utfidelesinveniatur

lunes, 1 de noviembre de 2021

2 DE NOVEMBRO A COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS FALIDOS

 


Não queremos, irmãos, que vocês ignorem as preocupações

 

para o destino dos mortos, para que você não

 

você sofre como os outros que não têm esperança

 

 Este era o desejo do apóstolo escrevendo aos primeiros cristãos; e o da Igreja hoje não é outro. Com efeito, a verdade sobre o falecido não põe apenas em admirável luz o acordo da justiça e da bondade em Deus: os corações mais duros não resistem à misericórdia caritativa que esta verdade infunde, ao mesmo tempo que proporciona os mais doces consolos. luto por quem chora. Se a fé nos ensina que existe um purgatório, onde faltas sem remorso podem reter aqueles que nos são queridos, também é pela fé que podemos ajudá-los, e é teologicamente verdade que sua libertação mais ou menos rápida está em nossas mãos. Vamos relembrar alguns princípios que podem ilustrar essa doutrina.

A EXPIAÇÃO PELO PECADO. - Todo pecado causa dano duplo ao pecador: mancha sua alma e o torna digno de punição. O pecado venial simplesmente não agrada a Deus e sua expiação dura apenas algum tempo; mas o pecado mortal é uma mancha que deforma o culpado e o torna uma abominação diante de Deus; Sua sanção, portanto, só pode consistir no exílio eterno, a menos que o homem consiga a revogação da pena nesta vida. Mas, mesmo neste caso, a culpa mortal sendo apagada e a sentença de condenação sendo, portanto, revogada, o pecador convertido não está livre de todas as dívidas; embora às vezes possa acontecer; Como comumente acontece no batismo ou no martírio, que um extraordinário transbordamento de graça sobre o filho pródigo consiga fazer o último vestígio e as menores relíquias do pecado desaparecerem no abismo do esquecimento divino, o normal é que nesta vida ou na outra , a justiça exige satisfação para qualquer falha.

O MÉRITO. - Todo ato de virtude sobrenatural, em oposição ao pecado, implica dupla utilidade para o justo; com ele a alma merece um novo grau de graça; Cumpre pela pena por ofensas passadas segundo a justa equivalência que segundo Deus corresponde ao trabalho, privação, à prova aceita, ao sofrimento voluntário de um dos membros de seu Filho mais caro. Ora, como o mérito não se transfere e é algo pessoal de quem o adquire, assim, ao contrário, a satisfação, como valor de troca, presta-se às transações espirituais; Deus se agrada em aceitá-lo como pagamento parcial ou saldo em favor de outrem, seja o concessionário deste mundo ou do outro, com a única condição de pertencer pela graça ao corpo místico do Senhor que é um na caridade . É a consequência, como explica Suárez em seu tratado sobre os sufrágios, do mistério da Comunhão dos Santos, que se manifesta hoje em dia: “Creio que esta satisfação de viver em favor dos defuntos vale na justiça e que é infalivelmente aceito em todo o seu valor e de acordo com a intenção de quem o aplica, para que, por exemplo, se a satisfação que me corresponde valeu na justiça, percebendo-a, o perdão dos quatro graus do purgatório , o mesmo é verdade. perdoe a alma por quem eu o ofereço. "

INDULGÊNCIAS. - Sabe-se como a Igreja apóia a boa vontade de seus filhos neste ponto. Mediante a prática das Indulgências, coloca à disposição da sua caridade o tesouro inesgotável onde as abundantes satisfações dos Santos se unem sucessivamente às dos Mártires, e também às de Nossa Senhora e à infinita acumulação por sofrimentos. Cristo. Quase sempre vê bem e permite que a remissão da pena, que concede diretamente aos vivos, seja aplicada por sufrágio ao falecido, que já não depende da sua jurisdição. Isto significa que cada um dos fiéis pode oferecer por outro a Deus, que o acolhe, o sufrágio ou a ajuda para as suas próprias satisfações, da forma que acabamos de ver. Essa é a doutrina de Suárez, que também ensina que a indulgência que se dá ao falecido não perde nada da certeza ou do valor que teria para nós, que ainda pertencemos à Igreja militante. Agora, as indulgências nos são oferecidas de mil maneiras e em mil ocasiões. Deixe-nos saber como usar nossos tesouros e vamos praticar a misericórdia com as pobres almas que sofrem no purgatório. Pode haver miséria mais compassiva do que a sua? Tão comovente é que não há infortúnio nesta vida que possa ser comparado. E sofrem com tanta nobreza que nenhuma reclamação perturba o silêncio "daquele rio de fogo que em seu curso imperceptível os arrasta aos poucos para o oceano do paraíso". O céu não tem utilidade para eles; lá não merece mais. O próprio Deus, muito bom, mas também muito justo, se obrigou a não conceder-lhes a sua libertação se não pagarem integralmente a dívida que carregavam consigo quando deixaram este mundo de provações. É possível que essa dívida tenha sido contraída por nossa culpa ou com nossa cooperação; e é por isso que eles voltam para nós, que continuam a sonhar com prazeres enquanto se abraçam, quando é tão fácil para nós abreviar seus tormentos. Tende piedade, tende piedade de mim, sim, de vocês, meus amigos, porque a mão do Senhor me feriu.

A ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO. - Como se o purgatório visse transbordar mais do que nunca as suas prisões com o influxo de multidões que a mundanidade do século presente ali lança todos os dias e talvez também devido à proximidade da conta corrente final e universal que vai acabar com os tempos, o Espírito Santo não já é suficiente para sustentar o zelo das antigas irmandades consagradas na Igreja ao serviço dos mortos; A Igreja levanta novas associações e mesmo famílias religiosas, cujo propósito exclusivo é promover por todos os meios a libertação ou alívio das almas do purgatório. Nesta obra, que é uma espécie de redenção dos cativos, há também cristãos que se expõem e se oferecem para carregar sobre si as cadeias de seus irmãos, renunciando livre e voluntariamente não só às próprias satisfações, mas também aos sufrágios de que podiam benefício após a morte; ato heróico de caridade não deve ser feito levianamente, mas aprovado pela Igreja; Este ato dá muita glória a Deus e, em caso de atraso temporário na bem-aventurança, merece que seu autor esteja mais perto de Deus para sempre, de agora em diante pela graça e depois, no céu, pela glória. E se os sufrágios de um único fiel são tão valiosos, quanto mais terão os de toda a Igreja na solenidade da oração pública e na oblação do augusto Sacrifício em que o próprio Deus satisfaz a Deus por todas as faltas! A Igreja, desde a sua origem, sempre rezou pelos defuntos, como antes fazia a Sinagoga. Assim como ele celebrou o aniversário de seus filhos martirizados com ações de graças, ele também honrou com súplicas o de seus outros filhos, que talvez ainda não estivessem no céu. Diariamente os nomes de um e de outro eram pronunciados nos Mistérios Sagrados com o duplo propósito de louvor e oração; E, assim como por não ser capaz de lembrar em cada igreja particular cada um dos bem-aventurados de todo o mundo, ele os incluiu todos em uma festa e em uma menção comum, da mesma forma ele fez uma comemoração geral do falecido em todos os lugares e em todos os dias seguintes às comemorações particulares. Também não faltaram votos, observa Santo Agostinho, para aqueles que não tinham parentes ou amigos; Eles tiveram que remediar seu desamparo, o afeto da Mãe comum.

SAN ODILÓN. - Visto que a Igreja seguiu o mesmo processo desde o início no que diz respeito à memória dos bem-aventurados e das almas do purgatório, era de se esperar que a instituição da Festa de Todos os Santos reivindicasse em breve a atual Comemoração dos fiéis partiu. Segundo a Crônica de Sigebert de Gemblaux, o Abade de Cluny Santo Odilón a instituiu em 998 em todos os mosteiros que dele dependiam, para celebrá-la perpetuamente no dia depois de todos os Santos. Assim respondeu às acusações que o denunciaram e aos seus monges, nas visões que se lêem na sua Vida, como os mais intrépidos ajudantes das almas que se purificam no lugar da expiação, e também como os mais temíveis pelos poderes infernal. O mundo aplaudiu o decreto de San Odilón. Roma tornou-se seu e tornou-se a lei de toda a Igreja latina. Os gregos fazem uma primeira comemoração geral dos mortos na véspera do nosso sexagésimo domingo, que é para eles os carnestolendas ou apócrifos, na qual celebram a segunda vinda do Senhor. Eles chamam este dia de sábado das almas, bem como o sábado que antecede o Pentecostes, quando oram solenemente por todos os mortos.

MASSA DOS MORTOS

Antigamente, a Igreja Romana tinha um dever duplo neste dia em seu serviço diário à Majestade divina. A memória do falecido não permitiu que ela esquecesse o Oitavo de Todos os Santos. O ofício do segundo dia desta Oitava precedeu o dos mortos; na época da Tercia de Todos os Santos, seguia-se a missa correspondente; e depois de Nona do mesmo ofício, ele ofereceu o Sacrifício do altar pelos mortos. En nuestros días, solicitada por la caridad para con las pobres almas más numerosas y más desamparadas, las dedica hoy todas sus Horas canónicas y sólo después de Nona a la que sigue la misa solemne de los difuntos, vuelve a tomar el oficio de los Santos nas. A véspera do dia 2 de novembro. Quanto à obrigação de celebrar uma festa no Dia das Almas, era apenas semi-aceita na Inglaterra, onde eram permitidos os empregos mais necessários; em muitos lugares, a interrupção do trabalho não ultrapassava a metade do dia; em outros, apenas o comparecimento à missa era prescrito. Paris observou por algum tempo o segundo de novembro como uma festa de primeira obrigação: em 1673 o arcebispo Francis de Harlay ainda mantinha em seus estatutos o mandato de mantê-lo até o meio-dia. Hoje, mesmo em Roma, não há obrigação.

 

 A antífona do Introit nada mais é do que a súplica convincente que, no ofício dos mortos, fornece qualquer outra doxologia; é tirado de uma passagem do quarto livro de Esdras. O segundo salmo de Laudes nos dá o versículo.

INTRODUÇÃO

Dê-lhes, Senhor, descanso eterno: e deixe a luz eterna brilhar para eles. Salmo: A ti, ó Deus, o louvor é devido em Sião, a ti serão feitos votos em Jerusalém: ouve a minha oração, a ti irão todos os homens.

 Na Colecção, a Igreja implora, em nome das almas sofredoras, a misericórdia da sua Esposa, de Deus feito Homem, a quem chama de Criador e Redentor, títulos que dizem tudo o que estas almas lhe custaram e a convidam a dar a última mão ao seu. trabalhar.

COLEÇÃO

Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis: concede às almas dos vossos servos e servas o perdão de todos os pecados; para que, por nossas súplicas piedosas, eles possam obter a indulgência que sempre desejaram. Você, que vive.

EPÍSTOLA

Lição da Epístola do Rev. S. Paulo aos Coríntios (I Cor., XV, 51-57).

 

Irmãos: Aqui está um mistério que vos digo: certamente todos seremos ressuscitados, mas nem todos seremos transformados. Em um momento, em um piscar de olhos, ao som da última trombeta: porque a primeira trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptos: e nós seremos transformados. Pois este corruptível deve se vestir com incorrupção: e este mortal deve se vestir com a imortalidade. Mas, quando esse mortal se revestir da imortalidade, a palavra escrita se cumprirá: a morte foi absorvida pela vitória. Onde está, oh, morra, sua vitória? Onde, ó morte, está o seu aguilhão? Pois o aguilhão da morte é o pecado; e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos deu a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

MORTE E RESSURREIÇÃO. - Enquanto a alma, ao deixar este mundo, compensa no purgatório a insuficiência de suas expiações, o corpo que deixou retorna à terra para cumprir a sentença lançada contra Adão e sua raça no início do mundo. Mas justiça é amor pelo corpo e pela alma do cristão. A humilhação do túmulo é apenas punição pela falta original; Mais neste retorno do homem ao pó da terra de que foi formado, São Paulo também nos faz ver a semeadura necessária para a transformação do grão predestinado, que um dia terá de reviver em condições muito diferentes. Na verdade, carne e sangue não podem possuir o reino de Deus, nem aqueles que estão sujeitos à corrupção podem aspirar à imortalidade. Trigo candeal de Cristo, segundo a palavra de Santo Inácio de Antioquia, o corpo do cristão é lançado no sulco do túmulo para deixar nele o que era corruptível, a forma do primeiro Adão com sua fraqueza e peso; mas, em virtude do novo Adão, que o remodela à sua própria imagem, ele emergirá completamente celestial e espiritualizado, ágil, impassível e glorioso. Glória àquele que só queria morrer como nós para destruir a morte e fazer de sua vitória nossa vitória.

 A Igreja continua a pedir com insistência no Gradual a libertação dos defuntos.

GRADUAL

Dê-lhes, Senhor, descanso eterno: e deixe a luz eterna brilhar para eles. 7. Os justos deixarão uma memória eterna: eles não temerão as más notícias.

TRATO

Absolve, Senhor, as almas de todos os fiéis desviados de todos os laços do pecado. J. E, graças a sua ajuda, eles merecem evitar o julgamento de vingança. E desfrute da bem-aventurança da luz eterna.

 A Igreja antigamente não excluía Ale luya dos funerais de seus filhos; Ele expressou sua alegria fundada na esperança de que uma morte santa havia acabado de garantir mais um eleito para o céu, embora a expiação do cristão cuja vida de provações estava terminando pudesse ser prolongada por algum tempo. No entanto, a adaptação da liturgia para os mortos aos ritos dos últimos dias da Semana Santa, embora modificasse antigos costumes nesta altura, não quis excluir a Sequência da Missa para os mortos, que originalmente era uma composição de caráter festivo e continuação do Aleluia Roma rumo a uma exceção às regras tradicionais, em favor do poema erroneamente atribuído a Tomás de Celano. Na Itália, o Dies irae era cantado desde o século XIV e toda a Igreja o adotou no século XVI.

SEQÜÊNCIA

 

1. O dia da Ira, o dia que irá dissolver o mundo

 

nas cinzas: a testemunha é Davi com a Sibila.

 

2. Quanto medo haverá então, quando ocorrer

 

O juiz para discutir tudo com rigor!

 

3. A trombeta, lançando seu som através das sepulturas

 

da terra, trará ao trono todos.

 

4. A morte e a natureza ficarão maravilhadas quando ele ressuscitar

 

a criatura, para responder ao Juiz.

 

5. Será aberto o livro escrito, no qual tudo está contido,

 

pelo qual o mundo será julgado.

 

6. Quando, então, o Juiz se sentar, tudo aparecerá

 

o oculto: nada será desvendado.

 

7. O que direi então, filho da puta? Que patrono

 

Vou invocar, quando apenas os justos estarão seguros?

 

8. Rei de tremenda majestade, que os bons

 

salve livre, salve-me, fonte de misericórdia.

 

9. Lembre-se, misericordioso Jesus, que estou no seu caminho

 

a causa: não me perca naquele dia.

 

10. Procurando por mim, você se sentou cansado: você me redimiu

 

sofrendo a cruz: não seja inútil tanto trabalho.

 

11. Justo Juiz de vingança, dê a graça de

 

desculpe antes do dia da conta.

 

12. Eu gemo como um verdadeiro criminoso: de culpa ele enrubesce

 

minha cara: perdoa, ó Deus, aquele que implora.

 

13. Você, que absolveu Maria e ouviu o J

 

bom ladrão, você me deu esperança. -j

 

14. Minhas orações não valem a pena: mas você merece ,!

 

bom e benigno, não deixe queimar em um fogo perene.

 

15. Coloque-me entre as ovelhas e separe-me das

 

crianças, colocando-me do lado direito.

 

16. Desmentiu o condenado, aplicou o cruel

 

chamas: leve-me ao bem-aventurado.

 

17. Eu imploro, humilde e submisso, meu coração, como

 

cinza, desfeito: Cuidado com o meu fim.

 

18. Naquele dia choroso, em que se levantará do pó

 

o homem a ser julgado.

 

19. Perdoe este homem, oh Deus, oh piedoso

 

Senhor Jesus, dê-lhes descanso. Um homem.

EVANGELHO

 

Continuação do santo Evangelho segundo São João

 

(Jn., V, 25-29).

 

Naquele tempo Jesus disse às turbas de judeus: Em verdade, em verdade, em verdade vos digo, é chegada a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e aqueles que a ouvirem viverão . Pois, assim como o Pai tem vida em si mesmo, também deu ao Filho para ter vida em si mesmo: e deu-lhe poder para julgar, porque ele é o Filho do homem. Não se maravilhem com isso, porque está chegando a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho de Deus; e aqueles que agiram bem irão para a ressurreição da vida e aqueles que agiram mal irão para a ressurreição do juízo.

 A VOZ DO JUIZ. - O Purgatório não é eterno. Sua duração é infinitamente diferente de acordo com as sentenças do processo particular que segue a morte de cada um; Para certas almas mais culpadas ou que, excluídas da comunhão católica, estão privadas dos sufrágios da Igreja, pode estender-se a séculos inteiros, ainda que a misericórdia divina se digne livrá-las do inferno. Mas no fim do mundo e tudo o que é temporário, o purgatório deve ser fechado. Deus saberá como reconciliar sua justiça e sua graça na purificação dos últimos chegados da raça humana, suprindo, v. gr., com a intensidade da pena expiatória que poderia faltar na duração. Mas, no que diz respeito à bem-aventurança, enquanto as sentenças do julgamento particular são frequentemente suspensivas e demoradas e deixam provisoriamente o corpo dos eleitos e dos condenados ao destino comum de sepultamento, o juízo universal terá um caráter definitivo tanto para o céu como para o inferno, e suas sentenças serão absolutas e serão executadas instantaneamente em sua totalidade. Vivamos, portanto, na expectativa da hora solene em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus. Quem tem de vir, virá e não demorará, lembra-nos o Doutor do Povo; Seu dia chegará rápida e inesperadamente como um ladrão, dizem-nos com ele, o Príncipe dos Apóstolos e João, o discípulo amado, ecoando a palavra do próprio Jesus Cristo: como o relâmpago vem do oriente e brilha do ocidente, então será. a vinda do Filho do Homem

Vamos assimilar os sentimentos expressos no Ofertório dos mortos. Embora as almas bem-aventuradas do purgatório tenham a certeza da bem-aventurança eterna para sempre e o saibam bem, com tudo isso, o caminho mais ou menos longo que os leva ao céu se abre entre o perigo do último ataque diabólico e a angústia do julgamento. A Igreja, pois, abrangendo com a sua oração todas as etapas deste doloroso caminho, caminha solícita para não descurar a entrada; e ele não tem medo de chegar tarde demais para isso. Para Deus, cujo olhar perpassa todos os tempos, a súplica que hoje faz a Igreja já estava presente no momento do passo tremendo e proporcionava às almas a ajuda que aqui é solicitada. Além disso, esta mesma súplica a acompanha nos altos e baixos de sua luta contra os poderes do abismo, que Deus usa como instrumentos na expiação exigida por sua justiça, como os Santos o comprovaram mais de uma vez. Nesta hora solene, em que a Igreja apresenta as suas ofertas pelo augusto e onipotente Sacrifício, redobremos também as nossas orações pelos defuntos. Vamos implorar por sua libertação das mandíbulas do leão. Supliquemos ao glorioso Arcanjo, superior do paraíso, o apoio das almas que saem deste mundo, seu guia enviado "por Deus, para conduzi-las à luz, à vida, ao próprio Deus, que foi prometido como recompensa aos crentes no pessoa de seu pai Abraão.

OFERTÓRIO

Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória, livra as almas de todos os fiéis afastados das dores do inferno e do lago profundo: livra-os da boca do leão, para que não sejam absorvidos pelos tártaros, nem caiam nas trevas: mas que o porta-estandarte São Miguel os apresente na luz sagrada: Que em outro tempo prometeste a Abraão e seus descendentes, e se oferece, Senhor, hóstias e orações de louvor: acolhe-as por aquelas almas cuja memória hoje celebramos: faça eles, Senhor, passam da morte para a vida: Que tu prometeste uma vez a Abraão e seus descendentes. A fé, cujas obras praticaram, é garantia para as almas do purgatório do último galardão e que torna Deus propício aos dons oferecidos em seu favor.

 

SEGREDO

Rogamos-te, Senhor, olha propício para estas hostes que te oferecemos pelas almas dos teus servos e servas: para que, àqueles que deste o mérito da fé cristã, também lhes dê a recompensa. Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

PREFÁCIO

É verdadeiramente digno e justo, equitativo e saudável que sempre e em toda a parte demos graças a ti, santo Senhor. Pai Todo-Poderoso, Deus Eterno, por Cristo nosso Senhor. No qual brilhou para nós a esperança de uma bendita ressurreição, para que os que se entristecem pela certeza de ter que morrer sejam consolados pela promessa da futura imortalidade. Porque seus servos. Senhor, a vida deles é mudada, não é tirada deles: e, a casa desta morada terrestre em ruínas, eles alcançam uma mansão eterna no céu. E, portanto, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, e com todo o exército da milícia celestial, cantamos o hino de sua glória, dizendo sem cessar: Santo, Santo, Santo, etc.

No Agnus Dei, o pedido de descanso para os mortos substitui o pedido de paz para os vivos.

 

 

 

Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo,

 

dê-lhes descanso.

 

Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo,

 

dê-lhes descanso.

 

Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo,

 

dê-lhes descanso eterno.

 

 Como os flocos silenciosos de neve abundante caem em um dia de inverno, as almas liberadas se levantam brancas e pacíficas, agora quando em todo o mundo, no final de suas longas orações, a Igreja derrama sangue redentor sobre as chamas expiatórias. Fatos fortes com a coragem dada à nossa oração participando nos sagrados Mistérios, digamos com ela na Comunhão:

COMUNHÃO

Brilha para eles, Senhor, a luz eterna: Com os teus Santos para sempre: porque tu és piedoso. J. Dá-lhes, Senhor, descanso eterno; e deixa que a luz eterna brilhe sobre eles. Com seus santos para sempre: porque você é piedoso.

 Tal é, porém, e tão acima de nossos pensamentos humanos o mistério impenetrável e adorável da justiça de Deus, que para algumas almas a expiação ainda está por vir. Também a Igreja, sem se cansar nem deixar de esperar, continua a sua oração na Pós-Comunhão. A Santa Madre Igreja se lembrará dos defuntos todos os dias e em todas as Horas de Ofício, em todas as Missas oferecidas ao longo do ano, por mais solenidades que sejam.

PÓS-COMUNHÃO

Rogamos-te, Senhor, faze a oração de quem te implora, aproveita as almas dos teus servos e servos: para que os livras de todos os pecados e os torne participantes da tua redenção. Você, que vive.

 O Benedicamus Domino, que serve de Ite missa nas missas em que a Gloria in excelsis é suprimida, é substituído nas dos defuntos por uma invocação em favor dos defuntos: Descanse em paz. Um homem.

AS TRÊS MASSAS. - Aqui não damos mais do que o texto da missa que é celebrada para todos os fiéis falecidos. Todos podem encontrar facilmente no seu missal o texto dos outros dois desde 1915, graças à piedade de Bento XV, os padres podem celebrar três missas neste dia: uma delas, por intenção do celebrante, a segunda é dita pelo intenções do Papa e a terceira para todos os fiéis partiram. Bento XV queria ajudar com esta generosidade não só os milhares e milhares que caíram nos campos de batalha durante a guerra, mas também as almas cujos alicerces de massas foram roubados pela Revolução e pelo confisco de bens eclesiásticos. Mais recentemente, Pio XI concedeu uma indulgência plenária, aplicável às almas do purgatório, para uma visita a um cemitério no dia 2 de novembro e qualquer outro dia do oitavo, mas com a condição de rezar pelas intenções do Romano Pontífice.

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario