utfidelesinveniatur

lunes, 21 de febrero de 2022

CRISTO REI E AS APOSTASIAS POLÍTICAS. IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE ENTENDER BEM ESSE ASSUNTO.

 

Observação. Nada nos interessa mais do que destacar e lembrar aos nossos leitores a grande importância de falar sobre um tema tão emocionante como CRISTO REI, devido aos ataques virulentos à sua realeza universal. Ataques que surgem tanto de fora da Igreja quanto de dentro dela, sobre a primeira Nossa Senhora de La Salette diz: "Os governantes civis terão todos o mesmo plano, que será abolir e fazer desaparecer todos os princípios religiosos, dando lugar ao materialismo, ateísmo, espiritualismo e todos os tipos de vícios”. Acredito que isso não precisa ser demonstrado, no momento estamos vendo com nossos próprios olhos, todos os governos do mundo se laicizaram e sacudiram o jugo suave e leve da soberania real de Nosso Senhor Jesus Cristo e lançou abertamente o ingrato grito satânico: “Sem servo”. Cabe a nós pequeno rebanho sair em defesa deste reino espiritual e social de Nosso Salvador

6. Refutação da segunda apostasia.

A segunda apostasia consiste em A apostasia da espiritualidade do Reino chega ao ponto de fazer da Palavra de Deus um Rei para certas coisas e não para outras, um Rei em certos momentos e não em outros, porque é o fim das instituições mas não de todos.

Como Lutero disse: "porque seu reino não é da terra ou na terra, mas ele é o rei dos bens espirituais como a verdade, a sabedoria, a paz, a alegria, a bem-aventurança, etc. […] Do que se segue que seu governo é espiritual e invisível»

Mas isso é um erro, é uma heresia.   Porque os títulos de Rei são detidos por Nosso Senhor Jesus Cristo em razão de sua divindade, de modo que a origem ou início de seu Reino e sua realeza não são terrenas, mas sobrenaturais, divinas em essência. O arcebispo Marcel Lefebvre disse uma vez que “se Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, então ele é o dono de todas as coisas, elementos, indivíduos, famílias e sociedade. Ele é o Criador e o fim de todas as coisas» (12).

Santo Tomás (13), confirma o raciocínio parando no seu âmbito: porque o poder de Cristo é geral, universal, sobre todas as criaturas ( Mt. 26, 18); porém, é um poder especialmente espiritual sobre os santos (na vida presente pela graça e no futuro pela glória), pois os santos não são deste mundo ( Jo 18,36). Portanto, o reino de Cristo começa aqui embaixo e se consuma na vida futura quando tudo lhe é submetido como escabelo de seus pés ( Sl . 109, 1).

¿Este princípio teológico está sujeito à historicidade humana? Não. Não é um ponto de vista que muda conforme os tempos mudam; Aqueles que assim acreditam produzem uma ruptura no conceito e uma ruptura na doutrina que o ensina. Porque deve ser acordado que, se Cristo é apenas o Rei espiritual, se ele só reina no interior do homem, em sua alma, nada externo a ela, seja a família, a sociedade, o Estado ou a Igreja, tem razão para existem para a salvação: esta é a lógica protestante a que necessariamente conduz o argumento espiritualista a favor do reino de Cristo. Lógica protestante que também leva à afirmação de sua realeza “part-time” ou “segmentada socialmente”.

Esta é uma forma de apostasia na qual o intelectual católico frequentemente cai, como se fosse possível dividir-se em católica por questões de fé e filósofo, cientista, profissional ou professor para nossas atividades particulares. Mas não é assim: primeiro, porque não podemos estabelecer fins naturais que contradigam o fim do homem, que é sobrenatural, a felicidade.

Segundo, porque a ordem dos bens estabelecida por Nosso Senhor não pode ser mudada, não podemos invertê-la: devemos primeiro buscar o Reino de Deus e sua justiça e o resto nos será dado como certo ( Mt. 6-33). São Tomás de Aquino explicou em referência a I Cor. 10, 11, que no tempo da graça não há promessas temporárias, como havia nos tempos da Lei, nem há uma aliança no novo tempo que contenha tais promessas ( Is . 1, 19) (14).

Terceiro, porque, como bem sabemos, não se pode servir a dois senhores ( Mt. 6, 24), e sustentar que Jesus é Rei em alguns casos ou momentos e não em outros, é o mesmo que tornar-se servo daquele “não”. .

Portanto, devemos servir ao Reino de Cristo com a nossa inteligência e com todo o nosso ser, pois neste campo não há neutralidade, pois a Verdade não é neutra (15).

Lembremo-nos de que os mornos serão vomitados da boca de Deus ( Ap. 3, 16). Nas festas da Virgem Maria, a Igreja coloca na boca de Nossa Senhora as palavras de Sabedoria: "Aqueles que me dão a conhecer alcançarão a vida eterna" ( Ecl . 24, 31). É por isso que Nosso Senhor pode sentenciar que "aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai celeste" ( Mt. 10, 33).

7. Terceira apostasia: ¿ele é realmente Rei?

Poderíamos chamar isso de "a apostasia da imatualidade".

Já contei essa anedota em outras ocasiões, mas vale a pena repeti-la para entrar no assunto. Certa vez ouvi um velho padre jesuíta dizer, em seu sermão sobre a festa de Cristo Rei, que era uma celebração que pertencia ao tempo em que a Igreja era monárquica, desmentindo-a.

Ele deixou de dizer que, sendo a Igreja hoje democrática, Cristo seria mais um cidadão, com direito a voto, com a opção de ser presidente, se quiser, mas não rei. ¡O presentismo da rede sanciona o ultrapassado! O estranho nisso é que se você mergulhar na democratização do Reino, você pode levar a heresia a termos

verdadeiramente absurdo (ainda mais herético), fazendo da democracia o cerne da questão e deslocando a monarquia do direito divino, que corresponde a Cristo, por uma utopia cósmica semelhante à do grande arquiteto maçônico que nos confia a construção de uma mansão humanitária.

Assim, um padre pôde afirmar: «Pablo Suess vem propondo a expressão “construir a Democracia de Deus, cósmica, pluralista e inclusiva, e portanto, amorosa, encarnação viva do Deus das mil faces, cores, gêneros, culturas, etnias, sentidos”” (16). Mudo. “democracia participativa do RD [Reino de Deus]” para corrigir a evocação que o termo clássico implica. Já sabemos que não se pode simplesmente substituir uma expressão por outra, mas é evidente que é bom aludir frequentemente a esta insuficiência da expressão clássica, para fazer com que os ouvintes a percebam, e para libertar o conteúdo (o próprio reino, o significado), das limitações do significante (a palavra não é completamente adequada). Para falar do Reino talvez seja melhor falar do Projeto, da Utopia de Deus... que fazemos nossa: queremos

8. Refutação da terceira apostasia

Todo católico sabe ou deveria saber que Cristo é o Rei da criação, conforme declarado no Antigo e no Novo Testamento. É por isso que o Cardeal Pie disse que "não há profeta, nem evangelista, nem um dos apóstolos que não lhe assegure sua qualidade e seus atributos de rei" (17). E o Pe. Castellani assim resumiu: “ Cristo é Rei, por três títulos, cada um deles mais que suficiente para lhe conferir um verdadeiro poder sobre os homens. Ele é Rei por título de nascimento, por ser o Verdadeiro Filho de Deus Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas; é Rei por título de mérito, por ser o Homem mais excelente que existiu ou existirá; e é Rei por título de conquista, por ter salvo com a sua doutrina e o seu sangue a humanidade da escravidão do pecado e do inferno» (18).

O título faz com que a pessoa, neste caso o Verbo divino, que é Rei e não cidadão, goste ou não. Mas há mais: Nosso Senhor Jesus Cristo não é um rei facultativo no sentido de que Seu reinado depende de nossa vontade; sua realeza não depende de consensos ou pactos humanos. São Paulo o diz categoricamente: oportet illum regnare ( I Cor ., 15, 25).

Cristo deve reinar porque já é rei; não é uma possibilidade, é uma necessidade que gera uma obrigação de nossa parte. Ele não é um Rei em potencial, ele é um ato em sua própria essência divina; e devemos fazê-lo reinar em tudo o que depende de nós.

9. Praticidade da realeza de Cristo

O significado da realeza de Cristo é também prático, consiste na adoção de um princípio diretivo, assentado sobre os fundamentos perenes de toda ordem política cristã reta, que como cristão é coroado em e por Cristo Rei; princípio orientador que não congela os meios e instrumentos – como, por exemplo, os sistemas ou regimes políticos –, mas se abre à consideração de situações particulares de acordo com a prudência. É um aqui e agora que é tomado como ponto de partida e que será um ponto de chegada devido ao trabalho da nossa colaboração.

Parece-me que o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo se expressa fundamentalmente em duas formas ou dimensões que acabam por se sintetizar numa terceira. Primeiro, é o “reino discreto de Nosso Senhor”, pregado, entre outros, por Garrigou-Lagrange (19), que é o reino no coração humano e que, assim, permeia sutilmente toda a sociedade; é o império da fé em Cristo que se projeta em nossa conduta e nos leva a “converter a sociedade”, a transformá-la à maneira de Cristo.

Em segundo lugar, é o "reinado expresso de Nosso Senhor", que é o governo manifesto através das leis da sociedade, atingindo assim o coração do homem. É o estabelecimento de uma sociedade cristã, essa ordem natural desejada por Deus.

A afirmação da Realeza Social, temporal, política de Nosso Senhor resulta da afirmação católica tradicional dos fins do homem ou, melhor dizendo, da ordenação dos fins temporais ao sobrenatural e ao fim último. É a doutrina de São Tomás: a vida na terra é uma preparação para a vida eterna, de modo que a ordem temporal deve servir ao fim último e supremo do homem. Então, como insiste Pe. Phillippe, “todas as instituições divinas ou humanas têm como objetivo final a glória de Deus e a salvação das almas. Assim, todas as instituições sociais, todas as ações e diretrizes políticas devem levar em conta esta verdade fundamental, que o homem não foi feito para este mundo, mas para a Eternidade.Não é infundado, então, que a ordem concreta das sociedades, em suas dimensões política, jurídica, moral, econômica, cultural etc., deva considerar "antes de tudo, a meta última de toda existência humana"; e, se o fizer, afirmará a realeza de Jesus Cristo (20). Voltarei a este ponto na parte final porque é altamente atual.

Essas duas formas, que se interpenetram mutuamente ajudando-se mutuamente na mesma ordem e propósito, se unem em uma terceira:  o "culto público a Nosso Senhor, Rei dos corações e das sociedades".

Devemos lembrar com Pio XI que o Reino social de Nosso Senhor Jesus Cristo não se impõe, mas, ao contrário, exige que os homens reconheçam, pública e privadamente, "o poder régio de Cristo" (21). Porque Cristo reina na sociedade por meio dos homens, o que exige, como afirma Pe. Phillippe, que "toda política deve ser submissa a Deus", ou seja, "deve ser reconhecida naquilo que exprime uma realidade dependente de Deus", especialmente na atenção o objetivo final do homem e de toda a Criação (22).

Assim, as razões são vistas para negar um Reino puramente íntimo e espiritual, uma realeza “moral” que escapa à sociedade, e até – como temos vindo a expor – uma realeza que não o é porque se tornou um princípio democrático pluralista.

A realeza do Verbo Encarnado é espiritual e social, e porque é, também é pública no sentido indicado por Pio XI: exige e reivindica o reconhecimento público dos governantes através do culto que Lhe é devido.

Citações.

(14) SAINT THOMAS AQUINAS, Expositio super Primam Epistolam S. Pauli Apostoli ad Corinthios , versão bilingue em francês: Commentaires sur la Première Épitre de S. Paul aux Corinthiens , t. II, Paris, Louis Vives, 1870, c. X, leia. 2, pág. 347-348. San AGUSTÍN pronuncia no mesmo sentido em seu comentário ao versículo 2 do Salmo 73: Enarraciones sobre los Salmos (2º) , Madrid, BAC, 1955 (volume XX das Obras de San Agustín ), p. 931.

(15) Ver o maravilhoso livrinho de Étienne GILSON, Le philosophe et la théologie (1960), Paris, Vrin, 2005 (há uma edição em espanhol), especialmente os caps. IV e V.

(16) Sobre o padre Pablo Suess, ver http://paulosuess. Blogspot. com.ar A citação foi retirada do Pe. Felipe SANTOS CAMPAÑA, em http://www.autorescatólicos.org/felipesantosmeditaciondiaria0385.htm

(17) P. Théotime DE SAINT-JUST , La royauté sociale de NS Jésus-Christ d'après le Cardinal Pie , 2ª ed., Paris, Société et Librairie S. François d'Assise-Librairie G. Beauchesne, 1925, p. . . 31.

(18) Leonardo CASTELLANI, «Cristo Rei», loc. cit., pág. 164.

(19) Reginald GARRIGOU-LAGRANGE, OP, «La Royauté universelle de Notre-Seigneur Jésus-Christ», La Vie Spirituelle (Paris), n. 73 (1925), pág. 5-21.

(20) PA PHILLIPPE, Catecismo da Realeza Social de Jesus Cristo , 1926, questão 15; em http://ar.geocities.com/doctrina_catolica/catecismos/

catechism_royalty.html

(21) Quas prima , n. 17.

(22) Catecismo da Realeza Social de Jesus Cristo , questão 15.

 

 

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario