Pierre Martin Ngo Dinh Thuc.
um bispo muito
controverso
Observação. Quando
se trata de falar de um santo ou prelado exemplar como Monsenhor Rafael Merry
del val, o fazemos com grande deleite e certa satisfação porque serviram de
grande exemplo para nossas almas, mas quando temos a ingrata tarefa de falar de
certos prelados cujas vidas e obras são diametralmente opostas às mencionadas
acima, por isso somos dominados por uma certa ascídia porque vemos que vamos
contra a corrente daqueles que, com más intenções, distorcem descaradamente a
verdade , tornando-se cúmplices nas mentiras e encobrimentos da vida condenável
desses personagens. (Como são sedevacantistas e "bispos"
consagrados por este prelado)
Então, o que eu vou
fazer hoje se eu falar claramente? Serei desagradável para você. Mas
se eu não falar, vou ser desagradável com Deus. Prefiro, aos olhos do
mundo, ser o primeiro do que me apaixonar pelo segundo. Aqui tratarei de
um caso muito controverso como o de Dom Thuc com a maior imparcialidade
possível, seguindo na medida do possível as palavras de São Paulo a São Timóteo:
“Pregue a palavra divina, insista de vez em quando e sem ela; repreender,
implorar, exortar, com paciência e doutrina. Porque virão tempos em que os
homens não poderão sofrer a sã doutrina”, já que não o conhecia pessoalmente,
não no caso de Dom Marcel Lefebvre, que eu conhecia bem.
O CASO DE MOSEÑOR THUC
A linha sacerdotal e
episcopal do bispo Thuc pode ser considerada válida?
¿As consagrações
realizadas pelo Arcebispo Thuc foram válidas? (Esse é o dilema discutido
há tanto tempo por estudiosos e não estudiosos do assunto, que se proclamaram
teólogos e autoridades da Igreja sem serem chamados para tal ofício pela
Igreja. E, em sua obsessão, dogmatizaram sobre tal função só corresponderá
ao Pontífice que Deus colocar quando esta grande tribulação, digo grande
tribulação porque a verdade não é mais objetiva e sim subjetiva já que qualquer
um toma sua opinião pessoal, sejam modernistas, protestantes, sedevacantistas e
um longo etc, aqui é a grande tribulação espiritual do nosso tempo. Deus tenha
misericórdia de nossas almas e imponha sua ordem e reafirme sua VERDADE, a
única que salvará nossas almas.) (Estas últimas palavras são do editor não
do autor, se você ver uma repetição depois não é por engano, mas minha adesão
ao autor deste artigo)
Este artigo procura
informar sobre a realidade que cerca a pessoa de Dom Thuc, contrariando ases
inúmeras informações tendenciosas com a intenção de branquear a figura de um
bispo muito polêmico em seu modo de pensar e agir. Um desses padres que
elogia o trabalho de Monsenhor Thuc é o Pe. Antony Sekada, gravemente carente
da verdade junto com alguns YouTubers que seguem o exemplo de Pe. Antony
Sekada.
Muito do que
apresento abaixo é uma tentativa de combater a desinformação tendenciosa que
parece prevalecer em todos os lugares em relação ao bispo Thuc. Por parte
de alguns, houve uma quantidade considerável de "branqueamento" da
história não tão animadora do bispo Thuc, com o resultado de que muitas pessoas
formaram opiniões sobre ele com base em erros e omissões imperdoáveis.
Vítimas de tudo isso,
além da própria verdade, são todos aqueles católicos bem intencionados que
confiaram na validade das consagrações
episcopais feitas por ele. É uma obrigação de consciência dizer a verdade
sobre este assunto, se não o fizermos, tornamo-nos cúmplices daqueles cujo
propósito é forçar os argumentos a favor do que não reflete a realidade sobre
este personagem, faltando assim gravemente a A única verdade que é Nossa,
Senhor Jesus Cristo.
1. BREVE HISTÓRIA DO
BISPO THUC
Não há razão para
duvidar da validade pessoal da consagração do bispo Pierre Martin Ngo Dinh
Thuc. Ele era um bispo válido com o poder de consagrar validamente outros
bispos. Nascido em 1897 no Vietnã, Dom Ngo Dinh Thuc foi consagrado bispo
no Vietnã do Sul em 1938 e promovido à dignidade de arcebispo em 1960 por João XXIII.
O bispo Thuc foi um
participante ativo no Concílio Vaticano II e supostamente assinou todos os
documentos dessa cabala. Após o encerramento do Concílio Vaticano II, Paulo VI não permitiu que ele
voltasse ao Vietnã (naquela época o Vietnã havia caído sob o comunismo,
foi uma razão pela qual ele não retornou à sua pátria ou
para ocupar seu assento episcopal). que o bispo Thuc começou sua vida
como exilado em Roma. Em 1968, Paulo VI nomeou Dom Thuc como
Arcebispo Titular de Bulla Regia (uma antiga sé agora vaga na Tunísia).
As massivas
“Consagações” começam
Enquanto morava em
Roma, Dom Thuc conheceu Pe. Ravaz, que na época ensinava no seminário do
Arcebispo Marcel Lefebvre na Suíça, mas depois deixou Mons. Marcel
Lefebvre. Em meados da década de 1970, Pe. Ravaz se envolveu com um grupo de ”visionários" em
Palmar de Troya, Espanha, liderados por um corretor de
seguros, Clemente
Domínguez Gómez, que acreditava que o "verdadeiro" Paulo VI era um
prisioneiro do Vaticano e que o visível Paulo VI era um duplo daquele que
estava preso. (Após a morte de Paulo VI em 1978, Dominguez afirmou que
Cristo o havia coroado misticamente como Papa e ele adotou o nome de Gregório
XVII. Mais tarde, ele fundou sua própria igreja e declarou Paulo VI um santo
mártir.)
Um dia Pe. Ravaz
disse a Dom Thuc que ”Nossa Senhora" tinha
trabalho para ele em Palmar de Troya, Mons Thuc "obedeceu"
imediatamente, prudência ou ingenuidade? Julgue por si
mesmo. Em 31 de dezembro de 1975, o bispo Thuc ordenou Clemente e outros
quatro leigos ao sacerdócio, e apenas 12 dias depois consagrou dois dos cinco
homens recém-ordenados e outros três ao episcopado do grupo Palmar de Troya . (Como um
aparte, em menos de 2 anos Clemente "consagrou" ao episcopado nada
menos que 70 homens.) Já neste ato há duas faltas gravíssimas que
são: sem autorização de Roma e
contra a fé já que aquelas consagrações foram contra a fé.
Porque o bispo Thuc
fez isso sem um mandato (permissão) de Roma, em 17 de setembro de 1976, Paulo
VI o “excomungou”. Então
o bispo Thuc imediatamente “se arrependeu” e
renunciou ao que havia feito na Espanha, e Paulo VI retirou sua “excomunhão”
dele. A excomunhão não foi por uma razão fundamental de fé, mas por
desobedecer a um papa modernista e herético.
Em 10 de julho de
1977, apenas seis meses após as consagrações
palmarianas, encontramos Thuc consagrando seu primeiro bispo
para a Velha Igreja Católica, Labat
d'Arnoux (eles são cismáticos desde o século 19, quando deixaram
a Igreja Católica após se recusarem a reconhecer o Vaticano Concílio I e não
reconhecer a infalibilidade pontifícia). Em 2 de fevereiro de
1977, o bispo Thuc consagrou condicionalmente outro Velho Católico cismático
chamado Jean Laborie (que, aliás, já havia sido consagrado quatro
outras vezes). Nos próximos anos, o bispo Thuc consagrará pelo
menos mais três bispos para a Igreja Católica Velha. (1)
Em 1978, o bispo Thuc
mudou-se para Toulon, na França, e se estabeleceu com uma família budista
vietnamita. Enquanto estava lá, ele ajudou
regularmente o bispo conciliar Barthe de Frejus em sua catedral de Toulon.
Em 16 de abril de
1981, Quinta-feira Santa, Dom Thuc
foi flagrado concelebrando a Missa Nova com Barthe de Frejus. No
entanto, apenas três semanas após este evento, Dom Thuc teve seu primeiro
flerte com o catolicismo “tradicional” sedevacantista e consagrou Guerard des Lauriers em 7 de maio
de 1981 . tempo, fato interessante
Então, em 17 de
outubro de 1981, Dom Thuc consagrou dois padres sedevacantistas
mexicanos, Moisés Carmona e Adolfo
Zamora. (Moisés Carmona e Adolfo Zamora mantinham uma
relação um tanto próxima com a Universidade Autônoma de Guadalajara)
Em 18 de abril de
1982, e novamente em 25 de setembro de 1982, Dom Thuc consagrou mais dois
bispos, Luigi Boni e Christian
Datessen, respectivamente.
Mais tarde, em 1982,
o bispo Thuc mudou-se para Nova York para viver com um “bispo” de sua linha
sacerdotal: Louis Véselis.
Em 12 de março de
1983, João Paulo II excomungou o
bispo Thuc por mais uma vez consagrar sem mandato de Roma. (Desde
então até antes de sua morte ,
ele não se retratou diante de Roma.)
Em 8 de janeiro de
1984, o bispo Thuc mudou-se para Carthage Missouri para viver em um seminário
conciliar vietnamita, e foi lá que morreu em 13 de dezembro de 1984.
Ao longo de seis
anos, Monsenhor Thuc consagrou 15 homens: 5 para a Igreja Palmariana, 5 para a
Igreja Católica Velha cismática e 5
para vários grupos sedevacantistas liderados principalmente
pelo grupo de Trento dependente da controversa Universidade Autônoma de
Guadalajara. Tudo isso foi feito em um esforço do bispo Thuc para
preservar o catolicismo tradicional, como alguns afirmam? A
resposta a esta pergunta pode ser esclarecida examinando a própria conduta do
Bispo Thuc, ciente do fato de que as ações de um homem realmente falam mais
alto do que suas palavras.
2. Mons. THUC – O
“TRADICIONALISTA”
O fato de Dom Thuc,
pelo menos em certos momentos de sua vida, ter adotado algumas práticas
tradicionais é indiscutível, mas ele nunca declarou sedevacantisa. Há
muitas evidências disso. Mas deve-se notar que a “autobiografia” que Dom
Thuc teria “escrita”, onde seu tradicionalismo se manifesta, não foi
autenticada até hoje.
3. Bispo THUC – ERA
MESMO TRADICIONALISTA?
Parece evidente que
Dom Thuc não tinha apenas um rosto, mas muitos que punham em dúvida sua
capacidade e lucidez mental: – Concílio Vaticano II – 1962-65
Se o bispo Thuc tivesse sido um
verdadeiro bispo católico tradicional, teria sido fiel à grande
responsabilidade que Deus colocou sobre seus ombros como sucessor dos
apóstolos, ou seja, reconhecer que todos os seus “esforços devem ser destinados a preservar a fé da
verdade.” (Catecismo. Enc., Bispos, Obrigações).
No hay comentarios:
Publicar un comentario