utfidelesinveniatur

viernes, 25 de noviembre de 2022

A VIRGEM DE GUADALUPE NO MÉXICO. (CONTINUAÇÃO.)

 

versão NICAN MOPOHUA

Observação. Destaquei o diálogo de Nossa Senhora de Guadalupe em amarelo e preto porque sempre que leio este belo diálogo não consigo prendê-lo e choro porque, como Juan Diego, sou, pela graça de Deus, mexicano e padre e sinto que ele me fala pelo momento que estou passando. Desculpe-me, por favor. Por outro lado, essas aparições dão o tom de como Nossa Senhora se comportará com as visões que se seguirão a esta e como ela se comportará com os futuros videntes.

Aqui ele claramente se refere a quão maravilhosamente a sempre virgem Santa Maria, Mãe de Deus, nossa Rainha, que se chama Guadalupe, apareceu recentemente em Tepeyac.

Primeiro ele foi visto por um pobre índio chamado Juan Diego, e então sua preciosa imagem apareceu na frente do novo bispo Dom Fray Juan de Zumárraga.

Dez anos depois de tomar a Cidade do México, a guerra foi suspensa e houve paz nas cidades; Assim começou a brotar a fé, o conhecimento do verdadeiro Deus, por quem se vive.

Então, no ano de 1531, no início do mês de dezembro (dia 9), aconteceu que havia um pobre índio chamado Juan Diego, segundo se diz ser natural de Cuautitlán. Quanto às coisas espirituais, tudo ainda pertencia a Tlatilolco. (Doutrina dos Franciscanos).

Era sábado, bem cedo pela manhã, e ele veio ouvir missa e outras coisas. Ao chegar próximo ao morro chamado Tepeyac, era madrugada; e ele ouviu o canto de cima da colina: parecia o canto de vários pássaros preciosos; às vezes as vozes dos cantores eram silenciosas; e parecia que a montanha respondia a eles. Seu canto, muito suave e delicioso, superou o do coyoltototl, do tzinizcan e de outros belos pássaros que cantam.

Juan Diego parou para ver e disse a si mesmo: "O que será isso que ouço? ¿Talvez eu esteja sonhando? Estou levantando do sono? ¿Onde estou? na terra das flores, ¿na terra do milho?, ¿talvez já na terra celestial?» Ele estava olhando para o lado onde o sol nasce, acima da colina, de onde vinha a preciosa canção celestial, e quando ela parou de repente e houve silêncio, ele ouviu alguém chamando-o de cima da colina e disseram:

—Juanito, Juan Dieguito.

Então ele ousou ir para onde foi chamado; nem um ponto se assustou; pelo contrário, muito contente, subiu ao monte, para ver onde o chamavam.

Quando ele chegou ao topo, ele viu uma senhora, que estava lá e disse para ele se aproximar.

Chegando diante dela, maravilhou-se muito com sua grandeza perfeita acima de qualquer consideração: seu vestido era radiante como o sol; o cume em que ela estava lançava raios de luz, Seu esplendor parecia pedras preciosas e a terra brilhava como um arco-íris. As algarobas, nopales e outras ervas diversas que costumam crescer ali pareciam ser esmeraldas; sua folhagem, turquesa fina; e seus galhos e espinhos brilhavam como ouro.

Ele se inclinou diante dela e ouviu sua palavra, muito suave e cortês, como quem muito atrai e estima. Disse-lhe:

— Juanito, o caçula dos meus filhos, onde você vai?

Ele respondeu:

— Minha Senhora e Menino, tenho que ir à vossa casinha no México, Tlatilolco, para ouvir a Missa, como nos ensinam os nossos sacerdotes, delegados de Nosso Senhor.

Então Ela falou com ele:

—Saiba e entenda, você o menor dos meus filhos, que eu sou a sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus por quem você vive, o Criador dos homens, o Dono do que está próximo, o Dono do céu e o Dono da terra. Eu quero muito, desejo muito, que minha casa sagrada seja construída aqui para mim, para que nela eu possa mostrar e dar tudo, meu amor, misericórdia, ajuda e defesa, —porque eu sou sua Mãe afetuosa—a você, a todos vós habitantes desta terra e aos demais que me amam, invocam-me e confiam em mim; aqui ouvirei seus gritos e aliviarei todas as suas misericórdias, tristezas e dores.

Para cumprir o que minha clemência pretende, vá ao México, ao palácio do bispo, e diga-lhe que o envio para expressar-lhe o que desejo muito:

Que aqui na planície eu construo um templo; Você lhe contará em detalhes o quanto viu e admirou e o quanto ouviu. Tenha certeza de que agradecerei muito e retribuirei, porque farei você feliz e recompensarei o trabalho e o empenho com que você vai conseguir o que confio a você. Veja que você já ouviu meu mandato, meu filho mais novo; vá e coloque todo o seu esforço.

Ele imediatamente se curvou diante dela e disse:

— Minha senhora, vou cumprir o seu mandato, como seu humilde servo; agora eu digo adeus a você.

Então ele desceu para fazer sua missão e saiu para a estrada que leva em linha reta ao México.

Entrando na cidade, dirigiu-se sem demora ao palácio do bispo, aquele que chegara pouco antes e se chamava Dom Fray Juan de Zumárraga, religioso de São Francisco.

Assim que chegou, tentou vê-lo; Ele implorou a seus servos que fossem anunciá-lo; e depois de muito tempo, vieram chamá-lo, que o bispo havia mandado que ele entrasse.

Quando ele entrou, curvou-se e ajoelhou-se diante dele; imediatamente deu-lhe a mensagem da Senhora do Céu; e ele também lhe contou o que viu e ouviu.

Depois de ouvir toda a sua fala e sua mensagem, ele não parecia acreditar; e ele respondeu:

"Volte de novo, meu filho, e eu vou ouvi-lo mais devagar; Examinarei seu assunto desde o início e verei com que intenção você veio.

Ele saiu e saiu triste, porque não havia conseguido nada com sua mensagem.

Nesse mesmo dia voltou-se, indo direto para o alto do monte e encontrou a Senhora do Céu, que o esperava, ali mesmo onde a viu pela primeira vez.

Ao vê-la, prostrou-se diante dela e disse:

— Senhora, a mais nova das minhas filhas, minha filha, fui aonde me enviaste para cumprir o teu mandato; embora com dificuldade entrei onde está sentado o bispo; Eu o vi e expus sua mensagem, assim como você me avisou; ele me recebeu com benevolência e ouviu com atenção; mas pelo que ele respondeu pareceu-me que não acreditou em mim, pois me disse: "Volte novamente e eu vou ouvi-lo mais devagar, vou examinar o seu negócio desde o início e verei com que intenção você vieram." Eu entendi muito bem que ele pensa que é invenção minha que você queira que construam um templo para você aqui e que não é sua ordem; por essa razão, eu sinceramente imploro a você, minha Senhora e Criança, que você comissione um dos principais, conhecido, respeitado e estimado, para levar seu gentil encorajamento, sua gentil palavra, para que eles acreditem; porque sou um homenzinho, sou barbante, sou escada de tábuas, sou rabo, sou folha, Sou gente pequena, e Tu, minha Criança, a menor das minhas filhas, Senhora, manda-me para um lugar onde não vou e onde não paro. Perdoe-me por lhe causar tanta tristeza e cair em sua raiva, minha Senhora e Dona.

A Santíssima Virgem respondeu:

— Ei, meu filho; o menor, entenda que existem muitos servos e mensageiros meus, a quem posso incumbir de levar minha respiração, minha palavra e fazer minha vontade; mas é absolutamente necessário que você mesmo vá, ore, e que por sua mediação minha vontade seja cumprida. Eu te imploro muito, meu filho mais novo, e te ordeno estritamente que volte amanhã para ver o bispo. Fale com ele em meu nome e faça-o conhecer completamente a minha vontade: que ele tenha que construir o templo que eu lhe peço. E novamente diga a ele que eu pessoalmente, a sempre Virgem Santa Maria, Mãe de Deus, te envio.

João Diego respondeu:

— Minha Senhora, Rainha, minha Filha, não quero aborrecê-la; Irei de bom grado cumprir o teu encorajamento, a tua palavra; de forma alguma deixarei de fazê-lo nem considero o caminho difícil. irei fazer a tua vontade; mas talvez não seja ouvido com prazer; Ou se você me ouvir, você não vai acreditar em mim. Amanhã à tarde, ao pôr-do-sol, virei trazer-vos a resposta que o bispo me dá à vossa mensagem. Eu me despeço de você, minha filha, a caçula, minha menina e senhora. Descanse enquanto isso.

Então ele foi descansar em casa.

No dia seguinte, domingo, bem cedo pela manhã, saiu de casa e foi direto para Tlatilolco, para ouvir a missa e assistir à doutrina. Mais tarde, quase às dez horas, quando terminou a chamada e o povo se dispersou, Juan Diego dirigiu-se imediatamente ao palácio episcopal.

Assim que chegou, fez questão de vê-lo; e embora tivesse que esperar muito tempo, ele o viu novamente; ajoelhou-se a seus pés; entristeceu-se e chorou ao expor o mandato da Senhora do Céu; Eu gostaria que ele acreditasse em sua mensagem e no desejo da Imaculada Conceição de erguer seu templo onde ela declarou que o queria.

O bispo, para ter certeza, perguntou-lhe muitas coisas, onde ele a via e como ela era; e ele relatou tudo perfeitamente ao bispo. Porém, embora explicasse com precisão a figura d'Ela e o que tinha visto e admirado, em tudo se descobriu ser Ela a sempre Virgem Santíssima Mãe do Salvador Nosso Senhor Jesus Cristo; No entanto, ele não lhe deu crédito e disse que o que ele pediu não era para ser feito apenas por causa de sua palavra e pedido; que além disso, algum sinal era muito necessário para que se pudesse acreditar que a própria Senhora do Céu o havia enviado.

Assim que o ouviu, Juan Diego disse ao bispo:

- Senhor, dize-me qual deve ser o sinal que pedes; Irei imediatamente pedir à Senhora do Céu que me mandou aqui.

Vendo que o bispo tudo ratificava sem hesitar nem retratar nada, despediu-o. Ele imediatamente enviou duas pessoas de sua casa, em quem ele podia confiar, para segui-lo e monitorar de perto onde ele ia e com quem ele via e falava. Assim foi feito.

Juan Diego foi direto e caminhou pela estrada; Os que vieram atrás dele, por onde passa a ravina, perto da ponte Tepeyac, o perderam; e embora eles o procurassem em todos os lugares, eles não o viram em lugar nenhum. Então eles voltaram, não apenas cansados, mas também com o coração partido por não terem conseguido sua tentativa.

Foi o que foram informar ao bispo, inclinando-o a não acreditar nele: disseram-lhe que o estava enganando; que inventou o que veio dizer, ou que disse e pediu o que apenas sonhara; Em suma, se ele voltasse novamente, deveria ser pego e punido severamente, para que nunca mais mentisse e trapaceasse.

Enquanto isso, Juan Diego estava com a Santíssima Virgem, contando-lhe a resposta que havia trazido do bispo; que, ouvido pela Senhora, lhe disse: "

“Está bem, meu filho, você voltará aqui amanhã para levar ao bispo o sinal que ele pediu; com isso ele acreditará em você e não mais duvidará ou suspeitará de você; e sabe, meu filho, que te pagarei os teus juros e o trabalho e fadiga que tens tido por Mim; vamos, agora vá embora; Te espero aqui amanhã.

No dia seguinte, segunda-feira, quando Juan Diego teve que levar algum sinal para acreditar, ele não voltou. Porque quando ele chegou em casa, um tio dele, chamado Juan Bernardino, havia adoecido e estava em estado grave. A primeira coisa foi chamar um médico, que o atendeu; mas já era tarde, já era muito sério. À noite, seu tio pediu-lhe que saísse de madrugada e viesse a Tlatilolco chamar um padre, vir confessá-lo e prepará-lo, porque tinha certeza de que iria morrer e que não mais se levantaria ou curar.

Na terça-feira, bem cedo, Juan Diego foi ao convento de Tlatilolco chamar o padre; E quando chegava à estrada que sobe a ladeira até a colina de Tepeyac, para o oeste, por onde costumava passar, disse: "Se eu for direto, não será para a Senhora veja-me e pare-me para que ela possa levar o sinal." ao bispo, como ele me disse. Antes que esse problema acabe, e eu chamo o pai às pressas; meu pobre tio está esperando por ele».

Ele contornou a colina e foi para o outro lado, em direção ao leste, para chegar logo ao México e não ser detido pela Senhora do Céu. Ele pensou que, ao se virar, não conseguia ver aquele que estava olhando para todos os lados.

Ele a viu descer do topo da colina e que ela estava olhando para onde ele a via. Ele saiu para encontrá-lo no lado da colina e disse:

"E aí, meu filho, o caçula? Aonde você vai?"

Ele permaneceu confuso, envergonhado e assustado, e curvando-se diante dela, cumprimentou-a dizendo:

— Minha filha, a caçula das minhas filhas, senhora, espero que seja feliz. ¿Como você acordou, seu amado corpinho está bem, minha senhora, ¿minha criança? Vou aborrecê-lo: saiba, meu filho, que um pobre criado seu, meu tio, está muito doente; a praga lhe deu, e ele está prestes a morrer. Agora estou correndo para sua casinha no México para chamar um dos entes queridos de Nosso Senhor, nossos sacerdotes, para ir confessá-lo e prepará-lo; porque desde que nascemos, viemos esperar a obra de nossa morte. Mas depois que eu for, voltarei aqui novamente, para ir e levar sua mensagem, minha Senhora e criança, perdoe-me; agora seja paciente; Não te engano, minha filha, a menor; amanhã irei com pressa.

A Virgem piedosa ouviu Juan Diego sorrindo e respondeu-lhe:

— Escute e entenda, meu filho caçula, que não é nada que te amedronte e entristeça; seu coração não está perturbado; não tema essa doença, nem qualquer outra doença ou angústia. Não estou aqui, que sou sua mãe? Você não está sob minha sombra? Não sou eu sua saúde? Você não está em meu colo? Necessita de mais alguma coisa? Não se desculpe ou se preocupe com nada; não te preocupes com a doença do teu tio, porque ele não morrerá agora: podes ter a certeza de que ele está curado.

E então seu tio foi curado, como se soube mais tarde.

Quando Juan Diego ouviu estas palavras da Senhora do Céu, ficou muito consolado e feliz. Implorou-lhe que o mandasse ver o bispo o mais rápido possível, que lhe trouxesse algum sinal e prova, para que acreditasse nele.

A Senhora do Céu disse-lhe então:

— Sobe, meu filho, o mais novo, ao cume do monte; lá onde você me viu e eu falei com você. Você descobrirá que existem flores diferentes; corte-os, junte-os, reúna-os; desça imediatamente e traga-os à minha presença.

Imediatamente Juan Diego subiu a colina: e quando chegou ao topo, ficou muito surpreso que tantas rosas variadas e deliciosas de Castela tivessem brotado, antes do tempo em que crescem, porque era a estação das geadas. Eles eram muito perfumados e cheios de orvalho noturno, que se assemelhavam a pérolas preciosas. Ele imediatamente começou a cortá-los; ela os juntou todos juntos e os jogou em seu colo.

O cume da colina não era um lugar onde cresciam flores, porque tinha muitas falésias, cardos, espinheiros, nopales e algarobas; e se pequenas ervas cresciam, então era o mês de dezembro, quando tudo queima e a geada estraga.

Ele imediatamente desceu e trouxe para a Senhora do Céu as diferentes rosas que havia cortado. A qual, assim que os viu, tomou-os na mão e colocou-os novamente no colo, dizendo:

— Meu filho, o caçula, esta diversidade de rosas é a prova e o sinal que você levará ao bispo. Você dirá a ele em meu nome para ver minha vontade nisso e que ele deve cumpri-la. Você é meu embaixador, muito confiável. Ordeno-lhe rigorosamente que desdobre o seu cobertor apenas na frente do bispo e descubra o que está carregando. Contarás tudo bem: dirás que te mandei subir ao cimo da colina para cortar flores; e tudo que você viu e admirou, para que você possa convencer o bispo a dar sua ajuda, para que o templo que eu pedi possa ser construído.

Depois que a Senhora do Céu lhe deu a ordem, ele partiu para a estrada que vai direto para o México, feliz e certo de que sairia em segurança, trazendo com cuidado o que carregava no colo, para que nada escorregasse de suas mãos. mãos e regozijando-se com a fragrância das variadas e belas flores.

Ao chegar ao palácio do bispo, o mordomo e outros servidores do prelado saíram ao seu encontro. Ele implorou que lhe dissessem que desejava vê-lo; mas nenhum deles quis, fingindo não ouvi-lo, seja porque era muito cedo, seja porque já o conheciam e ele os incomodava, porque era importuno; e, além disso, seus companheiros já os haviam informado que o haviam perdido de vista quando o seguiam. Ele estava esperando há muito tempo.

Quando viram que ele estava ali há muito tempo, parado, de cabeça baixa, sem fazer nada, só para o caso de ser chamado; e aparentemente ele carregava algo no colo, eles se aproximaram dele para ver o que ele carregava.

Juan Diego vendo que não podia esconder o que trazia delas, e que por isso tinham que incomodá-lo, empurrá-lo ou bater nele, descobriu um pouco que eram flores; e vendo que eram todas rosas de Castilla diferentes, e que não era então a estação em que crescem, ficaram muito surpresos com isso, bem como com o fato de serem tão frescas, tão abertas, tão perfumadas e tão precioso.

Eles queriam pegar e remover alguns; mas não tiveram sorte nas três vezes em que ousaram pegá-los; Não tiveram sorte, pois quando foram colhê-las, já não viam flores verdadeiras, mas pareciam pintadas ou. tecido ou costurado no cobertor.

Foram então contar ao bispo o que tinham visto e o que pretendia o índio que tantas vezes viera vê-lo; pelo qual ele esperava há muito tempo, querendo vê-lo.

CONTINUA...

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario