utfidelesinveniatur

sábado, 25 de marzo de 2023

MOSIGNOR MARCEL LEFEBVRE: 25 DE MARÇO DE 1991-2023.



Nós que o conhecemos e o ouvimos sentimos muito a sua falta porque, até agora, nenhum bispo assumiu a sua luta com a coragem que só Deus dá aos santos e, na minha opinião, ele era um santo. Para quem não o conheceu ou ouviu aqui trazemos-lhe um excerto daquilo que sempre defendeu até à sua morte num dia como este do ANÚNCIO DA ENCARNAÇÃO DO PALAVRA DIVINA.

trechos de textos

Da Declaração de 21 de novembro de 1974

Aderimos de todo o coração, com todas as nossas almas, à Roma Católica, guardiã da fé católica e das tradições necessárias para manter essa fé, à Roma Eterna, mestra da sabedoria e da verdade.

Pelo contrário, recusamos e sempre recusamos seguir a tendência neomodernista e neoprotestante de Roma que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II e depois do Concílio em todas as reformas dele decorrentes.

Do Sermão do Domingo de Páscoa de 30 de março de 1986

Realmente nos encontramos diante de um dilema gravíssimo, que creio nunca ter sido levantado na Igreja: quem está sentado na Sé de Pedro participa de cultos de falsos deuses; Creio que isso nunca aconteceu em toda a história da Igreja. ¿Que conclusão deveríamos tirar daqui a alguns meses desses repetidos atos de comunhão com falsos cultos? Não sei. Eu me pergunto. Mas é possível que sejamos obrigados a acreditar que este Papa não é Papa. Não quero dizê-lo ainda de forma solene e formal, mas parece, sim, à primeira vista, que é impossível um Papa ser um herege público e formal.

Da Conferência de 15 de abril de 1986

¡Caros amigos, durante as férias pudestes reflectir sobre o sermão do Domingo de Páscoa!…

Então eu gostaria, já que há diferentes ecos, diferentes reações, gostaria de esclarecer um pouco, na medida do possível, porque a situação da Igreja é uma situação tão misteriosa, que não é tão fácil esclarecer as coisas.

Então surge o problema.

Problema inicial: la communication en sacris.

Segundo problema: a questão da heresia.

Terceiro problema: ¿o Papa ainda é Papa quando é herege?

Não sei, não troco! Mas você mesmo pode fazer a pergunta. Acho que todo homem sensato deveria se fazer essa pergunta. Não sei. Então, agora, é urgente falar sobre isso?…

É possível não falar, obviamente... Podemos conversar entre nós, em particular, em nossos escritórios, em nossas conversas particulares, entre seminaristas, entre padres...

É necessário falar aos fiéis? Muitos dizem: — Não, não fale com os fiéis. Eles vão ficar chocados. Isso vai ser terrível, isso vai longe...

Bom. Eu disse aos padres, em Paris, quando os reuni, e depois para vocês, já havia falado com vocês, disse: acho que, com muita delicadeza, é necessário, apesar de tudo, esclarecer um pouco para os fiéis ...

Não estou dizendo que é preciso fazer isso brutalmente e jogar isso como condimento aos fiéis para amedrontá-los... Não.

Mas acho que, apesar de tudo, é justamente uma questão de fé. É preciso que os fiéis não percam a fé. Somos encarregados de manter a fé dos fiéis, de protegê-la.

Eles vão perder a fé... até mesmo nossos tradicionalistas. Mesmo nossos tradicionalistas não terão mais fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Já que esta fé está perdida! Perde-se nos padres, perde-se nos bispos.

Então, eis a situação em que nos encontramos e a ela é preciso voltar sempre: tenhamos fé, reavivemos a nossa fé, porque é pela fé que se perde que o Concílio foi o que foi.

Acho que é aí que mora o problema.

E se diz: ¿Monsenhor vai fazer um cisma... Mas quem faz um cisma? … Não sou eu! Para fazer um cisma é necessário deixar a Igreja. E deixar a Igreja é deixar a fé, em primeiro lugar.

Quem deixa a fé da Igreja? A autoridade está a serviço da fé. Se ela abandona a fé, é ela quem faz um cisma. Portanto, não somos nós que fazemos o cisma.

¿O que vai sair disso?

Levará um bom dia para Deus falar. Não é possível que Deus se deixe deixar de lado por aqueles que deveriam defendê-lo, por aqueles que deveriam ser seus apoiadores...

Não é possível que isso dure indefinidamente, isso não é possível!

Da Carta aos futuros Bispos, 29 de agosto de 1987

Com a cátedra de Pedro e os cargos de autoridade em Roma ocupados por anticristos, a destruição do Reino de Nosso Senhor continua rapidamente também dentro de seu Corpo Místico, especialmente devido à corrupção da Santa Missa, expressão esplêndida do triunfo de Nosso Senhor pela Cruz, e fonte de extensão do seu Reino nas almas e nas sociedades. Isso é o que a perseguição do anticristo em Roma nos rendeu. Esta Roma, modernista e liberal, continua a sua obra destruidora do Reino de Nosso Senhor, como prova Assis e a confirmação das teses liberais do Vaticano II sobre a liberdade religiosa. Sou obrigado pela divina Providência a transmitir a graça do episcopado católico que recebi, para que a Igreja e o sacerdócio católico continuem a existir para a glória de Deus e a salvação das almas.

Eu vos conferirei esta graça, confiando que sem demora a Sé de Pedro será ocupada por um sucessor perfeitamente católico de Pedro, nas mãos do qual poderás depositar a graça do vosso episcopado para confirmação.

Do retiro sacerdotal de setembro de 1987

E então, agora, vou abordar o que vocês provavelmente estão mais interessados. Eu digo: Roma perdeu a fé, queridos amigos. Roma está em apostasia. Não são palavras simples, não são palavras no ar que eu digo. É a verdade. Roma está em apostasia.

Você não pode confiar neste mundo; ele deixou a Igreja, eles deixaram a Igreja, eles deixaram a Igreja. É seguro; Claro, claro.

Não é possível entender um ao outro. Resumi brevemente ao Cardeal Ratzinger, em poucas palavras, não é fácil resumir toda esta situação; mas eu disse-lhe: «Eminência, olhe, mesmo que nos dê um bispo, mesmo que nos dê uma certa autonomia dos bispos, mesmo que nos dê a liturgia de 1962, se nos permitir continuar com os seminários e a Fraternidade, como fazemos agora, não podemos colaborar, é impossível, impossível, porque trabalhamos em duas direções diametralmente opostas: vocês trabalham na descristianização da sociedade, da pessoa humana e da Igreja; e estamos trabalhando na cristianização.» Não conseguimos nos entender."

Então eu disse a ele: “Para nós, Cristo é tudo; Nosso Senhor Jesus Cristo é tudo, ele é a nossa vida. A Igreja é nosso Senhor Jesus Cristo, sua Esposa Mística. O sacerdote é outro Cristo; sua Missa é o sacrifício de Jesus Cristo e o triunfo de Jesus Cristo na Cruz. Em nosso seminário ensinamos a amar a Cristo, e é direcionado ao Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso apostolado é o Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é o que somos.

E você, você faz o oposto. Você acabou de me dizer que a sociedade não deve ser cristã, não pode ser cristã; ¡Isso vai contra a natureza dele!

Você acabou de tentar me provar que Nosso Senhor Jesus Cristo não pode e não deve reinar na sociedade. E você quer me provar que a consciência humana é livre em relação a Nosso Senhor

“É preciso sair da liberdade e de um espaço social autónomo”, como diz. Isso é descristianização. Bem, nós somos pela cristianização. Isto é. Não podemos

Do Retiro Sacerdotal, 9 de setembro de 1988

Sair, portanto, da igreja oficial? Até certo ponto, sim, claro.

O livro do Sr. Madiran, “A Heresia do Século XX” é a história da heresia dos bispos.

Se alguém não quer perder a alma, é preciso sair deste meio dos bispos.

Mas não chega, porque é em Roma que a heresia se instala.

Se os bispos são hereges (mesmo sem tomar este termo no sentido e com as consequências canônicas), não é sem a influência de Roma.

Se nos afastarmos dessas pessoas, é absolutamente como acontece com as pessoas que têm AIDS.

Não há desejo de pegá-lo.

Agora, eles têm AIDS espiritual, doenças contagiosas transmissíveis.

Se alguém quiser manter a saúde, é necessário não ir com eles.

Da entrevista concedida à Fideliter, novembro-dezembro de 1988

Não temos a mesma maneira de conceber a reconciliação. O cardeal Ratzinger vê isso no sentido de nos reduzir, de nos levar ao Vaticano II. Vemos isso como um retorno de Roma à Tradição. Não nos entendemos. É um diálogo de surdos. Não posso falar muito sobre o futuro, já que o meu já passou. Mas se eu ainda viver um pouco e supondo que a partir de agora Roma faça uma ligação, que queira nos ver novamente, para retomar o diálogo, naquele momento eu seria quem imporia as condições. Não vou mais aceitar ficar na situação em que nos encontramos durante os colóquios. Isso se acabou.

Eu levantaria a questão em nível doutrinário: “Você concorda com as grandes encíclicas de todos os papas que o precederam? Você concorda com a Quanta Cura de Pio IX, a Immortale Dei de Leão XIII, a Libertas de Leão XIII, a Pascendi de Pio X, a Quas Primas de Pio XI, a Humani Generis de Pio XII?

Você está em plena comunhão com esses papas e com suas afirmações? ¿Eles ainda aceitam o juramento antimodernista? Você é a favor do reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo?

Se eles não aceitam a doutrina de seus predecessores, é inútil falar. Enquanto eles não aceitaram reformar o Concílio considerando a doutrina desses papas que os precederam, não há posições que assim seriam mais claras.

Não é uma coisa pequena que se opõe a nós. Não basta dizer: podem rezar a missa antiga, mas é preciso aceitar. Não, não é só isso que nos opõe, é a doutrina. Claro.

FUENTE: P.VERBOVEN 

No hay comentarios:

Publicar un comentario