utfidelesinveniatur

miércoles, 2 de noviembre de 2022

QUANTAS ALMAS VIVEM BEM E SÃO SALVAS E MUITAS VIVEM MAL E SE CONDENAM! A QUAL DELAS VOCÊ PERTENCE?

O FILHO PRODIGIO

 

A Bondade de Deus:

  Talvez você ainda não acredite na terrível verdade que acabei de ensinar. Mas eles são os teólogos mais conceituados, os padres mais ilustres que falaram através de mim. Então, como você pode resistir às razões apoiadas por tantos exemplos e palavras das Escrituras? ¿Se você ainda não se decidir, apesar disso, e se sua mente estiver inclinada à opinião contrária, ¿essa consideração não é suficiente para fazê-lo tremer? ¡Ah, isso mostra que eles não se importam muito com sua salvação! Neste importante assunto, um homem sensato é mais atingido pela menor dúvida de que está em perigo, pela evidência de completa ruína em assuntos em que a alma está envolvida. Um de nossos irmãos, Giles de Assis, costumava dizer que se um único homem fosse condenado,

Então , o que  devemos fazer, nós que sabemos que a maioria será condenada, e não apenas todos os católicos? ¿Que devemos fazer? Resolva pertencer ao pequeno número daqueles que são salvos. Alguém dirá: ¿Se Cristo quis me amaldiçoar, por que me criou? Silêncio, língua apressada! Deus não criou ninguém para condená-lo, mas aquele que é condenado é condenado porque quer ser. Portanto, vou tentar defender a bondade do meu Deus e absolvê-lo de toda culpa: o que será o assunto do segundo ponto.

Antes de continuarmos, vamos juntar todos os livros e todas as heresias de Lutero e Calvino de um lado, e do outro lado os livros e heresias dos pelagianos e semipelagianos, e vamos queimá-los. Alguns destroem a graça, outros a liberdade, e todos estão cheios de erros, então os jogamos no fogo. Todos os condenados têm diante de si o oráculo do profeta Oséias: "A tua condenação vem de ti", para que compreendam que todo aquele que é condenado é condenado por sua própria malícia e porque quer ser condenado.

Vamos primeiro tomar como base estas duas verdades inegáveis: "Deus quer que todos os homens sejam salvos", "Todos precisam da graça de Deus". Agora, se você me mostrar que Deus quer salvar todos os homens, e que para isso ele lhes dá toda a sua graça e todos os outros meios necessários para obter esse fim sublime, eles serão forçados a aceitar que aquele que é condenado deve imputá-lo à sua própria malícia, e que, se o maior número de cristãos é condenado, é porque quer. "Sua maldição vem de você, sua ajuda está apenas em mim."

 Deus quer que todos os homens sejam salvos:

Em uma centena de lugares nas Sagradas Escrituras, Deus nos diz que é realmente seu desejo salvar todos os homens. “É minha vontade que o pecador morra e não se desvie de seus caminhos? ... Vivo eu, diz o Senhor Deus. Não desejo a morte do pecador. Se ele se converter, ele viverá." Quando alguém quer muito algo, diz que está morrendo de desejo, é uma hipérbole. Mas Deus quis e ainda quer a nossa salvação, tanto que morreu de desejo, e sofreu a morte para nos dar vida. Essa vontade de salvar os homens, portanto, não é uma vontade superficial e aparente de Deus, é uma vontade real, efetiva e benéfica, porque Ele nos dá todos os meios mais adequados para sermos salvos. Ele não os dá a nós para que não o recebamos, ele os dá a nós com uma vontade sincera, com a intenção de que possamos obter o seu efeito. E se não entendermos, ele fica triste e ofendido por isso. Ela até envia os condenados a segui-la, a fim de ser salva; Ele os exorta a isso, ele os força a isso, e se eles não fazem isso, eles pecam. Portanto, eles podem fazê-lo e assim serem salvos.

Além disso, porque Deus vê que não podemos nem mesmo fazer uso de sua graça, sem sua ajuda, Ele nos dá outras ajudas, e se às vezes são ineficazes, a culpa é nossa, porque com essas mesmas ajudas podem ser abusadas e condenadas. com eles, mas outro com eles pode fazer o bem e ser salvo; poderíamos até nos salvar com as ajudas menos poderosas. Sim, pode acontecer que abusem de uma graça maior e sejam condenados, enquanto outro coopere com uma graça menor e seja salvo.

Santo Agostinho exclama: "Portanto, se alguém se desvia da justiça, é guiado por seu livre arbítrio, guiado por sua concupiscência e enganado por sua própria convicção". Mas para aqueles que não entendem de teologia, eis o que tenho a dizer: Deus é tão bom que, quando vê um pecador correndo para a sua ruína, corre atrás dele, chama-o, suplica-lhe e escolta-o para as portas do inferno. , o que não vai fazer para convertê-lo? Ele te manda boas inspirações e pensamentos santos, e caso você não tire vantagem deles, Ele fica irado e indignado, Ele te persegue. Vai te atingir? Não. Ele soca o ar e o poupa. Mas o pecador ainda não está convertido. Deus lhe envia uma doença mortal. Sem dúvida, é tudo para ele. Não, irmãos, Deus o cura, o pecador é obstinado no mal, e Deus em sua misericórdia, procura outro caminho, Ele lhe dá mais um ano, e quando este ano passa, mais ainda, Ele lhe concede outro.

¿Mas se o pecador ainda quer se jogar no inferno apesar de tudo isso, o que Deus faz? Ele te deixa? Não. Ele o pega pela mão, e enquanto ele tem um pé no inferno e o outro fora, Ele prega para ele e implora que ele não abuse de suas graças. Agora eu te pergunto, se aquele homem está condenado, não é verdade que ele está condenado contra a vontade de Deus e porque quer ser condenado? Agora venha e me pergunte: ¿Se Deus quis me condenar, por que ele me criou?

Pecador ingrato, aprenda hoje que, se você é condenado, não é Deus quem é o culpado, mas você e sua própria vontade. Para que você se convença, desça às profundezas do abismo, e eu lhe trarei uma dessas almas condenadas miseráveis ​​queimando no inferno, para que elas possam explicar essa verdade para você. Aqui está um agora: "Diga-me, quem são?" "Sou um pobre idólatra, nascido em uma terra desconhecida, nunca ouvi falar do céu ou do inferno, nem do que estou sofrendo agora." Seu pobre coitado! Vá embora, você não é quem eu estou procurando." Outro está chegando; ai está. "Quem é?" "Sou um cismático dos extremos da Tartária, sempre vivi em um estado incivilizado, mal sabendo que existe um Deus." "Você não é quem eu quero, volte para o inferno." Aqui está mais um. "E você quem é?" “Sou um pobre herege do Norte. Nasci sob o Pólo e nunca vi a luz do sol nem a luz da fé”. "Você não é quem eu estou procurando, volte para o inferno." Irmãos, meu coração se parte ao ver esses desgraçados que nem mesmo sabiam da verdadeira fé entre os condenados. Ainda assim, sabemos que a sentença de condenação foi pronunciada contra eles e lhes foi dito: "Sua condenação vem de você". Eles foram condenados porque queriam ser. ¡Eles receberam tantas ajudas de Deus para serem salvos! Nós não sabemos o que eles eram, mas eles sabem bem, e agora eles clamam "Ó Senhor, tu és justo... e teus julgamentos são justos".

Irmãos, vocês devem saber que a crença mais antiga é a Lei de Deus, e que todos nós temos escrito em nossos corações, que pode ser aprendida sem professor, e que basta ter a luz da razão para conhecer todos os preceitos da esta lei. . Por isso, até os bárbaros se esconderam no momento de cometer o pecado, porque sabiam que estavam errando, e que estão condenados por não terem observado a lei natural escrita em seus corações, porque se a tivessem observado, Deus teria feito um milagre em Em vez de deixá-los para serem condenados, Ele teria enviado alguém para ensiná-los e dar-lhes outras ajudas, das quais eles se tornaram indignos por não viverem de acordo com os impulsos de sua própria consciência, que nunca falhou para avisá-los do bem o que fazer e que mal evitar. Então é a sua consciência, que os acusou no Tribunal de Deus, e constantemente lhes diz no inferno: "Sua condenação vem de você." Eles não sabem o que responder e são forçados a confessar que são dignos de seu destino. Agora, se esses infiéis não têm desculpa, há uma para um católico que tinha tantos sacramentos, tantos sermões, tanta ajuda à sua disposição? Como você ousa dizer: “¿Se Deus ia me condenar, por que ele me criou”? ¿Como você se atreve a falar dessa maneira, quando Deus lhe dá tantas ajudas para ser salvo? Então vamos acabar frustrando ele. Haverá um para um católico que tinha tantos sacramentos, tantos sermões, tanta ajuda à sua disposição? Como você ousa dizer: “¿Se Deus ia me condenar, por que ele me criou”? ¿Como você ousa falar dessa maneira, quando Deus lhe dá tantas ajudas para ser salvo? Então vamos acabar frustrando ele. Haverá um para um católico que tinha tantos sacramentos, tantos sermões, tanta ajuda à sua disposição? Como você ousa dizer: “¿Se Deus ia me condenar, por que ele me criou”? ¿Como você se atreve a falar dessa maneira, quando Deus lhe dá tantas ajudas para ser salvo? Então vamos acabar frustrando ele.

Você, que está sofrendo no abismo, me responda! Há católicos entre vocês? "¡A propósito, há!" Muitos? Deixe um deles vir aqui! "Isso é impossível, eles estão muito baixos, e para trazê-los para cá teríamos que virar o inferno de cabeça para baixo, seria mais fácil impedir que um deles caísse." Assim, dirijo-me a vocês que vivem no hábito do pecado mortal, no ódio, na lama do vício da impureza, e que se aproximam cada dia mais do inferno. Pare, e vire-se, é Jesus quem te chama e que, com suas feridas, assim como com tantas vozes eloquentes, clama a você: “Meu filho, se você está condenado, você só tem que culpar a si mesmo: “ Sua condenação vem de você.” Levante os olhos e veja todas as graças com as quais eu o enriqueci para garantir a sua salvação eterna. Podia ter-te feito nascer numa floresta da Baviera, como fiz com muitos outros, mas fiz-te nascer na Igreja Católica, dei-te um pai tão bom, uma mãe excelente, com as mais puras instruções e ensinamentos. ¿Se você for condenado apesar disso, de quem é a culpa? Sua própria culpa, meu filho, é sua própria culpa: sua condenação vem de você.

“Eu poderia lançá-lo no inferno depois do primeiro pecado mortal que você cometeu, sem esperar pelo segundo: eu fiz isso com tantos outros, mas fui paciente com você, esperei por você por muitos e longos anos. Eu ainda estou esperando por você hoje em penitência. ¿Se você for condenado, apesar de tudo isso, ¿de quem é a culpa? Sua culpa, meu filho, é sua própria culpa: sua condenação vem de você. Você sabe quantos morreram diante de seus olhos e estão condenados, isso foi um aviso para você. Você sabe quantos outros eu coloquei no caminho certo para dar um exemplo. Você se lembra do que aquele excelente confessor lhe disse? Fui eu que o fiz dizer isso. Não mandei você mudar de vida, fazer uma boa confissão? Eu sou aquele que te inspirou. Você se lembra daquele sermão que tocou seu coração? Fui eu que te levei até lá.

“Essas inspirações interiores, esse conhecimento claro, essa constante dor de consciência, você ousa negá-los? Todas essas foram tantas ajudas da minha graça, porque eu queria te salvar. Recusei-me a dá-los a muitos outros, e dei-os a ti porque te amava muito. Meu filho, meu filho, se eu tivesse falado com eles com tanta ternura como hoje falo com você, quantas outras almas teriam voltado ao caminho certo? E você... Você vira as costas para mim. Ouça o que vou lhe dizer, e estas são minhas últimas palavras: Você me custou meu sangue, se você deseja ser condenado apesar do sangue que derramei por você, não me culpe, você só pode acusar a ti mesmo, e por toda a eternidade, não te esqueças que, se és condenado, apesar de mim, és condenado porque queres ser condenado: a tua condenação vem de ti”.

Oh, meu bom Jesus, as próprias pedras se partiriam ao ouvir palavras tão doces, expressões tão ternas. Há alguém aqui que queira ser condenado, com tantas graças e auxílios? Se houver um, que ela me escute, e resista se puder.

Baronius relata que após a infame apostasia de Juliano, o Apóstata, ele concebeu tanto ódio contra o Santo Batismo que dia e noite procurou uma maneira de apagar o seu. Para isso preparou um banho de sangue de cabra e nele se colocou, querendo que esse sangue impuro de uma vítima consagrada a Vênus pudesse apagar de sua alma o caráter sagrado do batismo. Tal comportamento lhe parecerá abominável, mas se o plano de Juliano tivesse dado certo, a verdade é que ele sofreria muito menos no inferno.

Pecadores, o conselho que quero dar a vocês certamente parecerá estranho, mas se vocês o entenderem bem, é, ao contrário, inspirado por uma terna compaixão por vocês. Rogo-vos de joelhos, com o sangue de Cristo e o Coração de Maria, que mudeis as vossas vidas, regresseis ao caminho que conduz ao céu, e façais todo o possível para pertencer ao pequeno número dos que são salvos. Se, em vez disso, você deseja continuar andando na estrada que leva ao inferno, pelo menos encontre uma maneira de apagar seu batismo. Ai de você se levar o Santo Nome de Jesus Cristo e o caráter sagrado dos cristãos gravados em sua alma para o inferno! Sua punição será ainda maior. Então o que eu te aconselho a fazer: se você não quer se converter, vá hoje e peça ao seu pastor que retire seu nome do registro de batismo, para que não haja lembrança de que você já foi cristão; implore ao seu anjo da guarda que apague de seu livro de graças as inspirações e ajuda que ele lhe deu por ordem de Deus, porque ai de você se ele se lembrar delas! Diga a Nosso Senhor que retire sua fé, seu batismo, seus sacramentos.

Você fica horrorizado em pensar assim? Pois bem, lance-se aos pés de Jesus Cristo e diga-lhe, com lágrimas nos olhos e coração contrito : “Senhor, confesso que até agora não vivi como cristão. Não sou digno de ser contado entre os vossos escolhidos. Reconheço que mereço ser condenado, mas a tua misericórdia é grande e cheia de confiança na tua graça, digo-te que quero salvar a minha alma, ainda que tenha de sacrificar a minha fortuna, a minha honra e até a minha vida, enquanto eu for salvo. Se até agora fui infiel, lamento, deploro, odeio minha infidelidade, peço humildemente que me perdoe por isso. Perdoa-me, bom Jesus, e fortalece-me também, para que eu possa ser salvo. Não te peço riqueza, honra ou prosperidade, peço-te apenas uma coisa, que salves a minha alma”.

¡E você, oh Jesus! ¿O que você disse? Ó bom Pastor, olha para a ovelha perdida que volta para ti; abrace este pecador arrependido, abençoe seus suspiros e lágrimas, ou melhor, abençoe essas pessoas que estão tão dispostas e que não querem nada além de sua salvação! Irmãos, aos pés de Nosso Senhor, vamos protestar porque queremos salvar nossas almas, custe o que custar. Vamos todos começar a dizer-lhe com os olhos cheios de lágrimas: “Bom Jesus, quero salvar a minha alma”, Oh, benditas lágrimas, ¡benditos suspiros!

Conclusão:

  Irmãos, quero despedir-vos a todos confortados hoje. Então, se você perguntar o que eu sinto sobre o número daqueles que são salvos, aqui está: se há muitos ou poucos que são salvos, eu digo que todo aquele que quiser ser salvo será salvo, e que ninguém pode ser condenado se ele não quer ser. E embora seja verdade que poucos são salvos, é porque são poucos os que vivem bem. De resto, compare estas duas opiniões: a primeira afirma que o maior número de católicos está condenado, a segunda, ao contrário, afirma que o maior número de católicos está salvo. Imagine um anjo enviado por Deus para confirmar a primeira opinião, ele vem dizer que não só a maioria dos católicos está condenada, mas que desta reunião de todos os presentes aqui, apenas um será salvo. Se você obedece aos mandamentos de Deus, se você detesta a corrupção deste mundo,

Agora imagine o mesmo anjo voltando para você confirmando a segunda opinião. Ele lhe diz que não apenas a maioria dos católicos é salva, mas que, de todos nesta reunião, apenas um será condenado e todos os demais serão salvos. Se depois disso você continuar com sua usura, sua vingança, suas ações criminosas, suas impurezas, então você será aquele que será condenado.

Qual é a utilidade de saber se muitos ou poucos são salvos? São Pedro nos diz: “Esforçai-vos pelas boas obras para que a vossa escolha seja segura”. Quando a irmã de São Tomás de Aquino lhe perguntou o que tinha que fazer para ir para o céu, ele respondeu: “serás salvo se quiseres”. Digo o mesmo a você, e aqui está a prova da minha afirmação. Ninguém é condenado se não cometer um pecado mortal, que é de fé. E ninguém comete um pecado mortal a menos que queira: o que é uma proposição teológica inegável. Portanto, ninguém vai para o inferno a menos que queira, e a consequência é óbvia. Isso não é suficiente para confortá-lo? Chore pelos pecados do passado, faça uma boa confissão, não peque mais no futuro, e todos serão salvos. ¿Por que você se atormenta assim? Porque é verdade que você tem que cometer um pecado mortal para ir para o inferno, e que para cometer pecado mortal você deve querer, e como consequência, ninguém vai para o inferno a menos que queira. Isso não é apenas uma opinião, é uma verdade inegável e muito reconfortante, Deus te faça entender, e Deus te abençoe. Um homem.

Nas primeiras normas sobre o discernimento dos espíritos, Santo Inácio deixa claro que é típico do espírito do mal tranquilizar os pecadores. Por isso, devemos constantemente pregar e suscitar confiança e esperança no perdão infinito do Senhor e na sua misericórdia, para que a conversão seja fácil e a sua graça onipotente. Mas também devemos lembrar que "de Deus não se pode zombar", e que alguém que vive habitualmente em estado de pecado mortal está no caminho da condenação eterna.

Existem milagres de última hora, mas a menos que acreditemos que os milagres são a generalidade das coisas, somos forçados a aceitar que, para a maioria das pessoas que vivem em estado de pecado mortal, a condenação final é a possibilidade mais provável.

A doutrina de São Leonardo de Porto Maurício salvou e salvará inúmeras almas até o fim dos tempos. Assim diz a Igreja na oração do Ofício Divino, Sexta Lição, falando da eloquência celeste São Leonardo: Ouvindo-o, até os corações de ferro e de bronze se inclinavam fortemente à penitência, pela surpreendente eficácia da pregação e zelo ardente do pregador. E na oração litúrgica pedimos ao Senhor: “Dê-nos o poder de dobrar os corações dos pecadores endurecidos pelas obras da pregação”.

Este sermão de São Leonardo de Porto-Maurizio foi pregado durante o reinado do Papa Bento XIV, que tanto amava o grande missionário.

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario