utfidelesinveniatur

lunes, 26 de septiembre de 2022

O JULGAMENTO DOS VIVOS E DOS MORTOS.


 

Refutação do sentido alegórico moral e espiritual desta passagem tanto das Escrituras quanto do Credo, e a prova contra ela, visto que há apenas um sentido próprio e natural das palavras, que é o literal e o original, e sobre o qual nenhum outro significado prevalece.

Ao falar da Ressurreição de Cristo, é evidente que não pode ser outra senão a ressurreição física, pois Cristo nunca pode ressuscitar espiritualmente, nem alegoricamente, nem moralmente, isso é óbvio, pois não pode perder a graça; e se em seguida se fala em julgar os vivos e os mortos, é evidente que as mesmas palavras não podem mudar seu significado a menos que caiam em uma contradição absurda, como infelizmente tem sido feito repetida e obstinadamente.

Assim, temos que nos Atos dos Apóstolos se fala de vivos e mortos no sentido próprio e natural, a menos que se diga, contraditoriamente, que ao dizer morto se refere a um sentido alegórico ou espiritual quando se fala anteriormente de Cristo ressuscitado , o que é evidente que é em um sentido físico e não espiritual. Uma palavra não pode ter, no mesmo texto, dois significados diferentes, a menos que seja assim esclarecido, pois seria introduzir um termo ambíguo: "MasDeus o ressuscitou no terceiro dia e o manifestou, não a todo o povo, mas a nós, as testemunhas predestinadas de Deus, que comemos e bebemos com ele depois de sua ressurreição dos mortos. Ele nos mandou pregar ao povo e testificar que este é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos”. (Atos 10, 40-42).

Aqui, é preciso dizer, o distinto e sábio Monsenhor Straubinger, sendo um grande milenarista ainda que um pouco sub-repticiamente e timidamente, tolamente admite a possibilidade de um duplo sentido, isto é, tanto o sentido alegórico quanto o literal e, portanto, cai em contradição porque ele concede a possibilidade oposta, e assim diz na nota 42: “É então um fato que Cristo é o juiz dos vivos e dos mortos, se entendemos os pecadores como mortos e aqueles que vivem como pecadores. , se com o nome dos vivos se entendem os que viverão então, e com o nome dos mortos todos os que morreram, ( S. . Pedro esclarece este ponto usando esses termos em seu sentido próprio (1 Pe 4, 5s.)”.

Também São Pedro, depois de falar do julgamento dos vivos e dos mortos, refere-se aos mortos julgados na própria carne, isto é, os fisicamente mortos e uma vez ressuscitados, com os quais se exclui o sentido alegórico-espiritual, pois não pode estar usando a palavra morto em um sentido espiritual quando se refere aos mortos que ressuscitam fisicamente, e não espiritualmente: “ Agora eles estão surpresos que você não corra com eles para a mesma dissolução desenfreada e comece a insultar; mas eles prestarão contas Àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. Pois é por isso que o evangelho foi pregado também aos mortos, para que, julgados na carne, segundo o que é próprio dos homens, eles vivam segundo Deus no Espírito. (I Pedro 4, 4-6). dois

Mons. Straubinger comenta sobre isso em sua nota 6: “Aos mortos: São Pedro fixa aqui o significado do versículo anterior ao usar a expressão vivos e mortos, preservada no Credo e frequente no Novo Testamento (cf. 2 Tm 4,1; Rm 14,9; Atos 10,42). Segundo vários comentadores antigos e modernos (Santo Agostinho, o Venerável Beda, etc.), o adjetivo morto deve ser entendido em sentido moral e designaria aqueles que estão espiritualmente mortos, os pecadores, e particularmente os pagãos. Mas no final do versículo 5 esse adjetivo foi tomado em seu sentido próprio, e não há como acreditar que dois sentidos diferentes sejam usados ​​na mesma linha' (Fillion)”.

Sobre julgar na carne, como explica o padre Rovira, significa ser julgado depois de ter ressuscitado fisicamente, e assim diz : sejam julgados pelo que fizeram enquanto viviam na carne, segundo os homens”. (O Reino de Cristo consumado na terra, Vol. 2, Ed. Balmez, Barcelona 2018, p. 26).

Felizmente, aqui Mons. Straubinger, citando com muita lucidez o célebre comentador das Escrituras, Fillion, especifica que não há outro sentido senão o seu próprio e literal, além do que dizem Santo Agostinho e outros, contrariamente à lógica que impõe.

O próprio São Pedro nos diz, no capítulo anterior, que quando se refere à morte, é morte na carne, morte física e não morte espiritual, assim diz: “Pois também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injusto, a fim de nos levar a Deus. Ele foi morto na carne, mas foi chamado à vida pelo Espírito, no qual também foi pregar aos espíritos em prisão ”. (I Pedro 3, 19) Felizmente, o bispo Straubinger especifica na nota 19: “Foram expressas opiniões muito diversas a esse respeito, sobre as quais Mons. Charue observa: 'No contexto, esta observação deve provar o benefício dos sofrimentos do Salvador, algo que deve lembrá-lo ao falar sobre a descida ao inferno, pois o - a chamada interpretação espiritual de Santo Agostinho, Santo Tomás e todos os ocidentais até o século XIV é obviamente impossível, segundo a qual o Cristo pré-existente teria intervindo através de seu profeta Noé para pregar aos contemporâneos do dilúvio...' ”.

No queda la menor duda, si no se quiere caer en la contradicción y el absurdo, de que no cabe más que la interpretación literal, propia y natural que es la muerte y vida físicas cuando se habla tanto en las Escrituras como en el Credo, de juzgar a vivos y muertos.

Assim vemos que, por este Cristo, Nosso Senhor, morreu e ressuscitou, para ser Senhor e Juiz tanto de vivos como de mortos: “Pois este Cristo morreu e ressuscitou, para ser Senhor de mortos e dos mortos. os vivos". (Romanos 14, 9).

É por isso que São Paulo diz: “Eu vos conjuro diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, tanto na sua manifestação como no seu reino: prega a palavra, exorta a tempo e fora de tempo, repreende, censura, exorta com toda a longanimidade e doutrina”. (II Timóteo 4, 1-2). 3

  Mais uma vez vemos como Cristo vem julgar, em sua Parousia, os vivos e os mortos tanto por sua aparição como por seu Reino, ou seja, julgar também é reinar, pois este era o atributo fundamental do rei antes de Montesquieu dividir poder executivo, legislativo e judiciário. E assim, muito bem, Mons. Straubinger diz na nota 1 desta passagem: “Este é o Juiz dos vivos e dos mortos, isto é, não dos justos e pecadores, mas dos homens que ainda estarão vivos. no dia da sua vinda e dos que tiverem morrido. A fórmula entrou no Símbolo, e São Paulo pode já tê-la tirado de um Kerigma”.

Para terminar, e para deixar bem claro, embora seja embaraçoso e muito doloroso para mim ter que dizê-lo, mas como diz o ditado amicus Platão, sed magis amica veritas (um amigo é Platão, mas um amigo é a verdade ), aqui você não tem nada para fazer a interpretação alegórica espírita de alguns Santos Padres e Doutores como Santo Agostinho e Sto. Tomé então, ao falar de mártires decapitados e como é evidente, eles não podem ser ressuscitados espiritualmente em nenhuma circunstância, como é evidente, pois morreram em graça, como podemos ver na seguinte passagem do Apocalipse:“E vi tronos; e sentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado julgar, e às almas dos que foram mortos por causa do testemunho de Jesus e por causa da Palavra de Deus, e aos que não adoraram a besta nem a sua estátua , nem aceitaram a marca em suas testas ou em suas mãos; e eles viveram e reinaram com Cristo por mil anos. O resto dos mortos não reviveu até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressureição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição! Sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, com os quais reinarão por mil anos. (Apocalipse 20, 4-6).

É por isso que o Pe. Antonio Van Rixtel adverte: “Diz-se que esta primeira ressurreição de Apocalipse 20, 4-6 deve ser entendida em seu sentido espiritual. Mas como pode ser interpretado espiritualmente, quando São João diz: 'os outros mortos não reviveram até que os mil anos se completassem' e os mesmos versículos, mais tarde, profetizam o cumprimento desta profecia, narrando a ressurreição dos 'descansos 'morto? ¿E como uma pessoa decapitada pode ser ressuscitada espiritualmente? A sua ressurreição 'espiritual' (conversão) terá ocorrido antes porque é um pouco raro que aquele que não está na fé e na graça de Cristo se deixe decapitar por Ele, porém, diz São João, que 'eles ressuscitou depois de ser decapitado'; portanto, ele não pode falar de uma ressurreição espiritual, mas fala de uma ressurreição física corporal”.(Terceiro Milênio - O Mistério do Apocalipse, Caviglia Campora-Antonio Van Rixtel, Ed. Gladius Foundation, Bs. As. 1995, p. 502).

A conclusão óbvia é que, quando se fala em julgar os vivos e os mortos, o sentido é literal e exclusivo, afastando o sentido alegórico que apaga com o cotovelo o que está escrito com a mão, diluindo as Escrituras e o Credo.

FONTE. P. Basílio Méramo

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario