utfidelesinveniatur

jueves, 5 de enero de 2023

REFLEXÕES SOBRE OS REIS MAGOS.


 Quero, com isto quero chamar um pouco a vossa atenção, estamos muito habituados a ouvir notícias sobre o futuro da Igreja, do mundo, desta ou daquela nação, mas negligenciamos a nossa espiritualidade. Torna-nos tedioso meditar sobre os escritos espirituais, chega-nos como uma preguiça espiritual aplicar nossa mente às reflexões ou meditações dos santos, ignorando que, ao não fazê-lo, nossa espiritualidade diminui a tal ponto que chegamos a uma fome de vida espiritual em nossas almas. Esta é a razão da baixa espiritualidade do mundo de hoje, uma espiritualidade que nos distancia cada vez mais de Deus e que acaba por matar a alma. Em tudo isso, sem dúvida, trabalha o diabo, que é o mais interessado em ver nossas almas no inferno, o inimigo da natureza humana dá mais importância aos acontecimentos vindouros dos quais temos uma certeza semelhante à de um cego que só sabe guiar-se pelo seu bastão já que o futuro depende total e absolutamente de Deus. Às "novidades" apresentadas sem saber que são fumaça diante de Deus e ao final que deixamos dentro da mala de nossa alma com respeito a Deus. ¡Nada!

Onde está o rei dos judeus que nasceu, etc.

Eu vos disse hoje que estas palavras mostram a fé dos nobres Reis, primeiros cristãos, que foram, entre os gentios, as primícias da fé cristã; e sua fé é mostrada quanto ao ato intrínseco, quanto ao ato anterior e quanto ao ato subseqüente. O ato intrínseco consiste em buscar; e isso é indicado dizendo:  ¿Onde está o Rei dos Judeus que nasceu? E ele contou a você como os reis estavam procurando o rei dos judeus, uma criança, um sujeito pobre e conhecido por nada; Eles estavam procurando, quero dizer, o rei menino, pequeno infante por geração materna, mas eterno por geração paterna; Procuravam o rei pobre, despojado de todos os bens transitórios, mas opulento pela herança sem fim; Finalmente, eles estavam procurando o rei sem fama, desprezado por seu estado sujeito à condescendência, mas glorioso por seu poder triunfante sobre todos. Por isso era necessário que eles acreditassem com fé de outra maneira do que viam com os olhos, pois não lhes foi dado alcançar o mistério pelos sentidos.

É por isso que o Senhor se dignou vir por meio de milagres em auxílio dos Reis, que chegaram ao ato de fé anterior pela visão da estrela; e isso é indicado quando se diz:  Vimos sua estrela no leste.  O que é certo é que tal estrela não era uma das que estão fixas no firmamento, nem era nenhuma das estrelas móveis; pois estava perto dos Magos, e era tão grande que eles podiam ser guiados ao longo do caminho, razão pela qual era necessário que aparecesse, não por virtude natural, mas sobrenatural. Os Magos caminharam; a estrela foi adiante deles e parou. É verdade, e não o negamos, que o autor da natureza a usa nas coisas que estão ao seu alcance. Mas quando a natureza é incapaz de produzir um efeito, como no nosso caso, então ele dá origem às estrelas pela virtude sobrenaturalmente divina.  Existem cinco gêneros de cometas, e eles não são produzidos pelo sol ou pelas estrelas; e há nove espécies de estrelas, entre as quais a oitava , chamada rosa, é a mais bela, que, segundo dizem os filósofos, é grande e avermelhada, com a forma de um homem e uma cor semelhante à da prata em liga com ouro. . E que tal estrela era a que apareceu no oriente; parece ter nascido São João Crisóstomo; mas é impossível que tenha ocorrido naturalmente; Portanto, deve-se dizer que os anjos forneceram o que a natureza não poderia produzir e aquela estrela apareceu, não apenas para os Magos, mas também para esclarecer o mistério que ilustra o mundo inteiro. 

Agora o mundo inteiro é ensinado pelo mistério da estrela; Quer dizer, quem segue a rota da estrela é iluminado, ou seja, não é uma rota natural, mas evangélica; e assim como os Magos foram guiados pela estrela natural, também somos guiados pela estrela espiritual. E assim digo que a estrela induziu os Magos a comparecerem diante de Cristo, conduziu-os a Cristo e reduziu-os a Cristo. E que ele os induziu está implícito quando se diz: Vimos sua estrela no leste. E que ele os conduziu, é sugerido com estas palavras:  A estrela foi adiante deles até que parou diante de onde estava a criança. E que ele os reduziu, é indicado dizendo:  E vendo a estrela, eles se alegraram muito. E entrando na casa, encontraram a criança, etc.  Esta estrela, portanto, induz, conduz e reduz. Mas esta estrela é apenas uma figura da estrela espiritual, que também nos induz a ir a Cristo, nos conduz a Cristo e nos reduz a Cristo. A estrela que nos conduz à presença de Cristo é significada pela estrela da manhã, da qual se originou a estrela que apareceu aos Magos; e bem podemos dizer que a estrela externa é aquela que nos induz a nos apresentarmos diante de Cristo; a estrela superior é a que nos conduz a Cristo.

A estrela externa, cuja virtude nos conduz à presença de Cristo, é a Sagrada Escritura;  a estrela superior, à qual nos cabe conduzir o Cristo,  é a santa e bendita Virgem Maria;  e a estrela interior, que nos reduz a Cristo,  é a graça do Espírito Santo.  Estas três estrelas conduzem-nos como que pela mão à presença de Cristo.

Chegando ao primeiro, deve-se dizer que a estrela que nos induz a ir para onde Cristo está, é a Sagrada Escritura, da qual se diz no Eclesiástico : Brilhe como a estrela da manhã, no meio da névoa, e como o lua cheia em seus dias, etc.  A Escritura encontra-se no meio do nevoeiro, isto é, no meio das trevas da ignorância humana: como não podemos ver as coisas superiores, também não podemos ver o rosto divino de Cristo; portanto, a direção da luz celestial é um requisito necessário para vê-la; e esta luz é a Sagrada Escritura, luz do céu, trazida pelos Anjos aos Patriarcas, Profetas e Apóstolos. Esta é a luz que devemos olhar; e São Pedro diz dela, II Canônico:  E ainda temos mais firme a palavra dos profetas; ao qual você faz bem em atender como uma tocha que brilha em um lugar escuro.  Precisamos da luz da Sagrada Escritura, até que brilhe o dia da eternidade.

A Sagrada Escritura é luz legal nos Patriarcas, profética nos Profetas e evangélica nos Apóstolos. Nos Patriarcas há brilho de méritos, nos Profetas brilho de méritos e milagres, e nos Apóstolos brilho de méritos, milagres e martírios.

Os Patriarcas tiveram clareza de visão intelectual apenas os Profetas, clareza de visão intelectual junto com a imaginária; e os Apóstolos, clareza de visão intelectual e imaginária, unida à visão certa, corporal, digo, não espiritual; por isso diz o Senhor:  Porque me viste, Tomé, acreditaste;  e na primeira epístola de São João :  O que vimos com nossos olhos e o que nossas mãos tocaram do Verbo da vida, etc., nós o anunciamos a você. Combine o brilho dos méritos dos milagres e martírios com a clareza da visão intelectual imaginária e patente aos sentidos; juntos eu digo, em um você é seis  

Excelências e seu concerto amigo, e tereis a certeza da autoridade, que sempre vos será infalível. Esta é a estrela mais fecunda, através da qual podemos ir a Cristo. O Papa São Leão diz:  "Quando vamos considerar o mistério do Filho de Deus, nascido da Virgem, que as trevas do raciocínio terreno sejam afastadas e a fumaça da sabedoria mundana se dissipe, para o esplendor da fé que ilumina nossa olhos." ", etc. Por esta estrela, que é a Sagrada Escritura, vai-se a Cristo. 

Mas quem se dirige à perfídia de Herodes perde a direção desta estrela. Herodes foi extremamente pérfido e insistiu em acabar com Cristo. Esta luz foi perdida primeiro pelos judeus, depois pelos pagãos e, finalmente, pelos hereges. Os judeus carecem disso, por se ocuparem com genealogias sem fim; os pagãos, por compreenderem os ensinamentos; os demônios e os hereges, por se entregarem a filosofias falaciosas. Acautelemo-nos com esses erros, porque, do contrário, perderemos a luz da Escritura, como nos advertem os Magos, que, indo a Herodes, perderam a direção da estrela. Concluímos: a estrela exterior induz-nos a entrar na presença de Cristo: Quanto à segunda, a estrela superior, que é a bem-aventurada Virgem, conduz-nos a Cristo; e daí se entende o que é dito no livro de Números, com estas palavras: Uma estrela nascerá de Jacó, e uma vara se levantará de Israel e ferirá os líderes de Moabe. Que a bem-aventurada Virgem seja chamada de estrela por sua virtude estável e inabalável; por Moab entende-se o voluptuoso. Os chefes de Moabe são os demônios ou os pecados capitais. Esta estrela, isto é, a bem-aventurada Virgem, derrota os líderes de Moab, que são os sete pecados capitais: o espírito de soberba, sendo o mais humilde; o espírito de inveja, sendo mais benigno, o espírito de raiva, porque é mais manso; o espírito de preguiça, por ser muito devoto; o espírito de ganância, devido à sua generosidade mais liberal, o espírito de glutonaria, devido à sua temperança muito moderada e, finalmente, o espírito de luxúria, sendo extremamente e totalmente casto. Portanto, destruo aquela estrela para os líderes de Moabe; e conduziu os Magos a Cristo. E assim como, caindo na perfídia de Herodes, o homem perde a direção da estrela que o conduz à presença de Cristo, isto é, ao conhecimento da Sagrada Escritura, assim também, incorrendo na hipocrisia de Herodes, desvia-se da direção do Virgem bendita, estrela radiante, cujo ofício é conduzir Cristo.

Em Herodes figuram os hipócritas. É dito no Evangelho que Herodes, chamando secretamente os Magos, os questionou cuidadosamente sobre a hora do aparecimento da estrela; e disse-lhes:  Ide e perguntai diligentemente sobre esta criança, e quando o encontrardes, dizei-me, para que eu também vá adorá-lo.  Comentando esta passagem, São Gregório diz que nada há tanto fora da direção da Santíssima Virgem quanto a hipocrisia. Herodes falou assim:  Descubra com cuidado onde está a criança, para que eu também possa ir adorá-la. Como ele se manifestou com isso, ele queria que os magos soubessem sobre a criança, para que ele também fosse adorá-la, mas, na verdade, ele queria outra coisa. Desta forma, o hipócrita é informado externamente das virtudes e finge seguir a Santíssima Virgem, quando outra coisa é o que ele está tentando fazer.

Quando você finge que é humilde, sendo arrogante; que você é benigno, sendo invejoso; que você é manso, estando irado; que você é devoto, sendo preguiçoso; que és casto, sendo lascivo: acredita-me, por Deus, que és Herodes, nome que se interpreta como aquele que se gloria na epiderme, significando, pela mesma razão, os hipócritas.  Ele se gloriava, repito, na epiderme, isto é, na crosta exterior, assim como os hipócritas, que se gloriam nas aparências exteriores. Se você é, então, um dos hipócritas, entenda que você não segue a Cristo.

Observação. Essas reflexões nos darão  muito o que meditar e, sobretudo, pedir ao Menino Jesus  que não seja nenhum desses personagens que Nosso Senhor Jesus Cristo desaprova e, infelizmente, há muitos mais e mais dentro da mesma Igreja. F

feliz dia do rei DESEJA-LHE O EDITORIAL

No hay comentarios:

Publicar un comentario