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sábado, 20 de noviembre de 2021

A PAIXÃO DO CORAÇÃO E O CORAÇÃO DA PAIXÃO.

 

Em Cristo nosso Senhor podemos distinguir duas paixões: a exterior e a interior, a do seu Santíssimo Corpo e a do seu Divino Coração. Compreendemos o primeiro facilmente porque, por assim dizer, entra em nossos olhos e podemos lê-lo escrito no Crucifixo rasgado e sangrando; mas o outro, incomparavelmente mais doloroso e profundo, é também pela mesma razão mais desconhecido e misterioso. Poderíamos dizer que esta paixão do seu Coração é ao mesmo tempo, como o coração da Paixão, isto é, o central, o íntimo, o mais doloroso, o mais profundo da Paixão de Cristo. É, portanto, segundo a expressão do Bispo Gay, a Paixão do Coração e o Coração da Paixão.

A devoção à Paixão exterior foi desde o início bem conhecida e difundida. A numerosa e secular família franciscana tem essa devoção entre os elementos de seu espírito. Mais tarde, o Senhor querendo aumentá-lo, ressuscitou São Paulo da Cruz, que com os seus dignos Passionistas o espalhou por toda a parte.

Mas era preciso dar um passo adiante. Assim como a revelação, substancialmente invariável, foi no entanto progredindo na sucessão dos séculos, enriquecendo-se e clarificando-se com as definições da Igreja; assim também a devoção à Paixão de Cristo Nosso Senhor. Com as revelações a Santa Margarita Maria entro numa nova fase. Quando Jesus lhe mostrou o seu Coração ferido, não pretendia outra coisa senão fazer o mundo entender que ele havia sofrido muito em seu Corpo, mas incomparavelmente mais havia sofrido em seu Coração.

A causa de todo esse nobre sofrimento na terra é sempre o amor; e é por isso que Jesus disse naquela célebre aparição: "Eis o Coração que tanto amou os homens, nada recebendo deles em troca senão a ingratidão e o desprezo!" Aqui está seu amor e sua dor; Eis que ele revelou ao mundo o segredo de suas dores íntimas. Porque ela ama, ela sofre; sofre pela ingratidão dos homens; ele sofre, antes de tudo, com a ingratidão daqueles que mais deveriam amá-lo.

Mas mesmo esta devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que tanto se espalhou pelo mundo, tem cerca de duas etapas; em sua evolução, torna-se cada vez mais claro. A primeira ideia, o primeiro dever que as revelações de Paray-le-Monial suscitaram, foi a reparação. Ele era um Deus indignado e ofendido; conseqüentemente, o homem deve, como um dever à mais estrita justiça, reparar esses ultrajes e ofensas. Esse foi o primeiro aspecto da devoção ao Sagrado Coração; foi uma devoção restauradora.

 Tão lindo foi o espetáculo que o mundo ofereceu em resposta ao Divino Coração! Multidões de almas se ofereceram como vítimas reparadoras para satisfazer os ultrajados direitos da justiça divina. Não nasceram assim múltiplas Congregações religiosas cujo objetivo principal é a reparação, como, por exemplo, o Instituto Maria Reparadora, como as Religiosas Vítimas do Coração de Jesus?

E esta etapa da devoção ao Sagrado Coração teve todo o seu apogeu, toda a sua plenitude e a sua mais solene sanção com a encíclica de SS Pio XI, "Miserentissimus Redemptor", em que a ideia central é a reparação, como também o Novo Ofício e Missa do Sagrado Coração (nesta mesma encíclica não só se proclama o dever reparador, mas também se afirma a necessidade de consolar o Sagrado Coração: ainda mais, Sua Santidade explica com maestria como podemos efetivamente consolar Nosso Senhor, porque se nossos pecados futuros foram a causa de sua tristeza de sua tristeza mortal, nossos consolos futuros também fizeram parte para consolá-lo, porque eles foram previstos e para Cristo eles estavam tão presentes. E assim “a este Sagrado Coração cujos pecados não cessam de doer dos ingratos, agora podemos e devemos confortá-lo de uma forma misteriosa, mas real ... ”)

Mas aos poucos foi se acentuando uma nova etapa de devoção ao Sagrado Coração, mais elevada e mais íntima, que comporta não um dever de justiça, mas um dever de primorosa caridade. Se Jesus está indignado, se seu coração está ferido, justiça divina, majestade, a santidade de Deus exige reparação. Mas, se o teu Coração está ferido, precisamente porque amas, não é o mais necessário que haja almas para te confortar?

Depois da reparação, deve vir a consolação, depois das almas reparadoras, as almas consoladoras; e esta é a segunda etapa da devoção ao Sagrado Coração de Jesus (nas revelações de Santa Margarida Maria, estes dois personagens da devoção ao Sagrado Coração de Jesus já se encontram quando Nosso Senhor lhe pediu que a acompanhasse por uma hora na noite de quinta para sexta, indico-lhe que eram os dois fins desta Hora Santa; apaziguar a cólera divina e pedir misericórdia para os pecadores; e em segundo lugar, amenizar a amargura do seu coração abandonado)

O dever de reparação estende-se a todas as almas, porque se todos nós pecamos, devemos todos, até certo ponto, reparar as nossas próprias faltas e também as dos outros, por causa da solidariedade que deve existir entre os cristãos. Mas esta outra missão, consolar, envolve uma certa intimidade.

Se uma pessoa de grande dignidade é ofendida, por exemplo, por uma cidade inteira, toda a cidade é obrigada, de uma forma ou de outra, a reparar essa ofensa. Mas se ao mesmo tempo o seu coração se sente magoado e precisa de consolo, não o buscará em todos, mas nas pessoas mais próximas de você, nas pessoas mais próximas de você, nos mais amados. Felizes as almas que Jesus escolhe para seu conforto!

Podemos consolar o sofredor de duas maneiras, seja suprimindo as causas de sua dor - e essa forma é própria de Deus que tem onipotência a seu serviço - ou compartilhando essas dores, simpatizando com elas, que é uma forma mais típica do ser humano impotência.

Mas, em ambos os casos, primeiro precisamos conhecer esses sofrimentos; Ignorando-os, como poderíamos ter pena ou aliviá-los?

Agora, de duas maneiras também podemos conhecer essas dores íntimas da couraça de Jesus; ambos son, pues no tratamos de un conocimiento puramente científico: uno es por la fe ordinaria, ilustrada por la lectura del Santo Evangelio y de sus comentadores, profundizada por las meditaciones y reflexiones personales, esclarecida por las ilustraciones que Nuestro Señor Jesucristo suele comunicar en a oração; a outra é um conhecimento que poderíamos chamar de experimental e que se tem quando Nosso Senhor faz a alma sentir o reflexo de suas próprias dores, quando dela participa como uma gota do oceano de amargura que carrego em Seu divino Coração (Em desta forma experimental, Nosso Senhor deu a conhecer a Santa Margarida as dores internas do seu divino Coração, “Todas as noites, de quinta a sexta-feira, farei-te participar daquela tristeza mortal que me senti bem no Horto das Oliveiras; esta tristeza irá reduzir você, sem que você possa entendê-los, a uma agonia mais difícil do que a morte. Nós poderíamos ver o mesmo em algumas almas privilegiadas como Santa Gema Galgani)

Um exemplo nos mostrará melhor a diferença entre esses dois conhecimentos. Quem tem a alegria de morar ao lado da mãe sabe que uma amiga dela acaba de perdê-la. A dor dessa perda, o infortúnio de ficar órfão, a solidão de um lar vazio, sem dúvida podem ser compreendidos por aquela pessoa se colocando no lugar de seu amigo. Mas um dia ela teve a infelicidade de perder a própria mãe. Que diferença agora! Ele não conhece mais aquela dor de reflexões ou comparações, não; Ele sabe porque está sentindo, sabe disso sem recurso, de forma íntima, experimentalmente.

O mesmo acontece com a dor interna do Coração de Cristo: podemos conhecê-los: podemos conhecê-los, como disse, por reflexões e considerações, ponderando-os, questionando nossos próprios corações, pensando no que sofreríamos colocados no mesmo. circunstâncias em que Cristo se viu. Mas esse conhecimento, por mais precioso que seja e embora seja gerado pela graça no calor da oração, nada mais é do que uma pálida imagem da realidade.

Mais se a alma é generosa, se no que está por sua parte tenta preparar-se fazendo grandes progressos no caminho do sacrifício, talvez chegue o dia em que Jesus, de maneira misteriosa, a fará beber do seu próprio cálice. .

Assim como Nosso Senhor não pode fazer mais graça na eternidade do que participando de sua alegria infinita; portanto, não pode nos dar maior prova de maior intimidade. Quando queremos comunicar nossas alegrias secretas, duvidamos que procuremos um coração amigo; Mas quando queremos confiar nossas dores, principalmente as mais secretas, as mais pessoais, procuramos o amigo mais confiável; e depois de fazer tal confiança, revelamos o último segredo, oferecemos a prova suprema da amizade.

Então Jesus; Quando uma alma sente algo de sua própria dor, ela pode verdadeiramente dizer: "Não te chamarei mais de servo, mas de amigo, porque te revelei a profundidade de meu Coração ..." Bem-aventurado é a alma que Jesus encontra tão esquecida de si mesma, tão generosa no sacrifício, tão delicada no amor, que fazem dela a Cirenaica do seu coração: essa alma será verdadeiramente a consolação de Jesus!

Seja o que for, toda alma nobre e delicada deseja fazer o que é de sua parte para consolar nosso Senhor, e visto que esse conhecimento experimental não está em seu poder de alcançar, como um dom gratuito que é de Deus; pelo menos deve ser aplicado adquirindo aquele se estiver em sua posse.

 Para ajudar este objeto, colocamos as seguintes reflexões simples em sua meditação. Que eles, fertilizados pela graça, produzam em alguma alma de boa vontade até mesmo um sentimento de compaixão que conforta o Coração de Cristo, hoje como nunca indignado por amigos e estranhos!

Ele mesmo nos deixou entrever: quando agonizou no Getsêmani, quando morreu na Cruz e nesta vida de sacrifício oculto, de imolação perpétua que ele conduz na Eucaristia. Daí três séries de considerações: o Coração de Cristo no Getsêmani, o Coração de Cristo no Calvário e o Coração de Cristo na Eucaristia.

São três canais que estão à disposição de quem realmente, do fundo do coração, deseja entrar neste mar de infinita dor que sofreu por nós neste mundo.

Caros leitores, esta é a devoção que os inimigos da Igreja e, consequentemente, do Sagrado Coração querem suprimir a todo custo com a suposta “devoção” da “divina misericórdia” da Irmã Faustina em que nada encontramos do que acabam. para ler sobre o Sagrado Coração. A diferença entre as duas é muito grande, pois esta devoção ao Sagrado Coração nasce e está enraizada na revelação divina ou na Revelação divina, pois à sombra desta devoção surgiram várias congregações religiosas cujos objetivos eram os já descritos acima neste artigo e, finalmente, pelos escritos dos Sumos Pontífices recomendando esta devoção e da Encíclica de Pio XII "Miserentissimus Redemptor" aconselhando esta devoção. Não permitamos que aquilo que é proibido por Pio XII, como a "misericórdia divina", tire a nossa devoção ao Sagrado Coração, como católicos tradicionais defendemos as nossas devoções tradicionais praticando-as no nosso povo e enraizando-as nos nossos corações.

 

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