utfidelesinveniatur

lunes, 30 de enero de 2023

QUE A HUMILDADE É NECESSÁRIA PARA A VIDA ESPIRITUAL E PARA ALCANÇAR A VIDA ETERNA


Quem se exalta na humildade será humilhado, e quem se humilha será exaltado.

 Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. (S. Lucas, XVIII, 14.)

¿Podía manifestarnos de una manera más evidente, nuestro divino Salvador, la necesidad de humillarnos, esto es, de formar bajo concepto de nosotros mismos, ya en nuestros pensamientos, ya en nuestras palabras, ya en nuestras acciones, ¿Cómo condição indispensável para ir cantar os louvores divinos por toda a eternidade? (A humildade nos leva necessariamente ao autoconhecimento, contemplando-nos no próprio Deus) — Encontrando-se um dia na companhia de outras pessoas e vendo que algumas se elogiavam pelo bem que haviam feito e desprezavam as outras, Jesus Cristo propôs esta parábola, a que tem todas as aparências de uma história verdadeira. Dois homens, disse ele, subiram ao templo para orar; um deles era fariseu e o outro publicano. O fariseu ficou de pé e assim falou com Deus: "Eu te agradeço, meu Deus, porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem como este publicano: jejuo duas vezes por semana, pagar o dízimo de tudo o que tenho”. Tal era a sua oração, diz-nos Santo Agostinho. Você bem vê que ela não passa de uma afetação cheia de orgulho e vaidade; o fariseu não vem para rezar diante de Deus, nem para lhe dar graças; mas para elogiar a si mesmo e até para insultar aquele que realmente reza. Já o publicano, desviando-se do altar, sem ousar erguer o olhar para o céu, batia no peito dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim, sou um miserável pecador”. — «Você deve saber, acrescenta Jesus Cristo, que este voltou justificado para sua casa, mas não o outro». Os pecados do cobrador de impostos foram perdoados, enquanto o fariseu, com todas as suas supostas virtudes, voltou para casa mais criminoso do que antes.

E       a razão disso é esta: a humildade do publicano, embora pecador, era mais agradável a Deus do que todas as boas obras do fariseu, misturadas com orgulho.

E       Jesus Cristo tira daqui a consequência de que “quem quiser se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. Desiludamo-nos, esta é a regra; a lei é geral, nosso divino Mestre é quem a publicou. "Ainda que você levante a cabeça para o céu, de lá eu te jogarei"(2), diz o Senhor. Sim, o único caminho que leva à exaltação benéfica para a vida após a morte é a humildade. Sem esta bela e preciosa virtude da humildade, não entrareis no céu; será como se lhe faltasse o batismo (4). Daqui você já pode inferir a obrigação que temos de nos humilhar e os motivos que devem nos levar a isso. Então agora vou te mostrar: 1° Que a humildade é uma virtude absolutamente necessária para que nossas ações sejam agradáveis ​​a Deus e recompensadas na vida após a morte; 2. Temos grandes motivos para praticá-la, seja olhando para Deus ou olhando para nós mesmos. (que é o verdadeiro conhecimento de nosso nada diante de Deus)

I. — Antes de vos fazer compreender, a necessidade desta bela virtude, para nós tão necessária como o Baptismo depois do pecado original; Por necessário, digo, como sacramento da Penitência após o pecado mortal, devo primeiro explicar-vos em que consiste tal virtude, que atribui tanto mérito às nossas boas obras, e que tão prodigamente enriquece os nossos atos. São Bernardo, aquele grande santo que o praticou de maneira tão extraordinária, que abandonou riquezas, prazeres, parentes e amigos para ir passar a vida nas selvas, entre as feras, para ali lamentar seus pecados. quea humildade é uma virtude pela qual nos conhecemos e, por ela, nos sentimos levados a desprezar a nossa própria pessoa e não encontramos prazer nos elogios que nos fazem.

Digo que. esta virtude é absolutamente necessária para nós, se quisermos que nossas obras sejam recompensadas no céu; já que o próprio Jesus Cristo nos diz que é tão impossível para nós nos salvarmos sem a humildade como sem o Batismo. Santo Agostinho diz: «Se me perguntarem qual é a primeira virtude do cristão, responderei que é a humildade; se me perguntar qual é o segundo, responderei que é a humildade; se você me perguntar novamente o que é o terceiro, ainda responderei que é a humildade; e quantas vezes você me fizer esta pergunta, eu lhe darei a mesma resposta». Se o orgulho engendra todos os pecados (3), também podemos dizer que a humildade engendra todas as virtudes.

(1). Com humildade você terá tudo o que precisa para agradar a Deus e salvar sua alma; mas sem ela, mesmo possuindo todas as outras virtudes, será como se nada tivesses. Lemos no santo Evangelho (2) que algumas mães apresentaram seus filhos a; Jesus Cristo para dar-lhes a sua bênção. Os apóstolos fizeram com que se retirassem, mas Nosso Senhor desaprovou esse comportamento, dizendo: «Deixai vir a Mim as crianças; porque deles e dos que são semelhantes a eles é o reino dos céus”. Abraçou-os e deu-lhes a sua santa bênção. ¿Por que essa boa recepção do divino Salvador? Porque as crianças são simples, humildes e sem maldade. Da mesma forma, se quisermos ser bem recebidos por Jesus Cristo, devemos nos mostrar simples e humildes em todos os nossos atos.«Esta bela virtude, diz São Bernardo, foi a causa de o Pai Eterno olhar com complacência para a Santíssima Virgem; e se a virgindade atraiu olhares divinos, sua humildade foi a causa de ela conceber o Filho de Deus em seu ventre. Se a Santíssima Virgem é a Rainha das Virgens, é também a Rainha dos humildes». Santa Teresa perguntou um dia ao Senhor por que, em outro tempo, o Espírito Santo se comunicava tão facilmente com os personagens do Antigo Testamento, patriarcas ou profetas, revelando-lhes seus segredos, algo que não faz hoje. O Senhor respondeu que era porque aqueles eram mais simples e humildes, enquanto atualmente os homens têm um coração duplo e estão cheios de orgulho e vaidade.Deus não se comunica com eles nem os ama como amou aqueles bons patriarcas e profetas, tão simples e humildes.

Diz-nos Santo Agostinho: «Se te humilhares profundamente, se reconheceres o teu nada e a tua falta de mérito, Deus te dará graças em abundância; mais, se queres exaltar-te e manter-te em alguma coisa, ela se afastará de ti e te abandonará na tua pobreza».

Nosso Senhor Jesus Cristo, para nos fazer compreender que a humildade é a mais bela e preciosa de todas as virtudes, começa a enumerar as bem-aventuranças da humildade, dizendo: «Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos pobres. ". Santo Agostinho nos diz que os pobres de espírito são os que têm a humildade por herança (esta é outra interpretação da humildade). O profeta Isaías disse a Deus: “Senhor, sobre quem desce o Espírito Santo? ¿talvez naqueles que gozam de grande reputação no mundo, ¿ou nos orgulhosos? Não, disse o Senhor, mas sobre aquele que tem um coração humilde.

Esta virtude não só nos torna agradáveis ​​a Deus, mas também aos homens. Todos amam uma pessoa humilde, todos se deliciam com sua companhia. De onde vem, com efeito, que as crianças sejam em geral amadas por todos, senão pelo fato de serem simples e humildes? A pessoa humilde sempre cede, nunca aborrece ninguém, não causa raiva em ninguém, se contenta com tudo e sempre procura se esconder dos olhos do mundo.Um admirável exemplo disso nos é oferecido por Santo Hilarion. São Jerônimo relata que este grande Santo foi solicitado por imperadores, reis e príncipes, e atraiu multidões ao deserto pelo cheiro de sua santidade, pela fama e renome de seus milagres; mas ele se escondeu e fugiu do mundo tanto quanto possível. Ele freqüentemente mudava de cela, para viver escondido e desconhecido; ele chorou continuamente em vista daquela multidão de religiosos e. de pessoas que vinham a ele para curar seus males. Com saudades da solidão do passado, disse chorando: "Voltei ao mundo de novo, minha recompensa será apenas nesta vida, pois todos já me olham como uma pessoa de consideração."«E nada tão admirável, diz-nos São Jerónimo, como encontrá-lo tão humilde no meio das tantas honras que lhe foram prestadas. Tendo espalhado o boato de que ele iria se retirar para as profundezas do deserto onde ninguém poderia vê-lo, vinte mil homens intervieram para bloquear seu caminho; mas o Santo disse-lhes que não comeria até que o libertassem. Eles persistiram por sete dias, mas, vendo que ele não comia nada... Ele então fugiu para a parte mais remota do deserto, onde se entregou a tudo o que o amor de Deus poderia inspirá-lo. Só então ele acreditou que estava começando a servir a Deus. ¿Diga-me, isso é humildade e autodesprezo? ¡Oh! quão raras são essas virtudes! mas também quão escassos são os santos! Na mesma medida em que um homem orgulhoso é odiado, um homem humilde é apreciado, pois sempre ocupa o último lugar para si mesmo, respeite a todos e também ame a todos; Esta é a razão pela qual a companhia de pessoas adornadas com qualidades tão belas é tão procurada.

Digo que a humildade é o fundamento de todas as outras virtudes (2). Quem deseja servir a Deus e salvar a sua alma deve começar por praticar esta virtude em toda a sua extensão. Sem ela a nossa devoção será como um monte de palha que teremos levantado muito volumosa, mas ao primeiro sopro dos ventos diz-nos Santo Agostinho: «Se vos humilhardes profundamente, se reconhecerdes o vosso nada e a vossa falta de mérito, Deus lhe dará graças em abundância; mais, se queres exaltar-te e manter-te em alguma coisa, ela se afastará de ti e te abandonará na tua pobreza».

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario