Observação.
Numa publicação anterior sobre o mesmo tema, por mais interessantes que
sejam os escritos de Luisa Picarreta, um comentário ao artigo anterior pedia-me
que lhe desse mais informações do ponto de vista teológico e com citações mais
explícitas do Magistério da Igreja onde eu expôs os autores das heresias que Luisa
Picarreta expõe nos seus escritos, graças a Deus pude levar a cabo o caso
Picarreta com maior profundidade.
Aviso.
O que está entre parênteses e destacado em amarelo é obra do editor e
não do autor do texto.
“Mas
deve-se reconhecer que nos últimos tempos o número de inimigos da cruz de
Cristo tem crescido de forma estranha, que, com artes inteiramente novas e
perfídia, estão se esforçando para aniquilar as energias vitais da Igreja., E
até mesmo destruindo totalmente, se possível, o reino de Jesus Cristo. Ficar em silêncio não é mais decoroso, se não
queremos parecer infiéis ao mais sacrossanto de nossos deveres, e se a bondade
de que até agora utilizamos, com esperança de correção, não deve mais ser
censurada como uma negligência de nosso ministério. O que, acima de tudo, exige de nós que
quebremos o silêncio sem demora é que hoje não seja mais necessário ir à
procura dos autores dos erros entre os inimigos declarados: eles se escondem, e
isso é objeto de grande dor e angústia, no seio e na união da própria Igreja,
sendo inimigos tanto mais prejudiciais quanto menos declarados. (Encíclica Pascendi Gregis de Sua Santidade
São Pio X)
Seguindo a norma deste extrato da Encíclica, é
necessário levantar a voz sobre os erros (convertidos em devoção moderna em
oposição à devoção verdadeira mantida durante séculos na verdadeira Igreja) que
já se enraizaram em muitas almas de boa vontade. e aderiram a este vidente
ultrapassando os limites, sem querer, da Sagrada Revelação Divina. Sei por experiência própria que muitos não
vão gostar do que foi feito aqui com trabalho árduo para reunir as evidências
esmagadoras contra esse "vidente".
Estas provas estão em total concordância com a tradição da Igreja, da teologia
católica e da Revelação divina e, quem escreve isto também sacerdote pela graça
de Deus, concorda totalmente com o Padre Rafael OSB. Muito tempo isto foi
abandonado ou ele A devida importância permaneceu ou a própria seriedade dessas
"revelações" foi completamente ignorada. Quem lê isso não deve se escandalizar ou
reclamar daqueles que escreveram isso com o único propósito de salvar suas
almas apontando o inimigo da FÉ Católica.
Deus Nosso Senhor conceda-lhes paciência e humildade para aceitar o que
aqui se prova com argumentos contundentes e é preciso ir até o fim para formar
uma opinião completa sobre o perigo dessas chamadas “revelações”.
Na
oitava da Páscoa. R. V. Padre A. Vargas.
Revisado e ampliado com notas do Magistério da
Igreja na Vigília da Assunção de Maria Santíssima.
Existem verdadeiras heresias nos escritos de Luisa Picarreta que
explicaremos em um momento.
Heresias:
1) A
primeira e principal heresia é a que vai contra a Revelação Divina, aquela que
nos foi legada por Jesus Cristo com a morte do último apóstolo São João, com
ele foi encerrado o depósito fidei, como é comumente chamado. Ora, as revelações privadas, uma vez que não
estão contidas explícita ou implicitamente, serão tomadas, de acordo com o
adágio latino, tantum quantum ou por mais que sirvam à salvação da alma e por
mais que nos separem de Deus restarão sem ele, necessariamente implica a
salvação da alma. Portanto, as
revelações de Luisa Picarreta enquadram-se nisto tanto quanto e de forma alguma
ou sob quaisquer circunstâncias, muito menos podem ser "superiores ao
Depósito Fidei" para afirmar o contrário, como ela diz em seus livros, é
diretamente atentado contra o próprio depósito da Fé, que é uma heresia
irresponsável e contrária ao que é ensinado pela Igreja Católica aqui e em toda
parte. Portanto, o que ela afirma ter
recebido de Deus Todo-Poderoso é uma "Nova Revelação" condicionando-a
apenas aos seus escritos, sem fazer qualquer referência ao depósito da fé. Essa heresia é sustentada, entre outras, pela
heresia modernista embutida na Igreja Católica fundada por Jesus Cristo.
2) A
segunda heresia em que Luisa Picarreta incorre é a chamada MONOTELITE promovida
pelo Patriarca de Constantinopla Sergio por volta do ano do Senhor de 634 (Da
carta 1: Scripta Fraternitatis vestrae Sergio, Patriarca de Constantinopla Dz
251) Heresia que nega o duas naturezas em Cristo Jesus e admite apenas uma como
a divina em detrimento da humana. Esta
forma herética de se expressar sobre as duas naturezas de Jesus Cristo foi
refutada na época pelo Concílio de Calcedônia (cf Denzinger 146) e,
posteriormente, condenada pelo Concílio de Letran (Dz 258-267)
3) A
terceira heresia contida nos livros deste autor é a MONOFISITA que eu afirmo
categoricamente que em Jesus Cristo houve uma única vontade contrária ao
sentimento de Santo SOFRÓNIO que defendeu contra o Papa Honório as duas
vontades em Jesus Cristo e o sentimento de a Igreja (DZ 251 E 1465) A heresia
destes consistia em afirmar que em Cristo havia de fato uma só vontade, a
Vontade Divina, e que a vontade humana de Cristo estava totalmente absorvida
pela Divindade. Seu heresiarca foi o
bispo Sérgio, bispo de Constantinopla.
(Na verdade, o Patriarca Sérgio promoveu o Monofisismo, não o
Monotelianismo, no entanto, é atribuído a ele por ter apoiado aqueles que
professavam essa heresia e a Honório I por dar seu consentimento) Essa "absorção"
então não pode acontecer. É impossível
que a vontade de qualquer pessoa seja absorvida pela Vontade Divina, o livre
arbítrio é suprimido em nós, o que é uma aberração. (Santo Tomás de Aquino em seu tratado sobre o
VERBO ENCARNADO do resumo teológico trata do livre arbítrio de Jesus Cristo aos
leitores para uma maior compreensão desta questão) E é exatamente isso que
Luísa ensina continuamente em suas "Divulgações". Luisa ensina clara e repetidamente que quando
se recebe este novo "Sacramento" da Vontade Divina, a vontade humana
deixa de funcionar como tal, deixando apenas a Vontade Divina em nós, aqui se
refere a um grosseiro erro da natureza atribuído a Jesus Cristo que é a mais
alta perfeição e não cavar de forma alguma a imperfeição. O criador e redentor soberano de Deus
respeita no homem comum seu livre arbítrio, com o qual esse mesmo homem pode
escolher livremente entre o bem e o mal.
Agora, se Deus faz isso com qualquer homem, por que seu Filho negaria à
sua PALAVRA encarnada este livre arbítrio, uma vez que ele foi feito HOMEM? Portanto, à luz da teologia católica (Suma
Teológica de Santo Tomas: tratado do VERBO ENCARNADO) SOBRE ESTE ASSUNTO Luisa
Picarreta está totalmente equivocada, incorrendo necessariamente em heresia ao
confirmar teimosamente sua "teoria" acima mencionada, isto é, o
monotelianismo.
4) A
quarta heresia é chamada Quietismo.
Antes de prosseguir com esta outra heresia devemos distinguir entre o
quietismo molinista de Luis Molina (Dz 1097) e o quietismo de Miguel de
Molinos, (sob o título: "Erros de Miguel de Molinos" o Magistério da
Igreja condena por decreto de 28 de agosto e ratifica esta condenação na
Constituição Caelestis Pastor, de 20 de novembro de 1687, você pode ler todos
os seus erros condenados no Dz. 2221 a 2288, devido à sua extensão é muito longo
e não podemos citá-los todos aqui, mas eu Recomendo vivamente a sua leitura
porque é muito interessante conhecer os erros que este padre jesuíta cometeu.
Para
este quietismo molinista, existem duas maneiras de chegar a Deus: por meio da
fala e da meditação; e por meio de recolhimento interior e contemplação. Era uma concepção dualística
esotérico-elitista. Miguel de Molinos
considerava que o seu modelo de fé era superior, o outro inferior; por isso
criticava o método escolástico e os padres espirituais, que defendiam um tipo
de fé conceptual e externa.
A
doutrina molinista representa a autonegação do Eu levado ao seu extremo: o
aniquilamento pessoal como espaço de relacionamento com Deus. Para alcançar a paz interior, é necessário
renunciar à própria vontade e submeter-se incondicionalmente à vontade divina,
eliminando todos os vestígios de amor-próprio e de auto-estima: “Esta hidra de
sete cabeças do amor-próprio deve ser abatida para chegar ao cume da alta
montanha da paz ”. Quem ama a Deus não
pode amar a si mesmo: "Não há felicidade em gozar, mas em sofrer com
quietude e resignação."
Luisa
Picarreta apegou-se a este erro, já condenado pela Igreja, como vimos, que
ensina, seguindo fielmente Miguel de Molinos, o aniquilamento interior e, por isso,
se realiza a "santidade". Além
disso, afirma que nosso livre arbítrio não é responsável por nossas ações,
negando assim a moralidade de tais ações (por exemplo, se alguém pecar contra o
sexto mandamento neste estado que ela propõe, ele não comete pecado porque seu
livre arbítrio simplesmente não funciona ou está "descontinuado")
Diante
dessas "novas" aberrações vindas de uma mente herética, como
vimos. A Igreja reagiu condenando seus
erros.
“Na
quarta-feira, 13 de julho de 1938, na Sessão Geral da Suprema Sagrada
Congregação do Santo Ofício, os Eminentes e Reverendos Cardeais, preocupados
com a defesa da fé e da boa moral, seguindo a anterior recomendação dos
Reverendos Consultores, CONDENADA e ordenou que fossem inseridas no Índice de
Livros Proibidos as seguintes obras de Luisa Picarreta e publicadas por
terceiros em épocas diversas e em locais diversos:
1. A
Contemplação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, juntamente com um Tratado
sobre a Vontade Divina.
2. O
Reino da Vontade Divina.
3. A
Rainha do Céu no Reino da Vontade Divina.
Na
quinta-feira seguinte, 14 de julho do mesmo mês e ano, o Nosso Santíssimo Padre
Pio XI, Papa da Divina Providência, na habitual audiência que concedeu aos
Excelentíssimos e Reverendos Conselheiros do Santo Ofício, aprovou a decisão do
Eminentes Cardeais, e confirmaram e ordenaram sua publicação ”(Acta Apostolicae
Sedis, 30 de agosto de 1938).
PRINCÍPIOS CATÓLICOS A LEVAR EM CONTA:
1.- A
fé cristã não pode aceitar “revelações” que visem superar ou corrigir a
Revelação que efetivamente terminou com a morte do último Apóstolo, São João
Evangelista. (Dizer então que essas
revelações privadas são mais importantes que as divinas, desconsiderando o Sumo
Pontífice Pio XI, é ir contra a tradição de dois mil anos da Igreja Católica e
contra a mesma revelação DIVINA QUE RAIOS NA HEREGIA)
2- O
ensino dado em qualquer revelação privada deve ser submetido às Sagradas
Escrituras e à Tradição para o provar.
(Nesta submissão à revelação divina a falsa e verdadeira doutrina é
testada. “A revelação privada nunca é sobre o DIVINO, tomar uma posição
contrária a este é um ato temerário de consequências eternas)
3.-
Jesus Cristo e os apóstolos nos deram tudo o que precisamos para nossa salvação
e santificação para a perfeição suprema.
Ensinamentos fielmente transmitidos pela Igreja Católica.
Seguindo a ordem estabelecida acima, Picarreta
atenta contra o primeiro ponto que é a REVELAÇÃO DIVINA ao dizer o seguinte em
suas obras.
1.
Jesus para Luisa: “Desejo lançar um terceiro FIAT, pois não posso mais conter o
meu Amor. Isso vai completar o trabalho que comecei. Caso contrário, a obra tanto da Criação quanto
da Redenção estaria incompleta. ¨ (BH, pág.
119). Um novo FIAT é contrário ao que
está escrito no Evangelho de São João e que reafirma a perfeição da obra
redentora quando diz CONSUMATUM EST.
TUDO É CONSUMIDO. Supor um novo
FIAT fora do depósito da fé é uma audácia sem precedentes, pois suporia a
imperfeição da redenção e iria contra as perfeições divinas expostas por Santo
Tomas em seu resumo teológico em seu tratado sobre Trinitate. Além disso, vai contra sua sabedoria divina e
sua providência divina ou governo do universo em todos os tempos e
circunstâncias, nem é preciso dizer que essas "palavras" de Jesus
Cristo a esta mulher são inadmissíveis e heréticas.
2.
Jesus a Luísa: “Não haverá nem antes nem depois de ti, criatura alguma a quem
obrigue, necessariamente, a ajuda dos meus ministros”. Esta proposição vai além do molinismo de
Miguel de Molina porque vai diretamente contra o sacramento da penitência e da
extrema unção, que, como sabemos, são de instituição divina, as citações de
tais instituições encontram-se no Evangelho de São João com estas palavras:
“Recebe o Espírito Santo, tudo o que ligares na terra será ligado no céu e tudo
o que desligares na terra será desligado no céu” e Santiago Apóstol: “Aquele
que está doente chama os sacerdotes para o ungir com o óleo da Salvação” . Essa proposição também é semelhante à dos
protestantes, no sentido de que rejeitam o sacramento da penitência. Não somos obrigados por necessidade a seguir
essas revelações privadas sem prejuízo para a salvação de nossas almas.
3.
Jesus para Luísa: “A minha mãe domina toda a Igreja. Eu fiz o mesmo com você ... tudo o que eu
revelo sobre minha Vontade: os Bens que contém e como a criatura deve entrar e
como a bondade paterna quer abrir outra era de graça. ” (BH p. 14)
COMENTÁRIO: Luisa afirma ter recebido um novo
“depósito de fé” que é paralelo à revelação dada aos apóstolos. Santo Tomás ensina o contrário: “Existe um
triplo estado de humanidade; o primeiro estava sob a antiga Lei; a segunda é a
da nova Lei; a terceira não acontecerá
nesta vida, mas no Céu ... não devemos esperar um estado em que o homem possua
a graça do Espírito Santo mais perfeitamente do que o possuiu até agora.
" (Summa I-II, 106).
Contra
Santo Tomás está novamente a “revelação” de Luísa por “Jesus”: “Estas
revelações sobre a minha Vontade serão como um bálsamo para curar as feridas
produzidas pela vontade humana. Quem tem
o benefício deste conhecimento sentirá o fluir de uma nova vida de luz, graça e
força para cumprir a minha Vontade em tudo ... Minha filha, o Reino da minha
Vontade é invisível. Coloquei luz, graça
e atração superabundantes nesses escritos para tornar meu reino vitorioso. NA PROPORÇÃO DE QUE ESTAS ESCRITAS SÃO
CONHECIDAS, eles travarão uma doce batalha contra a vontade humana e vencerão.
" (p.16, BH) (Contra os princípios
1 e 3) A Igreja venera a Bem-Aventurada Virgem Maria como a única criatura
perfeita pelo grande privilégio de ser a Mãe de Deus e esta exaltação é acima
de todas as criaturas, diz-se em San Lucas cap. . 1. V. 42: «Bendita és tu entre as mulheres e
bendito é o fruto do teu ventre» e depois a própria virgem diz: «Por isso todas
as gerações me chamarão bem-aventurada».
Quanto a esta última, poderíamos dizer, segundo ela, que a redenção não
traz todos os benefícios que dizem em seu livro, o que vai de encontro ao que
diz São Pedro em sua carta: "Pelas suas feridas fomos sarados" e em
outro lado: “Sem derramamento de sangue não há remissão” Pelo que podemos
concluir que a morte de Jesus Cristo nos deu as graças sofredoras não só para
este mundo, mas também a graça especial que nos abre as portas do céu.
4.
Jesus a Luísa: “Mesmo assim, peço-te que ores, não se encontra em nenhuma
outra” (p. 19, BH).
COMENTÁRIO: Aqui bastará ao Magistério
responder por nós: “Que a compreensão, o conhecimento e a sabedoria das pessoas
e de todos, de um homem como de toda a Igreja, cresçam e progridam fortemente
com o passar de as idades e os séculos; mas só tem que estar em seu próprio
gênero, isto é, no mesmo dogma, com o mesmo significado e a mesma compreensão
”. (Dz 1800). Confirmando isso, São Paulo diz: “Admira-me
que tão cedo você se afaste daquele que te chamou pela graça de Cristo, e você
vá para outro Evangelho. E não é que
haja outro Evangelho, mas sim que existem aqueles que te perturbam e pretendem
perverter o Evangelho de Cristo. Mas,
mesmo que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse um Evangelho diferente
daquele que vos anunciámos, SEJA ANATEMA.
Em que o engano do diabo é exposto com estas duas citações do Magistério
da Igreja e de São Paulo.
5.
Jesus para Luísa: “A alma que faz a minha Vontade de acordo com a perfeição que
te ensinei… superará todos os outros santos… porque permanecendo na minha
Vontade, agirão de forma divina, secreta e extraordinária” (BH, página 38).
COMENTÁRIO: Esta proposição é absolutamente
quietista de origem Molinista, conforme expresso acima sobre ela. A esta altura, creio que seja a terceira, é
interessante ler as teses condenadas pela Igreja nesta doutrina herética, condenada
séculos antes de este gênio picarreta aparecer dizendo algo tão novo quanto
velho ao mesmo tempo, vou citar alguns trechos de Miguel de Molinos sobre esse
erro de Picarreta: “Querer agir ativamente é ofender a Deus, que quer ser o
único agente; e, portanto, é necessário
abandonar-se inteiramente e inteiramente em Deus, e então permanecer como um
corpo sem vida (Dz. 1222) “Ao não fazer nada, a alma se aniquila e volta à sua
própria origem, que é a essência de Deus, em que permanece transformado e
divinizado, e Deus permanece em si mesmo; porque então já não são duas coisas
unidas, mas uma só e assim Deus vive e reina em nós e a alma se aniquila no ser
operativo. (Dz. 1225) Nas últimas
palavras entra a heresia monofisista que nega as duas vontades em Cristo Jesus
e suprime o livre arbítrio em nós.
6.
"Eu (Luisa), ao ouvir isso, disse a mim mesma:‘ Ele logo dirá que Sua
Vontade é mais do que a própria Comunhão Sacramental. " Então Ele imediatamente acrescentou: “Certo! Correto!
Porque a comunhão sacramental dura alguns minutos. É temporário, Minha Vontade, por outro lado,
é a Comunhão perene. “ (p.36 BH).
COMENTÁRIO: Isso está completamente
errado. Embora a Eucaristia em termos de
seus acidentes de pão e vinho dure alguns minutos, não é assim em termos de
ordem espiritual que dura muito tempo enquanto a alma não perde a graça e é
considerada um aumento dela. graças a esta permanência espiritual em nossas
almas. Por outro lado, a comunhão não é
o fim da nossa peregrinação na terra, mas o MEIO para alcançar a vida eterna,
portanto, com todas as propriedades podemos dizer que a Eucaristia não é a
morada eterna da alma, mas o alimento espiritual para chegar a. esta morada
eterna. Nuances de monotelismo e
quietismo são encontradas nesta proposição de Picarreta.
7.
Jesus a Luísa: “Ah, te repito e confirmo que a minha Vontade é um sacramento e
supera todos os sacramentos juntos de uma forma muito mais admirável, pois não
necessita da intervenção de ninguém nem de nada material. O Sacramento da minha Vontade é formado entre
a minha Vontade e a vontade de uma alma.
Quando ambas as vontades se fundem, elas formam o Sacramento. “(P. 106,
BH).
COMENTÁRIO: Esta proposição não está de acordo
com a teologia escolástica porque, de acordo com a definição do homem, as duas
ações da alma se distinguem, como a inteligência e a vontade, e como Jesus
Cristo é o Homem-Deus, essas duas ações do alma também existe Nele. Então, fingir que essa vontade humana
emanando da natureza humana é um sacramento e um sacramento muito maior e
único, descartando os sacramentos instituídos pelo próprio Jesus Cristo, é
aberrante e herético e soa como monoteísmo e monofisismo. Finalmente, devido à união hipostática em
Jesus Cristo, a natureza divina não pode ser separada da natureza humana nem
pode ser suprimida uma em detrimento da outra, seria uma destruição ou
aniquilação que é impossível em Deus.
(tratado de soma teológica da Palavra Encarnada)
8.
“Quando uma alma age em minha Vontade, sua humanidade fica, por assim dizer,
suspensa. Então a Vida Divina do meu
Amor toma seu lugar e age”. (p. 86, BH).
“É
assim que a alma, até que seja sepultada em minha Vontade e morra completamente
Nela, sua vontade se desintegra na Minha” (p. 28 BH).
COMENTÁRIOS: É a heresia do Quietismo. Aniquilação de nós mesmos quando nos
colocamos nas mãos de Deus. Santo
Atanásio explica: “A vontade humana não resistirá nem duvidará, mas sempre se
submeterá à onipotente Vontade Divina.
Porque é necessário que a vontade da carne atue, mas estando sujeito à
vontade divina.” Antes de la creación
solo éramos ideas en la mente o intelecto divino carentes de ser, pero cuando
menos subsistíamos en el como algo que sería después, una vez creados dejamos
de ser una idea en Dios y pasamos a ser algo fuera de Él, es decir , un ser ya sea animal o vegetal, pero somos
algo, pero Picarreta nos reduce a algo a lo que Dios es imposible que haga, la
ANIQUILACION, es decir, NO SER NADA eso expresa la palabra aniquilación en
sentido estricto (Suma teológica tratado de
a criação)
9.
“Jesus disse-me: 'Minha querida, olha como para aquele que vive na minha
Vontade não há graça que sai da minha Vontade para todas as criaturas no céu ou
na terra em que ele (isto é, aquele que vive na Vontade Divina) não é o
primeiro a participar. Isso é natural
porque quem mora na casa do pai tem muitos bens. E se quem está de fora recebe algo, é em
virtude de quem mora dentro”. (p.25 BH).
COMENTÁRIOS: Obviamente para Luísa viver na
Divina Vontade é juntar-se a Nossa Senhora como Medianeira de todas as
graças! (??).
10.-
Depois que seu confessor rejeitou sua absolvição, Luísa, porém, recebeu a
Sagrada Comunhão. Depois dessa recusa,
ela nos diz que Jesus lhe disse para não se preocupar ... “Porque uma vez que
uma pessoa é libertada de sua própria vontade humana e entregue à minha Divina
Vontade, não há necessidade de absolvição sacerdotal, pois esta será dada a
vocês pelo teu amor a Jesus ”. (BH, Vol.
16. 5 de novembro de 1923)
COMENTÁRIOS: Excelente exemplo das heresias do
Monotelismo e do Quietismo. Ao fazer
este ato de "abandono à Vontade Divina", a pessoa será
automaticamente justificada, sem a necessidade de praticar religião
alguma! ¿Onde está o dogma do pecado
original, onde estão os pecados atuais que são cometidos diariamente enquanto
estamos neste mundo e não somos confirmados na graça como a Bem-Aventurada
Virgem Maria, ¿São João Batista e os apóstolos depois do Pentecostes?
CONCLUSÃO:
A
Vontade Divina de Luisa Picareta é mais do que uma heresia. É uma religião completamente nova que tem uma
mistura de protestantismo, modernismo, budismo, monotelismo e quietismo. Essas heresias destroem a responsabilidade
humana por suas ações. Essa nova
religião "revela" a "fórmula mágica" para se tornar
essencialmente igual a Deus. O slogan de
Satanás foi usado contra Adão e Eva. Eu
já disse que isso cheira a ENXOFRE
Nota
1.- BH = Traduzido da versão em inglês do livro:
Quando
o Divino Irá Reinar nas almas, Livro do Céu: Uma seleção de passagens. Luisa Piccarreta Centro da Vontade
Divina. Jacksonville, FL. novecentos e noventa e cinco.
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Padre
Rafael O. S. B.
Revisão
e expansão: Padre Arturo Vargas Meza