miércoles, 12 de octubre de 2022

O CAMINHO TRAUMÁTICO DE MONS. Pierre Martin - O melhor de Pierre Martin. (Primeiro de vários artigos)

 

Pierre Martin Ngo Dinh Thuc.

um bispo muito controverso

Observação. Quando se trata de falar de um santo ou prelado exemplar como Monsenhor Rafael Merry del val, o fazemos com grande deleite e certa satisfação porque serviram de grande exemplo para nossas almas, mas quando temos a ingrata tarefa de falar de certos prelados cujas vidas e obras são diametralmente opostas às mencionadas acima, por isso somos dominados por uma certa ascídia porque vemos que vamos contra a corrente daqueles que, com más intenções, distorcem descaradamente a verdade , tornando-se cúmplices nas mentiras e encobrimentos da vida condenável desses personagens. (Como são sedevacantistas e "bispos" consagrados por este prelado)

Então, o que eu vou fazer hoje se eu falar claramente? Serei desagradável para você. Mas se eu não falar, vou ser desagradável com Deus. Prefiro, aos olhos do mundo, ser o primeiro do que me apaixonar pelo segundo. Aqui tratarei de um caso muito controverso como o de Dom Thuc com a maior imparcialidade possível, seguindo na medida do possível as palavras de São Paulo a São Timóteo: “Pregue a palavra divina, insista de vez em quando e sem ela; repreender, implorar, exortar, com paciência e doutrina. Porque virão tempos em que os homens não poderão sofrer a sã doutrina”, já que não o conhecia pessoalmente, não no caso de Dom Marcel Lefebvre, que eu conhecia bem.

O CASO DE MOSEÑOR THUC

A linha sacerdotal e episcopal do bispo Thuc pode ser considerada válida?

¿As consagrações realizadas pelo Arcebispo Thuc foram válidas? (Esse é o dilema discutido há tanto tempo por estudiosos e não estudiosos do assunto, que se proclamaram teólogos e autoridades da Igreja sem serem chamados para tal ofício pela Igreja.  E, em sua obsessão, dogmatizaram sobre tal função só corresponderá ao Pontífice que Deus colocar quando esta grande tribulação, digo grande tribulação porque a verdade não é mais objetiva e sim subjetiva já que qualquer um toma sua opinião pessoal, sejam modernistas, protestantes, sedevacantistas e um longo etc, aqui é a grande tribulação espiritual do nosso tempo. Deus tenha misericórdia de nossas almas e imponha sua ordem e reafirme sua VERDADE, a única que salvará nossas almas.) (Estas últimas palavras são do editor não do autor, se você ver uma repetição depois não é por engano, mas minha adesão ao autor deste artigo)

Este artigo procura informar sobre a realidade que cerca a pessoa de Dom Thuc, contrariando ases inúmeras informações tendenciosas com a intenção de branquear a figura de um bispo muito polêmico em seu modo de pensar e agir. Um desses padres que elogia o trabalho de Monsenhor Thuc é o Pe. Antony Sekada, gravemente carente da verdade junto com alguns YouTubers que seguem o exemplo de Pe. Antony Sekada.

Muito do que apresento abaixo é uma tentativa de combater a desinformação tendenciosa que parece prevalecer em todos os lugares em relação ao bispo Thuc. Por parte de alguns, houve uma quantidade considerável de "branqueamento" da história não tão animadora do bispo Thuc, com o resultado de que muitas pessoas formaram opiniões sobre ele com base em erros e omissões imperdoáveis.

Vítimas de tudo isso, além da própria verdade, são todos aqueles católicos bem intencionados que confiaram na validade das consagrações episcopais feitas por ele. É uma obrigação de consciência dizer a verdade sobre este assunto, se não o fizermos, tornamo-nos cúmplices daqueles cujo propósito é forçar os argumentos a favor do que não reflete a realidade sobre este personagem, faltando assim gravemente a A única verdade que é Nossa, Senhor Jesus Cristo.

1. BREVE HISTÓRIA DO BISPO THUC

Não há razão para duvidar da validade pessoal da consagração do bispo Pierre Martin Ngo Dinh Thuc. Ele era um bispo válido com o poder de consagrar validamente outros bispos. Nascido em 1897 no Vietnã, Dom Ngo Dinh Thuc foi consagrado bispo no Vietnã do Sul em 1938 e promovido à dignidade de arcebispo em 1960 por João XXIII.

O bispo Thuc foi um participante ativo no Concílio Vaticano II e supostamente assinou todos os documentos dessa cabala. Após o encerramento do Concílio Vaticano II, Paulo VI  não permitiu que ele voltasse ao Vietnã  (naquela época o Vietnã havia caído sob o comunismo, foi uma razão  pela qual ele não retornou à sua pátria ou para ocupar seu assento episcopal). que o bispo Thuc começou sua vida como exilado em Roma. Em 1968, Paulo VI nomeou Dom Thuc como Arcebispo Titular de Bulla Regia (uma antiga sé agora vaga na Tunísia).

As massivas “Consagações” começam

Enquanto morava em Roma, Dom Thuc conheceu Pe. Ravaz, que na época ensinava no seminário do Arcebispo Marcel Lefebvre na Suíça, mas depois deixou Mons. Marcel Lefebvre. Em meados da década de 1970, Pe. Ravaz se envolveu com um grupo de ”visionários" em Palmar de Troya,  Espanha, liderados por um corretor de seguros,  Clemente Domínguez Gómez,  que acreditava que o "verdadeiro" Paulo VI era um prisioneiro do Vaticano e que o visível Paulo VI era um duplo daquele que estava preso. (Após a morte de Paulo VI em 1978, Dominguez afirmou que Cristo o havia coroado misticamente como Papa e ele adotou o nome de Gregório XVII. Mais tarde, ele fundou sua própria igreja e declarou Paulo VI um santo mártir.)

Um dia Pe. Ravaz disse a Dom Thuc que ”Nossa Senhora" tinha trabalho para ele em Palmar de Troya, Mons Thuc "obedeceu" imediatamente, prudência ou ingenuidade? Julgue por si mesmo. Em 31 de dezembro de 1975, o bispo Thuc ordenou Clemente e outros quatro leigos ao sacerdócio, e apenas 12 dias depois consagrou dois dos cinco homens recém-ordenados e outros três ao episcopado do grupo Palmar de Troya (Como um aparte, em menos de 2 anos Clemente "consagrou" ao episcopado nada menos que 70 homens.) Já neste ato há duas faltas gravíssimas que são:  sem autorização de Roma e contra a fé já que aquelas consagrações foram contra a fé. 

Porque o bispo Thuc fez isso sem um mandato (permissão) de Roma, em 17 de setembro de 1976, Paulo VI  o “excomungou”.  Então o bispo Thuc imediatamente “se arrependeu” e renunciou ao que havia feito na Espanha, e Paulo VI retirou sua “excomunhão” dele. A excomunhão não foi por uma razão fundamental de fé, mas por desobedecer a um papa modernista e herético.

Em 10 de julho de 1977, apenas seis meses após as  consagrações palmarianas,  encontramos Thuc consagrando seu primeiro bispo para  a Velha Igreja Católica,  Labat d'Arnoux  (eles são cismáticos desde o século 19, quando deixaram a Igreja Católica após se recusarem a reconhecer o Vaticano Concílio I e não reconhecer a infalibilidade pontifícia).  Em 2 de fevereiro de 1977, o bispo Thuc consagrou condicionalmente outro Velho Católico cismático chamado Jean Laborie  (que, aliás, já havia sido consagrado quatro outras vezes).  Nos próximos anos, o bispo Thuc consagrará pelo menos mais três bispos para a Igreja Católica Velha. (1)

Em 1978, o bispo Thuc mudou-se para Toulon, na França, e se estabeleceu com uma família budista vietnamita. Enquanto estava lá, ele ajudou regularmente o bispo conciliar Barthe de Frejus em sua catedral de Toulon.

Em 16 de abril de 1981, Quinta-feira Santa,  Dom Thuc foi flagrado concelebrando a Missa Nova com Barthe de Frejus.  No entanto, apenas três semanas após este evento, Dom Thuc teve seu primeiro flerte com o catolicismo “tradicional” sedevacantista e consagrou  Guerard des Lauriers  em 7 de maio de 1981  . tempo, fato interessante

Então, em 17 de outubro de 1981, Dom Thuc consagrou dois padres sedevacantistas mexicanos,  Moisés Carmona e Adolfo Zamora.  (Moisés Carmona e Adolfo Zamora mantinham uma relação um tanto próxima com a Universidade Autônoma de Guadalajara)

Em 18 de abril de 1982, e novamente em 25 de setembro de 1982, Dom Thuc consagrou mais dois bispos,  Luigi Boni e Christian Datessen,  respectivamente.

Mais tarde, em 1982, o bispo Thuc mudou-se para Nova York para viver com um “bispo” de sua linha sacerdotal: Louis Véselis.

Em 12 de março de 1983,  João Paulo II excomungou  o bispo Thuc por mais uma vez consagrar sem mandato de Roma. (Desde então até antes de sua morte , ele não se retratou diante de Roma.)

Em 8 de janeiro de 1984, o bispo Thuc mudou-se para Carthage Missouri para viver em um seminário conciliar vietnamita, e foi lá que morreu em 13 de dezembro de 1984.

Ao longo de seis anos, Monsenhor Thuc consagrou 15 homens: 5 para a Igreja Palmariana, 5 para a Igreja Católica Velha cismática e  5 para vários grupos sedevacantistas  liderados principalmente pelo grupo de Trento dependente da controversa Universidade Autônoma de Guadalajara.  Tudo isso foi feito em um esforço do bispo Thuc para preservar o catolicismo tradicional, como alguns afirmam?  A resposta a esta pergunta pode ser esclarecida examinando a própria conduta do Bispo Thuc, ciente do fato de que as ações de um homem realmente falam mais alto do que suas palavras.

2. Mons. THUC – O “TRADICIONALISTA”

O fato de Dom Thuc, pelo menos em certos momentos de sua vida, ter adotado algumas práticas tradicionais é indiscutível, mas ele nunca declarou sedevacantisa. Há muitas evidências disso. Mas deve-se notar que a “autobiografia” que Dom Thuc teria “escrita”, onde seu tradicionalismo se manifesta, não foi autenticada até hoje.

3. Bispo THUC – ERA MESMO TRADICIONALISTA?

Parece evidente que Dom Thuc não tinha apenas um rosto, mas muitos que punham em dúvida sua capacidade e lucidez mental:  – Concílio Vaticano II – 1962-65

Se o bispo Thuc tivesse sido um verdadeiro bispo católico tradicional, teria sido fiel à grande responsabilidade que Deus colocou sobre seus ombros como sucessor dos apóstolos, ou seja, reconhecer que todos os seus  “esforços devem ser destinados a preservar a fé da verdade.”  (Catecismo. Enc., Bispos, Obrigações).

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