utfidelesinveniatur

martes, 12 de septiembre de 2023

UM POUCO DE ESPIRITUALIDADE. DA ESTRADA REAL DE SANTA CRUZ.


1. Esta palavra parece dura para muitos: negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga Jesus. Mas será muito mais difícil ouvir a última palavra: “Afasta-te de mim, maldito, para o fogo eterno”. Pois aqueles que agora ouvem e seguem voluntariamente a palavra da cruz não terão medo de ouvir a palavra da condenação eterna.

Este sinal da cruz estará no céu, quando o Senhor vier julgar. Então todos os servos da cruz, que foram conformados em vida com o crucificado, chegarão a Cristo Juiz com grande confiança.

2. Então é assim, por que você tem que tomar a cruz, pela qual se vai para o reino? Na cruz está a saúde, na cruz está a vida, na cruz está a defesa dos inimigos, na cruz está a infusão da suavidade soberana, na cruz está a força do coração, na cruz está a alegria do espírito, na cruz está a virtude mais elevada, na cruz está a perfeição da santidade. Não há saúde da alma, nem esperança de vida eterna, exceto na cruz. Portanto, tome sua cruz e siga Jesus, e você irá para a vida eterna.

Ele veio primeiro, carregou sua cruz e morreu na cruz por você; porque você também o carrega e deseja morrer nele. Porque se você morrer junto com Ele, você viverá com Ele.  E se você for companheiro de castigo, será também companheiro de glória.

 3. Veja que tudo consiste na cruz, e tudo consiste em morrer nela. E não há outro caminho para a vida e para a verdadeira paz cativante, senão o caminho da santa cruz e da mortificação contínua. Vá aonde quiser, busque o que quiser, e você não encontrará um caminho mais elevado no alto, nem um caminho mais seguro no baixo, mas o caminho da santa cruz.

Disponha e ordene todas as coisas de acordo com sua vontade e opinião, e você não encontrará, mas terá que sofrer algo, seja por escolha ou por força: e assim encontrará sempre a cruz. Pois bem, ou você sentirá dores no corpo, ou sofrerá tribulações no espírito.

4. Às vezes Deus te abandonará, às vezes o teu próximo te perseguirá: o que é pior, muitas vezes você ficará insatisfeito consigo mesmo, e não ficará aliviado, nem se acalmará com nenhum remédio ou consolo; É melhor você sofrer enquanto Deus quiser.

Porque Deus quer que você aprenda a sofrer tribulações sem consolação, e que você se submeta completamente a Ele, e se torne mais humilde através das tribulações. Ninguém sente assim no coração a paixão de Cristo, como alguém que sofre coisas semelhantes.

Assim a cruz está sempre preparada e te espera em qualquer lugar; Você não pode fugir para onde quer que esteja, porque para onde quer que você fuja, você se leva consigo e sempre se encontrará.

Vire para cima, vire para baixo, vire para fora, vire para dentro e em tudo isso você encontrará uma cruz. E é preciso que você tenha paciência em todos os lugares, se quiser ter paz interior, e merecer uma coroa perpétua.

5. Se você carregar a cruz com boa vontade, ela o carregará e o guiará até o fim desejado, onde estará o fim do sofrimento, mesmo que não seja aqui. Se você o carrega contra a sua vontade, você o carrega e o torna mais pesado: e ainda assim é apropriado que você sofra. Se você descartar uma cruz, sem dúvida encontrará outra, e pode ser mais grave.

6. Você acha que pode escapar daquilo que nenhum dos mortais conseguiu? Qual dos Santos esteve no mundo sem cruz e tribulação? Nosso Senhor Jesus Cristo, aliás, enquanto viveu neste mundo, não ficou uma hora sem dor de paixão. Pois era apropriado, diz ele, que Cristo sofresse e ressuscitasse dentre os mortos, e assim entrasse em sua glória. Pois bem, como  procurar outro caminho senão este caminho real, que é a vida da santa cruz?

7. Toda a vida de Cristo foi uma cruz e um martírio e você busca relaxamento e alegria para si mesmo? Você erra, você se engana se busca outra coisa que não seja sofrer tribulações; porque toda esta vida mortal está cheia de misérias e por toda parte marcada com cruzes. E quanto mais alguém beneficiar no espírito, mais graves cruzes encontrará muitas vezes, porque a pena do seu exílio cresce mais por amor.

8. Mas este, assim afligido de tantas maneiras, não deixa de ter o alívio da consolação; porque sente o grande fruto que cresce ao carregar a sua cruz. Porque quando ele se submete por sua vontade, todo o peso da tribulação se torna confiança na consolação divina. E quanto mais a carne é quebrantada pela aflição, mais o espírito se esforça pela graça interior.

E às vezes ele se sente tão consolado pelo carinho da tribulação e da adversidade, pelo amor e pela conformidade da cruz de Cristo, que não quer ficar sem dor e tribulação: porque se considera mais aceitável a Deus, quanto maior e mais coisas sérias ele pode sofrer por Ele.

Isto não é virtude humana, mas graça de Cristo, que pode e faz tanto na carne fraca, que aquilo que naturalmente sempre odeia e foge, ataca e acaba com fervor de espírito.

9. Não é próprio da condição humana carregar a cruz, amar a cruz, castigar o corpo, colocá-lo em servidão; fugir das honras, sofrer insultos voluntariamente, desprezar-se e desejar ser desprezado; sofra todas as coisas adversas e prejudiciais e não deseje nada de prosperidade neste mundo.

Se você olhar para si mesmo, não será capaz de fazer nenhuma dessas coisas: mas se você confiar em Deus, Ele lhe enviará força do céu e sujeitará o mundo e a carne a você. E você não temerá o diabo, seu inimigo, se estiver armado com fé e marcado com a cruz de Cristo.

10. Prepare-se, então, como bom e fiel servo de Cristo, para carregar corajosamente a cruz do seu Senhor crucificado por seu amor. Prepare-se para sofrer muitas adversidades e vários desconfortos nesta vida miserável; porque assim Jesus estará com você onde quer que você vá; e verdadeiramente você o encontrará onde quer que se esconda.

Assim deveria ser, e não há outro remédio para escapar da dor e da tribulação dos males, senão sofrer. Beba com carinho o cálice do Senhor, se quiser ser seu amigo, e ter parte com Ele.  Envie consolações a Deus, para que ele possa fazer com eles o que mais lhe agrada.

Mas esteja preparado para sofrer tribulações e considere-as grandes consolações; porque as paixões deste tempo não são dignas de merecer a glória futura, mesmo que só você pudesse sofrer todas elas.

11. Quando você chegar a tal ponto que a aflição lhe seja doce e agradável pelo amor de Cristo, então pense que está indo bem para você; porque você encontrou o paraíso na terra. Quando o sofrimento lhe parecer sério e você tentar escapar dele, acredite que as coisas estão indo mal para você e que, aonde quer que você vá, as tribulações o seguirão.

12. Se você se preparar para fazer o que deve, ou seja, sofrer e morrer, então as coisas irão melhorar para você e você encontrará a paz. E mesmo que você seja arrebatado ao terceiro céu com São Paulo, não terá certeza de que não sofrerá algum revés. Eu (diz Jesus) lhe mostrarei quantas coisas lhe convém sofrer por meu nome. Você deve, portanto, sofrer, se quiser amar Jesus e servi-Lo sempre.

13. Gostaria que você fosse digno de sofrer algo pelo nome de Jesus! ¡Que grande glória seria para você! ¡Quanta alegria a todos os Santos de Deus! ¡Quanta edificação seria para outros! Todos elogiam a paciência, mas poucos querem sofrer. Não admira que você deva sofrer algo voluntariamente por Cristo; Bem, há muitos que sofrem coisas graves no mundo.

14. Saiba com certeza que é melhor morrer vivo; e quanto mais cada um morre para si mesmo, mais começa a viver para Deus. Ninguém é suficiente para compreender as coisas celestiais se não se humilhar para sofrer adversidades por Cristo.

Não há nada mais aceitável para Deus, nem mais saudável para você neste mundo, do que sofrer voluntariamente por Cristo. E se lhe fosse dada a escolha, você deveria desejar mais sofrer coisas adversas por Cristo do que ser recriado com muitas consolações; porque assim vocês seriam mais parecidos com ele e mais conformes com todos os santos. Portanto, o nosso mérito nem a perfeição do nosso estado não reside nas muitas suavidades e consolações, mas sim em sofrer grandes dificuldades e tribulações.

15. Porque se alguma coisa fosse melhor e mais útil para a salvação dos homens do que o sofrimento, Cristo o teria declarado pela sua doutrina e pelo seu exemplo. Pois ele exorta manifestamente seus discípulos, e todos os que desejam segui-lo, a tomarem a cruz, e diz: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me."

Assim, tendo lido e considerado bem todas as coisas, que esta seja a última conclusão: que através de muitas tribulações nos é conveniente entrar no reino de Deus.

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario