utfidelesinveniatur

sábado, 6 de agosto de 2022

A Transfiguração do Senhor



Mateo, Marcos e Lucas, narram-nos, com a diferença de algumas ligeiras nuances, o acontecimento da Transfiguração. Jesus havia falado a seus discípulos de sua paixão e morte iminentes. E para que não vacilassem na fé, convidou três deles, Pedro, Tiago e João, a subirem com ele o monte Tabor, precisamente os três que veriam a sua agonia no Getsêmani.

No Tabor o Senhor mostrou-lhes a sua glória e esplendor, enquanto Moisés e Elias apareciam conversando com Jesus. Lá ele foi transfigurado diante deles. Seu rosto brilhou como o sol, e suas roupas ficaram de um branco deslumbrante, como nenhum pia do mundo é capaz de embranquecer, como especifica plasticamente o evangelista São Marcos.

Então Pedro interveio e disse a Jesus: Senhor, como somos bons aqui. Se você quiser, vamos fazer três tendas, uma para você, uma para Moisés e outra para Elias. Mas isso foi apenas um breve episódio. Formou-se uma nuvem que os cobriu, e da nuvem saiu uma voz, dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem coloquei todos os meus prazeres. escute ele

Essa voz os confortaria na hora do julgamento. Eles nunca poderiam esquecê-la. Acima de tudo, Pedro, que escreverá mais tarde: Esta voz trazida do céu, nós a ouvimos, estando com Ele no monte sagrado.

A voz do Pai é urgente. Se Jesus é o Amado em quem todos os seus prazeres são colocados, isso significa que o Pai só se agradará de nós enquanto nos assemelharmos a Jesus, enquanto o imitarmos, enquanto refletirmos sua imagem e reproduzirmos seus gestos. e palavras.

O Pai só se agradará de nós se ouvirmos Jesus, que é a sua Palavra, porque, como diz a Carta aos Hebreus, muitas vezes e de muitas maneiras Deus falou aos nossos pais no tempo dos profetas, mas agora , nesta etapa final, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele nomeou herdeiro de tudo, e é o reflexo de sua glória.

São João da Cruz comenta nitidamente estas palavras: Como o Pai nos deu seu Filho - que é uma de suas Palavras, que não tem outra - ele nos falou tudo junto e de uma só vez nesta única Palavra e não tem mais dizer. Que Deus já permaneceu mudo, porque o que Ele falou antes em partes aos profetas, Ele já falou em tudo nEle, dando-nos o todo que é Seu Filho. Seria, portanto, imprudente pedir a Deus novas revelações, pois tudo já nos foi revelado em seu Filho: Este é meu Filho amado, em quem coloquei todos os meus prazeres. escute ele

Alguns Santos Padres fornecem uma curiosa interpretação da Transfiguração. Jesus, dizem, estava sempre transfigurado, sua divindade sempre irradiava através do invólucro da natureza humana, seu rosto sempre resplandecia - "aquela auréola luminosa que as almas santíssimas emitem" - mas os discípulos, enredados em problemas de preeminência imersos em pequenos detalhes, misturados entre multidões, entretidos em pequenas coisas, não podiam vislumbrar o brilho do rosto de Jesus.

Bastou-lhes sair da espessura do vale, subir a montanha, deixar de lado as pequenas preocupações, purificar os olhos, olhar mais de perto, sem impedimentos, o rosto de Jesus, para descobrir o brilho do seu olhar, o rosto sempre radiante de Jesus.

 Um autor diz que se o homem olhasse frequentemente para o céu, acabaria por criar asas. E outra mais prosaica afirma que quem só olhar para o chão vai crescer quatro patas. Mas Deus nos deu olhos para olhar para cima.

Comentando esta passagem da transfiguração das Sagradas Escrituras, Dom Straubinger fala-nos das últimas palavras deste Evangelho: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-O". Se algum povo, culto ou selvagem, dissesse que a voz de um deus foi ouvida no espaço, ou que um pedaço de pergaminho foi descoberto com palavras enviadas de outro planeta... produzir, tanto em um como na coletividade. Mas Deus Pai falou para nos dizer que um homem era seu Filho, e então ele nos falou por meio desse filho e mandou dizer que suas palavras eram a nossa vida. Então, onde estão suas palavras? ¡E como todos os devoram! Estão em um livro que custa pouco e que quase ninguém lê, ¿A que distância isso está do tempo anunciado por Cristo para sua segunda vinda, ¿QUANDO NÃO HAVERÁ FÉ NA TERRA? Estas últimas palavras são muito verdadeiras porque a fé diminuiu muito nos tempos atuais e nos encontramos em um mundo onde a fé não tem mais lugar, um mundo cada vez mais incrédulo, egoísta, mais ateu.

 

 

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario