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lunes, 17 de enero de 2022

HIPOCRISIA MAIS UM MAL DE NOSSOS TEMPOS TÃO ENRAIZADO NAS ALMAS.

 

Publiquei recentemente um artigo intitulado "A língua, seus pecados e excessos" um assunto que pretendo continuar se Deus quiser, mas há outro pecado que, também como a umidade, penetra e envia pelo correio o edifício espiritual, ameaçando nossa salvação, como HIPOCRISIA, que por falta de espiritualidade lhe é desconhecida e por causa dessa ignorância vagueia livremente entre os católicos destes tempos.

Vamos começar primeiro definindo, de acordo com a língua espanhola, o termo ou palavra de HIPOCRECIA, de acordo com o dicionário : Simulação, engano ou aparência com a qual se tenta fazer algo parecer diferente do que é. Aqui está o significado de acordo com a interpretação que o mundo dá à palavra desastrosa.

Dividiremos este tópico em duas seções: alguns exemplos retirados das escrituras sagradas com suas interpretações se houver; Do ponto de vista teológico, tomando como referência São Tomás de Aquino, que Deus abençoe nosso trabalho.

A Sagrada Escritura.

a) As Sagradas Escrituras. Nesta ordem, a lógica exige que primeiro citemos Deus Nosso Senhor Jesus Cristo quando, falando dos fariseus, diz: “Guardai-vos do fermento, isto é, da hipocrisia dos fariseus. Não há nada oculto que não venha a ser descoberto, nada secreto que não venha a ser conhecido. Conseqüentemente, o que você disse na escuridão será ouvido em plena luz; e o que você sussurrou nos porões será alardeado nos telhados. (tradução dos anos 70)

Nosso Salvador aproveita as grandes aglomerações para instruir publicamente seus discípulos contra a hipocrisia dos doutores e fariseus. Mas aqui há um significado especial. Não se trata mais de se resguardar da doutrina dos fariseus e do mal que lhes farão, mas também de que, mesmo que tentássemos usar a hipocrisia, tudo acabaria por ser descoberto. Portanto, não devemos temer dizer a VERDADE e confessar a Cristo em todos os seus paradoxos e humilhações, mas devemos tremer antes de deformar a doutrina para conveniências mundanas, porque essa é a blasfêmia contra o Espírito Santo que não será perdoada.

b) Nosso Senhor Jesus Cristo é seguido pelo apóstolo das nações São Paulo sobre o incidente de Antioquia: “Mas quando Cefas chegou a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque era digno de repreensão. Pois bem, antes que alguns homens chegassem de Santiago, ele comia com os gentios; Mas quando eles vieram, ele se retirou e se desviou, por medo dos que eram da circuncisão. E outros judeus incorreram com ele na mesma HIPRISIA, tanto que até Barnabé se deixou arrastar por eles na simulação. Mas, quando vi que não andavam retamente, segundo a verdade do Evangelho, falei a Cefas na presença de todos...” Cor. II, 11-14).

Esta repreensão feita por São Paulo a São Pedro não se deveu a um erro doutrinário, mas o apóstolo censura a duplicidade no comportamento que poderia enganar as almas.  

c) Completamos esta série de citações não com mais uma das Sagradas Escrituras, mas com um comentário do teólogo e doutor da Igreja de São Boaventura, por ocasião da recente festa dos Santos Reis sobre o comentário de Herodes quando diz: "Herodes , chamando secretamente os magos, questionou-os cuidadosamente sobre o tempo do aparecimento da estrela; e ele lhes disse:  Ide e procurai com cuidado sobre este menino, e quando o encontrardes, digam-me, para que eu também possa ir adorá-lo”.

Como ele se manifestou com isso, ele queria que os Magos descobrissem sobre a criança, para que ele também fosse adorá-lo, mas, na realidade, ele queria outra coisa. Desta forma, o hipócrita se informa externamente das virtudes e finge seguir a Santíssima Virgem, quando tenta outra coisa.

Quando você finge que é humilde, sendo arrogante; que você é benigno, sendo invejoso; que és manso, zangado; que você é dedicado, sendo preguiçoso; que você é casto, sendo lascivo: creia-me, por Deus, que você é Herodes, um nome que é interpretado  como aquele que se gloria na epiderme, significando, da mesma forma, os hipócritas. Como é verdade o que disse São Boaventura, obteremos um grande fruto se com a graça de Deus meditarmos estas palavras escritas pelo médico seráfico.

A TEOLOGIA.

Santo Tomás de Aquino que trata deste tema lança uma luz muito importante sobre a hipocrisia, dedica três artigos a este tema que não sei se comentaremos todos pela sua amplitude.

Santo Tomás diz que aponta os vícios opostos à veracidade ou verdade coloca a hipocrisia como mãe e aponta os vícios ligados a ela como filhos e são eles: mentiras e suas irmãs que são: mentiras não oficiais, humorísticas e perniciosas.

Seguindo Santo Agostinho, Santo Tomás diz que mentir é intrinsecamente ruim: as palavras são sinais naturais de pensamentos, é contra a natureza dizer o contrário do que se sente. Onde se constatar que a malícia da mentira independe do dano que causa ao ouvinte, pois não basta a obrigação de dizer a verdade em título que o ouvinte possui; A malícia da mentira está na desordem existente em que um signo é usado implicando que significa o que voluntariamente não quer dizer, em que falamos para exteriorizar nosso interior e, conjunta e voluntariamente, não o exteriorizamos, por exemplo, o de Herodes palavras nos explicarão o que expressamos acima: "“Herodes, chamando secretamente os Magos, questionou-os cuidadosamente sobre a época do aparecimento da estrela; e ele lhes disse:  Ide e procurai com cuidado sobre este menino, e quando o encontrardes, digam-me, para que eu também possa ir adorá-lo”.  Que intenção Herodes estava escondendo nessas palavras? Aquele que adora o Menino Deus ou aquele que o mata? Os fatos demonstraram sua verdadeira intenção, hipócrita.

Mas deixe Santo Tomás explicar melhor.

“A hipocrisia é um ato moral e, portanto, tem um objeto e um fim, pois este é o objeto da vontade, ou seja, o fim. O objeto próprio de tal afirmação ou ato moral é a verdade ou a falsidade. Mas a vontade desordenada pode ter uma dupla intenção, a saber, expressar algo falso e enganar outro como consequência da falsidade. Se essas três condições ocorrerem ao mesmo tempo: a afirmação de algo falso, vontade de dizer tal falsidade e intenção de enganar. Como resultado dessas três condições, são dados os três elementos da mentira: a falsidade material, pelo falso dizer; falsidade formal, porque é dita com vontade consciente, e falsidade efetiva, devido à intenção de enganar. Das três falsidades formais, ou a vontade de afirmar ou dizer algo falso é o que constitui propriamente a mentira.É daí que vem o seu nome de mentira porque é dita contra a mente.

Para entender melhor o que o doutor angélico nos diz, voltemos ao exemplo de Herodes, Herodes diz: vá e procure diligentemente sobre esta criança, e quando você o encontrar, diga-me, para que eu também vá adorá-lo. ”  O fato de querer adorar o menino Jesus é o fim de sua mentira, mas o objeto de sua mentira está em sua mente e isso consiste em querer matar o menino Jesus, para isso ele usa palavras falsas com as quais engana os magos quando ele diz: " Vá e inquirir diligentemente sobre esta criança, e quando você encontrá-lo, diga-me."  E aqui está a hipocrisia de Herodes tão bem expressa por São Boaventura neste mesmo artigo. Santo Tomás conclui dizendo que “o desejo de enganar é consequência do ato de mentir”. (II-II. q. 110)

Uma vez que já falamos de veracidade e mentira, Santo Tomás retoma a mentira, mas para esclarecer se é suficiente a sua divisão em mentiras não oficiais, humorísticas e perniciosas. Para desenvolver o tema, ele cita a passagem 5, 7: "Existem três tipos de mentiras: algumas, para benefício e utilidade de alguém, (mentira piedosa), outras por pura diversão e outras por puro mal", ou seja, a A mentira é dividida pela natureza da culpa, mais ou menos grave conforme as circunstâncias e o propósito que se pretende dizer, tal é a mentira perniciosa. Por outro lado, é menos grave quando se ordena a obtenção de um bem, por mais prazeroso que seja, e então é dada a mentira humorística ; seja um bem útil, para ajudar outro ou para evitar algum perigo, o que pode ser alcançado mentindonão oficial. Tal é a divisão proposta acima no salmo.

A mentira de Herodes é per se perniciosa, muito grave, as outras duas, ou seja, a mentira humorística e a mentira oficiosa serão graves ou menores dependendo do objeto a que se referem. O santo continua explicando a divisão das três formas de mentir com mais profundidade usando Santo Agostinho, mas para o nosso propósito o que está escrito é suficiente, no entanto, deixo a citação deste artigo encontrada na Summa Theologica (II-II q 110. a, 2)

fim do artigo

 

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