utfidelesinveniatur

miércoles, 13 de abril de 2022

A angústia de Cristo antes da morte.

  


“E disse aos discípulos: Sentem-se aqui enquanto vou mais longe e oro. E levando consigo os dois filhos de Pedro e Zebedeu, começou a ficar triste e angustiado. E então lhes disse: Minha alma está triste até a morte. Espere aqui e assista comigo." Depois de ordenar aos outros oito apóstolos que ficassem sentados em um lugar, Ele foi mais longe, levando consigo Pedro, João e seu irmão Tiago, a quem sempre distinguiu dos demais por maior intimidade. Mesmo que ele não tivesse outro motivo para fazê-lo além de querer assim, ninguém teria motivos para ter inveja por causa de sua bondade. Mas ele tinha motivos para se comportar dessa maneira, e devia tê-los em mente. Pedro se destacou pelo zelo de sua fé, e Juan por sua virgindade, e seu irmão, Santiago, ele seria o primeiro entre eles a sofrer o martírio pelo nome de Cristo. Estes foram, além disso, os três Apóstolos que foram concedidos para contemplar seu corpo glorioso. Era, portanto, razoável que fossem muito próximos a Ele, na agonia anterior à sua Paixão, os mesmos que haviam sido admitidos a uma visão tão maravilhosa, e que Ele recriara com um lampejo de eterna clareza porque era conveniente que sejam fortes e firmes.

Cristo avançou alguns passos e, de repente, sentiu em seu corpo um ataque tão amargo e agudo de tristeza e dor, de medo e dor, que, embora outros estivessem com ele, o levou a  exclamar imediatamente palavras que indicam claramente a angústia que oprimia seu coração: "Triste é a minha alma até a morte".Uma massa esmagadora de tristeza começou a ocupar o corpo abençoado e jovem do Salvador. Ele sentiu que a prova era agora iminente e que estava prestes a cair sobre Ele: o traidor infiel e traiçoeiro, os inimigos amargos, as cordas e correntes, as calúnias, as blasfêmias, as falsas acusações, os espinhos e os golpes, os pregos e a cruz, a horrível tortura que durou horas. Acima de tudo, isso oprimiu e doeu nele o terror dos discípulos, a perdição dos judeus e até o fim vergonhoso do homem que o traiu traiçoeiramente. Acrescentou também a dor inefável de sua querida Mãe. Dores e sofrimentos agitaram-se como um redemoinho tempestuoso em seu coração amoroso e o inundaram enquanto as águas do oceano quebravam impiedosamente através dos diques quebrados.

Alguns talvez se surpreendam e se perguntem como é possível que nosso salvador Jesus Cristo, sendo verdadeiramente Deus, igual a seu Pai Todo-Poderoso, tenha sentido tristeza, dor e tristeza.

Ele não poderia ter sofrido tudo isso se, sendo como Deus era, tivesse sido de tal maneira que não fosse ao mesmo tempo um verdadeiro homem. Ora, como ele não era menos verdadeiro homem do que era verdadeiramente Deus, não vejo razão para me surpreender que, sendo um verdadeiro homem, tenha partilhado das afeições e paixões naturais dos homens (afetos e paixões, é claro, ausentes em todas as de mau ou culpado). Da mesma forma, porque ele era Deus, ele realizou milagres maravilhosos. Se nós É surpreendente que Cristo sentiu medo, cansaço e tristeza, já que ele era Deus, por que não ficamos tão surpresos que ele sentiu fome, sede e sono? Deus não era menos verdadeiro por tudo isso? Talvez alguém possa objetar: "Tudo bem. Já não me surpreende que ele tenha experimentado essas emoções e humores, mas não posso explicar por que ele realmente queria tê-los. Porque Ele mesmo ensinou os discípulos a não terem medo daqueles que podem matar o corpo e não podem mais fazer outra coisa. Como é possível que ele tenha tanto medo desses homens agora, e especialmente considerando que seu corpo não sofreria nada se ele não permitisse? Também está registrado que seus mártires correram para a morte prontos e felizes, mostrando-se superiores aos tiranos e torturadores, e quase os insultando. Se foi assim com os mártires de Cristo,Como  não pode parecer estranho que o próprio Cristo estivesse cheio de terror e pavor, e entristecido quando o sofrimento se aproximava? Não é Cristo o primeiro e o modelo exemplar de todos os mártires? Visto que ele adorava fazer tanto primeiro e depois ensinar, teria sido mais lógico ter dado um bom exemplo naquela época para que outros aprendessem com ele a sofrer a morte de bom grado pela verdade. E também para que aqueles que mais tarde morreriam pela fé com dúvida e medo não desculpem sua covardia imaginando que seguem a Cristo, quando na verdade sua relutância pode desencorajar outros que vêem seu medo e tristeza, diminuindo assim a glória de sua causa . »

Esses e outros que levantam tais objeções não conseguem ver todos os lados da questão, nem percebem o que Cristo quis dizer ao proibir seus discípulos de temer a morte.

Ele não queria que seus discípulos nunca rejeitassem a morte, mas que nunca fugissem por medo daquela morte "temporária", que não durará muito, para cair, negando a fé, na morte eterna. Ele queria que os cristãos fossem soldados fortes e sábios, não tolos e tolos. O forte suporta e resiste aos golpes, o tolo nem os sente. Só o louco não teme a injúria, enquanto o prudente nunca permite que o medo do sofrimento o separe da conduta nobre e santa. Seria escapar de algumas dores menores para cair em outras muito mais dolorosas e amargas.

Quando um médico é obrigado a amputar um membro ou cauterizar uma parte do corpo, ele encoraja o paciente a suportar a dor, mas nunca tenta convencê-lo de que não sentirá nenhuma angústia e medo da dor causada pelo corte ou queimadura. . Ele admite que será doloroso, mas sabe que a dor será superada pela alegria de recuperar a saúde e evitar dores mais excruciantes.

Embora Cristo, nosso Salvador, nos ordene a tolerar a morte, se ela não puder ser evitada, em vez de nos separar dEle pelo medo da morte (e isso ocorre quando negamos publicamente nossa fé), ainda assim Ele está tão longe de nos ordenar a fazer violência à nossa (como seria o caso se não tivéssemos medo da morte), o que nos deixa até a liberdade de escapar, se possível, da provação, desde que isso não prejudique sua causa. "Se eles perseguirem você em uma cidade, ele diz, fuja para outra." Esta indulgência e conselho cauteloso de um mestre prudente foi seguido pelos Apóstolos e por quase todos os grandes mártires dos séculos posteriores. É difícil encontrar alguém que não tenha usado essa permissão uma vez ou outra para salvar a vida e prolongá-la, para grande benefício de si mesmo e de muitos outros, até que se aproximasse o tempo oportuno segundo a providência oculta de Deus. Há também campeões corajosos que tomaram a iniciativa de professar publicamente sua fé cristã, embora ninguém o exigisse; e chegaram mesmo a expor-se e a oferecer-se para morrer, embora também ninguém os obrigasse. É assim que Deus quer, que aumenta a sua glória, às vezes, escondendo as riquezas da fé para que os que conspiram contra os crentes mordam a isca; e outros, exibindo esses tesouros de tal maneira que seus cruéis perseguidores se irritam e exasperam ao ver frustradas suas esperanças, e percebem com raiva que toda a sua ferocidade é incapaz de vencer e derrotar aqueles que avançam alegremente para o martírio. Há também campeões corajosos que tomaram a iniciativa de professar publicamente sua fé cristã, embora ninguém o exigisse; e chegaram mesmo a expor-se e a oferecer-se para morrer, embora também ninguém os obrigasse. É assim que Deus quer, que aumenta a sua glória, às vezes, escondendo as riquezas da fé para que os que conspiram contra os crentes mordam a isca; e outros, exibindo esses tesouros de tal maneira que seus cruéis perseguidores se irritam e exasperam ao ver frustradas suas esperanças, e percebem com raiva que toda a sua ferocidade é incapaz de vencer e derrotar aqueles que avançam alegremente para o martírio. Há também campeões corajosos que tomaram a iniciativa de professar publicamente sua fé cristã, embora ninguém o exigisse; e chegaram mesmo a expor-se e a oferecer-se para morrer, embora também ninguém os obrigasse. É assim que Deus quer, que aumenta a sua glória, às vezes, escondendo as riquezas da fé para que os que conspiram contra os crentes mordam a isca; e outros, exibindo esses tesouros de tal maneira que seus cruéis perseguidores se irritam e exasperam ao ver frustradas suas esperanças, e percebem com raiva que toda a sua ferocidade é incapaz de vencer e derrotar aqueles que avançam alegremente para o martírio. esconder as riquezas da fé para que aqueles que conspiram contra os crentes mordam a isca; e outros, exibindo esses tesouros de tal maneira que seus cruéis perseguidores se irritam e exasperam ao ver frustradas suas esperanças, e percebem com raiva que toda a sua ferocidade é incapaz de vencer e derrotar aqueles que avançam alegremente para o martírio. esconder as riquezas da fé para que aqueles que conspiram contra os crentes mordam a isca; e outros, exibindo esses tesouros de tal maneira que seus cruéis perseguidores se irritam e exasperam ao ver frustradas suas esperanças, e percebem com raiva que toda a sua ferocidade é incapaz de vencer e derrotar aqueles que avançam alegremente para o martírio.

No entanto, Deus misericordioso não nos manda escalar um cume tão íngreme e árduo da fortaleza; por isso ninguém deve precipitar-se a tal ponto que não possa refazer seus passos pouco a pouco, colocando-se em perigo de cair de cabeça no abismo se não conseguir chegar ao topo. Aqueles que são chamados por Deus para isso, que lutam para alcançar o que Deus quer e reinarão vitoriosos. Ele guarda os tempos e as causas das coisas e, quando chega o momento certo, traz à luz o tesouro arcano de sua sabedoria que penetra tudo com força e dispõe tudo com suavidade. Portanto, se alguém é levado a esse ponto em que deve tomar uma decisão entre sofrer tormento ou negar a Deus, não deve duvidar de que está no meio dessa angústia porque Deus quer. Desta forma, ele tem a maior razão para esperar o melhor de Deus: ou Deus o livrará desse combate, ou então o ajudará na luta, e o fará vencer para coroá-lo como vencedor. Porque“Fiel é Deus que não permitirá que vocês sejam tentados além de suas forças, mas fará com que vocês aproveitem a mesma prova para que vocês possam se sustentar”.

Se confrontado em combate corpo a corpo com o diabo, príncipe deste mundo, e com seus asseclas, não há como escapar sem ofender a Deus, tal homem - na minha opinião - deve se livrar de todo medo; Ordenaria-lhe que descansasse em paz, cheio de esperança e confiança, «porque diminuirá a força de quem desconfia no dia da tribulação»14. Mas o medo e a ansiedade diante da luta não são condenáveis, desde que a razão não pare de lutar contra ela, e a luta em si não é nem criminoso nem pecaminoso. Não só o medo não é repreensível, mas, pelo contrário, é uma imensa e excelente oportunidade de merecer. Ou você imagina que aqueles santos mártires que derramaram seu sangue pela fé nunca tiveram medo de tortura e morte? Não preciso elaborar todo um catálogo de mártires: para mim o exemplo de Pablo vale mil.

Se na guerra contra os filisteus Davi valeu dez mil, certamente podemos considerar Paulo valendo dez mil soldados na batalha pela fé contra perseguidores infiéis.

Paulo, muito forte entre os atletas da fé, nos quais a esperança e o amor a Cristo cresceram tanto que não teve dúvidas quanto ao seu prêmio no céu, foi quem disse: "Combati o bom combate, terminou a corrida, e agora me está reservada uma coroa de justiça»15. O desejo era tão ardente que o levou a escrever: “O meu viver é Cristo, e o morrer, um ganho” 16. E também: “Desejo libertar-me das amarras do corpo e estar com Cristo”17. No entanto, e com tudo isso, esse mesmo Paulo não só conseguiu escapar com grande habilidade, e graças ao tribuno, das armadilhas dos judeus, mas também escapou da prisão declarando e afirmando sua cidadania romana; iludiu a crueldade dos judeus apelando para César, e escapou das mãos sacrílegas do rei Aretas deixando-se deslizar sobre o muro num cesto. Alguém poderia dizer que Paulo contemplava naquelas ocasiões o fruto que mais tarde semeia com suas obras e que, além disso, em tais circunstâncias, o medo da morte nunca o assustou. Eu concedo livremente o primeiro ponto, mas não ousaria afirmar estritamente o segundo. Que o bravo coração do Apóstolo não era imune ao medo é algo que ele mesmo admite quando escreve aos Coríntios:«Assim que chegámos à Macedónia, a nossa carne não descansou, mas sofreu toda a espécie de tribulações, lutas por fora, medos por dentro» 18. E ainda lhes escrevia:  «Estava entre vós em fraqueza, em grande medo e apreensão19' . E ainda: «Bem, irmãos, não queremos que ignorem as tribulações que sofremos na Ásia, pois o peso que tivemos de carregar superou todas as medidas, além de nossas forças, a tal ponto que o próprio fato de viver era um fardo para nós. aborrecimento»20 . Você não ouve nestas passagens, e da boca do próprio Paulo, seu medo, seu tremor, seu cansaço, mais insuportável do que a própria morte, a tal ponto que nos lembra a agonia de Cristo e apresenta uma imagem dela ? Negue agora, se puder, que os santos mártires de Cristo tiveram medo de uma morte horrível. Nenhum medo, por maior que fosse, poderia deter Paulo em seus planos de difundir a fé; nem o conselho dos discípulos poderia dissuadi-lo de viajar para Jerusalém (uma viagem para a qual ele foi movido pelo Espírito de Deus), embora o profeta Ágabo lhe tivesse predito que correntes e outros perigos o aguardavam ali.

O medo da morte ou do tormento não tem culpa, mas sim a dor: é uma aflição da qual Cristo veio para sofrer e não para escapar. Nem o medo e o horror diante da tortura devem ser chamados de covardia. No entanto, fugir por medo da tortura ou da própria morte em uma situação em que é necessário lutar, ou então abandonar toda esperança de vitória e se render ao inimigo, isso, sem dúvida, é um crime grave na disciplina militar. Quanto ao resto, por mais perturbado e trêmulo de medo que esteja o espírito de um soldado; se, apesar de tudo, ele avança quando o capitão o comanda, e marcha e luta e derrota o inimigo, ele não tem motivos para temer que seu primeiro medo possa diminuir o prêmio. Na verdade, deveria receber elogios ainda maiores, pois havia vencer não apenas o exército inimigo, mas também seu próprio medo; e este é muitas vezes mais difícil de derrotar do que o próprio inimigo.

 


No hay comentarios:

Publicar un comentario