utfidelesinveniatur

lunes, 30 de agosto de 2021

VANIDADE DE VANIDADES, MAS SÓ PARA SERVIR A DEUS: SAN JUAN DE AVILA

 

 “A vaidade é uma erva daninha que envenena todo jardim, é preciso estar alerta no manuseio da enxada”, disse o argentino.

  Você vai servir a outros deuses de dia e de noite (Jerem., 16, 13), Deus lança fora como uma maldição aqueles que servem a falsos deuses; e muito bem feito por aqueles que adoram a honra.  Quando São João (12,43) fala de um povo dirigente de Jerusalém, que acreditava em Cristo, mas não ousava se publicar por respeito aos homens, ele diz deles com grande reprovação que amavam mais a honra dos homens do que a honra de Deus.  O que se pode dizer com razão desses amantes da honra, visto que vemos que, por não serem desprezados pelos homens, desprezam a Deus, cuja Lei se envergonham de seguir, porque não se envergonham dos homens.

 Mas faça o que quiser; honre sua honra o suficiente para que você não possa mais; que fixa e firme é a sentença proferida contra eles por Jesus Cristo, Juiz soberano, que diz (Lc, 9, 26): Quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho da Virgem se envergonhará dele; quando ele vem em sua majestade e seu pai e seus anjos.  E então todos os anjos e todos os santos cantarão (Salmos, 118, 137): Tu és justo, Senhor, e os teus julgamentos são justos; que, se o verme vil teve vergonha de seguir o Rei da Majestade, que Tu, Senhor, te envergonhas, sendo a mesma honra e alteza, que uma coisa tão baixa e tão ruim esteja na companhia tua e tua.  ¡Oh, com que ímpeto (Ap 18:21) a honra da Babilônia será então lançada nos infernos profundos, acompanhada pelos tormentos do orgulhoso Lúcifer, ¡pois eles queriam ser seus companheiros na culpa do orgulho!  Não zombe; Ninguém, nem que o amor à honra do mundo seja um pequeno mal, porque o Senhor, que sonda os corações, disse aos fariseus (Jo 5, 44): ¿Como podem acreditar em mim, visto que procuram seja honrado uns pelos outros, ¿e não busca a honra que vem somente de Deus?  ¿E já que esse mau afeto é tão forte que bastou para que não acreditassem em Jesus Cristo, que mal não poderia, ¿e quem dele não se contrariara?  Por isso Santo Agostinho disse que ninguém sabe que forças tem para prejudicar o amor à honra vã, senão aquele que causou a guerra.

  Muita ajuda contra este mal deveria ser para nós, que a mesma luz natural o condena; visto que nos ensina que o homem deve fazer obras dignas de honra, mas não merecer honra e não valorizá-la; e que o grande coração deve desprezar ser precioso e ser desprezado;  e que nada deve ser considerado grande, mas virtude.

 Mas se com tudo isso o cristão não tem coração para desprezar essa vaidade, erga os olhos para o seu Senhor na cruz, e vê-lo tão cheio de desonra, que, embora se pesem, podem competir com a grandeza do tormentos que ele recebeu.  E não sem motivo o Senhor escolheu a morte com extrema desonra, mas porque ele sabia quão poderoso é o amor da honra no coração de muitos; que não hesitam em se matar, e fogem do gênero da morte, se é com desgraça.  E para nos fazer entender que nem um nem outro deve nos assustar, ele escolheu a morte na cruz, na qual as dores graves se combinam com a desgraça excessiva.

  Veja, então, se você tem olhos, Cristo é estimado pelos mais baixos dos homens, e injuriado (vilmente desprezado, insultado) com graves desgraças;  alguns, que a mesma morte na cruz traz consigo, visto que foi a mais infame de todas;  e outras com as quais ofenderam particularmente nosso Senhor, visto que não sobrou nenhum tipo de pessoa que não estivesse acostumada a blasfemar, desprezá-lo e insultá-lo com tipos invisíveis de desonra;  e você verá como ele cumpre bem o que disse na pregação (Jo. 8): Eu não busco a minha honra.  Você gosta disso.  E se você tapa os ouvidos de sua alma, você tem que ouvir atentamente aquela lamentável proclamação que foi feita contra a própria inocência, proclamando Jesus Cristo nosso Senhor como um criminoso pelas ruas de Jerusalém, você ficará confuso ao ver que eles honram você, ou quando desejar, seja honesto; e você dirá com um gemido cativante: ¡Oh Senhor!  Você é proclamado como mau e eu elogiado como bom?  Qual é a coisa mais dolorosa?  E não somente o seu desejo de honra do mundo será tirado de você, mas você também desejará ser desprezado, por estar em conformidade com o Senhor, para seguir a quem, como diz a Escritura (Ecl., 23, 38), é uma grande honra.  E então dirás com São Paulo (Gal. 6, 14): Não agrada a Deus que eu me honre, mas na cruz de Jesus Cristo nosso Senhor; e você desejará cumprir o que o próprio Apóstolo diz (Hebr., 13, 13): Vamos sair a Ele fora do acampamento, carregados com o seu opróbrio.

 E se o afeto de vã honra é uma coisa poderosa, muito mais poderoso é o remédio do exemplo e da graça de Cristo, que de tal forma a supera e arranca do coração, que o faz sentir que é uma coisa abominável. coisa, do que ver um cristão Deixe o Senhor da Majestade descer a tal desprezo, deixe o verme vil permanecer inchado com o amor pela honra.  Por isso o Senhor nos convida e segue com o seu exemplo, dizendo (Jo., 16, 33): Confia, que eu venci o mundo.  Como se dissesse: Antes de vir aqui, uma grande coisa era lutar contra o mundo enganoso, rejeitando o que nele floresce e abraçando o que ele rejeita;  mas depois que ele colocou todas as suas forças contra mim, inventando uma nova espécie de tormento e desonra, que eu sofri sem virar o rosto, ele não parecia mais apenas magro, porque encontrou alguém que poderia sofrer mais;  ainda mais fica derrotado em seu benefício, porque com o meu exemplo que te dei, e com a força que ganhei, você será capaz de vencer ligeiramente, ultrapassar e pisar.

  Veja o cristão, visto que o mundo desprezou o bendito Filho de Deus, que é a Verdade eterna e o Bem supremo, não há razão para que ninguém o tenha em nada, nem acredite nele em nada.  Antes de ver que ele foi enganado por não conhecer uma luz tão clara, e por não honrar aquele que é a verdadeira honra; que o cristão desaprova, que o mundo aprova;  e aquele valor e amor que o mundo odeia e despreza;  fugindo com grande cuidado para ser precioso daquele que desprezou seu Senhor;  e tendo como grande sinal de ser amado por Cristo, sendo desprezado pelo mundo, com ele e por ele.

Como resultado, assim como os deste mundo não têm ouvidos para ouvir a verdade e a doutrina de Deus, antes de desprezá-las, aquele que está do lado de Cristo não deve tê-los para ouvir ou acreditar nas mentiras o mundo. Porque ora lisonjeio, ora persigo, ora prometo, ora ameace, ora amedronto, ou pareço brando, em tudo que ele se engana e quer enganar, e com tais olhos devemos olhá-lo;  É verdade que em tantas mentiras e falsas promessas o tomamos, que os meios (os meios: meio)) que um homem disse, não confiaríamos nele em nada, e com grande dificuldade, mesmo que ele dissesse a verdade , nós daríamos crédito a ele.  O que o mundo pode fazer não é certo nem errado, pois não pode dar ou tirar a graça de Deus.  Nem mesmo no que parece que pode, nada pode fazer, pois não pode atingir os cabelos da nossa cabeça sem a vontade do Senhor (Lc., 21, 18): e se outra coisa quer nos fazer entender, nós não acredite nisto.  Quem não se atreverá a lutar contra um inimigo que nada pode fazer? Para que você entenda melhor o que foi dito a você, você deve saber que uma coisa é amar a honra humana ou estima por si mesma e permanecer nela, e isso é ruim como foi dito, e outra coisa é quando essas coisas são amados por um bom propósito, e isso não é ruim.

 É claro que uma pessoa que tem comando ou estado para tirar vantagem dos outros, pode querer que a honra e a estima trate seu ofício com maior benefício dos outros; Porque se desprezam quem manda, desprezarão o seu mandamento, mesmo que seja bom.

 E não só essas pessoas, mais geralmente todo cristão deve cumprir o que está escrito (Eccli., 41, 15): Cuidado com a boa reputação.  Não porque ele tem que parar aí, mas sim porque tal cristão tem que ser, que quem ouve ou vê a sua vida, dê glória a Deus; como costumamos dar vendo uma rosa, ou uma árvore com frutas e frescor.  É o que ordena o santo Evangelho (Me, 5, 13), que a nossa luz brilhe diante dos homens, para que, vendo as nossas boas obras, dêem glória ao Pai celeste, de quem vêm todas as coisas boas.

  E esta tentativa de honrar a Deus e aproveitar os outros moveu São Paulo (2 Cor., 4) a falar de si mesmo grandes e secretos favores que nosso Senhor lhe tinha feito, sem se considerar um violador da Escritura, que diz (Prov., 27): Elogie a boca dos outros, e não a sua.  Porque ele disse estes seus elogios sem grudar nenhum deles, como se ele não os falasse; cumprindo-se o que havia dito aos de Corinto (1 Cor. 7), que quem tem mulher seja como se não as tivesse, e quem chora como se não chorasse, com outras coisas semelhantes a estas.

  Com isso ele quer dizer que usa lucrativamente o que é temporário, próspero ou adverso, alegre ou triste, que seu coração não se apega a isso; mais passa por ele como uma coisa vã e isso passa logo.  E é verdade, quando São Paulo contou essas coisas sobre si mesmo, com um coração ele as disse, não apenas um desprezador da honra, mas um amante do desprezo e da desgraça por Jesus Cristo, cuja cruz ele segurou para honra suprema.  (Gal, 6, 14.) E desses tais corações é possível confiar que recebem honra, ou dizem coisas que aproveitam para tê-la; porque eles nunca farão essas coisas, exceto quando for muito necessário;  para um bom final.

  Além disso, assim como é uma coisa de grande virtude ter as coisas como se não as possuíssem, e não guardar no coração a honra que elas nos dão de fora, também é uma coisa difícil e que pouquíssimos conseguem.  Porque, como diz Santo Crisóstomo: “Andar entre as honras e não se ater ao coração do homenageado, é como andar entre belas mulheres sem nunca olhá-las com olhos impuros”.  E a experiência tem nos mostrado que dignidades e lugares de honra  pouquíssimas vezes eles interpretaram os bandidos bons e muitos bandidos bons; Porque, para sofrer o peso da honra e das ocasiões que a acompanham, são necessárias grande força e virtude.  Porque, de acordo com São Jerônimo, ele diz: “As montanhas mais altas com os maiores ventos são travadas”.  E é verdade que se requer maior virtude para estar no comando do que para obedecer.  E não sem motivo, e grande motivo, nosso soberano Mestre e Senhor, que tudo sabe, fugiu de ser escolhido pelo Rei (Jo., 6).  E já que Ele não poderia colocar em perigo em um estado por mais alto que fosse, é claro que é uma doutrina para nossa fraqueza, que ela deve fugir do que é perigoso, já que Ele fugiu, quem tinha certeza.

  ¿E se é muito ousado, e contra o exemplo de Cristo, receber o estado de honra quando o oferecem, ¿o que será desejá-lo e o que significará buscá-lo?  Porque para dizer o quão ruim é dar dinheiro por isso, não há homem suficiente.  É muito assustador que, uma vez que um homem pode caminhar com segurança em uma terra plana, escolha os perigos de caminhar sobre o mar; e não com bonança, mas com tempestades contínuas.  Porque, segundo São Gregório, ele diz: "O que mais é a força da alteza senão a tempestade da alma?"  E depois desses empregos e perigos que estão em um lugar alto, acontece aquela terrível ameaça falada por Deus, embora de poucos ouvidos e sentidos, (Sab. 6): Julgamento muito duro será feito sobre aqueles que têm o controle.  O que é isto, sendo o julgamento ordinário de Deus tal, que os mais estendidos em virtude estremecem e dizem (Salmos 142, 2): Não entre em juízo com o teu servo?  Senhor, existem pessoas tão ousadas que optam por ir a julgamento, não qualquer um, mais restrito e mais difícil?  E vendo que um Rei Saul, a quem era o reinado oferecido por Deus, sem se exaltar ou prestar atenção a isso, e até mesmo se escondeu porque não o recebeu, e foi achado porque Deus o manifestou (1 Reg., 10 ), com tudo isso a alteza da dignidade o maltratou tanto com suas ocasiões, que tendo precedido Deus a escolhê-lo, e fugindo dele, uma vida tão ruim e um fim ruim aconteceram, que ele deve colocar medo e punição sobre aqueles que entram em estados de honra, mesmo chamada e por uma boa porta, e muito maior do que aqueles que não entram por ela.

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario