utfidelesinveniatur

miércoles, 30 de agosto de 2023

O QUE RESTA DO MEU PAÍS.



Observação. É uma magnífica poesia escrita pelo Bispo Vicente Camacho nos anos da Guerra Cristero, ou seja, 1926-1929, que foi continuada pela terrível perseguição que terminou por volta do ano 1940.

Bispo diz o que vê e o que o Espírito Santo o inspira. Naquela época, o verdadeiro catolicismo ainda estava no ar e a religião era verdadeiramente combatida, um princípio sobrenatural profundamente enraizado nas almas dos mexicanos. A sua poesia narra os infortúnios e a corrupção actualmente existentes no mundo com nuances verdadeiramente dramáticas, (parece que foi escrita para esta época e para todos os países do mundo) mas nada fora da realidade que actualmente nos é apresentada como devastadora. câncer na sociedade atual que parece uma profecia, cujo fim é uma catástrofe global irremediável.

Catástrofe já prevista por Nossa Senhora de Fátima em 1917, quando disse: “Para evitar isso, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora dos primeiros sábados. Se os meus pedidos forem ouvidos, a Rússia converter-se-á e haverá paz. Caso contrário, ela (Rússia) espalhará os seus erros por todo o mundo, provocando guerras e perseguições contra a Igreja; os bons serão martirizados; o Santo Padre terá muito que sofrer; várias nações serão aniquiladas.”

Se o mundo continua a ofender a Deus mais do que nunca e não parou de pecar, se a sociedade de hoje é tão má como diz Dom Vicente Camacho, se aqueles que pensavam que nunca se aliariam se aliaram agora, refiro-me à Rússia, à China e O Irão e, finalmente, a guerra agrava-se tanto na Europa como em África. ¿O grande castigo não está perto de onde a Rússia é o flagelo de Deus? Isto não é dito por um servidor, é dito por um Deus trino e através da Santíssima Virgem em Fátima. Lembremo-nos das palavras do nosso Redentor Jesus Cristo: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (sem que cumpram tudo o que ele disse até hoje).

Aqui está a poesia, cada um medite no seu coração e tire a sua conclusão e saiba que, hoje mais do que nunca, deve implorar a protecção da Mãe de Deus pois é o remédio que Monsenhor Vicente Camacho recomenda e é também a recomendação da Santíssima Virgem de Fátima:

 

¿O que resta da minha terra natal? florestas seculares

eles não são mais filhos dele; as ondas dos mares

Está sulcado por mil navios com bandeiras estranhas;

e órfãos seus filhos, congelaram suas casas

suas virgens estupraram seus homens sem honra...

 

¿O que resta da minha terra natal? Seus rios de ouro e prata

Há muito que eles fluíram para cataratas espessas

Na nação vizinha eles sempre nos odeiam.

Em vez disso, em nossos rostos está retratada a fome,

vivimos cual mendigo, y es rico el vil ladrón.

 

¿O que resta da minha terra natal? Aqueles que eram pomares,

hoje são lagos de sangue ou desertos funerários

onde os chacais celebram a sua festa…!

A minha pátria é tão pobre que até os seus filhos mortos

sob o fogo ardente do sol, eles devem apodrecer!

 

¿O que resta da minha terra natal? sua lendária história,

que tudo é épico, que é uma canção de glória

As mãos dos seus filhos, infames, sujas:

O nome de seus heróis fugiu da memória,

¡E mil hinos são levantados em nome do traidor...!

 

 ¿O que resta da minha terra natal? Sua bandeira tricolor,

Dizem que não é como era em outros tempos,

O que a união já não nos pede, que já não é religião:

do que o brilho avermelhado de uma fogueira infernal

¡De ódio implacável, sua tonalidade vermelha…!

 

¿O que resta da minha terra natal? as lajes funerárias

que ontem estavam envoltos em rosas e orações,

Sacrilégio, a multidão veio e os roubou...

E ao pó dos heróis ele chamou o pó dos párias

e as cinzas sagradas que a rajada levou embora!

 

¿O que resta da minha terra natal? O Deus dos meus mais velhos,

O único que poderia acalmar nossas dores,

o Cristo dos meus pais, meu Cristo! ¿Onde está?

Eles cuspiram em nossos rostos nos chamando de traidores,

sim, nossos lábios tentam pronunciar seu Nome!

 

¿O que resta da minha terra natal? Ele não tem mais homens valentes;

seus filhos não são crianças... bem, eles não são inocentes

suas filhas não são anjos… elas não têm mais modéstia

seus velhos não são velhos...há manchas em suas testas

suas mães não são mães... elas não têm coração!

 

¿O que resta da minha terra natal? Seus santuários fechados,

seus tabernáculos estão cheios de poeira e quebrados e,

o navio sagrado, sozinho; sem fiéis e sem Deus...

E mudos e sombrios seus altos campanários,

parecem mausoléus de uma cidade que morreu.

 

¿O que resta da minha terra natal? Manhã,

Quando a voz dos canhões trovejar, se o estrangeiro vier

¿E tentar nos destruir... por quem irei lutar?...

¿Eles podem tirar sua terra natal daqueles que não a têm?

¿A mãe do órfão pode ser desenraizada?

 

¿O que resta da minha terra natal? Uma estrela brilhante

Que em cima do abençoado Tepeyac se destaca,

banhando o mundo de Colon com sua luz mais pura!

Minha pátria ainda não morreu, pois ela pertence à minha pátria

glória, esperança, vida, coração!

 

A Pátria ainda não morreu; Ele não morreu, mexicanos.

A Morena Celestial está em Tepeyac.

Deixe tremer o infame, deixe tremer os tiranos,

Deixe as cornetas da liberdade eterna cantarem.

 

Por Ela lutaremos até o último momento;

Por Ela, derrotaremos o gigante colossal,

que tenta nos destruir, e, se ele for o vencedor,

Ele terá sob seus pés um povo moribundo,

quem morre pela sua Virgem, quem morre pelo seu Deus.

Mons. Vicente M. Camacho. Bispo de Yucatán.

(Nos tempos dos Cristeros.)

 

  

No hay comentarios:

Publicar un comentario