utfidelesinveniatur

miércoles, 26 de octubre de 2022

DOMINUS FLEVIT SUPER ANIMAS NOSTRAS (O SENHOR GRITA MAGICAMENTE SOBRE NOSSAS ALMAS)

 


JESUS ​​CRISTO CHAMA POR JERUSALÉM

 

São Bernardo nos diz que há três coisas capazes de nos fazer chorar; mas só um é capaz de tornar meritórias as nossas lágrimas, isto é, chorar os nossos pecados ou os dos nossos irmãos; todo o resto são lágrimas profanas, criminosas, ou pelo menos infrutíferas para lamentar a perda de um processo injusto, ou a morte de um filho: lágrimas inúteis. Chorar por nos vermos privados de um prazer carnal: lágrimas criminosas. Chorar por causa de uma longa doença: lágrimas infrutíferas e inúteis. Mas lamentar a morte espiritual da alma, o afastamento de Deus, a perda do céu: «¡Oh, lágrimas preciosas, diz-nos aquele grande Santo, mas como sois raro!» E por que isso, H.M., se não porque você não sente a magnitude de sua desgraça, para o tempo e para a eternidade? (¡Como estas palavras são mais verdadeiras no mundo de hoje do que nos tempos deste grande santo! Hoje poucos choram ou lamentam tantos pecados como o detestável periquito aos olhos de Deus que vê como eles desprezam o sacramento do matrimônio e preferem viver a inimizade de Deus nosso bem supremo.)

Oh! H.M., é o medo dessa perda que despovoou o mundo para encher os desertos e mosteiros com tantos cristãos penitentes; tal entendia muito melhor do que nós que, ao perder a alma, tudo se perde, e que deve ter sido muito precioso quando o próprio Deus a teve em tal estima. Sim, H.M., os santos aceitaram tanto sofrimento, para manter suas almas dignas do céu. (¿Ora, onde estão esses monges do deserto, onde estão esses mosteiros de penitentes? O modernismo como câncer espiritual, que é o pior, acabou com todos eles em detrimento do reino de Deus e da salvação das almas.) conta a história. nos oferece inúmeros exemplos disso; Vou me lembrar de um aqui, H. M.; se não tivermos coragem de imitá-lo, podemos pelo menos bendizer a Deus admirando-o.

Vemos na vida de São João Calibita, filho de Constantinopla, que este Santo desde a infância começou a compreender o nada das coisas humanas; e sentir o gosto da solidão. Um religioso de um mosteiro vizinho, passando por Constantinopla para ir como peregrino a Jerusalém, ficou com os pais daquele santo menino, que sempre recebia os peregrinos com grande prazer. O menino perguntou-lhe que tipo de vida levava em seu mosteiro. Ao narrar-lhe a vida santa e penitente dos religiosos, a alegria que ali desfrutavam, separados do mundo para manter o comércio somente com Deus, ele recebeu uma impressão tão agradável e concebeu um desejo tão forte de deixar o mundo para ir e participar dessa felicidade, que a companhia dos homens nunca o satisfez. Disse aos pais que não pensassem em acomodá-lo no meio do mundo, pois Deus o chamava para terminar seus dias na aposentadoria. Seus pais tentaram fazê-lo mudar de ideia; mas tudo era inútil; por toda a herança, pediu-lhes o livro dos Santos Evangelhos, que guardou e guardou como um grande tesouro. Para se livrar dos pedidos insistentes de seus pais e entregar-se completamente a Deus, saiu de casa e foi bater à porta de um mosteiro, onde pediu para ser admitido. Seus pais o fizeram procurar em todos os lugares. Vendo que suas indagações eram inúteis, entregaram-se às lágrimas mais amargas. O santo jovem passou seis anos naquele retiro praticando todo tipo de virtudes e entregando-se às penitências que o amor de Deus lhe inspirava. Depois de algum tempo, ele teve a ideia de ir ver seus pais, esperando que Deus lhe concedesse a mesma graça de Santo Alejo, que passou vinte anos em sua casa sem que ninguém o conhecesse.

Logo que saiu do mosteiro, encontrou um pobre, com quem trocou o hábito, para evitar qualquer possibilidade de ser reconhecido; por outro lado, suas grandes austeridades e uma grave doença que sofria, o desfiguraram completamente. Quando, ao longe, viu a casa de seus pais, caiu de joelhos pedindo a Deus que não o abandonasse em sua companhia. Diego à noite, e encontrando a porta fechada, passou a noite inteira com ela. No dia seguinte, os criados o encontraram ali e, com pena de sua miséria, permitiram que ele entrasse em um quartinho para nele permanecer. Só Deus sabe o que ele teve que sofrer ao ver seus pais, que passavam na frente dele a toda hora. ele, chorando amargamente pela perda do filho que era todo o seu consolo. Seu pai, que era muito caridoso, frequentemente lhe mandava algo para comer. Mas sua mãe não podia aproximar-se dele sem que seu coração resistisse, tal era a repugnância que o pobre homem lhe inspirava. Se não fosse a caridade que a levou a superar aquela repugnância, ela o teria expulsado de sua casa. Sempre imerso na maior tristeza, sempre derramando lágrimas amargas, e tudo isso diante daquele que não podia ficar insensível ao que constituía o maior tormento de sua mãe...

O Santo passou três anos naquela habitação, dedicado exclusivamente à oração e ao jejum, que observava com grande rigor; Lágrimas escorriam continuamente por seu rosto. Quando Deus o fez entender que o fim havia chegado, ele implorou ao mordomo da casa para que a senhora viesse vê-lo, pois ele tinha um forte desejo de falar com ela. Ao receber a mensagem, embora acostumada a visitar os doentes, ficou bastante aborrecida; Ele ficou tão enojado em visitá-lo que teve que fazer muita violência para chegar à porta do quarto onde estava hospedado abrigava os pobres O moribundo agradeceu-lhe calorosamente o cuidado que ela havia tomado com um miserável estranho e assegurou-lhe que rezaria muito a Deus por ela, para que o recompensasse por tudo o que havia feito por ela. Ele também implorou para que ele cuidasse de seu túmulo. Depois de ter prometido isso, ela o presenteou com o livro dos Santos Evangelhos, que estava muito bem encadernado. Ela ficou muito surpresa ao ver que um homem pobre tinha um livro tão bem encadernado; então ela se lembrou do que ela havia dado uma vez ao filho cuja perda havia lhe custado tantas lágrimas. Essa lembrança renovou sua dor e a fez chorar muito aflita. Aqueles suspiros e lágrimas chamaram a atenção do pai, que foi lá para descobrir a causa e, examinando o livro com algum cuidado, reconheceu que era o mesmo que havia dado ao filho. Então ele perguntou ao moribundo o que havia acontecido com seu filho. O santo, que só tinha um sopro de vida, respondeu com um suspiro e lágrimas nos olhos: “Este livro é aquele que você me deu dez anos atrás; Eu sou o filho que você tanto buscou e por quem derramou tantas lágrimas”. Com essas palavras, todos ficaram estupefatos, vendo que por tanto tempo tinham consigo aquele que tanto procuravam; a emoção que eles experimentaram foi uma ameaça à vida. Mas no exato momento em que o abraçaram amorosamente em seus braços, ele ergueu as mãos e os olhos para o céu e entregou sua bela alma a Deus, pela preservação de cuja inocência fez tantos sacrifícios, tantas penitências e tantas lágrimas que derramou... Dado este exemplo, H.M., podemos muito bem dizer: aquele cristão teve a felicidade de conhecer a grandeza de sua alma, e o cuidado que ela merecia. Aqui está você, H.M., um cristão que glorificou a Deus em todos os atos de sua vida; aqui você tem uma alma que agora está radiante de glória no céu, onde ele bendiz a Deus por ter lhe dado a graça de vencer o mundo, carne e sangue. Oh! como é feliz, mesmo aos olhos do mundo, tal morte!

II. — Dissemos, em segundo lugar, que, para saber o preço de nossa alma, basta considerar o que Jesus Cristo fez por ela. Quem de nós, H.M., poderá compreender o quanto Deus ama nossa alma, já que fez por ela tudo o que é possível a um Deus para obter a felicidade de uma criatura? Para se sentir mais obrigado a amá-la, quis criá-la à sua imagem e semelhança; de modo que, contemplando-a, ele se contemplava. Por isso vemos que ele dá à nossa alma os nomes mais ternos e os mais capazes de demonstrar amor em excesso. Ele a chama de sua filha, sua irmã, sua amada, sua esposa, sua única, sua pomba. Mas nem tudo está aqui ainda: o amor se manifesta melhor com atos do que com palavras. Veja sua diligência em descer do céu para tomar um corpo semelhante ao nosso; casando-se com nossa natureza, ele se casou com todas as nossas misérias, exceto o pecado; ou melhor, quis tomar sobre si toda a justiça que seu Pai nos pediu. Veja sua aniquilação no mistério da Encarnação; olhe para a sua pobreza: para nós ele nasceu em um estábulo; contemple as lágrimas que ela derrama sobre aquelas palhas, chorando antecipadamente por nossos pecados; olhe para o sangue que sobrou de suas veias sob a faca da circuncisão; vê-lo fugindo para o Egito como um criminoso; veja sua humildade e sua submissão a seus pais; olhe para ele no Horto das Oliveiras, gemendo, rezando e derramando lágrimas de sangue; olhe para ele preso, amarrado e garroteado, jogado ao chão, maltratado com os pés e com paus pelos próprios filhos; eis-o amarrado à coluna, coberto de sangue; seu pobre corpo recebeu tantos golpes, o sangue corre com tanta abundância, que seus carrascos estão cobertos com ele; olhe para a coroa de espinhos que atravessa sua santa e sagrada cabeça; olhe para ele com a cruz nas costas caminhando em direção ao monte do Calvário: cada passo, uma queda; olhe para ele pregado na cruz, sobre a qual ele se esticou, sem que a menor palavra de queixa saia de sua boca. ¡Veja as lágrimas de amor, que ela derrama em sua agonia, misturando-se com seu adorável sangue! É verdadeiramente, H.M., um amor digno de um Deus todo-amoroso! Com isto nos mostras, H.M., toda a estima em que tens a nossa alma! Tudo isso será suficiente para entendermos o que ela vale e os cuidados que devemos ter com ela? oh! H.M., se uma vez na vida tivéssemos a sorte de penetrar plenamente na beleza e no valor de nossa alma, não estaríamos dispostos, como Jesus, a sofrer todos os sacrifícios para preservá-la? ¡Oh! ¡quão bela, quão preciosa é uma alma aos olhos do próprio Deus! ¿Como é possível que a tenhamos em tão baixa estima e a tratemos com mais severidade do que o mais vil dos animais? ¿O que deve pensar a alma, conhecendo sua beleza e suas altas qualidades, quando se vê arrastada para a torpeza do pecado? oh! quando a arrastamos na lama das delícias mais sujas, sintamos, H.M., o horror que deve conceber uma alma que não vê outro ser acima dela senão o próprio Deus!... Meu Deus, é possível que o façamos tão pouco caso de tamanha beleza?

Veja, H.M., o que acontece com uma alma que tem a infelicidade de cair no pecado. Quando ela está na graça de Deus, nós a tomamos por uma divindade; ¡mas quando está em pecado!... O Senhor permitiu que um profeta um dia visse uma alma em estado de pecado, e ele nos diz que parecia o cadáver corrompido de uma besta, depois de ser arrastado pelas ruas por oito dias e expostos aos rigores do sol. oh! agora podemos dizer, H.M., com o profeta Jeremias: "Caiu Babilônia, a grande, e se tornou covil de demônios" (i). ¡Oh! ¡Como é bela uma alma quando tem a alegria de estar na graça de Deus! Sim, sim, só Deus pode conhecer todo o seu preço e todo o seu valor!

 

FONTE: Sermões do santo Cura d'Ars.

 

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario