utfidelesinveniatur

sábado, 6 de enero de 2024

A ADORAÇÃO DOS SANTOS REIS.



Homilia do bem-aventurado São Gregório Papa, na mesma festa, no presente Evangelho: São Mateus escreve-o no capítulo 2. v. 1. e 2. Lê-se assim: Jesus tendo nascido em Belém de Judá nos dias do rei Herodes, vejam aqui que os Magos vieram do Oriente a Jerusalém, dizendo: ¿Onde está aquele que acaba de nascer Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo, …

Segundo a lição do Santo Evangelho, foi-nos dito, meus amados irmãos, quando nasceu o Rei do céu, o Rei da terra ficou perturbado: porque sem dúvida todo o domínio da terra está confuso, quando o A majestade do céu é mostrada. Mas na minha opinião é justo que saibamos, como quando nasceu o nosso Redentor, um Anjo foi enviado aos pastores da Judéia, para avisá-los, e para os Magos não foi um Anjo, mas uma estrela que os guiou e levou-os para onde o haviam levado. para adorar Justa providência do Senhor ordenou que os judeus que usassem a razão fossem avisados ​​pelo Anjo que tem razão; e os gentios que não sabiam usá-lo chegaram ao conhecimento do Senhor, não por pregação, mas por sinais. Porque, na verdade, as profecias foram dadas aos judeus como aos crentes, e os sinais foram dados aos gentios como aos incrédulos.

Você também deve notar que, como nosso Redentor já tinha idade perfeita, os próprios Apóstolos foram pregar aos gentios; e sendo uma criança, e com tal idade que segundo ela ainda não conseguia falar, uma estrela foi informá-la. Tudo isso estava de acordo com a razão, porque quando nosso Redentor já tinha idade para falar, era certo que os pregadores que falavam nos dessem notícias dele; e sendo de uma época em que ele não falava, os elementos mudos foram pregados a ele. É algo muito digno de nota, quão grande era a dureza no coração de alguns judeus, a quem nem os sinais maravilhosos que foram mostrados no nascimento do Senhor, nem as maravilhas que foram vistas em sua vida e morte, nem o cumprimento do que viam nas profecias: nada lhes bastava para conhecê-lo como ele era. Todos os elementos o conheceram através do seu Criador e testemunharam a sua vinda; E falando deles como criaturas humanas, digo que os céus sabiam que este era o seu Criador, porque então enviaram a estrela ao seu serviço. O mar conhecia-o, porque se deixava pisar pelos seus pés como se fosse terra firme. A terra o conheceu, porque no momento da sua morte estremeceu.

O sol o conhecia, que ao mesmo tempo escondia os raios de sua luz. Conheça-lhe as pedras e os muros, porque quando ele morreu eles quebraram. Ele conheceu o inferno, que por seu comando restaurou os mortos que ele tinha; e este Senhor assim conhecido por todas as coisas, os corações duros dos judeus infiéis nunca querem conhecê-lo através de Deus; e mostrando-se mais duros que pedras, não querem ser quebrantados pela penitência: negam-na e não querem confessá-la, mesmo vendo que, como dissemos, os elementos e as coisas insensíveis, com todos os sinais que apresentam poderia, ter confessado isso; e para sua maior condenação, eles sabiam muito antes que iria nascer este Senhor, a quem agora desprezam vê-lo nascer; e eles não só sabiam o que iria nascer, mas também em que lugar iria nascer; porque quando questionados por Herodes, eles próprios deram informações sobre o local de seu nascimento, e mostraram que o sabiam com base na autoridade da Sagrada Escritura; e assim eles testemunharam com a profecia, que Belém seria homenageada com o nascimento do novo capitão que ali nasceria; e para maior confusão de sua incredulidade e consolo de nossa fé, esse duplo conhecimento foi demonstrado nos judeus. No momento em que Isaque deu a bênção a seu filho Jacó, apareceu o grande mistério que neles se cumpriria. Sendo Isaque velho e cego, ao dar a bênção era Profeta; e não vendo presente o filho que estava diante dele, viu muitas coisas que aconteceriam muito mais tarde em sua sucessão. Assim, o povo judeu, cheio de profecias e cego, não conhecia o Senhor que tinha: tendo dito coisas que lhes aconteceriam mais tarde. Sabendo do nascimento de nosso Rei Soberano, Herodes recorreu então a remédios como traidor, e temendo perder o rei que não tinha, pediu que lhe dissessem onde havia nascido a criança: fingiu que queria adorá-lo, estando determinado a tirar sua vida se a encontrasse. Vejamos pela experiência quão pouco a maldade humana pode fazer contra o conselho da divindade: é isso que o sábio nos ensina nos provérbios. Os Magos que vieram com outra fé através da estrela que lhes havia aparecido, encontraram o Rei nascido que procuravam; ofereceram-lhes seus presentes, e eles foram avisados ​​em sonho para não voltarem para Herodes; então, Herodes nunca encontrou o Senhor que procurava.

Por Herodes entendem-se os hipócritas, que nunca merecem encontrar Deus, porque O procuram mal.

Portanto, os Magos ofereceram ouro, incenso e mirra: o ouro lhe convinha porque ele era Rei: o incenso é sacrificado a Deus: e com mirra costumam ungir os corpos dos mortos: para que os bem-aventurados Magos confessem, que neste Senhor que adoram, acreditam que há três coisas, que indicam secretamente com as suas oferendas: com ouro para ser Rei; com incenso para ser Deus; com mirra para ser um homem mortal. Alguns hereges o confessam como Deus, mas não acreditam que ele reine em todos os lugares. Estes oferecem incenso ao Senhor, mas não querem oferecer-lhe ouro: há outros hereges que lhe concedem ser Rei, mas não ser Deus. Estes lhe oferecem ouro, mas não incenso: houve outros hereges que confessaram que ele é Deus e que é Rei, mas não confessaram que ele foi um homem mortal. Estes lhe oferecem ouro e incenso: mas não querem oferecer-lhe mirra, como um homem mortal. Nós, meus amados irmãos, ofereçamos ouro ao Senhor nascido, confessando-o Rei e Senhor do mundo inteiro: ofereçamos-lhe incenso, confessando que este Senhor que no tempo se revelou a nós era Deus sem princípio: ofereçamos ele a mirra, confessando que o mesmo Senhor que na sua divindade era imortal e impassível, na nossa humanidade era mortal; É verdade que através do ouro, do incenso e da mirra podemos compreender outros mistérios. A sabedoria é entendida pelo ouro, como afirma Salomão, dizendo: na boca do sábio está o tesouro que merece ser desejado: pelo incenso, que geralmente é aceso para Deus, entende-se a virtude da oração, segundo o que O Profeta Real diz: Senhor, que a minha oração seja dirigida como incenso na tua presença: pela mirra entendemos a mortificação da nossa carne.

Isto é confirmado pela Santa Igreja, que, falando daqueles que no seu serviço trabalham até à morte, diz: as minhas mãos destilaram mirra: segundo esta doutrina oferecemos ouro ao Rei nascido, se nos mostrarmos diante do Senhor de tal forma que o nosso as obras brilham com a clareza da sabedoria soberana. Oferece-nos incenso, se com os santos exercícios da oração queimamos a sensualidade carnal no altar do coração, de tal maneira que algum suave desejo nosso sempre suba diante do Senhor; e se mortificarmos os vícios da carne com a abstinência, oferecemos mirra, porque com a mirra, como já dissemos, a carne morta é preservada da corrupção; e nada mais é corromper a carne morta, mas servir com este nosso corpo mortal ao vício da carne. O Profeta Joel falando destes, disse: os animais apodreceram em seu esterco. Bestas apodrecendo no esterco nada mais são do que homens sensuais que terminam suas vidas no fedor da luxúria; e assim podemos dizer que oferecemos mirra a Deus, quando por meio da continência evitamos que nossa carne mortal seja corrompida pela luxúria. O regresso dos Magos por outro caminho à sua região não deixa de ser um grande mistério para nós; e ao sermos admoestados a fazê-lo, somos informados do que devemos fazer. Claro, nossa região é um paraíso, e depois de conhecer e adorar o Senhor, Ele nos ordena a não voltar por onde viemos. Lembremos que fomos expulsos do paraíso por orgulho, por desobediência, por seguir coisas visíveis, por comer a iguaria que nos era proibida; Pois bem, para retornar à nossa região é necessário que tomemos outro caminho, que é chorar com penitência, obedecer aos mandamentos de Deus, considerar pouco o que nossos olhos veem e refrear nossos apetites carnais. Podemos dizer que voltamos por outro caminho à nossa região, porque dela expulsos por falsos prazeres, voltamos com lágrimas verdadeiras; E para isso, meus irmãos, é apropriado que estejamos sempre com muito medo, e com muita suspeita e desconfiança em nossos corações, tendo diante dos olhos de nossa alma por um lado as nossas faltas, e por outro a conta estreita que devemos tirá-los.

Pensemos quão justo e estreito é o Juiz que esperamos, e como ele sempre nos ameaça e se esconde: ameaça os pecadores, espera por eles e sofre, adia a sua vinda para o nosso bem, e para que tenhamos menos que fazer. condenar.

Sabendo isto, sigamos em frente e preparemo-nos para a sua vinda, punindo com lágrimas as nossas faltas, e façamos o que nos diz o grande Profeta: que com a nossa confissão estejamos preparados para o receber. Não nos enganem as delícias: não nos destruam os prazeres: lembremo-nos de quão perto está o Juiz que nos diz: ¡ai de vocês que riem agora, porque mais tarde chorarão e cairão em prantos! O sábio entendeu assim, quando disse: o riso se mistura com a dor, e os extremos da alegria são as lágrimas: ele diz mais: eu ri por engano, e disse à alegria, ¿por que você recebe o engano em vão? e ele mesmo em outro lugar diz: os corações dos sábios onde reside a tristeza, e os corações dos tolos onde está a alegria.

Pois bem, se realmente queremos celebrar este dia santo, é necessário que nos guardemos com muito medo de ofender a Deus; porque é um sacrifício muito agradável diante de Deus ver o homem afligido pelos seus pecados.

Assim o encontramos na boca do Profeta Real que diz: é um sacrifício aceitável a Deus, ao espírito perturbado e ao coração contrito. Lembremo-nos de que o Santo Batismo nos lavou dos pecados que o precederam; e daqueles que cometemos mais tarde, este não pode mais nos lavar. Sabendo, então, como sabemos, que depois do Batismo sujamos a nossa alma, procuremos as águas da penitência para lavá-la, pois os outros já não nos podem servir; E assim, nós que desejamos regressar à nossa região, já que dela saímos com falsa doçura e vã alegria, possamos regressar a ela com verdadeira amargura e santa tristeza, ajudados pela graça do Senhor que vive e reina para sempre. e sempre. Amém

 

  

No hay comentarios:

Publicar un comentario