utfidelesinveniatur

martes, 20 de junio de 2023

A PERSEGUIÇÃO COMUNISTA À IGREJA CATÓLICA NA CHINA. (TERCEIRA PARTE)


China remove mais de 900 cruzes de igrejas no primeiro semestre de 2020: relatório

Observação. recentemente na Nicarágua a Igreja está sendo fortemente perseguida como na China, com Bispos presos, sem missionários e padres exilados ou presos. Atualmente o sistema já é totalmente comunista e anticatólico, vamos rezar por aquele país outrora católico.

novas preocupações

Em 7 de outubro de 1954, enquanto a perseguição se intensificava, Pio XII escreveu a encíclica Ad Sinarum gentem que, na AAS 47 (1955), nesta ocasião, apontava abertamente para o Movimento das Três Autonomias.

Contra a pretensão de autonomia governamental, o Papa escreve: «Mesmo quando o maior número do clero chinês não precisa mais da ajuda de missionários estrangeiros, a Igreja Católica em sua nação, como em todas as outras, não pode ser governada com autonomia de governo , como hoje se costuma dizer. Com efeito, ainda assim, como bem sabeis, será absolutamente necessário que a vossa comunidade cristã, se quiser fazer parte da sociedade divinamente fundada pelo nosso Redentor, submeter-se totalmente ao Sumo Sacerdote, Vigário de Jesus Cristo na terra, e estar com ele intimamente unidos, no que diz respeito à fé religiosa e moralidade. Com estas palavras - deve-se observar - toda a vida e obra da Igreja é abarcada; e, portanto, também sua constituição, seu governo e sua disciplina; quais coisas, todos eles certamente dependem da vontade de Jesus Cristo, fundador da Igreja». É útil deter-se nestas últimas palavras e avaliar a extensão do que a Igreja encerra em "fé religiosa e moral". Fé e moral abrangem toda a vida e obra da Igreja, bem como sua constituição, seu governo e sua disciplina.

Imediatamente, o Papa reitera a doutrina sobre a hierarquia da Igreja: “Em virtude desta vontade divina, os fiéis são divididos em duas classes: clérigos e leigos; em virtude da mesma vontade se constitui o duplo poder sagrado, isto é, de ordem e de jurisdição. Além disso -que da mesma forma foi estabelecido por disposição divina- o poder da ordem (em virtude do qual a hierarquia eclesiástica é composta por bispos, presbíteros e ministros) é acessado mediante a recepção do sacramento da Ordem; Além disso, o poder de jurisdição, que é conferido diretamente ao Sumo Pontífice por direito divino, chega aos bispos de mesmo direito, mas somente por meio do Sucessor de São Pedro, a quem não apenas os simples fiéis,

Em terceiro lugar, o Papa desmascara a pretensão de autonomia econômica: «Esperamos vivamente que chegue logo o tempo em que, para as necessidades da Igreja Católica na China, sejam suficientes os meios financeiros que os fiéis chineses conseguem prover; No entanto, como bem sabeis, os donativos recolhidos para isso noutras nações têm a sua origem naquela caridade cristã, em virtude da qual todos os que foram redimidos pelo sagrado sangue de Cristo estão necessariamente unidos uns aos outros por uma aliança fraterna e pelo amor divino sentem-se impelidos a difundir por toda a parte, segundo as suas forças, o reino do nosso Redentor. E isso não para fins políticos ou, em todo caso, profanos, mas apenas para praticar utilmente o preceito da caridade,

Finalmente, Pio XII condenou a autonomia doutrinal: «Alguns de vós gostariam que a vossa Igreja fosse completamente independente, não só, como dissemos, no governo e na parte económica, mas também reivindicasse autonomia no ensino da doutrina. na pregação sagrada. [...] Mas - e é absurdo pensar nisso - com que direito podem os homens por sua própria vontade, diferentemente de acordo com as diferentes nações, interpretar o Evangelho divinamente revelado por Jesus Cristo?».

O Papa sintetiza o exposto dizendo: «Vede-se, portanto, facilmente, Veneráveis ​​Irmãos e filhos amados, como não pode pretender ser considerado e honrado com o nome de católico aquele que professa ou ensina diferentemente do que expusemos brevemente até agora, como fazem aqueles que aderiram àqueles princípios perniciosos em que se informam as “Três Autonomias” ou em outros princípios do mesmo gênero».

De regreso al caso de monseñor Li Daonan

Voltemos ao evento de 13 de abril de 1958, no qual Monsenhor Li Daonan consagrou os Padres Dong Guangqing e Yuan Wenhua.

Para entender por que o bispo Li se atreveu a dar esse passo, é preciso lembrar a gravidade da situação da Igreja Católica na China. Os católicos foram estrangulados entre duas situações cada vez mais sufocantes.

Problemas do interior, já que o clero estava praticamente reduzido a nada. Bispos foram exilados, mortos ou presos. Em 1958, restavam muito poucos bispos "servindo". O sacerdócio e, portanto, a vida sacramental estavam em perigo fatal de extinção.

Problemas do exterior, pois a comunicação com Roma ficava cada dia mais difícil e tornava-se impossível para um missionário estrangeiro entrar na China. Humanamente, o sufocamento era iminente e a situação não tinha futuro.

Para prescrever ao máximo o direito da Igreja, monsenhor Li Daonan enviou um telegrama a Roma pouco antes de 13 de abril com os nomes dos candidatos chineses. A Congregação para a Propagação da Fé respondeu que a consagração seria ilegal e ameaçou excomungar o bispo consagrante e os dois consagrados13.

A intervenção de Pio XII

Dois meses depois, em 29 de junho, Pio XII reagiu com AAS 50 (1958), 601 publicação da encíclica Ad Apostolorum Principis. Esta é a terceira carta pública dirigida ao clero e fiéis chineses em menos de dez anos. Após uma breve recordação da atenção que a Igreja tem dedicado à China, o Papa condenou a Associação Patriótica Chinesa: «Com uma táctica habilmente concebida, foi fundada entre vós uma associação, que tomou o nome de patriótica, e para pertencer a os católicos são forçados com toda a violência.

“"Esta associação -como foi dito em repetidas declarações- teria como finalidade unir o clero e os fiéis em nome do amor à pátria e da religião para propagar o espírito patriótico, defender a paz entre os povos e, ao mesmo tempo, apoiar, reformar e propagar o socialismo estabelecido em sua nação e ajudar as autoridades civis a defender, quando se apresentar a oportunidade, o que chamam de liberdade política e religiosa. É, no entanto, evidente que, sob essas vagas expressões de paz e patriotismo, que podem enganar os ingênuos, tal associação tende a pôr em prática certos princípios e planos perniciosos.

 “Com o disfarce do patriotismo, que na verdade se mostra falacioso, tal associação visa principalmente os católicos dando progressivamente a sua adesão às falsidades do “materialismo” ateu, com o qual Deus é negado e todos os princípios da religião são rejeitados.” .

“Sob o pretexto de defender a paz, essa mesma associação aceita e propaga falsas suspeitas e acusações contra muitos veneráveis ​​membros do clero e até mesmo contra os bispos e a própria Sé Apostólica, atribuindo-lhes propósitos extravagantes de imperialismo, condescendência e cumplicidade na exploração .do povo, de hostilidade premeditada para com a nação chinesa.

“Embora afirmem que é necessário ter absoluta liberdade em matéria religiosa, com a desculpa de assim facilitar as relações entre as autoridades eclesiásticas e civis, na verdade, a associação afirma que a Igreja, negligenciando e negligenciando os seus sagrados direitos, está totalmente sujeita à autoridade civil.

¿Mas então, onde está o amor genuíno pelo país? Pio XII responde: «Se os cristãos, por dever de  consciência, devem dar a César, isto é, à autoridade humana, o que lhe pertence, também César, isto é, os governantes, não podem exigir dos cidadãos a submissão na coisas que tocam a Deus e não a eles e é por isso que ele não pode pedir obediência quando se trata de usurpar os direitos soberanos de Deus, ou obrigar os fiéis a agir em oposição aos seus deveres religiosos, ou a separar-se da unidade da Igreja e sua legítima hierarquia. Então, sem dúvida, todo cristão com rosto sereno e vontade firme repete as palavras com as quais Pedro e os outros Apóstolos responderam aos primeiros perseguidores da Igreja: "É preciso obedecer a Deus antes dos homens".

-------------------------------------------------- ------------------------------------

12. A seguir, Pio XII refere-se numa nota a uma série de cânones do Concílio de Trento, o último dos quais especifica que os dois poderes: de ordem e de jurisdição, são inseparáveis ​​na pessoa do bispo: «Se alguém disser que os bispos [...] que não foram devidamente ordenados ou enviados pelo poder eclesiástico e canônico, mas vêm de fora, são legítimos ministros da pregação e dos sacramentos: seja anátema». Concílio de Trento, sessão XXIII, Do sacramento da Ordem, cân. 7; D 967.

  13. John Tong, The Churchjrom 1949 to 1990, em The Catholic Church in Modern China (E. Tang & J.-P. Wieát), Wipf & Stock, 2013, pp. 13 &

 

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario