforme o salmo: No caminho para onde vou,
esconderam-me uma armadilha (Sl 141,4).
E é por isso que, assim como aqueles que percorrem caminhos inseguros
recebem guarda, também «Assim como os réprobos e os fiéis, e mesmo o
anticristo, não são privados da ajuda interior da razão natural, também não são
privados de a assistência externa concedida por Deus a toda a natureza humana
por meio da custódia angélica. E embora
isso ajude. Na verdade, não lhes serve
obter a vida eterna por meio de suas boas obras, porém, serve-lhes separar-se
de certos males com os quais poderiam prejudicar a si mesmos e aos outros;
porque até os próprios demônios são reprimidos pelos anjos bons para que não
façam todo o dano que desejam. e da
mesma forma não será permitido ao anticristo causar tantos danos quanto
pretende ”) (ad 3).
Deve-se
acrescentar que cada homem guardado corresponde a um anjo da guarda diferente,
de modo que nenhum anjo está encarregado de guardar dois ou mais homens. Embora, ao contrário, seja possível e muito
provável que o mesmo homem tenha dois ou mais anjos da guarda, a saber, um como
pessoa particular e outro ou outros, devido à posição muito especial que ocupa
na Igreja (por exemplo, Sumo Pontífice ) ou na sociedade civil (por exemplo,
chefe de estado) 3.
Quanto
a saber se, quando termina ou não a custódia de certo homem (porque ele
alcançou o céu ou o inferno), Deus retorna para comissionar o mesmo anjo para
guardar outro homem, nada de certo pode ser afirmado. Santo Tomás parece pensar que cada anjo
guarda um só homem, sem jamais se encarregar da custódia de nenhum outro 4; e
isso parece ser o mais provável se considerarmos o que dissemos antes sobre
nosso próprio anjo co-governar conosco no céu.
Isso também parece decorrer do imenso número de anjos existentes,
incomparavelmente maior do que o dos homens, como vimos acima.
Conclusão 3. & A tutela dos anjos da
guarda começa para cada homem no momento de seu nascimento e continuará até que
ele alcance seu destino final. (Doutrina
mais provável e comum.)
412.
Alguns teólogos ensinavam que o anjo da guarda começa sua função a partir do
momento do batismo, mas São Tomás e a maioria dos teólogos defendem a doutrina
da conclusão. O médico angélico a
raciocina dizendo que os benefícios conferidos ao homem desde que é cristão
começam no momento do batismo, como poder receber a Eucaristia e outras coisas semelhantes;
mas aqueles que Deus lhe concede em atenção à sua natureza racional são
conferidos a ele desde o momento em que ele recebe a natureza ao nascer. Ora, o benefício do anjo da guarda pertence a
esta segunda classe, como já dissemos, e portanto, desde o momento de seu
nascimento, o homem designou seu anjo da guarda para cada homem, conforme ele
caminha por este mundo, ele é dado um anjo para protegê-lo. Mas, quando ele chegar ao final deste
caminho, ele não terá mais um anjo da guarda, mas terá um anjo no céu que reina
com ele ou no inferno um demônio que o tortura. Depute um anjo da guarda que
Deus sabe ser condenado (por exemplo, o anticristo),
A
tutela e a companhia do anjo da guarda continuam até que a alma protegida
alcance seu destino eterno, ou seja, o céu ou o inferno. No purgatório continua - segundo a opinião
mais provável - certamente não para proteger ou guardar a alma - já não precisa
dela - mas para confortá-la e encorajá-la.
A missão do anjo da guarda no purgatório seria esclarecê-la sobre os
grandes mistérios de Deus, as alegrias do paraíso, o amor que Jesus e Maria têm
por ela, etc., e anunciar sua futura libertação 8. No céu Como nós temos já
dito, a custódia cessará propriamente, mas nosso anjo permanecerá eternamente
relacionado a nós como um anjo correinante.
Conclusão 4.
Os anjos da guarda não sentem tristeza por doenças físicas ou morais que
possam afetar seus guardiães, nem mesmo por sua condenação eterna final. (Completamente verdadeiro.)
413.
Além de que a dor ou a tristeza são incompatíveis com a felicidade perfeita dos
benditos anjos 9, Santo Tomás a raciocina da seguinte maneira 10: «Os anjos não
sofrem pelos pecados nem pelas dores dos homens.
Como
diz Santo Agostinho, a tristeza e a dor nada mais são do que o que acontece
contra a vontade. Mas nada acontece no
mundo contra a vontade dos anjos ou dos outros bem-aventurados, porque a
vontade deles está inteiramente de acordo com a ordem da justiça divina; e nada
é feito no mundo senão o que é feito ou permitido pela justiça divina. Por isso, falando em absoluto, nada acontece
no mundo contra a vontade dos bem-aventurados ... É verdade, sem dúvida, que os
anjos não querem os pecados nem as dores dos homens só de olhar para isso e em
o resumo; mas eles querem, não obstante, que a ordem da justiça divina seja
preservada nisso, segundo a qual alguns sofrem punições e o pecado é tolerado.
Ao
resolver as dificuldades, o Doutor Angelico acrescenta os seguintes detalhes:
eu. a
Assim, tanto na penitência dos homens como no seu pecado, permanece sempre um
motivo para a alegria dos anjos, a saber: o cumprimento dos planos divinos (ad
3).
2. a Os
anjos são chamados a julgamento pelos pecados dos homens, não como criminosos -
porque não têm culpa pelos pecados dos seus custódios -, mas como testemunhas,
para convencer os homens de sua própria culpa e negligência (ad 4). Os anjos da guarda não sofrem os males
físicos que afetam seus guardiães (enfermidades, dores, perseguições, etc.),
porque sabem que todas as coisas contribuem para o bem de quem ama a Deus ”(Rm
8,28). Nem mesmo pelos pecados, que Deus
permite obter bens maiores (por meio do arrependimento e posterior
penitência). Nem sofrem, enfim, pela
condenação eterna de seus protegidos, nem os bem-aventurados sofrerão quando
virem algum de seus parentes ou amigos no inferno.11 A razão é porque eles não
são os culpados pela condenação dessas almas - eles fizeram tudo o que puderam
para evitá-lo, com suas inspirações e bons conselhos, separando-os das ocasiões
de pecado, defendendo-os de mil perigos, etc., e somente à rebelião e proteção
dos pecadores é devida sua perdição eterna.
E uma vez confirmados no mal e dada a sua obstinação definitiva no
pecado, os anjos querem que se mantenha a ordem da justiça divina, que os pune
inexoravelmente - embora menos do que merecem, segundo o doutor Angélico 12 -
e, pelo mesmo motivo, sentem nenhuma dor ou tristeza por sua condenação eterna.
Conclusão 5. Cada uma das nações,
províncias, cidades, igrejas, ordens religiosas, etc., tem seu anjo da guarda
correspondente. (Doutrina comum entre os
teólogos.)
414. É
uma doutrina universalmente aceita que existem certos anjos da guarda
coletivos, isto é, que eles exercem sua custódia sobre uma determinada
coletividade mais ou menos grande. 13. Esta crença é baseada em certas
expressões da Sagrada Escritura, por exemplo, aquelas relacionadas aos anjos da
Pérsia, Grécia e Israel (cf. Dan 10, 13-21).
A própria Igreja parece aludir a esta crença na liturgia das Completas,
onde há uma oração especial pedindo a proteção "dos santos anjos que
habitam neste lugar".
O
arcanjo São Miguel é considerado o anjo da guarda da Igreja Católica, por sua
especial excelência e poder.
Conclusão 6. Os anjos da guarda derramam
inúmeros benefícios espirituais e corporais sobre seus guardiães. (Doutrina verdadeira e comum.)
415.
Aqui estão alguns desses inúmeros benefícios:
a) Eles
constantemente nos libertam e nos defendem de uma infinidade de males e
perigos, tanto para a alma como para o corpo.
b)
Contêm os demônios para que não nos façam todo o mal que gostariam, mas apenas
o que Deus lhes permite para o nosso bem maior.
e) Eles
freqüentemente despertam em nossas almas pensamentos sagrados e conselhos
saudáveis.
d) Eles
oferecem a Deus as nossas orações e imploram a ajuda divina para nós.
e)
Iluminam o nosso entendimento, não por infundir-lhe novas espécies, mas por
propor as verdades mais facilmente através da imaginação e dos sentidos internos;
no qual podem atuar diretamente, como já vimos.
f) Eles
nos auxiliam de maneira muito particular na hora da morte, que é quando mais
precisamos deles.
g) Eles
nos consolam no purgatório e nos acompanharão eternamente no céu como anjos
corredores, tudo isso deve suscitar nossa gratidão e comover nossos corações
para oferecer-lhes um verdadeiro culto de dulia, como a Igreja faz em sua
liturgia.
Comentando as palavras do Salmo 90
"Ordenou aos seus anjos que te guardassem em todos os teus caminhos",
escreve o piedoso São Bernardo 14:
¡Quanta
reverência essas palavras devem incutir em você, quanta devoção elas devem
inspirar você, ¡quanta confiança elas devem lhe dar! Reverência, por sua presença; devoção, por
sua benevolência; confiança, para a
custódia.
Ande
sempre com toda a circunspecção, como quem tem os anjos em mente em todos os
seus caminhos. Em qualquer lugar, em
qualquer lugar, mesmo no mais escondido, tenha reverência por seu anjo da
guarda. Nem, como você ousaria fazer na
presença dele o que você não faria comigo na frente dele? Você duvida que ele está presente porque você
não o vê? … Se consultar a fé, prova que
não falta a presença do anjo… Eles estão presentes para o seu bem; Eles não
estão apenas com você, mas para sua defesa.
Eles estão presentes para protegê-lo, eles estão presentes para o seu
benefício. ¿O que você vai retribuir ao
Senhor por todos os bens que ele lhe fez, visto que somente honra e glória
devem referir-se a Ele? ¿Por que só para
ele? Porque foi Ele quem o enviou, e
todo presente precioso não é outro senão Dele.
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