martes, 30 de julio de 2024



 A CARREIRA TRAÇADA DE Pierre Martin Ngo Dinh Thuc. (primeira parte)

Observação. Quando se trata de falar de um santo ou de um prelado exemplar como Mons. Rafael Merry del Val fazemos isso com muito prazer e com certa complacência porque serviram de grande exemplo para nossas almas, mas quando temos a ingrata tarefa de falar de certos personagens cuja vida e obra são completamente diametralmente opostas às mencionadas acima , então uma certa ascídia nos ataca porque vemos que estamos indo contra a maré daqueles que, com más intenções, distorcem abertamente a verdade, tornando-se cúmplices das mentiras e dissimulações desses personagens das vidas condenáveis.

¿Então o que farei hoje se falar claramente? Serei rude com você. Mas se eu não falar, serei desagradável aos olhos de Deus. Prefiro, aos olhos do mundo, ser o primeiro a cair no segundo. Tratarei aqui de um caso muito controverso como o de Monsenhor Thuc da forma mais imparcial possível, uma vez que não o conheci pessoalmente, ao contrário do caso de Monsenhor Marcel Lefebvre, que conheci bem.

O CASO DE MONSENHOR THUC

¿A linhagem sacerdotal e episcopal originária de Mons. Isso pode ser considerado válido? ¿As consagrações feitas por Dom Thuc foram válidas?

Este artigo procura fornecer informações sobre a realidade que rodeia a pessoa de Mons. Thuc, contrariando as inúmeras informações tendenciosas com o objetivo de encobrir a figura de um bispo muito polêmico em sua forma de pensar e agir. Um desses padres que elogiam o trabalho de Dom Thuc é o Padre Anthony Cekada, que carece gravemente de verdade (escreveu dois artigos sobre o assunto, no primeiro ataca Dom Thuc e no outro tenta bani-lo).

Muito do que apresento abaixo é uma tentativa de contrariar a desinformação tendenciosa que parece prevalecer em todo o lado sobre o Bispo Thuc. Alguns “encobriram” em grande parte a história nada edificante do Arcebispo Thuc, com o resultado de que muitas pessoas formaram opiniões sobre ele com base em erros e omissões imperdoáveis.

As vítimas de tudo isto, além da própria verdade, são todos aqueles católicos bem-intencionados que depositaram a sua confiança na validade das consagrações episcopais que ele fez. É uma obrigação de consciência dizer a verdade sobre este assunto, se não o fizermos tornamo-nos cúmplices daqueles cujo objectivo é forçar argumentos a favor daquilo que não reflecte a realidade deste personagem, falhando gravemente no único verdade. que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

1. BREVE HISTÓRIA DO BISPO THUC

Pierre Martin Ngo Dinh Thuc nasceu em 6 de outubro de 1897 na antiga capital do Vietnã do Sul chamada Hue, ele tinha três irmãos e três irmãs. Aos 12 anos ingressou no seminário menor, onde perseverou até a ordenação sacerdotal em Roma, em 20 de novembro de 1925, quando foi ordenado sacerdote pelo bispo Willen Marinus van Rossum.

Sob a influência deste bispo, estudou em Roma, no seminário francês dos Padres Missionários do Espírito Santo, dirigido pelo Padre Henri Le Floch, que foi diretor espiritual de Dom Marcel Lefebvre. Em 8 de janeiro de 1938 foi enviado como vigário apostólico de Vinh Long e foi consagrado bispo por Dom Antonin Fernand Drapier em 4 de maio de 1938 no Vietnã do Sul e promovido à dignidade de arcebispo em 1960 por João XXIII.

Não há razão para duvidar da validade pessoal da coroação de Monsenhor Pierre Martin Ngo Dinh Thuc. Ele era um bispo válido com o poder de consagrar validamente outros bispos.

Os acontecimentos no Vietname mudaram o rumo da família Thuc desde que o seu irmão Ngo Dinh Diem foi presidente do Vietname do Sul nos anos 60 e foi assassinado em 1963 e, mais tarde, o seu outro irmão foi assassinado para onde os seus familiares tinham fugido. comunistas que já tinham tomado o Vietname do Sul, unificando assim os dois Vietnames. Naquela época, Dom Thuc estava no meio do Concílio Vaticano II.

Dom Thuc participou ativamente do Concílio Vaticano II. No Concílio, integrou ativamente a ala ultraliberal e criticou duramente a ala conservadora chamada Coetus Internationalis Patrum formada pelos cardeais Ottaviani e Bacci cujo secretário geral era ninguém menos que Dom Marcel Lefebvre e, ao que parece, teria assinado todos os documentos desta cabala. Após o encerramento do Concílio Vaticano II, Paulo VI não lhe permitiu regressar ao Vietname. Naquela época, o Vietnã do Sul havia caído nas mãos do comunismo durante a Batalha da cidade de Saigon, agora chamada de "Ho Chi Minh" em memória do general do exército norte-vietnamita. Esta é a razão pela qual não regressou à sua terra natal nem para ocupar a sede episcopal, além de perder todos os seus bens patrimoniais e monetários que eram abundantes, deixando-o na miséria. É por esta razão que Dom Thuc começou a sua vida no exílio em Roma. Em 1968, Paulo VI nomeou Dom Thuc arcebispo titular de Bulla Regia (uma antiga sede agora vaga na Tunísia).

É oportuno deter-nos um pouco sobre a intervenção de Dom Pierre Martin Ngo Dinh Thuc no Concílio Vaticano II. Além de ultraliberal, como já dissemos acima, assinou todos os documentos do referido Conselho, e promoveu a união com os demais. religiões” e a participação das mulheres na vida da Igreja, afirmando que a Igreja, até então, havia discriminado as mulheres na vida da Igreja. Aqui está um trecho do que ele disse: “mulieres obtinueron aequalitatem cum viris, insola Ecclesia Chisti illas iniuriosas discriminations adhuc pasiuntur” (as mulheres alcançaram a igualdade com os homens, só na Igreja de Cristo elas ainda sofrem essas discriminações injustas). Depois, diz-se que a mulher colaborou no presépio ou no nascimento da Igreja na cruz com São João... (Acta synodalis Sacosanti Concilii Oecumenici Vaticani II: Periodus secunda, par. III página, 513).

COMEÇAM AS MASSIVAS CONSAGRAÇÕES: PALMAR DE TROYA

Após a proibição de regressar ao Vietname, o seu acesso às concessões madeireiras e às plantações de borracha foi cortado e ele tornou-se um exilado à beira da deportação. Passou algum tempo na abadia cisterciense de Casamari, perto de Roma, e acabou trabalhando como assistente de sacerdote na pequena cidade de Annecy, nos Alpes franceses, onde rezou missa, ouviu confissões e ensinou catecismo na diocese deste lugar. ".

Pouco antes do Natal de 1975, um padre apareceu inesperadamente em Annecy. Monsenhor Thuc cita as palavras deste padre, aparentemente foi o padre Ravaz mencionado por outros especialistas no assunto tucista. Suas palavras parecem ser:

  “Excelência [disse o sacerdote], a Santíssima Virgem enviou-me para levá-lo imediatamente à Espanha, para lhe prestar um serviço. Meu carro está esperando por você na porta do presbitério e partiremos imediatamente para passar o Natal. Impressionado com este convite, disse-lhe: “Se este é um serviço solicitado pela Santíssima Virgem, estou disposto a segui-lo até aos confins da terra...”. Como precisava justificar sua saída aos superiores da casa, teve que mentir.

   A viagem de três dias levou Dom Thuc a Palmar de Troya, uma cidade espanhola localizada 40 km ao sul de Sevilha. A partir de 1968, começaram a circular por ali histórias de aparições. Entre os primeiros entusiastas estava um jovem chamado Clemente Domínguez Gómez, que organizou grupos de oração e fundou uma capela na pequena cidade. Logo declarou que havia recebido os estigmas, não de Deus, mas de Padre Pio. Começou a transmitir as “mensagens” que recebia das aparições, que ocorriam ao ritmo de duas ou três por semana. Os crentes recebiam boletins celestiais sobre tudo, desde o destino de Paulo VI (um “prisioneiro do Vaticano que foi substituído por um sósia”) até a cor das meias que os adeptos deveriam usar. Clemente Domínguez chegou a receber mensagens como quando teve que raspar a barba.

A sequência de acontecimentos é incrível se assumirmos que o Arcebispo Thuc estava em plena posse das suas faculdades: um arcebispo católico e antigo professor de seminário com três doutoramentos deixa França para uma reportagem e empreende uma viagem de três dias a Espanha à sua chegada. um leigo despreparado e pede-lhe que ordene a ele e a outros. E para dissipar quaisquer dúvidas que o arcebispo pudesse ter, este leigo garantiu-lhe que “Paulo VI lhe apareceu através de uma “bilocação” para dar a sua aprovação ao projecto”. O Arcebispo Thuc, com base nestas garantias, procede à ordenação sacerdotal e à consagração episcopal. O Arcebispo Thuc claramente não estava agindo normalmente.

“Vamos parar por um momento para pensar no que disse o senhor Domínguez: a Santíssima Virgem e Paulo VI (por “bilocação”) disseram ambos a um bispo católico que ele deveria ordenar o sacerdócio dos leigos (que ele acabara de conhecer e que tinham não tinham estudos eclesiásticos) e depois consagrá-los bispos, tudo dentro de três semanas. Onde qualquer um teria rido rejeitando esta proposta como absurda, Monsenhor Thuc realmente o fez, provando uma colossal falta de bom senso e aceitou [Ibid., p. 6]

Tal ação desproporcional não faz sentido lógico para um homem com a formação, educação e experiência pastoral de Thuc; Isso indica que ele perdeu a fé, o julgamento ou ambos. Seu comportamento subsequente indica a mesma coisa. Porque “o fiasco Palmar” não foi uma aberração momentânea na vida de Monsenhor Thuc. Pelo contrário, foi o início de um padrão de comportamento que caracterizou sua vida durante anos antes de sua morte.

Assim, mesmo que os defensores das consagrações tucistas insistam que Thuc estava em plena posse das suas faculdades mentais, os factos indicam o contrário ao observador objectivo. Na verdade, existem dúvidas sérias, positivas e objetivas sobre as capacidades mentais de Thuc. Existem, portanto, dúvidas sérias, positivas e objetivas sobre a validade das consagrações tucistas. Porque, como expressou Dom Pohle, quem “não faz pleno uso da razão é incapaz de administrar um sacramento”. 

Falemos da validade das consagrações do Palmar de Troya e façamos muito pouca referência às respostas que o Vaticano deu a respeito destas consagrações. Devemos agora falar sobre:

A atitude do Vaticano

  Os apologistas Thuc fizeram muitas afirmações infundadas para apoiar a sua afirmação de que somos obrigados a aceitar a validade das consagrações Thucistas. Dizem-nos que todos aceitam a validade destas consagrações. Eles até citam o apoio do Vaticano para apoiar a sua reivindicação. Mas a verdade é que o Vaticano não aprovou a validade das consagrações tucistas nos seus decretos oficiais e isto é significativo por várias razões.

Isto é significativo porque mostra que os defensores das consagrações tucistas estão a fazer declarações imprudentes para defender a sua causa. Assim, as suas declarações e condenações diretas devem ser tomadas com cautela.

É significativo porque mostra que só porque houve uma cerimónia de consagração episcopal não significa que a sua validade seja automaticamente presumida, independentemente das circunstâncias ou das pessoas envolvidas.

E, finalmente, é significativo porque o Vaticano não aceitou a validade das consagrações tucistas, ao mesmo tempo que aceitou a validade das ordenações e consagrações feitas por Monsenhor Lefebvre. Monsenhor Lefebvre era um homem sério, sensato e credível. Este não foi o caso de Monsenhor Thuc. Thuc era um homem cujo comportamento sugere fortemente que ele não estava em plena posse de suas faculdades. Não é de surpreender que mesmo o Vaticano não tenha presumido a sua validade, mas antes tenha deixado a questão de lado, considerando-a evidente.

Em resposta às consagrações palmares, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé publicou um decreto de 17 de setembro de 1976. O decreto especificava que Monsenhor Thuc havia “incorrido ipso facto em excomunhão reservada de maneira muito particular à Sé Apostólica”.

É também o documento que deixou de lado a questão da validade. E deixando esta questão de lado, declarou a respeito dos consagrados e ordenados que: “a Igreja não reconhece e não reconhecerá a sua ordenação e os considera, para todos os efeitos legais, no estatuto que cada um tinha antes.. » [Ibid. .] . Esta recusa em reconhecer a validade das consagrações tucistas também foi mencionada no “Comentário sobre o decreto “relativo às ordenações ilícitas”” publicado posteriormente e que dizia:

“No nº 3 do documento da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé de 17 de setembro de 1976, sem entrar no problema da validade das ordenações conferidas em Palmar de Troya no início de janeiro e, consequentemente, todas ordenações sucessivas, afirma-se formalmente que a Igreja não reconhece e não reconhecerá no futuro que estas ordenações tenham qualquer valor. Portanto, aqueles que assim são ordenados são considerados pela Igreja, para todos os efeitos legais, como estando na mesma condição canônica em que se encontravam antes dessas ordenações irregulares, e todas as sanções canônicas acima mencionadas permanecem em vigor até que se arrependam. (L'OSSERVATORE ROMANO 7 de outubro de 1976, p. 12.)

As sanções que mencionam encontram-se no antigo direito canônico, mais precisamente nos cânones 953, 954 e 2370 onde diz:

  953 De modo que a consagração episcopal está reservada ao Romano Pontífice, e nenhum Bispo pode legitimamente consagrar outro, a menos que seja previamente informado do mandato pontifício*.

953. Quem violar o cânon 953 incorre na pena estabelecida em 2370.

954 O Bispo que consagra deve ser coadjuvado na consagração por dois outros Bispos, salvo se a Sé Apostólica tiver dispensado esta exigência*.

954. Até recentemente, a intervenção dos dois assistentes do Bispo consagrante na consagração dos Bispos não era uniforme na Igreja. Não houve um julgamento preciso sobre se os referidos dois bispos eram meros assistentes ou testemunhas da consagração ou se eram realmente verdadeiros ministros e consagradores. Em alguns lugares pronunciavam apenas as palavras Accipe Spiritum Sanctum, ao contrário, em Roma pronunciavam também a oração Propitiare e o prefácio que a segue, mas não tudo o mais que o consagrador recita do início ao fim de toda a oração. . rezar. rito sagrado

Para padronizar a disciplina e a prática em toda a Igreja, em 30 de novembro de 1944, o Papa Pio Da consagração episcopal basta que o faça; a partir de agora, todos os três terão de fazê-lo de forma real e eficaz; b) que os dois Bispos, até então chamados de assistentes, passariam a ser chamados de consagradores; c) que devem primeiro formar a intenção de conferir a consagração episcopal; d) que recitem com o consagrador, além das palavras Accipe Spiritum Sanctum, a oração Propitiare e todo o prefácio que se segue; e ler em voz baixa tudo o que o consagrador canta ou lê durante todo o rito, com exceção das orações para a bênção das vestes episcopais, e e) que de acordo com isso, a rubrica do Romano Pontifício deve ser oportunamente reformado; reforma já realizada, como indicamos no comentário ao cânon 949.

2370 O bispo que, sem mandato apostólico, consagrar outro bispo, contrariamente ao previsto no cânon 953, os bispos ou, em seu lugar, os vigários, e aquele que recebe a consagração ficam de direito suspensos até maio do mandato apostólico. Veja isentá-los disso *.

2370. A suspensão imposta por este cânone tem caráter de censura, é total, lataeisentiae e simplesmente reservada.

“Além disso, a Santa Sé declarou mais uma vez, para que não haja dúvidas, deixando de lado qualquer discussão sobre a validade das ordenações, que a Igreja não reconhece e não reconhecerá o futuro destas ordenações como se tivessem alguma validade. Portanto, todas as pessoas ordenadas sacerdotes ou bispos permanecem, por razões práticas, no mesmo estatuto canónico de antes. Para a grande maioria, isto significa que são tratados como leigos, como se as ordenações nunca tivessem ocorrido. The Long Island Catholic, 14 de outubro de 1976, PO Box 9000, Rockville Centre, NY.

O fato de o Vaticano considerar os ordenados e consagrados no mesmo estado em que se encontravam antes das ordenações e consagrações lembra um caso ocorrido em 1959. Naquele ano, o Santo Ofício se pronunciou sobre o caso do padre Giovanni Taddei, da diocese de Biella. . O Padre Taddei conseguiu ser consagrado por um bispo cismático. Depois, por sua vez, ordenou alguns católicos. A Igreja, sem decidir a questão da validade, declarou que aqueles que ele ordenava deveriam ser considerados leigos com direito ao casamento. O decreto esclarece “que estas ordenações não são reconhecidas pela Igreja e, portanto, os súditos devem ser considerados leigos para fins canônicos, incluindo o direito de casar”. (Actas Apostolicis Sedis 51 – 484; Santo Ofício, 5-8-1959).

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