lunes, 4 de octubre de 2021

OS ANJOS DA GUARDA

 



SAN MIGUEL ARCANGEL

 Como lamento não ter homenageado esses nossos amigos inseparáveis ​​neste vale de lágrimas.  No dia 2 de outubro, a Santa Madre Igreja celebrou a festa dos Anjos da Guarda, por motivos que eles conhecem, não posso carregar um artigo muito interessante sobre eles, mas não quero perder a oportunidade de colocar à sua disposição algumas linhas sobre a quem eles tanto amam deve minha pobre alma perturbada pelos limites do mundo muito propícios a nos fazer perder a fé, desculpe minha demora e que esta leitura seja um bálsamo para o seu coração como foi, é e será para o meu coração.

 Vamos estabelecer a doutrina católica sobre os anjos da guarda em uma série escalonada de conclusões.

 Conclusão 1. "Alguns anjos são destinados por Deus para a guarda e custódia dos homens. (Totalmente verdadeiro de acordo com a fé.)

 410. A Igreja não definiu expressamente esta doutrina, mas deduz-se com toda a segurança e certeza dos dados que nos fornece a Sagrada Escritura.  É, portanto, uma conclusão totalmente certa de acordo com a fé.  Aqui estão os testes:

  a) A SAGRADA ESCRITURA.  Citamos alguns textos acima, aos quais adicionaremos mais alguns:

 “Eis que enviarei o meu anjo para que vá adiante de ti e te guarde” (Ex 23,20).

 «Confiarei os seus anjos a ti para te guardarem em todos os teus caminhos, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces nas pedras» (Sl 90, 11-12).

 «Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos, porque em verdade vos digo que os seus anjos vêem constantemente a face do meu Pai celeste que está nos céus» (Mt 18,10).

 Não são todos eles espíritos administradores, enviados para servir aqueles que hão de herdar a saúde? "  (Hebr 1,14).

 

 b) O MAGISTERIUM DA IGREJA.  Já dissemos que ele não o definiu expressamente, mas o ensina oficialmente com seu magistério ordinário por meio de sua liturgia.  Como se sabe, no dia 2 de outubro a festa dos Santos Anjos da Guarda é celebrada em toda a Igreja.

 

 e) RAZÃO TEOLÓGICA descobre sem esforço a grande conveniência da custódia angélica sobre os homens.  Aqui estão alguns argumentos muito claros e simples:

 1.0 Visto que Deus instituiu a ordem no mundo para que os seres inferiores sejam governados pelos superiores (por exemplo, o homem governa e domina os animais), é muito razoável e conveniente que os homens sejam ajudados pelos superiores.

 2. É muito razoável e natural que os anjos, que já se encontram no país abençoado, ajudem os homens em seu caminho, pois serão seus companheiros eternos diante de Deus.

 3. Se os demônios tentam os homens - como veremos no próximo artigo -, é muito razoável que os anjos bons os guardem e ajudem a superar essas sugestões malignas.

 4. Os anjos serviram a Cristo (Mt 4, 11) e o consolaram em sua agonia no Getsêmani (Le 22:43).  Parece natural que façam o mesmo com todos os seus redimidos.

 

 Conclusão 2.8 Todo e qualquer homem, batizado ou não, tem um anjo da guarda correspondente.  (Doutrina mais provável e comum.)

 

 411. Alguns antigos acreditavam que apenas os homens predestinados à glória tinham anjos da guarda, e outros que apenas os justos; mas a frase mais provável e hoje em dia comum entre os teólogos é aquela recolhida na conclusão.  Aqui está o raciocínio do Doutor Angelico 2:

 O homem se encontra na vida presente como um caminho pelo qual deve marchar para a sua pátria.  Desse modo, muitos perigos internos e externos o ameaçam, conforme o salmo: No caminho para onde vou, esconderam-me uma armadilha (Sl 141,4).  E é por isso que, assim como aqueles que percorrem caminhos inseguros recebem guarda, também «Assim como os réprobos e os fiéis, e mesmo o anticristo, não são privados da ajuda interior da razão natural, também não são privados de a assistência externa concedida por Deus a toda a natureza humana por meio da custódia angélica.  E embora isso ajude.  Na verdade, não lhes serve obter a vida eterna por meio de suas boas obras, porém, serve-lhes separar-se de certos males com os quais poderiam prejudicar a si mesmos e aos outros; porque até os próprios demônios são reprimidos pelos anjos bons para que não façam todo o dano que desejam.  e da mesma forma não será permitido ao anticristo causar tantos danos quanto pretende ”) (ad 3).

 Deve-se acrescentar que cada homem guardado corresponde a um anjo da guarda diferente, de modo que nenhum anjo está encarregado de guardar dois ou mais homens.  Embora, ao contrário, seja possível e muito provável que o mesmo homem tenha dois ou mais anjos da guarda, a saber, um como pessoa particular e outro ou outros, devido à posição muito especial que ocupa na Igreja (por exemplo, Sumo Pontífice ) ou na sociedade civil (por exemplo, chefe de estado) 3.

 Quanto a saber se, quando termina ou não a custódia de certo homem (porque ele alcançou o céu ou o inferno), Deus retorna para comissionar o mesmo anjo para guardar outro homem, nada de certo pode ser afirmado.  Santo Tomás parece pensar que cada anjo guarda um só homem, sem jamais se encarregar da custódia de nenhum outro 4; e isso parece ser o mais provável se considerarmos o que dissemos antes sobre nosso próprio anjo co-governar conosco no céu.  Isso também parece decorrer do imenso número de anjos existentes, incomparavelmente maior do que o dos homens, como vimos acima.

 

  Conclusão 3. & A tutela dos anjos da guarda começa para cada homem no momento de seu nascimento e continuará até que ele alcance seu destino final.  (Doutrina mais provável e comum.)

 412. Alguns teólogos ensinavam que o anjo da guarda começa sua função a partir do momento do batismo, mas São Tomás e a maioria dos teólogos defendem a doutrina da conclusão.  O médico angélico a raciocina dizendo que os benefícios conferidos ao homem desde que é cristão começam no momento do batismo, como poder receber a Eucaristia e outras coisas semelhantes; mas aqueles que Deus lhe concede em atenção à sua natureza racional são conferidos a ele desde o momento em que ele recebe a natureza ao nascer.  Ora, o benefício do anjo da guarda pertence a esta segunda classe, como já dissemos, e portanto, desde o momento de seu nascimento, o homem designou seu anjo da guarda para cada homem, conforme ele caminha por este mundo, ele é dado um anjo para protegê-lo.  Mas, quando ele chegar ao final deste caminho, ele não terá mais um anjo da guarda, mas terá um anjo no céu que reina com ele ou no inferno um demônio que o tortura. Depute um anjo da guarda que Deus sabe ser condenado (por exemplo, o anticristo),

 

 A tutela e a companhia do anjo da guarda continuam até que a alma protegida alcance seu destino eterno, ou seja, o céu ou o inferno.  No purgatório continua - segundo a opinião mais provável - certamente não para proteger ou guardar a alma - já não precisa dela - mas para confortá-la e encorajá-la.  A missão do anjo da guarda no purgatório seria esclarecê-la sobre os grandes mistérios de Deus, as alegrias do paraíso, o amor que Jesus e Maria têm por ela, etc., e anunciar sua futura libertação 8. No céu Como nós temos já dito, a custódia cessará propriamente, mas nosso anjo permanecerá eternamente relacionado a nós como um anjo correinante.

 

 Conclusão 4.  Os anjos da guarda não sentem tristeza por doenças físicas ou morais que possam afetar seus guardiães, nem mesmo por sua condenação eterna final.  (Completamente verdadeiro.)

 413. Além de que a dor ou a tristeza são incompatíveis com a felicidade perfeita dos benditos anjos 9, Santo Tomás a raciocina da seguinte maneira 10: «Os anjos não sofrem pelos pecados nem pelas dores dos homens.

 Como diz Santo Agostinho, a tristeza e a dor nada mais são do que o que acontece contra a vontade.  Mas nada acontece no mundo contra a vontade dos anjos ou dos outros bem-aventurados, porque a vontade deles está inteiramente de acordo com a ordem da justiça divina; e nada é feito no mundo senão o que é feito ou permitido pela justiça divina.  Por isso, falando em absoluto, nada acontece no mundo contra a vontade dos bem-aventurados ... É verdade, sem dúvida, que os anjos não querem os pecados nem as dores dos homens só de olhar para isso e em o resumo; mas eles querem, não obstante, que a ordem da justiça divina seja preservada nisso, segundo a qual alguns sofrem punições e o pecado é tolerado.

 Ao resolver as dificuldades, o Doutor Angelico acrescenta os seguintes detalhes:

 eu.  a Assim, tanto na penitência dos homens como no seu pecado, permanece sempre um motivo para a alegria dos anjos, a saber: o cumprimento dos planos divinos (ad 3).

 2. a Os anjos são chamados a julgamento pelos pecados dos homens, não como criminosos - porque não têm culpa pelos pecados dos seus custódios -, mas como testemunhas, para convencer os homens de sua própria culpa e negligência (ad 4).  Os anjos da guarda não sofrem os males físicos que afetam seus guardiães (enfermidades, dores, perseguições, etc.), porque sabem que todas as coisas contribuem para o bem de quem ama a Deus ”(Rm 8,28).  Nem mesmo pelos pecados, que Deus permite obter bens maiores (por meio do arrependimento e posterior penitência).  Nem sofrem, enfim, pela condenação eterna de seus protegidos, nem os bem-aventurados sofrerão quando virem algum de seus parentes ou amigos no inferno.11 A razão é porque eles não são os culpados pela condenação dessas almas - eles fizeram tudo o que puderam para evitá-lo, com suas inspirações e bons conselhos, separando-os das ocasiões de pecado, defendendo-os de mil perigos, etc., e somente à rebelião e proteção dos pecadores é devida sua perdição eterna.  E uma vez confirmados no mal e dada a sua obstinação definitiva no pecado, os anjos querem que se mantenha a ordem da justiça divina, que os pune inexoravelmente - embora menos do que merecem, segundo o doutor Angélico 12 - e, pelo mesmo motivo, sentem nenhuma dor ou tristeza por sua condenação eterna.

 

  Conclusão 5.  Cada uma das nações, províncias, cidades, igrejas, ordens religiosas, etc., tem seu anjo da guarda correspondente.  (Doutrina comum entre os teólogos.)

 414. É uma doutrina universalmente aceita que existem certos anjos da guarda coletivos, isto é, que eles exercem sua custódia sobre uma determinada coletividade mais ou menos grande. 13. Esta crença é baseada em certas expressões da Sagrada Escritura, por exemplo, aquelas relacionadas aos anjos da Pérsia, Grécia e Israel (cf. Dan 10, 13-21).  A própria Igreja parece aludir a esta crença na liturgia das Completas, onde há uma oração especial pedindo a proteção "dos santos anjos que habitam neste lugar".

 O arcanjo São Miguel é considerado o anjo da guarda da Igreja Católica, por sua especial excelência e poder.

 Conclusão 6. Os anjos da guarda derramam inúmeros benefícios espirituais e corporais sobre seus guardiães.  (Doutrina verdadeira e comum.)

 415. Aqui estão alguns desses inúmeros benefícios:

 a) Eles constantemente nos libertam e nos defendem de uma infinidade de males e perigos, tanto para a alma como para o corpo.

 b) Contêm os demônios para que não nos façam todo o mal que gostariam, mas apenas o que Deus lhes permite para o nosso bem maior.

 e) Eles freqüentemente despertam em nossas almas pensamentos sagrados e conselhos saudáveis.

 d) Eles oferecem a Deus as nossas orações e imploram a ajuda divina para nós.

 e) Iluminam o nosso entendimento, não por infundir-lhe novas espécies, mas por propor as verdades mais facilmente através da imaginação e dos sentidos internos; no qual podem atuar diretamente, como já vimos.

 f) Eles nos auxiliam de maneira muito particular na hora da morte, que é quando mais precisamos deles.

 g) Eles nos consolam no purgatório e nos acompanharão eternamente no céu como anjos corredores, tudo isso deve suscitar nossa gratidão e comover nossos corações para oferecer-lhes um verdadeiro culto de dulia, como a Igreja faz em sua liturgia.

 Comentando as palavras do Salmo 90 "Ordenou aos seus anjos que te guardassem em todos os teus caminhos", escreve o piedoso São Bernardo 14:

 ¡Quanta reverência essas palavras devem incutir em você, quanta devoção elas devem inspirar você, ¡quanta confiança elas devem lhe dar!  Reverência, por sua presença; devoção, por sua benevolência;  confiança, para a custódia.

 Ande sempre com toda a circunspecção, como quem tem os anjos em mente em todos os seus caminhos.  Em qualquer lugar, em qualquer lugar, mesmo no mais escondido, tenha reverência por seu anjo da guarda.  Nem, como você ousaria fazer na presença dele o que você não faria comigo na frente dele?  Você duvida que ele está presente porque você não o vê?  … Se consultar a fé, prova que não falta a presença do anjo… Eles estão presentes para o seu bem; Eles não estão apenas com você, mas para sua defesa.  Eles estão presentes para protegê-lo, eles estão presentes para o seu benefício.  ¿O que você vai retribuir ao Senhor por todos os bens que ele lhe fez, visto que somente honra e glória devem referir-se a Ele?  ¿Por que só para ele?  Porque foi Ele quem o enviou, e todo presente precioso não é outro senão Dele.

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