utfidelesinveniatur

jueves, 23 de noviembre de 2023

¡Quão prejudicial é o orgulho para nossas almas!

 

«Meu Deus, faze-me saber o que sou, e não preciso de mais nada para me encher de confusão e desprezo» Santo Agostinho.


I. — Sim, queridos irmãos, para vos dar uma ideia da gravidade desse maldito pecado, seria necessário que Deus me permitisse ir arrancar Lúcifer das profundezas dos abismos, e arrastá-lo até aqui para este lugar que ocupo, para que ele mesmo pintasse para vocês os horrores desse crime, mostrando-lhes os bens que lhe tirou, isto é, o céu, e os males que causou, que não são outros senão as dores do inferno. ¡Infelizmente, por um pecado que pode durar apenas um momento, ¡um castigo que durará uma eternidade! E o mais terrível deste pecado é que quanto mais domina o homem, menos culpado ele se considera. Na verdade, um orgulhoso nunca quererá convencer-se de que é orgulhoso, nem jamais admitirá que não está bem: tudo o que faz e tudo o que fala é bem feito e bem dito. Você quer assumir o controle da gravidade desse pecado? Veja o que Deus fez para expiar isso. ¿Por que ele quis nascer de pais pobres, viver nas trevas, aparecer no mundo não entre pessoas de status mediano, ¿mas como uma pessoa da categoria mais baixa? Pois bem, porque viu que este pecado havia ultrajado o seu Pai de tal maneira que só Ele poderia expiá-lo, baixando-se ao estado mais humilhante e desprezível, que é o da pobreza; Pois bem, não há nada como não possuir nada para ser desprezado por alguns e rejeitado por outros.

Vejam quão grandes foram os males que aquele pecado causou. Sem ele não haveria inferno. Sem esse pecado, Adão ainda estaria no paraíso terrestre, e todos seríamos felizes, sem doenças ou misérias de nenhuma daquelas que nos oprimem a cada momento; não haveria morte; não estaríamos sujeitos a esse julgamento que faz tremer os santos; não deveríamos temer uma eternidade infeliz; O céu estaria garantido para nós. Felizes neste mundo, e ainda mais felizes no próximo: passaríamos nossas vidas abençoando a grandeza e a bondade de nosso Deus, e então ascenderíamos em corpo e alma para continuar uma ocupação tão feliz no céu. ¡Ah! ¿Que dizer? Sem esse maldito pecado, Jesus não teria morrido! ¡Oh, quantos tormentos teriam sido evitados ao nosso divino Salvador!... Mas, dir-me-eis, por que este pecado causou danos piores que os outros? - Porque? Ouça o motivo. Se Lúcifer e os outros anjos maus não tivessem caído no pecado do orgulho, não existiriam demônios e, conseqüentemente, ninguém teria tentado nossos primeiros pais e, portanto, eles teriam tido a sorte de perseverar. Não ignoro que todos os pecados ofendem a Deus, que todos os pecados mortais merecem o castigo eterno: o avarento que só pensa em acumular riquezas, disposto a sacrificar a saúde, a fama e até a própria vida para acumular dinheiro, na esperança de prover ao seu futuro, sem dúvida ofende a providência de Deus, que nos prometeu que, se tivermos o cuidado de servi-Lo e amá-Lo, Ele cuidará de nós. Aquele que se entrega à bebida excessiva até perder a razão, e se rebaixa a um nível inferior ao dos brutos, também insulta gravemente a Deus, que lhe deu bens para usá-los corretamente, consagrando-lhes as suas energias e a sua vida. O vingativo que se vinga das injúrias recebidas despreza cruelmente Jesus Cristo, que, durante tantos meses ou talvez tantos anos, o sustentou na terra, e mais ainda, lhe proporciona tudo o que necessita, quando ele só mereceria ser jogado nas chamas do inferno. O atrevido, chafurdando no lamaçal das suas paixões, coloca-se num nível inferior aos animais mais imundos, perde a sua alma e mata o seu Deus; Ele converte o templo do Espírito Santo em templo de demônios, “faz dos membros de Cristo membros de uma prostituta infame” irmão do Filho de Deus, torna-se, não mais irmão de demônios, mas escravo de Satanás. Todos estes são crimes para os quais faltam palavras para expressar os horrores e a magnitude dos tormentos que merecem. Pois bem, digo-vos que todos estes pecados estão tão longe do orgulho, em termos do ultraje que infligem a Deus, como o céu está da terra: nada é mais fácil de compreender. Ao cometermos os outros pecados, ou quebramos os preceitos de Deus, ou desprezamos os seus benefícios; ou, se quiser, inutilizamos as obras, os sofrimentos e a morte de Jesus. Mas o homem orgulhoso age como um súdito que, não contente em desprezar e pisotear as leis e ordenanças de seu soberano, leva sua fúria ao ponto de tentar cravar uma adaga em seu peito, arrancá-lo do trono, pisoteá-lo. coloque-o sob seus pés e coloque-se em seu lugar. ¿Pode-se conceber uma atrocidade maior? Pois bem, é isso que faz quem tem motivos de vaidade nos sucessos alcançados com suas palavras ou obras. ¡Oh, meu Deus! quão grande é o número desses infelizes!

Ouça o que o Espírito Santo nos diz ao falar dos orgulhosos: “Ele será odiado por Deus e pelos homens, porque o Senhor detesta os orgulhosos e os arrogantes”. O próprio Jesus Cristo nos diz “que agradeceu ao Pai por ter-lhes escondido os seus segredos. orgulhoso." Na verdade, se percorrermos a Sagrada Escritura, veremos que os males com que Deus aflige os orgulhosos são tão horríveis e frequentes que parece esgotar a sua fúria e o seu poder em puni-los, assim como também podemos observar o especial prazer com que Deus tem prazer em humilhar os orgulhosos enquanto procuram elevar-se. Acontece também muitas vezes ver o orgulhoso cair em algum vício vergonhoso que o enche de desonra aos olhos do mundo.

Encontramos um caso exemplar na pessoa de Nabucodonosor, o grande. Aquele príncipe era tão orgulhoso, tinha uma opinião tão elevada de si mesmo, que afirmava ser considerado Deus. Quando ele estava mais cheio de sua grandeza e poder, de repente ouviu uma voz do alto lhe dizendo que o Senhor estava cansado de seu orgulho, e que, para fazê-lo saber que existe um Deus, senhor e dono dos reinos terrenos, seria para ele, tirado seu reino e dado a outro; que ele seria expulso da companhia dos homens, para ir viver entre os animais ferozes, onde comeria ervas e raízes como um animal de carga. Naquele momento Deus perturbou tanto seu cérebro que ele se imaginou uma fera, fugiu para a selva e lá conheceu sua pequenez. Veja as punições que Deus enviou a Corá, Datã, Abiron e duzentos judeus notáveis. Estes, cheios de orgulho, disseram a Moisés e Arão: “E por que não teríamos nós também a honra de oferecer incenso ao Senhor como vocês fazem?” O Senhor ordenou a Moisés e Arão que afastassem todos deles e de suas coisas, porque queria puni-los... Assim que se separaram, o chão se abriu sob seus pés e eles caíram vivos no inferno. Veja Herodes, aquele que matou o Apóstolo Santiago e prendeu São Pedro. Tinha tanto orgulho que um dia, vestido com o seu traje real e sentado no seu trono, falou com tanta eloquência ao povo que houve quem até dissesse: “Não, não, este que fala não é um homem, mas um Deus.”. Instantaneamente, um anjo o atingiu com uma doença tão horrível que os vermes atacaram seu corpo vivo, e ele morreu como um desgraçado. Ele queria ser considerado um deus e foi comido por insetos vis. Veja também Hamã, aquele famoso homem orgulhoso, que. Ele havia decretado que todo súdito deveria dobrar os joelhos diante dele. Irritado e enfurecido porque Mordecai desrespeitou suas ordens, ele mandou erguer uma forca para matá-lo; mas Deus, que odeia os orgulhosos, permitiu que aquela forca servisse ao próprio Hamã.

Lemos na história que um solitário cheio de orgulho quis mostrar a firmeza da sua fé. Tendo ido visitar São Palemón, mostrou grandes demonstrações de orgulho na sua presença, a tal ponto que o Santo lhe disse, caridosamente, que com tanto orgulho era muito difícil ter a fé que ele brasonava; que, não tendo nada de bom em nós mesmos, só nos resta humilhar-nos e gemer diante de Deus pedindo-lhe a graça de não nos abandonar.

Mas aquele pobre cego, em vez de aproveitar tão caridosa advertência, correu para se atirar num braseiro aceso, e Deus permitiu, para testar a extensão do seu orgulho, que o fogo não lhe fizesse mal. Mas, depois de algum tempo, caiu num pecado gravíssimo e vergonhoso contra a santa virtude da pureza. O demônio apareceu para ele na forma de uma mulher, que o instou a pecar e sentou-se ao lado dele. Quando o homem solitário tentou abraçá-la, o demônio se jogou sobre ele, espancou-o até a morte e o deixou inconsciente no chão. Reconhecendo finalmente a sua culpa, isto é, o seu orgulho, voltou a visitar São Palemon e com lágrimas nos olhos confessou o seu pecado. Estranhamente, enquanto conversava com o Santo, o demônio apoderou-se dele, arrastou-o com fúria e jogou-o numa fornalha ardente, onde perdeu a vida.

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario