utfidelesinveniatur

domingo, 23 de abril de 2023

O SACRIFÍCIO DA CRUZ. SINAL MÁXIMO DE SEU AMOR AO PAI ETERNO E A NÓS.



Observação. A paixão do nosso divino Salvador é a causa principal da sua vida terrena, pela qual suspirou várias vezes durante a sua vida apostólica e com grande veemência desejou chegar a esse momento, porque nele cumpriria plenamente a Vontade Divina e satisfazer a nossa redenção. Para a Igreja, a sua Esposa Imaculada é a essência do ano litúrgico, é onde ela se expande, manifestando a sua tristeza e pesar com as lamentações do grande profeta Jeremias, lamentações que são como gemidos inexprimíveis que brotam do fundo do coração de nossa Mãe a Igreja. . Daí resulta que neste artigo São Tomás de Aquino fala da figura do sacrifício da Cruz e de Jesus Cristo no Antigo Testamento. Deveria, para nós, significar o mesmo e unir-nos com grande espírito magnânimo e generoso a esta paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Embora já tenha passado esta Sexta-Feira Santa, onde a Igreja, com grande solenidade, celebrou a sua Paixão e Morte na Cruz.

ele. Da paixão de Cristo na Sagrada Escritura. (a.1-3)

Quando lemos os oráculos proféticos sobre o Messias no Antigo Testamento, notamos que ele sempre nos é apresentado como um monarca glorioso, que defende a causa dos humildes contra a violência dos poderosos, que recebe a homenagem dos povos e os Reis. Esta concepção não podia deixar de lisonjear o povo israelita, que acaba por ver no reino messiânico uma idealização do reino de David, daí o povo expressar a sua fé na dignidade messiânica de Jesus chamando-o de Filho de David e esclarecendo a ele em sua entrada em Jerusalém com as vozes de "Bendito o reino de Davi, nosso pai, que vem" (Mc, 11,10). Por isso os apóstolos não entenderam as palavras do Salvador quando anunciou a sua paixão em Jerusalém (Mt. 6,22s),

No entanto, não é possível que o Antigo Testamento tenha deixado de prever o grande mistério da paixão redentora do Filho de Deus. Conta-nos São Lucas que o Salvador ressuscitado, ao aparecer aos dois discípulos, que caminhavam para Emaús, disse-lhes: ¡Ó homens sem inteligência e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas predisseram! Não era necessário que o Messias sofresse isso e entrasse em sua glória? E começando por Moisés e todos os profetas, declarou-lhes tudo o que se referia a Ele em todas as Escrituras (Lc. 24,25-27).

Bem, este é o programa que nos propomos desenvolver nesta introdução. Para isso, precisamos lembrar que a exegese judaica admitia na Sagrada Escritura, além do sentido literal histórico, um sentido literal mais profundo, que hoje costuma ser chamado de sentido pleno, e depois sentido típico. Isso sem contar o sentido confortável, que os doutores da Lei usaram e abusaram.Todos esses sentidos, sem excluir o sentido confortável, que não é o sentido da Escritura, mas do seu intérprete, podem ser encontrados nos escritos do Novo Testamento. .

Sacrifícios no Antigo Testamento.

 Entre as festas que o povo israelita celebrava, a Páscoa ocupa um lugar de destaque. Em 10 de nisã, cada família separará um cordeiro ou cabrito do rebanho; No dia 14, ao pôr do sol, eles o sacrificarão e o comerão à noite, assado com pães ázimos e alface selvagem.

Somente os circuncidados poderão participar deste banquete.

Este é o sacrifício pascal de Javé, que passou pelas casas dos filhos de Israel quando ele ariano para o Egito, guardando nossas rosas (Ex. 12,27). A Páscoa recorda a libertação de Israel em virtude das promessas feitas aos patriarcas, posteriormente confirmadas com a aliança do Sinai. O apóstolo sem dúvida se refere a essas promessas quando diz de Moisés que pela fé ele celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos de Israel; (Hebr. II, 28). A consumação desta Páscoa nos é declarada por São Paulo escrevendo aos Corítios: deitai fora o fermento velho para ser massa nova, como estais sem fermento, porque Cristo, nossa Páscoa, já foi imolado (1 Cor. 5,7). O sacrifício pascal, comemorando a libertação de Israel, é assim o tipo de sacrifício de Cristo, com o qual se realizou a libertação da raça humana. Por isso São João, declarando por que as pernas do Salvador não foram quebradas como ladrões, traz as palavras do Êxodo em que foi ordenado não quebrar o osso do cordeiro pascal (I. 19,36; Ex. 12,46).

O principal ato de adoração é o sacrifício. Os patriarcas, onde quer que armassem suas tendas, erguiam um altar e ofereciam sacrifícios ao Senhor: A vítima sacrificada era o substituto do ofertante, que era oferecido e sacrificado nela. A oblação de sangue representava a alma daquele que a oferecia. Por isso, quando faltava devoção ao ofertante, pelo qual a vítima era incorporada, o sacrifício não agradava ao Senhor, e, por outro lado, a devoção, por mais que se manifestasse, constituía um sacrifício agradável ao Senhor. Mas já se vê que só a mais perfeita devoção ao Filho de Deus poderia agradar ao Pai celeste, e aos outros, na medida em que nela participassem.

Em Levítico somos informados dos vários tipos de sacrifícios admitidos pelo ritual mosaico: o holocausto, o sacrifício pacífico e o duplo sacrifício expiatório pelos pecados (Lv 1-5). Destes, o holocausto era considerado o mais perfeito, porque nele toda a vítima era consumida como um presente a Deus, sem que o ofertante ou o sacerdote reservassem qualquer parte. Do sacrifício pacífico, o sangue e as vísceras eram oferecidos a Deus; As carnes eram repartidas entre o sacerdote e o ofertante, que devia comê-las no santuário, em banquete de comunhão, oferecido pelo próprio Deus, que o havia santificado. Os sacrifícios expiatórios foram ordenados para expiar os pecados e purificar as almas. Os sacerdotes recebiam apenas uma porção deles, pelo que se dizia que comiam os pecados do povo: Somente a fé e a devoção tornaram agradáveis ​​todos esses sacrifícios, que do sacrifício de Cristo receberam a virtude de agradar a Deus e expiar os pecados. Nisto se encontra a razão de tipo que todos eles têm para figurar o sacrifício do Calvário

Entre os sacrifícios expiatórios, ocupam um lugar preferencial aqueles que eram oferecidos para além do sétimo mês na festa da expiação, os quais são descritos detalhadamente no capítulo 16 do Levítico e que na Epístola aos Hebreus é declarado em seu sentido típico (9 -10). Por meio desses sacrifícios, o povo acreditava estar purificado de seus pecados e totalmente reconciliado com seu Deus. Duas coisas devem ser distinguidas na virtude desta festa, como na dos outros ritos mosaicos: a purificação das impurezas legais, que tiveram sua origem na própria lei, e a purificação dos pecados ou infrações da lei de Deus. Os primeiros foram removidos pelos ritos da mesma lei que os colocou; mas estes últimos só foram removidos por devoção e fé no sacrifício de Jesus Cristo,

Tudo isso aparecerá mais claramente no sacrifício de Isaac, que a tradição exegética sempre considerou como o tipo mais expressivo do sacrifício de Jesus Cristo. Sacrifícios humanos oferecidos a falsos deuses eram comuns em Canaã, os pais ofereciam a suas divindades aquele que mais amavam, seus próprios filhos. Com isso, eles pensaram que mereciam seus agradecimentos... Que esse costume bárbaro foi introduzido em Israel é comprovado pelo caso de Jefté, que ofereceu sua filha a Deus após a vitória sobre os amonitas... A intenção do autor sagrado em referir-se ao sacrifício de Isaque é, sem dúvida, mostrar o que é agradável ao Senhor nos sacrifícios... herdeiro das promessas divinas. Pois o Senhor exige isso de Abraão, e o patriarca prepara-se para fazer o sacrifício e, quando estava para o consumar, Deus revela a sua vontade e o quanto estava satisfeito com a sua obediência. Abraão era tanto o sacerdote quanto a vítima. Ao desferir o golpe mortal em seu filho, ele atinge seu próprio coração.

A morte de Jesus Cristo como sacrifício supremo e único.

Pois a morte de Jesus Cristo, arranjada pelo Pai, aceita pelo Filho desde o princípio, pedida pelos judeus, executada pelos romanos e suportada pelo Salvador de acordo com a vontade do Pai, é um verdadeiro sacrifício, o único aceito por Deus, Deus Pai, e em atenção ao qual os antigos sacrifícios da lei tinham valor como suas figuras. Na Epístola aos Hebreus, o Apóstolo nos fala amplamente do sacerdócio de Cristo, do sacrifício que ele fez de si mesmo e dos frutos desse sacrifício (Hebr. 7,27'; 29,11s; ro, 4-I. 14), e escrevendo aos Romanos, São Paulo diz que Deus colocou Cristo Jesus como sacrifício propiciatório, pela fé no seu sangue, para manifestação da sua justiça, para tolerância dos pecados (3,

4. Da redenção de Cristo (a.4)

Antigamente, a fome era objeto de tráfico. E não só o indivíduo, também nas Escrituras é o povo em massa. Os derrotados eram, por direito, recebidos em todos os lugares, escravos do vencedor, que poderia vendê-los como parte dos despojos de guerra. No Deuteronômio (28.68) ameaçando Israel com o castigo de suas prevaricações, é dito: Yavé acabará por fazer-vos voltar em navios ao Egito pelo caminho que vos havia dito; Você não vai voltar para ele. A ele sereis oferecidos aos vossos inimigos para venda, como escravos e escravas, e não haverá quem vos compre. O escravo não poderia recuperar legalmente sua liberdade senão pagando o devido resgate ao seu dono. Os profetas usam esta imagem para explicar o comportamento de Deus para com Israel. Isaías faz o Senhor falar desta maneira: Ou quem é o dos meus credores a quem te vendi? Por nossos crimes foste vendido (50,15). e o salmista reclama ao Senhor dizendo; Você vendeu seu povo por nada; não aumentaste muito o seu preço (44.13) e no cântico do Deuteronômio; ¿Como pode um só perseguir mil, e dois colocarem dez mil em fuga, a não ser porque a sua Rocha os vendeu e o Senhor os livrou (32,30)? Em oposição a isso, Isaías fala, na segunda parte de seu livro, do Redentor de Israel, que diz; Por ti enviei contra a Babilônia e quebrei as grades da tua prisão, e os caldeus foram amarrados com cordas (43,14). Antes ele havia falado com mais respeito dos direitos dos caldeus sobre seu povo, dizendo; Eu dei o Egito como resgate, dou a Etiópia e Saba por você. Porque você está aos meus olhos de grande estima, de grande valor, e eu te amo, e entrego reinos e povos por ti em troca da tua vida (43,3S). É a interpretação providencial da conquista do Egito por Nabucodonosor no final de seu reinado.

A redenção ou resgate supõe, naturalmente, a servidão dos resgatados. Esta será a escravidão do pecado (Tit, 2,13) ​​​​ou a escravidão do diabo. Os apóstolos falam frequentemente de Cristo, que veio a ser, de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito, aquele que se gloria se glorie no Senhor (1 Cor. 1,30S). E depois; Você comprou um lugar por um preço; não vos torneis servos dos homens (7,23). Aquele preço que foi dado por nós não é outro senão Cristo, que se deu a si mesmo para a redenção de todos (1 Tim.m, 2,6). E mais concretamente, é o sangue, isto é, a vida de Cristo, que nos resgatou, ou seja, nele temos a redenção em virtude do seu sangue (Ef 1,7; Hb 9, 12, 15). Não com ouro nem com prata, que são corruptíveis, diz São Pedro, fostes redimidos, mas com o precioso sangue de Cristo (I Pedro 1,18s•). E São João diz que o Cordeiro imolado foi aquele que comprou homens de todas as tribos, línguas, povos e nações com seu sangue para Deus, e nos fez para nosso Deus reino e sacerdotes (Apoc, 9S). São Paulo, que havia sentido, em sua vida de fariseu, todo o peso da lei e que estimava estar livre dela, diz aos gálatas: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós. pois está escrito, Maldito todo aquele que for pendurado em uma árvore (3,13.44S).

V. Eficácia da paixão de Cristo (a.5-6)

O último artigo serve para propor outra nova questão sobre o modo como Cristo opera pela saúde dos homens.Os filósofos distinguem quatro causas, duas internas às coisas, porque entram na sua constituição, que são materiais e formais; dois outros externos a. as coisas, que são a final, que atua como uma atração para si mesma, e a eficiente, que atua como um impulsor, a máquina que empurra ou puxa o trem, é a causa eficiente de seu movimento. A esta causa eficiente física se reduz a causa moral, o conselho, o mandato, o exemplo.     

¿Como isso se realiza na paixão de Cristo? Voltando ao princípio indicado acima, é preciso ver em Jesus a divindade e a humanidade: a primeira é a causa principal da saúde humana; a humanidade, o instrumental; os dois eficientes, mas subordinados, pois o instrumento não age se não for movido pela causa principal, a pena pela mão do escrivão, mas o principal, tudo o que faz, o faz pelo instrumento. Caso contrário, não seria uma causa principal, mas uma causa única.A aplicação dessa doutrina a essas coisas divinas geralmente tem suas dificuldades, pois somente por analogia as doutrinas humanas podem ser aplicadas à declaração dos mistérios divinos. É por isso que não me surpreende que as sentenças dos teólogos não concordem em explicar esta questão que o Tomás de Aquino propõe aqui. Vamos ver como fazer isso confiando em suas palavras. Há em Cristo duas naturezas, a divina e a humana, sendo o ser humano o instrumento do divino; que se trabalha, sofre e morre pela saúde do mundo; mas suas obras, sofrimentos e morte recebem a virtude de operar a saúde humana da natureza divina, A fraqueza humana é fortalecida pela virtude da divindade, Quando a alma fiel, movida por Deus, se une na paixão e morte de Cristo pela fé, a divindade opera comunicando os frutos da paixão e morte de Cristo, que são frutos de salvação.

 

Fonte: São Tomás de Aquino. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario