utfidelesinveniatur

jueves, 25 de enero de 2024

¿O CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS SAGRADAS É IMPORTANTE PARA A NOSSA SALVAÇÃO?


 

A intenção deste blog sempre foi, apesar de nossas misérias, incutir ou ensinar, a SÃ DOUTRINA E A ÚNICA VERDADE, seja em artigos de santos doutores da Igreja como São Tomás de Aquino, São Boaventura e São Bernardo, entre outros, sem esquecer os santos Padres da Igreja. Mas involuntariamente omitimos falar das Sagradas Escrituras onde se encontra o depósito da nossa FÉ. Um bom católico deve conhecer, antes de tudo, a sua fé, mas como a conhecerá se não beber desta fonte de águas límpidas das Sagradas Escrituras? ¿Como você poderá nutrir sua vida espiritual se não for até eles? ¿E como defenderá a sua FÉ, Jesus Cristo, a Santíssima Virgem Maria e, finalmente, ¿a Santa Madre Igreja se ignora as Sagradas Escrituras? ¿Pode-se dizer ou proclamar com certeza que este bom cristão é um verdadeiro católico? O verdadeiro ser católico não se alcança apenas com o batismo, mas, antes de tudo, com a aplicação e o verdadeiro conhecimento da verdadeira doutrina católica, tão escassa em nossos tempos que são, na realidade, tão apocalípticos como sempre devido à grande CONFUSÃO que prevalece na Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. ¿Sabemos o que os Sumos Pontífices pensavam sobre as Sagradas Escrituras? Aqui está um pequeno resumo de suas importantes contribuições sobre este tema:

Os Sumos Pontífices, desde Leão XIII, não se cansaram de recomendar a leitura da Bíblia ao povo cristão.

São Pio Bento que Nosso Senhor criou para o universo cristão, através dos seus profetas, apóstolos e doutores”. A encíclica Divino Aflante Spiritu de Pio XII é o coroamento dos esforços pontifícios que tendem a fazer da Bíblia a leitura diária dos fiéis. “Favoreçam”, diz o Papa aos Prelados, “e prestem a vossa assistência a todas aquelas associações piedosas cujo objectivo é publicar e difundir entre os fiéis exemplares impressos das Sagradas Escrituras, principalmente dos Evangelhos, e esforçar-se com todos os esforços para que “Nas famílias cristãs há uma leitura diária ordenada e santa deles”. '

De tudo isto se vê que os Sumos Pontífices querem que a Bíblia chegue ao povo, e não apenas aos sacerdotes e leigos de Quito. Daí decorre a imensa responsabilidade dos comentadores, sobre os quais cabe a missão divina de explicar ao povo a palavra que tem o poder de salvar as almas (Tiago, 1, 21; cf. Rom., 1, 16). Não negamos a necessidade da crítica textual, nem o valor das notas filológicas, históricas, geográficas, arqueológicas, e graças a Deus temos esse aparato científico em muitas edições; Mas não esqueçamos que nas publicações bíblicas dirigidas ao povo não deve faltar o método patrístico, que, sobretudo, busca nas Escrituras as verdades doutrinárias e os ensinamentos práticos para levar uma vida cada vez mais cristã.

Dito isso, deixe de lado a preguiça diabólica e anticristã e peça a luz do Espírito Santo para ler meus artigos que começarei a partir de agora onde farei um breve e geral resumo de cada livro das Sagradas Escrituras. Deus te abençoe e te ajude nesta grande obra que começa com o objetivo de alcançar a vida eterna. (o editor)

O PENTATEUCO

O Pentateuco, ou, como os judeus o chamam, o Livro da Lei (Torá), encabeça os 73 livros da Bíblia e constitui a magnífica porta para a Revelação divina. Os nomes dos cinco livros do Pentateuco são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio e seu propósito geral é: expor como Deus escolheu para si o povo de Israel e os formou para a vinda de Jesus Cristo; de modo que na realidade é Jesus Cristo quem aparece através dos misteriosos destinos do povo eleito.

Gênesis significa “geração” ou origem. O nome nos diz que este primeiro livro do Apocalipse contém os mistérios da pré-história e os primórdios do Reino de Deus na terra. Descreve, em particular, a Criação do universo e do homem, a queda dos primeiros pais, a corrupção geral, a história de Noé e do dilúvio. Depois o autor sagrado narra a confusão de línguas na torre de Babel, a separação de Abraão do seu povo e a história deste patriarca e dos seus descendentes: Isaque, Jacó, José, para terminar com a bênção de Jacó, a sua morte. a de seu filho José. Intercaladas nesta sucessão de acontecimentos históricos estão as grandes promessas messiânicas com as quais Deus despertou a esperança dos patriarcas, depositários da Revelação primitiva.

O Êxodo, ou seja, a “saída”, é chamado de segundo livro, porque conta a história da libertação do povo israelita e da sua saída do Egipto: Vários séculos intervêm entre o Gênesis e o Êxodo, ou seja, o tempo durante o qual os filhos de Jacó estavam na terra dos faraós. O autor sagrado descreve neste livro a opressão dos israelitas; Ele então conta a história do nascimento de Moisés, seu resgate das águas do Nilo, sua fuga para o deserto e o aparecimento de Deus na sarça. Depois, na segunda parte, narra a própria libertação, as entrevistas de Moisés com Faraó, o castigo das dez pragas, a travessia do Mar Vermelho, a promulgação da Lei de Deus no Sinai, a construção do Tabernáculo; a instituição do sacerdócio da Lei Antiga e outros preceitos relativos ao culto e ao sacerdócio.  

Levítico é o nome do terceiro livro do Pentateuco. A palavra Levítico deriva de Levi, pai da tribo sacerdotal. Trata primeiro dos sacrifícios; Ele então relata as disposições relativas ao Sumo Sacerdote e aos sacerdotes, ao culto e aos objetos sagrados. O capítulo 11 começa com os preceitos relativos às purificações, aos quais se acrescentam instruções sobre o Dia da Expiação, outras sobre sacrifícios, algumas proibições, impedimentos ao casamento, punições para certos pecados e disposições sobre festas. No último capítulo o autor sagrado fala de votos e dízimos.

O quarto livro chama-se Números, porque no seu primeiro capítulo se refere ao censo realizado depois da conclusão da legislação sinaítica e antes da saída do monte de Deus. A seguir, são proclamadas algumas leis, especialmente relativas aos nazireus, e regulamentos relativos à formação do acampamento e à ordem das marchas. Quase todos os acontecimentos referidos nos Números ocorreram no último ano da viagem, enquanto quase todos os acontecimentos dos trinta e oito anos anteriores são ignorados. Alguns se destacam pelo seu caráter extraordinário; por exemplo, as previsões de Balaão. No final, acrescenta-se o catálogo das estações durante a marcha pelo deserto, e dão-se a conhecer vários preceitos sobre a ocupação da terra prometida;

Deuteronômio é, como o próprio nome diz, "a segunda Lei", uma recapitulação, explicação e ampliação da Lei de Moisés. O grande profeta, antes de se encontrar com seus pais, desenvolve no interior de Moabe em vários discursos a história dos escolhidos. pessoas, incutindo-lhes os mandamentos divinos. No primeiro (1-4, 43), ele faz uma retrospectiva dos acontecimentos no deserto, acrescentando algumas exortações práticas e os ensinamentos mais magníficos. No segundo discurso (4, 44 -11, 32) e na parte legislativa (caps. 12-26), o legislador do povo de Deus revê as leis anteriores, fazendo as exortações necessárias ao seu cumprimento, e acrescentando numerosos preceitos complementares. .27-30) têm como objetivo renovar a Aliança com Deus, que, segundo as disposições de Moisés, deve ser realizada após a entrada do povo no país de Canaã. Os capítulos 31-34 contêm a nomeação de Josué como sucessor de Moisés, a canção profética disso, sua bênção e uma breve notícia sobre sua morte. O Deuteronômio é, segundo São Jerônimo, a prefiguração da Lei Evangélica” (Carta a Paulino).

O autor do Pentateuco é Moisés, profeta e organizador do povo de Israel, que viveu no século XV ou XIII antes de Jesus Cristo. Não só a tradição judaica, mas também a cristã sempre apoiaram a origem mosaica do Pentateuco. O próprio Jesus fala do “Livro de Moisés” (Marcos, 12, 26), da “Lei de Moisés (Lucas, 24, 44), atribui a Moisés os preceitos do Pentateuco (cf. Mat., 8, 4; Marcos, 1, 44; 1, 10; 10, 5; Lucas, 5, 14; 20, 28; João, 7, 19), e diz em João, 5, 45: "Teu acusador é Moisés, em quem tu depositaram sua esperança. Se você acreditasse em Moisés, você também acreditaria em mim, já que ele escreveu sobre mim.

Com base nestes argumentos, a Pontifícia Comissão Bíblica de 27 de junho de 1906 determinou, com toda a sua autoridade, a integridade e genuinidade dos Livros de Moisés; admitindo, porém, a possibilidade de Moisés ter feito uso de fontes existentes, e a outra, de que o Pentateuco no decorrer dos Séculos tenha experimentado certas variações como, por exemplo: acréscimos acidentais após a morte de Moisés, às vezes feitos por um inspirado autor, por vezes introduzido no texto como glosas e comentários, substituição de palavras e formas arcaicas; variantes devido a copistas, etc.

A mesma Pontifícia Comissão Bíblica instituiu, em 30 de dezembro. Junho de 1909, o caráter histórico dos três primeiros capítulos do Gênesis, estabelecendo que os sistemas inventados para excluir deles o significado literal não se baseiam em bases sólidas.

Todos os ataques da crítica moderna contra o. a autenticidade e o caráter histórico dos livros de Moisés falharam, especialmente ases tentativas de atribuir o Pentateuco a três ou quatro autores diferentes (Eloísta, Jqhvist, Código Sacerdotal, Deuteronômio) e as teorias da escola evolucionista de Wellhausen, que no Pentateuco Ele não vê nada mais do que um reflexo das ideias e mitologias babilônicas; Egípcios, etc. Uma comparação exata das histórias bíblicas com as extra-bíblicas demonstra, pelo contrário, a absoluta superioridade das primeiras sobre as segundas, que, em geral, nada mais são do que restos pobres e desfigurados da Revelação primitiva.

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario