utfidelesinveniatur

jueves, 25 de mayo de 2023

NO SANTO DIA DE PENTECOSTES.

 

O Espírito do Senhor adornou os céus (entendido adornou os céus) Jó 26,13. Para então continuar, como que especificando a que céus se refere:  Porque não sois vós que falais, mas o Espírito do Pai que fala em vós. Mate, c. 10

Assim, vemos que o divino Salvador as disse para nos advertir contra a presunção de nossas forças, nos fez saber quão insuficiente é a pequenez humana, e para nos levar a confiar em seus dons, nos sugeriu o quão influente é a generosidade divina. E certamente chegaram à conclusão de que a palavra de Deus nunca é a colheita da engenhosidade humana, mas sim o fruto da generosidade divina. Daí porque, quando precedidas as palavras:  Não sois vós que falais , alude a quão insuficiente ou indigente é a pequenez humana e porque, quando se acrescenta:  É o Espírito do vosso Pai que fala por vós, indica o que é a generosidade divina. Longe de nós, portanto, caríssimos, ser do número daqueles que disseram:   com nossas línguas triunfaremos nossos lábios são nossos.  De onde se deduz que este dom só é exclusivo para ser dado pelo Pai eterno aos que são verdadeiramente HUMILDES, pressuposto necessário na alma para receber qualquer um dos sete dons do Espírito Santo, só espíritos arrogantes e cheios de si são excluídos desses dons e até mesmo do dom de idiomas. Este só é dado  quando Deus quer, a quem quer e quando quer,  diz-se em virtude da doação divina a que nem todos são chamados mas sim aos que são escolhidos por Deus e  para um FINALIDADE ESPECÍFICA de tal forma que nem todos são dados como se fossem doces. Isto é dito para que a alma não se engane por tê-lo recebido, pois pode facilmente cair nas ilusões do demônio e confundi-lo como dons do Pai eterno. Portanto, esteja avisado para que o diabo não o surpreenda dizendo:  ¡é um presente de Deus, é um presente de Deus, ¡quando na verdade é um truque do diabo com o qual ele o leva ao inferno!

Pelo contrário, supliquemos unanimemente ao Senhor, doador de todos os bens, que por sua graça e clemência nos livre da insuficiência da pequenez humana, nos livre das ilusões e enganos do demônio e se digne, ainda que muito indignos , para comunicar sua magnanimidade divina, para que, em virtude dela, nos seja dado falar e ouvir coisas concernentes ao louvor e glória do Todo-Poderoso e à graça e consolação de cada um dos ouvintes.

A princípio foi dito:  O Espírito Santo adornou os céus.  O Espírito Santo, artesão soberano como quis encerrar nos apóstolos, seus céus, como em vasos sagrados, o nome de Cristo, delicioso como o maná do céu e perfumado como o aroma divino. Eu os adorno primeiro, no dia de Pentecostes, com a beleza de formas sombreadas com esplendores celestiais. Tal é o dom comunicado à Igreja, e a Igreja, nossa mãe, recorda-o hoje mais solenemente nesta solenidade do que noutras solenidades, ao celebrá-lo quando diz: O espírito do Senhor adornou os  céus palavras que descrevem verdadeiramente, e não sem ordem, a graça do dia de três pontos de vista. Considerando-o com efeito, em relação ao princípio efetivo (aqui o Espírito Santo é nomeado como a causa de toda esta solenidade), nomeando-o pessoalmente; em relação ao sujeito receptivo (Aqui os apóstolos são designados como destinatários dos dons) e em relação ao ato intermediário de exorcismo (Os milagres que foram realizados através dos apóstolos depois que as línguas de fogo pousaram sobre eles) . E é assim que o que foi dito acima se encaixa muito bem nesta ordem: primeiro,  o Espírito do Senhor; segundo  Os céus  que, como dissemos, fala dos apóstolos e terceiro; Ornó, isto é, adorno. E, verdadeiramente, excelentes e singulares foram os dons e virtudes com que os apóstolos foram adornados.

Quanto ao primeiro ponto, deveis saber que o Espírito Santo tem em si três propriedades, segundo as quais é princípio e causa de muitos outros dons, que contribuem radical e essencialmente para a graça deste dia. De fato, tem verdade infalível, caridade comunicável e poder insuperável. Assim, sendo a verdade suprema, é a fonte do esplendor da inteligência crente quando se fala do homem, por ser a caridade suprema, pois d'Ele procede o amor benévolo (como se diz no credo apostólico. Creio no Espírito Santo que procede do  Pai e do Filho...), e benfeitor; e, finalmente, porque é o poder mais alto, é a fonte de onde vem o vigor varonil e constante em virtude do qual a vontade é fortalecida. E que para ser salvo estes três requisitos são necessários no homem, qualquer que seja sua condição, seu sexo, sua idade, é algo que não se pode negar. A razão é porque todo adulto, para se encontrar em estado de salvação, deve crer no que lhe é proposto nas Sagradas Escrituras e isso é um ato de inteligência, caridade benevolente e beneficente, que é um ato da vontade e perseverante constância na esperança. E estes três dons pelos quais o homem é semelhante às pessoas trinitárias, fluiu dela, como uma fonte mais secreta, e foram comunicados hoje como os primeiros frutos aos apóstolos.

Assim, o Espírito Santo, por ser VERDADE INFALÍVEL, produz conhecimento claro em nosso entendimento, afastando as trevas da ignorância. Onde se diz em São João:  Quando vier, o Espírito da verdade, vos ensinará toda a verdade c, 16. E isso ele fez descendo, segundo a promessa de Cristo, sobre os apóstolos, iluminando-os de maneira excelente e perfeita que os levasse, quanto possível, a conhecer e especular com um olhar límpido o mistério da divindade. Pois que? Não era o conhecimento profundo dos apóstolos no dia de Pentecostes, lançados a pregar com palavras diáfanas que Cristo é o Filho de Deus e que ressuscitou dos mortos, argumento que, sob a forma de palavras obscuras, palavras e enigmas, foi predito pelos profetas? ¿Diga-me, então, por favor, quem foi que os ensinou a falar de coisas tão misteriosas com tanta simplicidade e evidência? Talvez o comércio que eles tinham como pescadores? A carne ou o sangue? Não, a propósito. Concluamos, então, que devemos dar consentimento inquestionável, não a contos da carochinha,

Pois o Espírito Santo é um médico e um médico tão versado e verificado por experiência antiga em todos os tipos de conhecimento, que sua doutrina é inacessível à condição e à repulsa irredutível no momento lógico apertado da reprovação, pois o Espírito Santo não pode enganar nem ele pode enganar.

Quanto à segunda, que é a mais alta Caridade, opera no afetivo, chame-a vontade do homem, em oposição à inveja maliciosa, com ampla e benevolente benevolência, por meio da qual se diz na carta aos Romanos: Porque o amor de  Deus foi derramado sobre nós em virtude do Espírito Santo, que nos foi dado c. 5.  E a caridade de Deus se derrama em nossos corações quando, nascendo do coração não superficialmente, mas profunda e medularmente, expande a afeição e move todas as forças da alma para deleite de todos os eleitos. por muito tempo se espalhou pelo mundo a caridade dos apóstolos, que em favor de todos os eleitos quiseram dar a vida, entregando-se à morte! Mas porque, pelo excesso de maldade, a caridade esfriou em muitos (¿Se nos tempos de São Buenaventura nos dizem isso, quanto mais nos tempos atuais, onde a caridade se destaca por sua ausência? Agora a filantropia maçônica e criminosa a suplanta).

Quanto ao terceiro, o Espírito Santo com seu poder insuperável em contraste com a impotência mórbida, deu capacidade revigorante e consistência a todas as provas, ou seja, deu-lhes suficiente intrepidez e coragem, conforme diz os Atos do Apóstolos:  Recebereis o poder do Espírito Santo, como se eu dissesse força, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra. 

Nosso Senhor Jesus Cristo, quando enviou os apóstolos para lutar contra a violência dos tiranos e contra a astúcia dos demônios, quis primeiro equipá-los com os dons do Espírito Santo ou armas espirituais e fortalecê-los com o poder do Espírito Santo. Sobre isso São Gregório comenta:  "A virtude do céu foi recebida pelo Espírito, para que não ousassem enfrentar os poderes deste mundo sem terem sido consolidados pela força do Espírito Santo"

FONTE: SAN BUENAVENTURA

 

 

1 comentario:

  1. El Espíritu Santo es quien nos da buenas ideas e inspiraciones p. Hacer el bien y combatir el mal..

    ResponderEliminar