utfidelesinveniatur

sábado, 25 de septiembre de 2021

¿QUE HERESIAS SE ENCONTRAM NOS LIVROS DE LUISA PICARRETA?

 


Observação.  Numa publicação anterior sobre o mesmo tema, por mais interessantes que sejam os escritos de Luisa Picarreta, um comentário ao artigo anterior pedia-me que lhe desse mais informações do ponto de vista teológico e com citações mais explícitas do Magistério da Igreja onde eu expôs os autores das heresias que Luisa Picarreta expõe nos seus escritos, graças a Deus pude levar a cabo o caso Picarreta com maior profundidade.

  Aviso.  O que está entre parênteses e destacado em amarelo é obra do editor e não do autor do texto.

  “Mas deve-se reconhecer que nos últimos tempos o número de inimigos da cruz de Cristo tem crescido de forma estranha, que, com artes inteiramente novas e perfídia, estão se esforçando para aniquilar as energias vitais da Igreja., E até mesmo destruindo totalmente, se possível, o reino de Jesus Cristo.  Ficar em silêncio não é mais decoroso, se não queremos parecer infiéis ao mais sacrossanto de nossos deveres, e se a bondade de que até agora utilizamos, com esperança de correção, não deve mais ser censurada como uma negligência de nosso ministério.  O que, acima de tudo, exige de nós que quebremos o silêncio sem demora é que hoje não seja mais necessário ir à procura dos autores dos erros entre os inimigos declarados: eles se escondem, e isso é objeto de grande dor e angústia, no seio e na união da própria Igreja, sendo inimigos tanto mais prejudiciais quanto menos declarados.  (Encíclica Pascendi Gregis de Sua Santidade São Pio X)

 Seguindo a norma deste extrato da Encíclica, é necessário levantar a voz sobre os erros (convertidos em devoção moderna em oposição à devoção verdadeira mantida durante séculos na verdadeira Igreja) que já se enraizaram em muitas almas de boa vontade. e aderiram a este vidente ultrapassando os limites, sem querer, da Sagrada Revelação Divina.  Sei por experiência própria que muitos não vão gostar do que foi feito aqui com trabalho árduo para reunir as evidências esmagadoras contra esse "vidente".  Estas provas estão em total concordância com a tradição da Igreja, da teologia católica e da Revelação divina e, quem escreve isto também sacerdote pela graça de Deus, concorda totalmente com o Padre Rafael OSB. Muito tempo isto foi abandonado ou ele A devida importância permaneceu ou a própria seriedade dessas "revelações" foi completamente ignorada.  Quem lê isso não deve se escandalizar ou reclamar daqueles que escreveram isso com o único propósito de salvar suas almas apontando o inimigo da FÉ Católica.  Deus Nosso Senhor conceda-lhes paciência e humildade para aceitar o que aqui se prova com argumentos contundentes e é preciso ir até o fim para formar uma opinião completa sobre o perigo dessas chamadas “revelações”.

  Na oitava da Páscoa.  R. V. Padre A. Vargas.

  Revisado e ampliado com notas do Magistério da Igreja na Vigília da Assunção de Maria Santíssima.

   Existem verdadeiras heresias nos escritos de Luisa Picarreta que explicaremos em um momento.

  Heresias:

  1) A primeira e principal heresia é a que vai contra a Revelação Divina, aquela que nos foi legada por Jesus Cristo com a morte do último apóstolo São João, com ele foi encerrado o depósito fidei, como é comumente chamado.  Ora, as revelações privadas, uma vez que não estão contidas explícita ou implicitamente, serão tomadas, de acordo com o adágio latino, tantum quantum ou por mais que sirvam à salvação da alma e por mais que nos separem de Deus restarão sem ele, necessariamente implica a salvação da alma.  Portanto, as revelações de Luisa Picarreta enquadram-se nisto tanto quanto e de forma alguma ou sob quaisquer circunstâncias, muito menos podem ser "superiores ao Depósito Fidei" para afirmar o contrário, como ela diz em seus livros, é diretamente atentado contra o próprio depósito da Fé, que é uma heresia irresponsável e contrária ao que é ensinado pela Igreja Católica aqui e em toda parte.  Portanto, o que ela afirma ter recebido de Deus Todo-Poderoso é uma "Nova Revelação" condicionando-a apenas aos seus escritos, sem fazer qualquer referência ao depósito da fé.  Essa heresia é sustentada, entre outras, pela heresia modernista embutida na Igreja Católica fundada por Jesus Cristo.

  2) A segunda heresia em que Luisa Picarreta incorre é a chamada MONOTELITE promovida pelo Patriarca de Constantinopla Sergio por volta do ano do Senhor de 634 (Da carta 1: Scripta Fraternitatis vestrae Sergio, Patriarca de Constantinopla Dz 251) Heresia que nega o duas naturezas em Cristo Jesus e admite apenas uma como a divina em detrimento da humana.  Esta forma herética de se expressar sobre as duas naturezas de Jesus Cristo foi refutada na época pelo Concílio de Calcedônia (cf Denzinger 146) e, posteriormente, condenada pelo Concílio de Letran (Dz 258-267)

  3) A terceira heresia contida nos livros deste autor é a MONOFISITA que eu afirmo categoricamente que em Jesus Cristo houve uma única vontade contrária ao sentimento de Santo SOFRÓNIO que defendeu contra o Papa Honório as duas vontades em Jesus Cristo e o sentimento de a Igreja (DZ 251 E 1465) A heresia destes consistia em afirmar que em Cristo havia de fato uma só vontade, a Vontade Divina, e que a vontade humana de Cristo estava totalmente absorvida pela Divindade.  Seu heresiarca foi o bispo Sérgio, bispo de Constantinopla.  (Na verdade, o Patriarca Sérgio promoveu o Monofisismo, não o Monotelianismo, no entanto, é atribuído a ele por ter apoiado aqueles que professavam essa heresia e a Honório I por dar seu consentimento) Essa "absorção" então não pode acontecer.  É impossível que a vontade de qualquer pessoa seja absorvida pela Vontade Divina, o livre arbítrio é suprimido em nós, o que é uma aberração.  (Santo Tomás de Aquino em seu tratado sobre o VERBO ENCARNADO do resumo teológico trata do livre arbítrio de Jesus Cristo aos leitores para uma maior compreensão desta questão) E é exatamente isso que Luísa ensina continuamente em suas "Divulgações".  Luisa ensina clara e repetidamente que quando se recebe este novo "Sacramento" da Vontade Divina, a vontade humana deixa de funcionar como tal, deixando apenas a Vontade Divina em nós, aqui se refere a um grosseiro erro da natureza atribuído a Jesus Cristo que é a mais alta perfeição e não cavar de forma alguma a imperfeição.  O criador e redentor soberano de Deus respeita no homem comum seu livre arbítrio, com o qual esse mesmo homem pode escolher livremente entre o bem e o mal.  Agora, se Deus faz isso com qualquer homem, por que seu Filho negaria à sua PALAVRA encarnada este livre arbítrio, uma vez que ele foi feito HOMEM?  Portanto, à luz da teologia católica (Suma Teológica de Santo Tomas: tratado do VERBO ENCARNADO) SOBRE ESTE ASSUNTO Luisa Picarreta está totalmente equivocada, incorrendo necessariamente em heresia ao confirmar teimosamente sua "teoria" acima mencionada, isto é, o monotelianismo.

  4) A quarta heresia é chamada Quietismo.  Antes de prosseguir com esta outra heresia devemos distinguir entre o quietismo molinista de Luis Molina (Dz 1097) e o quietismo de Miguel de Molinos, (sob o título: "Erros de Miguel de Molinos" o Magistério da Igreja condena por decreto de 28 de agosto e ratifica esta condenação na Constituição Caelestis Pastor, de 20 de novembro de 1687, você pode ler todos os seus erros condenados no Dz. 2221 a 2288, devido à sua extensão é muito longo e não podemos citá-los todos aqui, mas eu Recomendo vivamente a sua leitura porque é muito interessante conhecer os erros que este padre jesuíta cometeu.

Para este quietismo molinista, existem duas maneiras de chegar a Deus: por meio da fala e da meditação; e por meio de recolhimento interior e contemplação.  Era uma concepção dualística esotérico-elitista.  Miguel de Molinos considerava que o seu modelo de fé era superior, o outro inferior; por isso criticava o método escolástico e os padres espirituais, que defendiam um tipo de fé conceptual e externa.

 A doutrina molinista representa a autonegação do Eu levado ao seu extremo: o aniquilamento pessoal como espaço de relacionamento com Deus.  Para alcançar a paz interior, é necessário renunciar à própria vontade e submeter-se incondicionalmente à vontade divina, eliminando todos os vestígios de amor-próprio e de auto-estima: “Esta hidra de sete cabeças do amor-próprio deve ser abatida para chegar ao cume da alta montanha da paz ”.  Quem ama a Deus não pode amar a si mesmo: "Não há felicidade em gozar, mas em sofrer com quietude e resignação."

 Luisa Picarreta apegou-se a este erro, já condenado pela Igreja, como vimos, que ensina, seguindo fielmente Miguel de Molinos, o aniquilamento interior e, por isso, se realiza a "santidade".  Além disso, afirma que nosso livre arbítrio não é responsável por nossas ações, negando assim a moralidade de tais ações (por exemplo, se alguém pecar contra o sexto mandamento neste estado que ela propõe, ele não comete pecado porque seu livre arbítrio simplesmente não funciona ou está "descontinuado")

  Diante dessas "novas" aberrações vindas de uma mente herética, como vimos.  A Igreja reagiu condenando seus erros.

   “Na quarta-feira, 13 de julho de 1938, na Sessão Geral da Suprema Sagrada Congregação do Santo Ofício, os Eminentes e Reverendos Cardeais, preocupados com a defesa da fé e da boa moral, seguindo a anterior recomendação dos Reverendos Consultores, CONDENADA e ordenou que fossem inseridas no Índice de Livros Proibidos as seguintes obras de Luisa Picarreta e publicadas por terceiros em épocas diversas e em locais diversos:

  1. A Contemplação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, juntamente com um Tratado sobre a Vontade Divina.

  2. O Reino da Vontade Divina.

  3. A Rainha do Céu no Reino da Vontade Divina.

  Na quinta-feira seguinte, 14 de julho do mesmo mês e ano, o Nosso Santíssimo Padre Pio XI, Papa da Divina Providência, na habitual audiência que concedeu aos Excelentíssimos e Reverendos Conselheiros do Santo Ofício, aprovou a decisão do Eminentes Cardeais, e confirmaram e ordenaram sua publicação ”(Acta Apostolicae Sedis, 30 de agosto de 1938).

  PRINCÍPIOS CATÓLICOS A LEVAR EM CONTA:

  1.- A fé cristã não pode aceitar “revelações” que visem superar ou corrigir a Revelação que efetivamente terminou com a morte do último Apóstolo, São João Evangelista.  (Dizer então que essas revelações privadas são mais importantes que as divinas, desconsiderando o Sumo Pontífice Pio XI, é ir contra a tradição de dois mil anos da Igreja Católica e contra a mesma revelação DIVINA QUE RAIOS NA HEREGIA)

  2- O ensino dado em qualquer revelação privada deve ser submetido às Sagradas Escrituras e à Tradição para o provar.  (Nesta submissão à revelação divina a falsa e verdadeira doutrina é testada. “A revelação privada nunca é sobre o DIVINO, tomar uma posição contrária a este é um ato temerário de consequências eternas)

  3.- Jesus Cristo e os apóstolos nos deram tudo o que precisamos para nossa salvação e santificação para a perfeição suprema.  Ensinamentos fielmente transmitidos pela Igreja Católica.

  Seguindo a ordem estabelecida acima, Picarreta atenta contra o primeiro ponto que é a REVELAÇÃO DIVINA ao dizer o seguinte em suas obras.

  1. Jesus para Luisa: “Desejo lançar um terceiro FIAT, pois não posso mais conter o meu Amor. Isso vai completar o trabalho que comecei.  Caso contrário, a obra tanto da Criação quanto da Redenção estaria incompleta.  ¨ (BH, pág. 119).  Um novo FIAT é contrário ao que está escrito no Evangelho de São João e que reafirma a perfeição da obra redentora quando diz CONSUMATUM EST.  TUDO É CONSUMIDO.  Supor um novo FIAT fora do depósito da fé é uma audácia sem precedentes, pois suporia a imperfeição da redenção e iria contra as perfeições divinas expostas por Santo Tomas em seu resumo teológico em seu tratado sobre Trinitate.  Além disso, vai contra sua sabedoria divina e sua providência divina ou governo do universo em todos os tempos e circunstâncias, nem é preciso dizer que essas "palavras" de Jesus Cristo a esta mulher são inadmissíveis e heréticas.

  2. Jesus a Luísa: “Não haverá nem antes nem depois de ti, criatura alguma a quem obrigue, necessariamente, a ajuda dos meus ministros”.  Esta proposição vai além do molinismo de Miguel de Molina porque vai diretamente contra o sacramento da penitência e da extrema unção, que, como sabemos, são de instituição divina, as citações de tais instituições encontram-se no Evangelho de São João com estas palavras: “Recebe o Espírito Santo, tudo o que ligares na terra será ligado no céu e tudo o que desligares na terra será desligado no céu” e Santiago Apóstol: “Aquele que está doente chama os sacerdotes para o ungir com o óleo da Salvação” .  Essa proposição também é semelhante à dos protestantes, no sentido de que rejeitam o sacramento da penitência.  Não somos obrigados por necessidade a seguir essas revelações privadas sem prejuízo para a salvação de nossas almas.

  3. Jesus para Luísa: “A minha mãe domina toda a Igreja.  Eu fiz o mesmo com você ... tudo o que eu revelo sobre minha Vontade: os Bens que contém e como a criatura deve entrar e como a bondade paterna quer abrir outra era de graça. ”  (BH p. 14)

  COMENTÁRIO: Luisa afirma ter recebido um novo “depósito de fé” que é paralelo à revelação dada aos apóstolos.  Santo Tomás ensina o contrário: “Existe um triplo estado de humanidade; o primeiro estava sob a antiga Lei; a segunda é a da nova Lei;  a terceira não acontecerá nesta vida, mas no Céu ... não devemos esperar um estado em que o homem possua a graça do Espírito Santo mais perfeitamente do que o possuiu até agora. "  (Summa I-II, 106).

  Contra Santo Tomás está novamente a “revelação” de Luísa por “Jesus”: “Estas revelações sobre a minha Vontade serão como um bálsamo para curar as feridas produzidas pela vontade humana.  Quem tem o benefício deste conhecimento sentirá o fluir de uma nova vida de luz, graça e força para cumprir a minha Vontade em tudo ... Minha filha, o Reino da minha Vontade é invisível.  Coloquei luz, graça e atração superabundantes nesses escritos para tornar meu reino vitorioso.  NA PROPORÇÃO DE QUE ESTAS ESCRITAS SÃO CONHECIDAS, eles travarão uma doce batalha contra a vontade humana e vencerão. "  (p.16, BH) (Contra os princípios 1 e 3) A Igreja venera a Bem-Aventurada Virgem Maria como a única criatura perfeita pelo grande privilégio de ser a Mãe de Deus e esta exaltação é acima de todas as criaturas, diz-se em San Lucas cap. .  1. V. 42: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre» e depois a própria virgem diz: «Por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada».  Quanto a esta última, poderíamos dizer, segundo ela, que a redenção não traz todos os benefícios que dizem em seu livro, o que vai de encontro ao que diz São Pedro em sua carta: "Pelas suas feridas fomos sarados" e em outro lado: “Sem derramamento de sangue não há remissão” Pelo que podemos concluir que a morte de Jesus Cristo nos deu as graças sofredoras não só para este mundo, mas também a graça especial que nos abre as portas do céu.

  4. Jesus a Luísa: “Mesmo assim, peço-te que ores, não se encontra em nenhuma outra” (p. 19, BH).

  COMENTÁRIO: Aqui bastará ao Magistério responder por nós: “Que a compreensão, o conhecimento e a sabedoria das pessoas e de todos, de um homem como de toda a Igreja, cresçam e progridam fortemente com o passar de as idades e os séculos; mas só tem que estar em seu próprio gênero, isto é, no mesmo dogma, com o mesmo significado e a mesma compreensão ”.  (Dz 1800).  Confirmando isso, São Paulo diz: “Admira-me que tão cedo você se afaste daquele que te chamou pela graça de Cristo, e você vá para outro Evangelho.  E não é que haja outro Evangelho, mas sim que existem aqueles que te perturbam e pretendem perverter o Evangelho de Cristo.  Mas, mesmo que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse um Evangelho diferente daquele que vos anunciámos, SEJA ANATEMA.  Em que o engano do diabo é exposto com estas duas citações do Magistério da Igreja e de São Paulo.

  5. Jesus para Luísa: “A alma que faz a minha Vontade de acordo com a perfeição que te ensinei… superará todos os outros santos… porque permanecendo na minha Vontade, agirão de forma divina, secreta e extraordinária” (BH, página 38).

 COMENTÁRIO: Esta proposição é absolutamente quietista de origem Molinista, conforme expresso acima sobre ela.  A esta altura, creio que seja a terceira, é interessante ler as teses condenadas pela Igreja nesta doutrina herética, condenada séculos antes de este gênio picarreta aparecer dizendo algo tão novo quanto velho ao mesmo tempo, vou citar alguns trechos de Miguel de Molinos sobre esse erro de Picarreta: “Querer agir ativamente é ofender a Deus, que quer ser o único agente;  e, portanto, é necessário abandonar-se inteiramente e inteiramente em Deus, e então permanecer como um corpo sem vida (Dz. 1222) “Ao não fazer nada, a alma se aniquila e volta à sua própria origem, que é a essência de Deus, em que permanece transformado e divinizado, e Deus permanece em si mesmo; porque então já não são duas coisas unidas, mas uma só e assim Deus vive e reina em nós e a alma se aniquila no ser operativo.  (Dz. 1225) Nas últimas palavras entra a heresia monofisista que nega as duas vontades em Cristo Jesus e suprime o livre arbítrio em nós.

  6. "Eu (Luisa), ao ouvir isso, disse a mim mesma:‘ Ele logo dirá que Sua Vontade é mais do que a própria Comunhão Sacramental. "  Então Ele imediatamente acrescentou: “Certo!  Correto!  Porque a comunhão sacramental dura alguns minutos.  É temporário, Minha Vontade, por outro lado, é a Comunhão perene. “ (p.36 BH).

  COMENTÁRIO: Isso está completamente errado.  Embora a Eucaristia em termos de seus acidentes de pão e vinho dure alguns minutos, não é assim em termos de ordem espiritual que dura muito tempo enquanto a alma não perde a graça e é considerada um aumento dela. graças a esta permanência espiritual em nossas almas.  Por outro lado, a comunhão não é o fim da nossa peregrinação na terra, mas o MEIO para alcançar a vida eterna, portanto, com todas as propriedades podemos dizer que a Eucaristia não é a morada eterna da alma, mas o alimento espiritual para chegar a. esta morada eterna.  Nuances de monotelismo e quietismo são encontradas nesta proposição de Picarreta.

  7. Jesus a Luísa: “Ah, te repito e confirmo que a minha Vontade é um sacramento e supera todos os sacramentos juntos de uma forma muito mais admirável, pois não necessita da intervenção de ninguém nem de nada material.  O Sacramento da minha Vontade é formado entre a minha Vontade e a vontade de uma alma.  Quando ambas as vontades se fundem, elas formam o Sacramento. “(P. 106, BH).

  COMENTÁRIO: Esta proposição não está de acordo com a teologia escolástica porque, de acordo com a definição do homem, as duas ações da alma se distinguem, como a inteligência e a vontade, e como Jesus Cristo é o Homem-Deus, essas duas ações do alma também existe Nele.  Então, fingir que essa vontade humana emanando da natureza humana é um sacramento e um sacramento muito maior e único, descartando os sacramentos instituídos pelo próprio Jesus Cristo, é aberrante e herético e soa como monoteísmo e monofisismo.  Finalmente, devido à união hipostática em Jesus Cristo, a natureza divina não pode ser separada da natureza humana nem pode ser suprimida uma em detrimento da outra, seria uma destruição ou aniquilação que é impossível em Deus.  (tratado de soma teológica da Palavra Encarnada)

  8. “Quando uma alma age em minha Vontade, sua humanidade fica, por assim dizer, suspensa.  Então a Vida Divina do meu Amor toma seu lugar e age”.  (p. 86, BH).

  “É assim que a alma, até que seja sepultada em minha Vontade e morra completamente Nela, sua vontade se desintegra na Minha” (p. 28 BH).

  COMENTÁRIOS: É a heresia do Quietismo.  Aniquilação de nós mesmos quando nos colocamos nas mãos de Deus.  Santo Atanásio explica: “A vontade humana não resistirá nem duvidará, mas sempre se submeterá à onipotente Vontade Divina.  Porque é necessário que a vontade da carne atue, mas estando sujeito à vontade divina.”  Antes de la creación solo éramos ideas en la mente o intelecto divino carentes de ser, pero cuando menos subsistíamos en el como algo que sería después, una vez creados dejamos de ser una idea en Dios y pasamos a ser algo fuera de Él, es decir  , un ser ya sea animal o vegetal, pero somos algo, pero Picarreta nos reduce a algo a lo que Dios es imposible que haga, la ANIQUILACION, es decir, NO SER NADA eso expresa la palabra aniquilación en sentido estricto (Suma teológica tratado de  a criação)

  9. “Jesus disse-me: 'Minha querida, olha como para aquele que vive na minha Vontade não há graça que sai da minha Vontade para todas as criaturas no céu ou na terra em que ele (isto é, aquele que vive na Vontade Divina) não é o primeiro a participar.  Isso é natural porque quem mora na casa do pai tem muitos bens.  E se quem está de fora recebe algo, é em virtude de quem mora dentro”.  (p.25 BH).

  COMENTÁRIOS: Obviamente para Luísa viver na Divina Vontade é juntar-se a Nossa Senhora como Medianeira de todas as graças!  (??).

  10.- Depois que seu confessor rejeitou sua absolvição, Luísa, porém, recebeu a Sagrada Comunhão.  Depois dessa recusa, ela nos diz que Jesus lhe disse para não se preocupar ... “Porque uma vez que uma pessoa é libertada de sua própria vontade humana e entregue à minha Divina Vontade, não há necessidade de absolvição sacerdotal, pois esta será dada a vocês pelo teu amor a Jesus ”.  (BH, Vol. 16. 5 de novembro de 1923)

  COMENTÁRIOS: Excelente exemplo das heresias do Monotelismo e do Quietismo.  Ao fazer este ato de "abandono à Vontade Divina", a pessoa será automaticamente justificada, sem a necessidade de praticar religião alguma!  ¿Onde está o dogma do pecado original, onde estão os pecados atuais que são cometidos diariamente enquanto estamos neste mundo e não somos confirmados na graça como a Bem-Aventurada Virgem Maria, ¿São João Batista e os apóstolos depois do Pentecostes?

 CONCLUSÃO:

  A Vontade Divina de Luisa Picareta é mais do que uma heresia.  É uma religião completamente nova que tem uma mistura de protestantismo, modernismo, budismo, monotelismo e quietismo.  Essas heresias destroem a responsabilidade humana por suas ações.  Essa nova religião "revela" a "fórmula mágica" para se tornar essencialmente igual a Deus.  O slogan de Satanás foi usado contra Adão e Eva.  Eu já disse que isso cheira a ENXOFRE

   Nota 1.- BH = Traduzido da versão em inglês do livro:

  Quando o Divino Irá Reinar nas almas, Livro do Céu: Uma seleção de passagens.  Luisa Piccarreta Centro da Vontade Divina.  Jacksonville, FL.  novecentos e noventa e cinco.

  Partager:

  Padre Rafael O. S. B.

  Revisão e expansão: Padre Arturo Vargas Meza

No hay comentarios:

Publicar un comentario