utfidelesinveniatur

martes, 24 de enero de 2023

TRÊS DONS QUE DEUS NOS DEU: O PAPACO, A SANTA VIRGEM E O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO”

 

Nota do editor. Quando carreguei este escrito doutrinário do Bispo Marcel Lefebvre, senti-me tentado a "retocar" o assunto tão complicado do Papa, mas quando o corrigi na forma, não no conteúdo, percebi que ele o trata com grande prudência, assunto que não há mais nada a corrigir ou acrescentar para não ferir os sentimentos daqueles que não pensam como ele em relação ao PAPACITO. Por outro lado, quem sou eu para corrigir um grande e corajoso prelado que a Igreja nos deu como mais um presente para os tempos atuais? Portanto, deixo o texto como ele o escreveu.

É verdade que ele se refere à Fraternidade São Pio X pela integridade da doutrina que ela ensina, mas esses tempos se referem aos tempos que ele viveu tanto em sua fundação quanto em seu período como superior geral da referida congregação e, finalmente, como diretor espiritual da mesma congregação, mas não podemos dizer o mesmo da atual Fraternidade que já lida com os modernistas e assina acordos com eles, embora continuem negando.

Queridos irmãos, queridos amigos:

A Providência tem delicadezas, pois quis que este início de cursos, que este novo início de cursos de seminários coincidisse com o aniversário de minha consagração episcopal, ocorrido em 19 de setembro de 1947 em minha cidade natal1. A pedido de amigos, quisemos celebrar este aniversário de forma particular. Agora, esta manhã lemos as leituras de Tobias no breviário. Conta-se que o jovem Tobias, ao se ver rodeado de judeus, de homens de sua raça que adoravam os bezerros de ouro estabelecidos pelo próprio rei de Israel, ele, ao contrário, ia fielmente ao templo e oferecia os sacrifícios previstos por a lei assim como o próprio Deus havia pedido. Ele era, portanto, fiel à lei de Deus.

Bem, esperemos que também nós sejamos fiéis a Deus, fiéis a Nosso Senhor Jesus Cristo. E Tobias foi posteriormente levado cativo para Nínive, e ali, diz a Sagrada Escritura, quando todos os seus compatriotas se submeteram ao culto pagão que os rodeava, ele também guardou a Verdade: “reünuit omne nem veritatem”. Ele guardou a Verdade. Acho que é uma lição que a Sagrada Escritura nos dá, e esperamos que também nós sejamos fiéis como Tobias foi, fiel na juventude, fiel depois no cativeiro. Não é verdade que hoje estamos, de certa forma, em um cativeiro que nos cerca por toda parte, se manifesta por toda parte, nos é imposto por aqueles que se submetem ao espírito maligno, no mundo e até dentro de nós mesmos. pois aqueles que destroem a Verdade, a têm na escravidão ao invés de manifestá-la, exibi-la.

Mas queremos manter a Verdade, queremos continuar a manifestá-la. ¿E o que, portanto, ¿é esta Verdade? Temos o monopólio deles? Somos tão presunçosos que podemos dizer: ¿nós temos a Verdade, os outros não? Esta Verdade não nos pertence, não vem de nós, não foi inventada por nós. Esta Verdade nos é transmitida, nos é dada, está escrita, está viva na Igreja e em toda a história da Igreja. Esta Verdade é conhecida, está em nossos livros, em nossos catecismos, em todas as atas dos Concílios, nas atas dos Sumos Pontífices, está em nosso Credo, em nosso Decálogo, nos dons que o Bom Deus concedeu nós: o Santo Sacrifício da Missa e os sacramentos. Não fomos nós que o inventamos. Nada fazemos senão perseverar na Verdade.

Porque a Verdade tem um caráter eterno. A Verdade que professamos é Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus, e Deus não muda. Deus permanece imutável, São Paulo é quem nos diz: "nec vicissitudinis obumbratio". Não há sequer uma sombra de vicissitude Nele, uma sombra de mudança em Deus. Deus é imutável, “sempre idem”, sempre o mesmo. Ele é, aliás, Ele, a fonte de tudo que muda, de tudo que se move no universo, mas é imutável. E pelo próprio fato de professarmos Deus como Verdade, entramos, de algum modo, pela Verdade na eternidade. Não temos o direito de mudá-la, esta Verdade não pode mudar, nunca mudará. Os homens foram colocados neste mundo para receber um pouco desta luz da eternidade que desce sobre eles. De alguma forma eles também se tornam eternos, imortais, na medida em que se aproximam da Verdade, de Deus. Na medida em que se apegam às coisas que mudam, às coisas mutáveis, não estão mais com Deus. E é disso que sentimos necessidade. Todos os homens sentem essa necessidade. Eles têm em si uma alma imortal que agora está na eternidade, uma alma que será feliz ou infeliz, mas essa alma existe, não vai mais morrer, isso é definitivo. Homens, todos os que nasceram, todos os que têm alma, entraram na eternidade. E por isso precisam das coisas eternas, da verdadeira eternidade que é Deus. Não podemos nos privar Dele, isso faz parte da nossa vida, é o que há de mais essencial em nós. É por isso que os homens buscam a Verdade, a eternidade, porque têm em si uma necessidade essencial da eternidade.

¿E quais são os meios pelos quais Nosso Senhor nos deu a eternidade, no-la comunicou, nos fez entrar em nossa eternidade, ¿mesmo aqui embaixo? Muitas vezes, quando percorri estes países africanos, quando me pediam para visitar as dioceses, escolhia um tema que me era caro, por outro lado muito simples e que vocês já ouviram muitas vezes mas que concretizava, por aqueles povos simples de quem eu tinha que falar, a Verdade. Disse-lhes: mas quais são os dons que Deus nos deu que nos fazem participar da vida divina, da vida eterna e que começam a nos colocar na eternidade? São três os dons principais que Deus, que Nosso Senhor nos deu: o Papa, a Santíssima Virgem e o Sacrifício Eucarístico.

O Papa

E, com efeito, é um dom extraordinário que Deus nos deu ao dar-nos o Papa, ao dar-nos os sucessores de Pedro, ao dar-nos precisamente esta permanência na Verdade que nos é comunicada pelos sucessores de Pedro, que deve ser comunicado pelos sucessores de Pedro. E parece inconcebível que um sucessor de Pedro não consiga, de alguma forma, comunicar a Verdade que deve transmitir, porque não pode —sem quase desaparecer da descendência dos Papas— deixar de comunicar o que os Papas sempre comunicaram: o depósito da fé, que também não lhe pertence. A Verdade do depósito da Fé não pertence ao Papa. É um tesouro da Verdade que tem sido ensinado por vinte séculos. E deve transmiti-la com fidelidade e exatidão a todos aqueles a quem se encarrega de falar, de comunicar a Verdade do Evangelho. Ele não é livre.

E, portanto, na medida em que acontece, devido a circunstâncias absolutamente misteriosas que não podemos compreender, que estão além de nossa imaginação, que estão além de nossa concepção, se aconteceu que um Papa, que está sentado na cátedra de Pedro, veio para obscurecer de alguma forma a Verdade que deve ser transmitida, ou não mais transmiti-la fielmente, ou permitir que as trevas do erro se espalhem, esconder a verdade de uma certa maneira, caso em que devemos orar a Deus com todo o nosso coração, com todas as nossas almas, para que se cumpra a verdade, luz em que se encarrega de transmiti-la.

Mas não podemos mudar a Verdade por isso, cair no erro, seguir o erro, porque aquele a quem foi confiada a transmissão da Verdade era fraco e permitiu que o erro se espalhasse ao seu redor. Não queremos que a escuridão nos invada. Queremos permanecer na luz da Verdade. Permanecemos fiéis ao que foi ensinado por dois mil anos. Porque é inconcebível que aquilo que foi ensinado por dois mil anos e que é, como já disse, parte da eternidade, possa mudar.

Porque é a eternidade que nos foi ensinada, é Deus eterno, é Jesus Cristo Deus eterno, e tudo que está fixado em Jesus Cristo está fixado na eternidade, tudo que está fixado em Deus está fixado para a eternidade. A Trindade nunca pode ser mudada, o fato da obra redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo através da Cruz, através do Sacrifício da Missa, nunca pode ser mudado. São coisas eternas que pertencem à eternidade, que pertencem a Deus. ¿Como alguém aqui embaixo poderia mudar essas coisas? Qual é o padre que se sentiria no direito de mudar essas coisas, de modificá-las? Impossível impossível! Quando preservamos o passado, preservamos o presente e preservamos o futuro. Porque é impossível, eu diria metafisicamente, divinamente impossível, separar o passado do presente e do futuro. Impossível! Ó Deus não é mais Deus! Ó Deus não é mais eterno! Ou Deus não é mais imutável. E então não há mais nada em que acreditar, estamos completamente errados.

Por isso, sem nos preocuparmos com tudo o que hoje se passa à nossa volta, devemos fechar os olhos ao horror do drama que estamos a viver, cerrar os olhos, afirmar o nosso Credo, o nosso Decálogo, meditar o Sermão da Montanha, que é a nossa lei igualmente, apegar-se ao Santo Sacrifício da Missa, apegar-se aos Sacramentos, esperando que a luz se faça novamente ao nosso redor. Isso é tudo. Aqui está o que devemos fazer e não entrar no rancor, na violência, num estado de espírito que não seria fiel a Nosso Senhor, que não seria na caridade. Permaneçamos, permaneçamos na caridade; Rezemos, soframos, aceitemos todas as provas, tudo o que nos possa acontecer, tudo o que o Bom Deus nos possa enviar. Façamos como Tobias: toda a sua família o abandonou, adoravam os bezerros de ouro, adoravam os deuses pagãos, ele permaneceu fiel.

E, no entanto, talvez ele próprio devesse ter pensado que, estando completamente sozinho na fidelidade, arriscava-se a ser falso. Mas não, ele sabia que o que Deus havia ensinado a seus pais não poderia mudar. A Verdade de Deus existia e não podia mudar. Nós também devemos nos apoiar na Verdade que é Deus, ontem, hoje e amanhã. "Jesus Christus ferido, hodie et in saecula". E é por isso que eu diria: devemos ter confiança no papado, devemos ter confiança no sucessor de Pedro, enquanto ele é o sucessor de Pedro. Mas se por acaso ele não foi perfeitamente fiel à sua função, então devemos permanecer fiéis aos sucessores de Pedro e não a alguém que não seria o sucessor de Pedro. Isso é tudo. De fato, ele se encarrega de nos transmitir o depósito da Fé.

A bem-aventurada Virgem Maria

O segundo presente é o da Santíssima Virgem Maria. A Bem-Aventurada Virgem Maria, Ella, nunca mudou. ¡Imagine que a Bem-aventurada Virgem Maria pudesse ter mudado a ideia que se podia fazer da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo Seu divino Filho, sobre o sacrifício da Cruz que Ele teve que sofrer, ¡sobre a obra da Redenção! ¿A Santíssima Virgem foi capaz de mudar um pingo em sua fé? Você poderia, em algum momento da sua vida, ter dúvidas, cair no erro? ¿Ele poderia duvidar da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, duvidar da Santíssima Trindade, ¿Ela que foi cheia do Espírito Santo? Impossível, inconcebível!

Ela já estava aqui na eternidade. A Santíssima Virgem Maria, pela sua Fé, uma Fé imutável, profunda, não poderia ser perturbada de forma alguma, isso é evidente. Devemos pedir a esta santa Mãe que tenhamos a sua fidelidade, “'Virgo fidelis”, Virgem fiel. Não nos deixemos levar pelos ruídos que nos rodeiam; fidelidade, fidelidade, como a bem-aventurada Virgem Maria. E acrescentaria algo sobre a Bem-aventurada Virgem Maria que me parece importante para nós neste momento que vivemos. A cada momento nos dizem: a Virgem disse isto, aquilo, a Virgem apareceu aqui, a Virgem comunicou tal mensagem a tal pessoa. A propósito, não somos contra a possibilidade de uma palavra que a Santíssima Virgem possa dirigir a pessoas de sua escolha, obviamente. Mas estamos em tal período, neste momento, que devemos ser cautelosos, devemos ser cautelosos.

O lugar da Santíssima Virgem Maria na teologia da Igreja, na fé da Igreja, é, a meu ver, infinitamente suficiente para que a amemos acima de todas as criaturas depois de Nosso Senhor Jesus Cristo, e para que tenhamos em relação a ela uma devoção que é uma devoção profunda, contínua e diária. Não é necessário que tenhamos que recorrer constantemente a mensagens das quais não estamos absolutamente certos se vêm ou não da Santíssima Virgem. Não estou falando das aparições que foram e são abertamente reconhecidas pela Igreja. Mas devemos ter muito cuidado com os rumores que ouvimos hoje de todos os lados. A todo momento recebo pessoas ou comunicações que me seriam enviadas da Santíssima Virgem, ou de Nosso Senhor, uma mensagem recebida aqui, outra recebida ali. Queremos que a Santíssima Virgem esteja entre nós todos os dias. Mas Ela está, nós sabemos, Ela está conosco. Ela está presente em todos os nossos Sacrifícios da Missa. Ela não pode ser separada da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa devoção à Santíssima Virgem deve ser profunda, perfeita, mas não deve depender de nenhuma mensagem particular.

O Sacrifício Eucarístico

Por fim, o terceiro dom de Nosso Senhor Jesus Cristo: o Sacrifício Eucarístico. Deus, Jesus Cristo, dá-se a nós através do Sacrifício Eucarístico. ¿O que poderia torná-lo mais bonito? ¿E a que devemos nos apegar mais do que o Santo Sacrifício da Missa? Costumo dizer aos seminaristas: se a Sociedade Sacerdotal São Pio X tem uma espiritualidade especial — não quero que tenha uma espiritualidade especial, não é que eu critique os fundadores de ordens como Santo Inácio, São Domingos e São Vicente de Paul, etc. ., em uma palavra, para aqueles que quiseram dar um selo especial à sua congregação, um selo que sem dúvida foi desejado pela Providência na época em que viveram -, penso que se houver um selo particular em nossa Fraternidade sacerdotal de São Pio X, é a devoção ao Santo Sacrifício da Missa.

Que os nossos espíritos, os nossos corações, os nossos corpos sejam cativados pelo grande mistério do Santo Sacrifício da Missa e, na medida em que compreendermos melhor este grande mistério do Sacrifício da Missa e da Eucaristia, porque o Sacrifício e a o Sacramento estão unidos, são as duas grandes realidades do Sacrifício da Missa; Na medida em que aprofundarmos essas coisas, também entenderemos melhor o que é o sacerdócio, a grandeza do sacerdócio. Porque está intimamente ligada, diria metafisicamente, ao Sacrifício da Missa. E isso é muito importante na era de hoje. Precisamos disso, meus queridos amigos. Você precisa ser cativado por esta espiritualidade do Santo Sacrifício da Missa. Não só os sacerdotes, por outro lado, mas também os nossos religiosos, os nossos irmãos, as nossas irmãs e todos os leigos de hoje, todos os nossos queridos fiéis aqui presentes. Devemos ter uma devoção maior do que nunca pelo Santo Sacrifício da Missa, porque é o fundamento, a pedra angular da nossa Fé. Na medida em que deixamos de ter esta devoção ao Santo Sacrifício da Missa, na medida em que fazemos deste Sacrifício uma mera refeição, na medida em que as ideias protestantes se insinuam entre nós, na medida em que arruinamos a nossa santa religião.

Não ouso citar o exemplo do que aconteceu no Chile durante os três dias que passei lá. Mas, no entanto, já que isso me vem à mente, digo-o muito simplesmente para mostrar-lhe até que ponto a ideia do Santo Sacrifício da Missa foi degradada nas pessoas mais altas e altas da hierarquia católica. Durante a nossa estada em Santiago do Chile, apareceu na televisão uma concelebração presidida pelo bispo auxiliar de Santiago do Chile, rodeada — não vi televisão, mas ouvi-o de numerosas pessoas que assistiram — quinze ou vinte sacerdotes concelebrando com dele. Durante esta concelebração, o Bispo Auxiliar explicou aos fiéis, portanto a todos os que a assistiram pela televisão, que se tratava de uma refeição e que, portanto, ele não viu nenhuma objeção em fumar durante aquela refeição. E ele próprio fumou durante esta concelebração.

Aqui está o que acontece! ¡A que degradação, a que sacrilégio pode chegar um bispo diante de todos os seus paroquianos! Isso é inédito, inconcebível! Coisas semelhantes teriam que ser consertadas por anos, isso é um escândalo inimaginável. Mas isso nos mostra que nível pode ser alcançado quando você não está mais na Verdade. Então devemos nos apegar ao Sacrifício da Missa como à pupila de nossos olhos, ao que há de mais caro em nós, de mais respeitável, de mais santo, de mais sagrado, de mais divino. É o que este seminário é.

Tudo o que você quiser será dito sobre o seminário, será criticado de todos os lados: o seminário é isso, o seminário é aquilo, isso foi decidido no seminário, isso foi decidido no seminário. Nada foi decidido. Nada foi alterado. O seminário continua o que é. Continua a ser o que foi e para o que foi fundada. O seminário continua a ser um seminário católico. E se Deus me der vida, o seminário não vai mudar. Prefiro morrer a mudar alguma coisa na doutrina católica que deve ser ensinada no seminário. (Na verdade, ele morreu excomungado em vez de aceitar acordos com Roma, acordos que hoje a atual Fraternidade já aceita, por mais que o neguem)

Queremos manter a Fé, queremos fazer padres católicos, acabei de explicar para vocês, para as três coisas principais da Igreja católica: o Papa, a Bem-Aventurada Virgem Maria e o Santo Sacrifício da Missa. Esses são os fundamentos de nossa devoção aqui em Ecóne. E         aconteça o que acontecer não vamos mudar, com a graça de Deus. Então diga o que você quer; o seminário mudou, o seminário tomou uma nova orientação, o seminário tem isso, o seminário tem aquilo; é o diabo que o diz, porque quer destruir o seminário. Obviamente, ele não suporta padres católicos, ele não suporta padres que têm a fé.

E         aqui é necessário dizer claramente: ao nosso redor, um pouco em todos os países, mas particularmente na França, existem tantas divisões entre aqueles que querem manter a fé católica, que irrompem calúnias, fofocas, palavras exageradas, reflexões, sem sentido, injustificado Não nos preocupemos com tudo isso, falemos, façamos bem, façamos a vontade de Deus, segundo a vontade da Igreja Católica, continuando o que fizeram os nossos predecessores e os nossos antepassados, o que pediu o Concílio de Trento os bispos a fazer, continuando a formação que sempre foi dada aos sacerdotes e teremos a certeza de estar na Verdade. Isso é tudo. Fiquemos tranquilos, permaneçamos na Fé. ¡E se por acaso não ensinamos a Fé aqui, então deixem-me, se eu não vos ensino a Verdade católica aqui, saiam, queridos seminaristas, ¡não fiquem! É seu dever. Mas se eu ensino a fé católica, se é ensinada aqui - você tem toda a biblioteca à sua disposição para verificar se nós damos a fé católica ou não - então tenha confiança em nós.

Mas tudo faremos para que a Fé católica continue a ser ensinada aqui, na sua integridade, para que também vós possais levar esta verdade tão fecunda de graça e de vida, porque a Verdade é também fonte de vida, fonte de Graça. Precisamos desta vida, os fiéis a exigem. ¿Por que recebemos pedidos de todos os lugares para ter padres? Porque os fiéis têm sede da Verdade, sede da graça de Nosso Senhor, sede da vida sobrenatural, sede desta vida divina, sede desta eternidade para a qual se dirigem. Portanto, tenhamos confiança naquilo que a Igreja sempre fez, não confiança em Monsenhor Lefevbre. Sou um homem pobre como os outros, não pretendo ser melhor que os outros, muito pelo contrário. Não sei por que o bom Deus me permitiu trinta anos de episcopado. Acho que, se julgasse com humanidade, teria preferido permanecer como missionário no mato do Gabão, isolado, e não teria tido todos os problemas que tive durante meus trinta anos de episcopado.

Mas o Bom Deus quis e o Bom Deus continua a nos testar, fazendo-nos carregar a cruz. Bem, se for da sua vontade, que seja feito. Continuemos a carregar a cruz. Não é porque o Bom Deus nos impõe cruzes que devemos abandoná-lo. Não devemos abandonar Nosso Senhor, pelo contrário! Devemos segui-lo. Portanto, meus queridos amigos, sejam fiéis, fiéis a Nosso Senhor, fiéis à Bem-aventurada Virgem Maria, fiéis ao Papa, sucessor de Pedro, quando o Papa se mostrar verdadeiramente o sucessor de Pedro, porque é isso que ele é, nós precisamos dele. Não somos pessoas que querem romper com a autoridade da Igreja, com o sucessor de Pedro. Mas também não somos pessoas que querem romper com vinte séculos de tradição da Igreja, com vinte séculos de sucessores de Pedro.

Homilia por SE o Bispo Marcel Lefebvre

por ocasião do 309º aniversário

da sua consagração episcopal

Econe, 18 de setembro de 1977

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario