Observação.
Este sermão abunda em expressões espirituais muito necessárias para que, com a
graça daquele dia, nosso amor por Deus aumente porque o fim do divino infante
não é outro, mas para nos preencher com seu amor divino. Amor divino que, por
hoje, é muito raro em um mundo mais pagão e supersticioso, carente daquela
espiritualidade que em outros tempos tinha em abundância.
O
propósito de sua leitura completa é voltar a dirigir nosso olhar para Nosso
Senhor Jesus Cristo, o menino, não com o olhar dos pastores de Balen, mas com o
louvor dos Magos para alegrar nossos corações que estão em meio a tanta
amargura e escuridão na alma.
Onde está o rei dos judeus que nasceu, etc.
Eu disse a vocês hoje que essas palavras mostram a fé dos nobres Reis, os primeiros cristãos, que foram, entre os gentios, os primeiros frutos da fé cristã; e mostra-se sua fé no ato intrínseco, no ato anterior e no ato subsequente. O ato intrínseco consiste em pesquisar; e isso é indicado por dizer: Onde está o rei dos judeus que nasceu? E eu estava lhes contando como os Reis procuravam o Rei dos Judeus, uma criança, homem pobre e sem fama; Eles estavam procurando, quero dizer, o filho rei, um pequeno bebê para a geração da mãe, mas eterno para a geração Paterna; Eles estavam procurando pelo pobre pequeno rei, despojado de todos os bens transitórios, mas opulento pela herança sem fim; estavam procurando, finalmente, o rei sem fama, desprezado por seu estado sujeito à condescendência, mas glorioso por seu poder triunfante sobre todos. Por isso, era necessário que acreditassem com fé de uma forma diferente da que viam com os olhos, pois não lhes era possível chegar ao mistério pelos sentidos.
É
por isso que o Senhor se dignou a vir por meio de milagres em auxílio dos Reis,
que chegaram ao ato de fé anterior pela visão da estrela; e isso é indicado
quando é dito: Vimos sua estrela no leste. Certo é que essa estrela não era
daquelas que estão fixas no céu, nem era nenhuma das estrelas que se moviam;
pois estava perto dos Magos e era tão grande que podia ser guiada ao longo do
caminho, razão pela qual tinha que aparecer, não por virtude natural, mas
sobrenatural. Os Magos caminharam; a estrela foi à frente deles e parou. É
verdade, e não o negamos, que o autor da natureza a usa em coisas que estão ao
seu alcance. Mas quando a natureza é incapaz de produzir um efeito, como em
nosso caso, ela dá origem às estrelas por virtude sobrenaturalmente divina.
Existem cinco tipos de cometas e não são produzidos pelo Sol ou pelas estrelas;
e há nove espécies de estrelas, entre as quais a oitava, chamada rosa, é muito
bonita, que, segundo os filósofos, é grande e rosada, com a figura de um homem
e uma cor semelhante à da prata em liga com o ouro . E que tal estrela foi aquela
que apareceu no leste; São João Crisóstomo parece ter sido apoiado; mas é
impossível que tenha ocorrido naturalmente; por isso deve ser necessário que os
anjos forneçam o que a natureza não pode produzir e aquela estrela apareceu,
não só para os Magos, mas também para esclarecer o mistério que ilumina o mundo
inteiro.
Agora,
o mundo inteiro é ensinado pelo mistério da estrela; Eles são iluminados, quer
dizer, aqueles que seguem a rota da estrela, ou seja, não é uma rota natural,
mas sim evangélica; e assim como os Magos foram guiados pela estrela natural,
também o conhecemos pela estrela espiritual. E por isso digo que a estrela
levou os Magos a aparecerem diante de Cristo, levou-os a Cristo e os reduziu a
Cristo. E que ele os induz está implícito quando é dito: Vimos sua estrela no
leste. E que ele os conduzia, se insinua com as seguintes palavras: A estrela
ia à frente deles até parar em frente de onde estava a criança. E que ele
deveria reduzi-los, é indicado por dizer: E vendo a estrela, eles se alegraram
muito. E entrando na casa, encontraram a criança, etc. Essa estrela, portanto,
induz, conduz e reduz. Mas esta estrela é apenas uma figura da estrela
espiritual, que também nos induz a ir a Cristo, nos leva a Cristo e nos reduz a
Cristo. A estrela que nos induz à presença de Cristo é representada pela
estrela da manhã, da qual, se alguma, a estrela apareceu aos Magos teve sua
origem; e bem podemos dizer que a estrela externa é aquela que nos induz a nos
apresentarmos diante de Cristo; a estrela superior é aquela que nos leva a
Cristo.
A estrela externa, cuja virtude nos induz à presença de Cristo, é a Sagrada Escritura; a estrela superior, à qual conduzimos Cristo, é a santa e abençoada Virgem Maria; e a estrela interna, que nos reduz a Cristo, é a graça do Espírito Santo. Estas três estrelas conduzem-nos como que por uma mão à presença de Cristo.
Passando
ao primeiro, é preciso dizer que a estrela que nos induz a ir aonde está
Cristo, é a Sagrada Escritura, da qual se diz no Eclesiástico: Brilha como a
estrela da manhã, no meio do nevoeiro, e como a lua cheia em seus dias, etc. A
Escritura está no meio da névoa, isto é, no meio das trevas da ignorância
humana, visto que não podemos ver as coisas superiores, também não podemos ver
a face divina de Cristo; Conseqüentemente, a direção da luz celestial é um
requisito necessário para vê-la; e esta luz é a Sagrada Escritura, luz do céu,
levada pelos Anjos aos Patriarcas, Profetas e Apóstolos. Esta é a luz para a
qual devemos olhar; e dela diz São Pedro, II Canônico: E temos ainda mais firme
a palavra dos profetas; que você faz bem em assistir como uma tocha que brilha
em um lugar escuro. Precisamos da luz da Sagrada Escritura, até que resplandeça
o dia da eternidade.
A Sagrada Escritura é luz legal nos Patriarcas, profética nos Profetas e evangélica nos Apóstolos. Nos Patriarcas há um brilho de méritos, nos Profetas há um brilho de méritos e milagres, e nos Apóstolos há um brilho de méritos, milagres e martírio.
Os
Patriarcas tinham clareza de visão intelectual apenas os Profetas, clareza de
visão intelectual junto com o imaginário; e os Apóstolos, clareza de visão
intelectual e imaginária, unida à visão certa, corporal, digo, não espiritual;
Por isso o Senhor diz: Porque você me viu, Tomé, você creu; e na primeira
epístola de São João: O que vimos com os nossos olhos e o que as nossas mãos
sentiram da Palavra da vida, etc., nós vos anunciamos. Combina o brilho dos
méritos dos milagres e martírios com a clareza da visão intelectual imaginária
e patente para os sentidos; juntos eu digo, em um desses seis
Excelências e seu concerto amigável, e você terá a certeza da autoridade, que será sempre infalível para você. Esta é a estrela mais fecunda, pela qual podemos ir a Cristo. O Papa São Leão diz: «Quando vamos considerar o mistério do Filho de Deus, nascido da Virgem, deixemos que as trevas dos raciocínios terrestres se dissipem e se dissipem a fumaça da sabedoria mundana, para os raios de fé que iluminam nossos olhos ", etc. Por esta estrela, que é a Sagrada Escritura, vai-se a Cristo.
Mas
aquele que se encaminha para a perfídia de Herodes perde o rumo desta estrela.
Herodes era extremamente pérfido e estava determinado a acabar com Cristo. Essa
luz foi perdida primeiro pelos judeus, depois pelos pagãos e, finalmente, pelos
hereges. Os judeus carecem disso, pois se ocupam com genealogias sem fim; os
pagãos, para compreensão nos ensinamentos: dos demônios, e os hereges, para se
entregar a filosofias falaciosas. Tenhamos cuidado com esses erros, porque, do
contrário, perderemos a luz da Escritura, como nos advertem os Magos que, ao
irem a Herodes, perderam a direção da estrela. Concluamos: a estrela exterior
induz-nos a ir à presença de Cristo: quanto à segunda, a estrela superior, que
é a Virgem Santíssima, conduz-nos a Cristo; e dela se entende o que se diz no
livro de Números, com estas palavras: De Jacó uma estrela se levantará, e de
Israel uma vara se levantará e ferirá os chefes de Moabe. Que a bendita Virgem
seja chamada de estrela por sua virtude estável e inabalável; por Moabe o
voluptuoso é compreendido. Os líderes de Moabe são os demônios ou os pecados
capitais. Esta estrela, isto é, a bem-aventurada Virgem, destrói os chefes de
Moabe, que são os sete pecados capitais: o espírito de orgulho, sendo os mais
humildes; o espírito de inveja, sendo o mais benigno; o espírito de raiva,
sendo o mais manso; o espírito de preguiça, por ser muito devoto; o espírito de
ganância, por sua generosidade mais liberal: o espírito de gula, por sua temperança
muito moderada, e, finalmente, o espírito de luxúria, sendo como é mais íntegro
e totalmente casto. Então, eu destruo essa estrela dos líderes de Moabe; e
conduziu os Magos a Cristo. E assim como caindo na perfídia de Herodes, o homem
perde a direção da estrela que o induz à presença de Cristo, ou seja, ao
conhecimento da Sagrada Escritura, assim também, incorrendo na hipocrisia de
Herodes, ele se desvia da direção da bem-aventurada Virgem, estrela radiante,
cuja função é conduzir a Cristo.
Em
Herodes, os hipócritas são figurativos. É dito no Evangelho que Herodes,
secretamente chamando os Magos, questionou-os cuidadosamente sobre o tempo do
aparecimento da estrela; e ele disse-lhes: Ide e averiguai diligentemente sobre
este menino, e quando o encontrardes, avisa-me, para que eu também possa ir
adorá-lo. São Gregório diz, comentando esta passagem, que não há nada mais além
da direção da bem-aventurada Virgem do que a hipocrisia. Herodes falou assim:
Descubra cuidadosamente onde está a criança, para que eu também possa ir
adorá-la. Ao se manifestar com isso, ele queria que os Magos descobrissem sobre
o menino, para que ele também o adorasse, mas, na realidade, ele queria outra
coisa. Desta forma, o hipócrita é externamente informado das virtudes e finge
seguir a Santíssima Virgem, quando outra coisa é o que ele está tentando fazer.
Quando você parece ser humilde, sendo arrogante; que você é benigno, sendo invejoso; que você é manso, estando irado; que você é devoto, sendo preguiçoso; que você é casto, sendo lascivo: acredite em mim, por Deus, que você é Herodes, um nome que se interpreta como aquele que se glorifica na epiderme, ou seja, pela mesma razão, os hipócritas. Ele se gloriava, repito, na epiderme, isto é, na crosta externa, assim como os hipócritas, que se gloriam nas aparências externas. Se você é, então, um dos hipócritas, entenda que não segue a Cristo. Veja como os homens de duas faces atraem o julgamento de Deus. Santo Agostinho dizia que "não há infelicidade maior do que a felicidade de quem pecou". Supõe-se que este ou aquele homem pessoal o seja, quando ele não passa de um homem péssimo. Aqui está uma idolatria: fazer os homens acreditarem que você tem o espírito de Deus, quando você só tem o espírito do diabo. Fuja, portanto, da hipocrisia.
Quanto
ao terceiro, a estrela interna, que é a graça do Espírito Santo, nos reduz a
Cristo. Sobre ela está dito no Apocalipse: E àquele que vence e mantém minhas
obras até o fim, eu darei autoridade sobre as nações, etc., e eu darei a ele a
estrela da manhã. Mais, deve-se notar que a graça do Espírito Santo pode ser
inicial, promovida e final. Não nos reduz a Cristo, mas à graça final. Aquele
que incorre no endurecimento de Herodes, isto é, aquele que extingue as
inspirações divinas em si mesmo, perde a direção desta estrela. Deixe-nos
mostrar que você concebeu o propósito de praticar obras de piedade, reformar a
vida e entrar na Religião. Bem, se você sair sem cumprir, você é como Herodes,
que tentou matar a criança.
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