Nota do Editor: Em nome do nosso bom Deus, exorto-vos, para o bem de vossas almas, que leiam atentamente este artigo e perguntem o que não entendem com confiança, seja através do Telegram ou WhatsApp, bem como através do próprio blog comentários, mas não fiquem com a dúvida, pois se trata da salvação de suas almas e não há negócio mais importante na terra do que este: A SALVAÇÃO DE SUAS ALMAS.
Pero
ustedes dirán: ¿Puede la penitencia reparar la pérdida de la inocencia? Eso es
cierto, lo admito. (El santo habla no solo de la penitencia corporal sino
también del sacramento de la penitencia como tal, aunque hace hincapié más en
la corporal que en el sacramento en sí mismo) Pero también sé que la penitencia es muy difícil en
la práctica; hemos perdido la costumbre de manera tan completa, y es tan
maltratada por los pecadores, que esto sólo debería ser suficiente para
convencerlos de que muy pocos son salvados
por este camino. Oh,
quão íngreme, estreito e espinhoso, horrível de se ver e difícil de
escalar! Para onde quer que olhemos, vemos vestígios de sangue e coisas
que nos trazem lembranças tristes. Muitos enfraquecem ao
vê-la. Muitos perdem desde o início. Muitos caem de exaustão no meio,
e muitos perdem miseravelmente no final. E
quão poucos são os que nela perseveram até a morte! Santo Ambrósio
diz que é mais fácil encontrar homens que mantiveram sua inocência do que
encontrar homens que fizeram a devida penitência.
¡Se se considera o sacramento da penitência,
há tantas confissões distorcidas, tantas desculpas estudadas, tantos
arrependimentos enganosos, tantas falsas promessas, tantas resoluções inúteis,
¡tantas absolvições inválidas! ¿A
confissão de quem se acusa de pecados de impureza e ainda se apega à ocasião
deles é considerada válida? Ou alguém que é acusado de injustiças óbvias,
sem a intenção de reparar por elas? Ou alguém que volta a cair nas mesmas
iniqüidades depois de se confessar? (¿San Lorenzo fala dessas
confissões feitas na época, ou seja, de seu tempo, o que será das confissões de
nossos tempos atuais?) ¡Oh, os horríveis abusos de tão grande sacramento! Um
confessa para evitar a excomunhão, outro para fazer fama de penitente. Um
se liberta de seus pecados para acalmar seu remorso, outro os esconde por
vergonha. Um os acusa imperfeitamente de malícia, outro o faz por
hábito. Um não tem em mente o verdadeiro propósito do sacramento, outro
carece da dor necessária e outro propósito mais firme. ¿Pobres
confessores, que esforços fazem para atrair o maior número de penitentes para
essas resoluções e atos, sem que a confissão seja um sacrilégio, ¿a absolvição
uma condenação e a penitência uma ilusão?
Onde
estão agora, aqueles que acreditam que o número de salvos entre os cristãos é
maior do que o de condenados, e que, para autorizar sua opinião, raciocinam assim:
¿a maioria dos católicos adultos morre em suas camas, armada com o sacramentos
da Igreja, ¿então a maioria dos católicos adultos são salvos? ¡Ah, que bom
raciocínio! Você deve dizer exatamente
o contrário. A maioria dos adultos católicos confessa errado na morte,
portanto, a maioria deles é condenada.Digo "tudo é mais
seguro" porque, para um moribundo que não se confessou bem quando estava
de boa saúde, será ainda mais difícil fazê-lo quando estiver na cama com o
coração pesado, a cabeça trêmula, uma mente fraca, confusa; quando ele se
opõe em muitos aspectos até mesmo por seres vivos e, acima de tudo, por
demônios que procuram todos os meios para lançá-lo no inferno. Agora, se
você adicionar a todos esses falsos penitentes todos os outros pecadores que morrem
inesperadamente em pecado, por ignorância dos médicos ou por culpa de seus
parentes, que morrem envenenados ou enterrados em terremotos, ou em um derrame,
ou em uma queda, ou no campo de batalha, em uma luta, em uma armadilha,
atingido por um raio, queimado ou afogado,Esse
é o raciocínio de São João Crisóstomo. Este santo diz que a maioria dos
cristãos está andando no caminho do inferno ao longo de suas vidas. ¿Por
que, então, eles estão tão surpresos que a maioria deles vai para o inferno? Para
chegar a um portão, você deve seguir o caminho que leva até lá. ¿O que
você tem a responder a esta poderosa razão?
A resposta, você me dirá, é que a
misericórdia de Deus é grande. Sim, para aqueles que o temem, diz o
profeta, mas grande é a sua justiça para aqueles que não o temem, e ele condena
todos os pecadores obstinados.
Então
eles me dirão: ¿Bem, então, para quem é o paraíso, ¿se não para os cristãos? É
para os cristãos, é claro, mas para aqueles que não desonram seu caráter e que
vivem como cristãos. Além disso, se ao número de cristãos adultos que
morrem na graça de Deus se somar o número de crianças que morrem após o batismo
e antes de atingir a idade da razão, não se surpreenderá que São João Apóstolo,
falando daqueles que são salvos, diga: “Vi uma grande multidão que ninguém podia contar”.
E
é isso que engana aqueles que afirmam que o número de salvos entre os católicos
é maior do que o de condenados... , eles se lavaram nas lágrimas da penitência,
é certo que um número maior é salvo, e isso explica as palavras de São João:
"Vi uma grande multidão", e essas outras palavras de nosso Senhor,
"muitos virão do leste e do oeste, e festejará com Abraão, Isaque e Jacó
no reino dos céus”, e as outras figuras frequentemente citadas em apoio a essa
visão. Mas se estamos falando de
cristãos adultos, a experiência, a razão, a autoridade, a propriedade e as
Escrituras concordam que o maior número seja condenado.. Não
pense que, por isso, o paraíso está vazio, pelo contrário, é um reino muito
povoado. E se os condenados são “tão numerosos quanto a areia do mar”, os
salvos são “tão numerosos quanto as estrelas do céu”, ou seja, tanto um quanto
o outro são inumeráveis, embora em proporções muito diferentes.
Um
dia São João Crisóstomo, pregando na catedral de Constantinopla, e considerando
essas proporções, não pôde deixar de tremer de horror e perguntar: "Deste grande número de pessoas,
quantas você acha que serão salvas?" E sem esperar resposta,
acrescentou, "entre tantos milhares de pessoas, não encontraríamos uma centena
que se salvasse, e até duvido da centena". Que coisa horrível! O grande santo acredita
que, de tantas pessoas, apenas uma centena se salvaria e, pior ainda, não tinha
certeza desse número. ¿O que vai acontecer com você que está me
ouvindo? Meu Deus, não consigo pensar nisso sem estremecer!Irmãos, o problema da salvação é uma coisa muito
difícil, porque segundo as máximas dos teólogos, quando um fim exige grandes
esforços, poucos conseguem alcançá-lo.
É
por isso que São Tomás, o Doutor Angélico, depois de pesar todas as razões a
favor e contra, em sua imensa erudição, finalmente chegou à conclusão de que o
maior número de católicos adultos está condenado. Ele diz : "Porque a beleza eterna supera o
estado natural, especialmente porque foi privada da graça original, é um
pequeno número que é salvo".
Então,
tire a venda que te cega com amor próprio, que te impede de acreditar em uma
verdade tão óbvia que te dá idéias muito falsas sobre a justiça de Deus,
"Justo Pai, o mundo não te conheceu", disse Nosso Senhor Jesus
Cristo. Ele não diz “Pai Todo-Poderoso, bondoso e
misericordioso”. Diz "Justo Pai", para que possamos entender
que, de todos os atributos de Deus, nenhum é mais conhecido do que a sua
justiça, (Segundo São Tomás, no seu tratado sobre a justiça, ele diz
que Deus é justo por essência mais do que misericordioso, pois a justiça
corresponde à sua essência e a misericórdia corresponde mais à caridade do que
à sua justiça. Portanto, ele é mais justo do que misericordioso, daí a
expressão de Nosso Senhor, "Pai Justo") porque os homens se
recusam a acreditar no que têm medo de sofrer. Portanto, tire as bandagens
que cobrem seus olhos e diga entre lágrimas: Ai! ¿O maior número de
católicos, o maior número de pessoas que vivem aqui, mesmo os desta Assembleia,
¡serão condenados! ¿Que tópico poderia ser mais merecedor de suas
lágrimas?
O rei Xerxes, de pé sobre uma colina, olhando para
o seu exército de cem mil soldados em batalha, e considerando que de todos eles
não haveria um único homem vivo em cem anos, não conseguiu conter as
lágrimas. Não temos mais motivos para chorar ao pensar que, de tantos
católicos, o maior número será condenado?Talvez
este pensamento não faça com que nossos olhos derramem rios de lágrimas, ou
pelo menos produza em nossos corações o sentimento de compaixão sentido por um
irmão agostiniano, o Ven. Marcello de Santo Domingo Um dia, enquanto
meditava sobre a dor eterna, o Senhor lhe mostrou quantas almas vão para o
inferno naquele momento e o fez ver um caminho muito largo em que vinte e dois mil
réprobos corriam para o abismo, colidindo uns com os outros. O servo de
Deus ficou surpreso com a visão e exclamou: “¡Oh, que número! Qual número! E
há ainda mais a caminho. Jesus! Jesus! Que
loucura!" Deixe-me repetir com Jeremias: “Quem dará água à minha cabeça e uma fonte
de lágrimas aos meus olhos? E vou chorar dia e noite pelos mortos da filha
do meu povo”.
Pobres
almas! ¿Como você pode correr tão rápido para o inferno? Por piedade,
pare e me escute por um momento. Ou eles entendem o que significa ser
salvos e condenados por toda a eternidade, ou não. Se você entende e, apesar disso, não decide mudar sua
vida hoje, faz uma boa confissão e pisoteia o mundo, em uma palavra, faz todo o
possível para ser contado entre o pequeno número daqueles que são salvos, eu
digo que eles têm nenhuma fé. Você é mais perdoável se não entender,
porque se não tiver que dizer que é louco. Ser salvo por toda a eternidade, ser condenado por toda a eternidade, e
não fazer o possível para evitar um e garantir o outro, é inconcebível.
A Bondade de Deus:
Talvez
você ainda não acredite na terrível verdade que acabei de ensinar. Mas
eles são os teólogos mais conceituados, os padres mais ilustres que falaram
através de mim. Então, como você pode resistir às razões apoiadas por
tantos exemplos e palavras das Escrituras? ¿Se você ainda não se decidir,
apesar disso, e se sua mente estiver inclinada à opinião contrária, ¿essa
consideração não é suficiente para fazê-lo tremer? ¡Ah, isso mostra que
eles não se importam muito com sua salvação! Neste importante assunto, um
homem sensato é mais atingido pela menor dúvida de que está em perigo, pela
evidência de completa ruína em assuntos em que a alma está envolvida. Um
de nossos irmãos, Giles de Assis,ele tinha o
hábito de dizer que se um único homem fosse condenado, ele faria tudo ao seu
alcance para ter certeza de que não era aquele homem.
Então,
o que devemos fazer, nós que sabemos que a maioria será condenada, e não apenas
todos os católicos? ¿Que devemos fazer? Resolva pertencer ao pequeno
número daqueles que são salvos. Alguém dirá: ¿Se Cristo quis me amaldiçoar, por que me
criou? Silêncio, língua apressada! Deus não criou ninguém para
condená-lo, mas quem é condenado é condenado porque quer ser. Portanto, vou tentar defender a bondade do meu Deus
e absolvê-lo de toda culpa: o que será o assunto do segundo ponto.
Antes
de continuarmos, vamos juntar todos os livros e todas as heresias de Lutero e
Calvino de um lado, e do outro lado os livros e heresias dos pelagianos e
semipelagianos, e vamos queimá-los. Alguns destroem a graça, outros a liberdade, e
todos estão cheios de erros, então os jogamos no fogo. Todos os condenados
têm diante de si o oráculo do profeta Oséias: "A tua condenação vem de ti", para que compreendam que todo
aquele que é condenado é condenado por sua própria malícia e porque quer ser
condenado.
Vamos
primeiro tomar como base estas duas verdades inegáveis: " Deus quer que todos os homens
sejam salvos", "Todos precisam da graça de Deus ".
Agora, se você me mostrar que Deus
quer salvar todos os homens, e que para isso ele lhes dá toda a sua graça e todos os outros meios necessários
para obter esse fim sublime, eles serão forçados a aceitar que aquele que é
condenado deve imputá-lo à sua própria
malícia, e que, se o maior número de cristãos
é condenado, é porque quer. "Sua maldição vem de você, sua ajuda está apenas
em mim."
CONTINUA…
No hay comentarios:
Publicar un comentario