utfidelesinveniatur

martes, 28 de diciembre de 2021

A IGREJA SOFREDORA E SUBLIME. MONS. MARCEL LEFEBVRE.

 

Meus amados irmãos, meus queridos amigos:

Aqui estamos mais uma vez reunidos em Ecône, para participar desta comovente cerimônia de ordenação sacerdotal. Com efeito, se há uma cerimónia que nos faz viver os momentos mais sublimes da Igreja, é a ordenação sacerdotal. Em particular, ela nos lembra a Última Ceia, durante a qual Nosso Senhor Jesus Cristo fez seus apóstolos sacerdotes. Também nos lembra da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes. Desta forma, a Igreja continua e o Espírito Santo continua a se expandir pela mão do sucessor dos apóstolos. Hoje estamos felizes por poder conferir a ordenação sacerdotal a treze novos sacerdotes.

Não deveria ter havido ordenações sacerdotais este ano, pois, como os estudos se estenderam de cinco para seis anos, as consequências dessa mudança gravitaram para 1982. Mas circunstâncias particulares, ocasiões especiais, nos levaram a ordenar sete diáconos da igreja hoje. Fraternidade e seis outras que fazem parte de várias congregações irmãs, que sustentam a mesma luta, com as mesmas convicções e idêntico amor à Igreja. Anteontem conferi a ordenação sacerdotal a dois membros do distrito alemão da Fraternidade, elevando o número de padres este ano para quinze.

Esperançosamente, pela graça de Deus e com o passar dos anos, esse número aumente, pois nossos seminários, especialmente os da Alemanha e dos Estados Unidos, vão agora dar os frutos do trabalho realizado nos anos anteriores.

A primeira ordenação em Ridgefield (Estados Unidos) acontecerá no próximo ano com três novos padres. A mesma coisa já aconteceu, o seminário Zaitzkofen na Alemanha.

Devemos orar para que Deus abençoe esses seminários e que aqueles que estão se preparando para o sacerdócio recebam em abundância as graças de que precisam.

Caros amigos, vós que daqui a pouco sereis ordenados sacerdotes, hoje mais do que nunca entendais, estais seguros que esta ordenação os colocará no centro da obra da Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com o seu sacrifício feito na Cruz, Nosso Senhor, de certa forma, prometeu fazer sacerdotes, para fazer aqueles que ele escolheu para continuar o seu sacrifício, uma fonte de graças, de Redenção, participarem do seu sacerdócio eterno, porque é o grande obra de Deus. Deus criou tudo para a redenção. É sua grande obra de caridade.

Deus é caridade. Tudo o que vem de Deus é caridade. Queria nos divinizar, comunicar-nos aquela imensa caridade na qual Ele arde desde a eternidade. Ele quis comunicá-lo e o fez através de uma manifestação extraordinária, pela sua Cruz, pela morte de um Deus, pelo seu Sangue derramado. Ele queria que os homens escolhidos por Ele continuassem aquele Sacrifício a fim de infundir as almas com a Sua vida divina, para curá-las de seus defeitos, seus pecados, para comunicar a Sua própria Vida, para que um dia essa vida nos glorifique e para que possamos seja glorificado com Deus na eternidade. Essa é a obra de Deus.

Para isso, Ele criou tudo; Todo aquele mundo que vemos, Ele o fez pela Cruz, Ele o fez pela redenção das almas. Ele fez isso para o Santo Sacrifício da Missa. Ele fez isso pelos padres. Ele fez isso para que as almas pudessem se unir a Ele, particularmente como uma Vítima na Sagrada Eucaristia. É comunicado a nós como Vítima, para que também nós ofereçamos a nossa vida com a sua e para que participemos não só da nossa Redenção, mas também da Redenção das almas.

Esse plano de Deus, esse pensamento de Deus que criou o mundo, é uma coisa extraordinária. Estamos surpresos com este grande mistério que Deus fez nesta terra. E precisamente porque o Sacrifício de Nosso Senhor se encontra no coração da Igreja, no coração da nossa salvação, no centro das nossas almas, tudo o que se refere ao Santo Sacrifício da Missa nos toca profundamente, toca a cada um de nós. um de nós pessoalmente, porque devemos receber o Sangue de Jesus através do Baptismo e de todos os sacramentos, em particular através do sacramento da Eucaristia, para salvar as nossas almas. É por isso que sentimos tanta adesão ao Santo Sacrifício da Missa, e mais ainda a partir do momento em que ele quer tocá-lo para torná-lo, supostamente, mais aceitável para quem não tem a nossa fé, para quem não tem tem a fé católica. Todas aquelas mudanças introduzidas nos últimos anos no que há de mais precioso na Santa Igreja, na liturgia, foram feitas para nos aproximar de nossos irmãos separados, isto é, daqueles que não têm nossa fé.

Então nossos corações e mentes foram abalados, e nossa fé foi abalada. Nos perguntamos: é possível que esta realidade, a maior, a mais mística, a mais bela, a mais divina de nossa Igreja, a Santa Igreja Católica Romana, possa ser reduzida? Diminuí-lo de forma que fique à disposição dos hereges? Não o conseguimos compreender e, entusiasmados, perguntamo-nos como, realmente, alguns clérigos com ideias estranhas à Igreja, sem verdadeiras inspirações do Espírito Santo, movidos não pelo Espírito da Verdade mas pelo espírito do erro, foram capazes de ascender ao cume mais alto da Igreja e decretar reformas que a destruiriam. Mistério insondável! Como isso poderia ser? Como Deus poderia permitir isso? Como poderia Nosso Senhor, que havia feito todas aquelas promessas a Pedro e seus sucessores, permitir isso, como poderíamos vir a ver essa realidade em nosso tempo? Bem-aventurados os fiéis que viveram antes de nós e que não tiveram que pensar e resolver estes problemas!

Em suma, gostaria de tentar trazer à sua mente um pouco de luz sobre o que eu acredito que deve ser nossa conduta em meio a esses eventos tão dolorosos que a Igreja está passando. Parece-me que esta paixão que hoje sofre a Santa Igreja pode ser comparada à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Você sabe como os próprios apóstolos se sentiram estupefatos antes que Nosso Senhor ligasse, depois de receber o beijo da traição de Judas. Levam-no, disfarçam-no com um manto escarlate, zombam dele, batem nele, carregam-no com a cruz e os apóstolos fogem, escandalizados. Não é possível! Que aquele a quem Pedro proclamou: Tu és o Cristo, o Filho de Deus, fica reduzido a essa pobreza, a essa humilhação, a essa afronta, isso não é possível! E os apóstolos fogem.

Só a Virgem Maria com São João e algumas mulheres rodeiam Nosso Senhor e preservam a fé; eles não querem abandonar você. Eles sabem que Nosso Senhor é verdadeiramente Deus, mas também sabem que Ele é homem. É precisamente esta união da divindade com a humanidade de Nosso Senhor que colocou problemas extraordinários. Porque Nosso Senhor não queria apenas ser um homem: ele queria ser um homem como

nós, com todas as consequências do pecado, mas sem pecado, isentos de pecado. No entanto, ele queria sofrer todas as consequências do pecado: dor, cansaço, sofrimento, fome, sede, morte. Até a morte, sim, Nosso Senhor fez aquela coisa extraordinária que escandalizou os apóstolos, antes de escandalizar muitos e outros que se separaram de Nosso Senhor por não crerem na Sua Divindade.

Ao longo da história da Igreja encontram-se almas que, espantadas com a fraqueza de Nosso Senhor, não crêem que Ele seja Deus. É o caso do Arrio. Ário disse a si mesmo: “Não, não é possível, este homem não pode ser Deus, visto que disse que era menor do que o Pai, que o Pai era maior do que ele; portanto, Ele é menos do que Seu Pai. Portanto, não é Deus. E então ele disse aquelas palavras surpreendentes: "Minha alma está triste de morte." Como, Aquele que teve a visão beatífica, que viu Deus em sua alma humana e que, portanto, era muito mais glorioso do que fraco, muito mais eterno que temporal - sua alma já estava na eternidade, abençoada - poderia sofrer e dizer: “Meu alma está triste de morte ", e então pronunciam nos lábios de Nosso Senhor aquelas palavras nunca ouvidas que jamais poderíamos ter imaginado:" Senhor, Senhor, por que me abandonaste? " É quando o escândalo, infelizmente, se espalha entre as almas fracas e Ário faz com que quase toda a Igreja diga: não, essa pessoa não é Deus.

Por outro lado, outros reagiram e disseram: talvez tudo o que Nosso Senhor sofreu, o sangue, as feridas, a Cruz, tudo isso é pura imaginação. Eles são realmente fenômenos externos que aconteceram? mas não eram reais, algo parecido com o do arcanjo Rafael quando acompanhava Tobias e depois lhe disse: Você acreditou que eu comia quando comia, mas não, eu me alimentava de alimento espiritual. O arcanjo Rafael não tinha corpo como o de Nosso Senhor Jesus Cristo; Ele não foi concebido no seio de uma mãe terrestre como Nosso Senhor o foi no seio da Virgem Maria. Diziam que Nosso Senhor era um fenômeno assim, e que parecia que comia e não comia, que parecia sofrer e não sofria. Esses foram os que negaram a natureza humana de Nosso Senhor Jesus Cristo, os Monofisitas, os Monotelitas, que negaram a natureza humana e a vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo: tudo era divino Nele, e tudo o que havia acontecido era apenas aparência.

Veja as consequências de quem se escandaliza com a realidade, com a Verdade. Eu faria uma comparação aqui com a Igreja de hoje. Temos ficado escandalizados, sim verdadeiramente escandalizados, com a situação da Igreja. Achávamos que a Igreja era realmente divina, que nunca poderia estar errada e que nunca poderia nos enganar.

E realmente é. A Igreja é divina; a Igreja não pode perder a verdade; a Igreja sempre guardará a Verdade eterna. Mas ela também é humana, e muito mais humana do que Nosso Senhor Jesus Cristo: Nosso Senhor não podia pecar, ele era o Santo, o Justo por excelência.

A Igreja, se é divina e verdadeiramente divina, nos dá todas as coisas de Deus —particularmente a Sagrada Eucaristia—, coisas eternas que nunca podem mudar, que farão a glória de nossas almas no céu. Sim, a Igreja é divina, mas também é humana. É apoiado por homens que podem ser pecadores, que são pecadores e que, embora participem de certa forma na divindade da Igreja, em certa medida - como o Papa, por exemplo, por causa de sua infalibilidade, por causa da carisma da infalibilidade da divindade da Igreja, embora sendo um homem - eles ainda são pecadores. O Papa, exceto no caso em que usa seu carisma de infalibilidade, pode cometer erros, pode pecar.

Não devemos ficar escandalizados e dizer, como alguns fazem, no estilo ariusiano, que, então, ele não é Papa. Assim disse Ário: "Não é Deus, não é verdade, Nosso Senhor não pode ser Deus."

Nós também somos tentados a dizer: “Ele não é Papa, não pode ser Papa se faz o que faz”. (isso é puro arianismo)

Ou se não, ao invés, como outros que iriam deificar a Igreja a ponto de tudo ser perfeito na Igreja, poderíamos dizer: “Não se trata de fazermos algo que se oponha ao que vem de Roma, porque tudo é divino .em Roma e devemos aceitar tudo o que vem de lá ”. (Monofisismo e monotelialismo) Quem o diz faz como quem dizia que Nosso Senhor era de tal maneira Deus que não lhe era possível sofrer, que tudo o que era apenas aparências de sofrimento, que na realidade ele não sofreu, que na realidade Seu Sangue não fluía, que eram apenas aparências que afetavam os olhos de quem estava ao Seu redor, mas não uma realidade. O mesmo é verdade hoje com alguns que continuam a dizer: “Não, nada pode ser humano na Igreja, nada pode ser imperfeito na Igreja”. Esses também estão errados. Eles não admitem a realidade das coisas. Até onde pode ir a imperfeição da Igreja, até onde pode - eu diria - alcançar o pecado na Igreja, o pecado na inteligência, o pecado na alma, o pecado no coração e na vontade? Os fatos nos mostram.

Há instantes dizia-te que nunca teríamos ousado colocar nos lábios de Nosso Senhor as palavras: "Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste?" E bem, nunca teríamos pensado que o mal, esse erro, pudesse penetrar no seio da Igreja. Agora vivemos essa época: não podemos fechar os olhos. Os fatos aparecem diante de nossos olhos e não dependem de nós. Somos testemunhas do que acontece na Igreja, de tudo de horrível que aconteceu desde o Concílio, das ruínas que se acumulam dia após dia, ano após ano na Santa Igreja. Com o passar do tempo, os erros se espalham mais e os fiéis perdem a fé católica. Uma pesquisa recente na França indicou que não mais do que dois milhões de franceses ainda são verdadeiramente católicos na prática.

Estamos chegando ao fim. O mundo inteiro cairá na heresia. Todos cairão no erro porque, como dizia São Pio X, há clérigos que se infiltraram no interior da Igreja e a ocuparam. Eles espalharam os erros graças às posições-chave que ocupam na Igreja.

Agora, somos obrigados a seguir o erro porque ele vem a nós por meio de autoridade? Assim como não devemos obedecer a pais indignos que exigem que façamos coisas indignas, também não devemos obedecer àqueles que exigem que neguemos nossa fé e abandonemos toda tradição. Não há nada para fazer. Certamente, essa união da divindade com a humanidade é um grande mistério.

A Igreja é divina e a Igreja é humana. Até que ponto as falhas da humanidade podem afetar, ouso dizer, a divindade da Igreja, só Deus sabe. É um grande mistério. Tendo verificado os fatos, devemos enfrentá-los e nunca devemos abandonar a Igreja, a Igreja Católica Romana; Jamais o devemos abandonar, nem jamais devemos abandonar o sucessor de São Pedro, porque por ele estamos unidos a Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas se, infelizmente, arrastado por quem sabe que ideia ou que formação ou que pressão sofre, ou por negligência, nos abandona e arrasta por caminhos que nos fazem perder a fé, então, não devemos segui-lo, mesmo que reconhecer que Ele é Pedro e que, se ele fala com o carisma da infalibilidade, devemos aceitá-lo, mas quando ele não fala com o carisma da infalibilidade, pode muito bem estar errado, infelizmente. Não é a primeira vez que algo assim acontece na história.

Estamos profundamente perturbados, profundamente mortificados, nós que tanto amamos a Santa Igreja, que a veneramos, que sempre a veneramos. É por isso que este seminário existe, para o bem da Igreja Católica Romana, e é por isso que todos esses seminários existem. Sentimo-nos profundamente magoados com o nosso amor por nossa Mãe, pensando que, infelizmente, os seus servos já não a servem e até a traem. Devemos rezar, devemos nos sacrificar, devemos permanecer como a Virgem Maria, aos pés da Cruz, não abandonar Nosso Senhor Jesus Cristo, embora pareça que, como diz a Sagrada Escritura, "era como um leproso" sobre a Cruz Bem: a Virgem Maria tinha fé e por trás daquelas feridas, por trás do seu coração trespassado, via Deus em seu Filho, seu Filho divino.

Também nós, pelas feridas da Igreja, pelas dificuldades, pelas perseguições que sofremos, inclusive por parte dos que têm autoridade na Igreja, não abandonamos a Igreja, amamos a nossa Santa Madre Igreja e continuaremos a servi-la em apesar das autoridades, se necessário. Apesar das autoridades que injustamente nos perseguem, continuemos nosso caminho: queremos preservar a Santa Igreja Católica Romana, queremos continuar e continuaremos para o Sacerdócio, para o Sacerdócio de Nosso Senhor Jesus Cristo, para o verdadeiros sacramentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, para o seu verdadeiro catecismo.

Por que, meus queridos amigos? Você sabe que eu mesmo, e todos os meus colegas de certa idade aqui presentes, fomos ordenados na tradicional Santa Missa como sempre; recebemos o poder de celebrar a Santa Missa e o Santo Sacrifício no rito romano de sempre. Lembre-se disso: fui ordenado nesse rito e não quero abandoná-lo, não quero abandoná-lo. É a missa em que fui ordenado e quero continuar a viver. É verdadeiramente a Missa da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Sede fiéis, fiéis ao vosso Santo Sacrifício da Missa, que vos trará tantas consolações, tantas alegrias, tantas ajudas nas vossas dificuldades, nas vossas provas, nas perseguições que enfrentais e sofrereis. Você encontrará a força para sofrer com Nosso Senhor Jesus Cristo todos esses insultos, você encontrará essa força no Santo Sacrifício da Missa. Dando verdadeiramente Nosso Senhor Jesus Cristo em seu Corpo, em seu Sangue, em sua Alma, em sua Divindade aos fiéis, você também lhes dará a coragem de seguir a Igreja em sua tradição e de imitar os exemplos de todos os Santos que todos aqueles que foram beatificados, canonizados, apontados como modelos de santidade na Santa Igreja, os precederam. Eles continuarão sendo nosso modelo.

A Bem-aventurada Virgem Maria, em particular, seja o nosso modelo. Peçamos-lhe que faça de vós, queridos amigos, santos sacerdotes, sacerdotes como ela quiser. Se a invocarem no decorrer da sua vida, ela os protegerá e os tornará sacerdotes segundo o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu divino Filho.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.

 

Arcebispo Marcel Lefebvre

 

Econe, 29 de junho de 1982.

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario