Observação.
Os parágrafos entre parênteses e destacados em amarelo são do editor e não do
Bispo Lefebvre.
Proteção de
grupos liberais leais
“Principalmente se houvesse um acordo (com Roma), seríamos
invadidos por muita gente: agora que você tem Tradição e é reconhecido por
Roma, iremos até você. (É importante notar que Dom Lefebvre tem razão em
afirmar isso, porque isso faz com que os modernistas invadam a fraternidade e
até os bispos modernistas escolhem a Congregação para passar sua aposentadoria
“voluntária” que o Vaticano lhes dá como um certo bispo que atualmente vive. no
seminário na Alemanha)
São muitas as pessoas que vão manter o seu espírito moderno e
liberal, mas que virão até nós porque ficarão felizes em assistir a uma
cerimónia tradicional de vez em quando, para ter contacto com os
tradicionalistas.
E isso será muito perigoso para nossas comunidades. ¿Se
formos invadidos por este mundo, o que será da Tradição? Aos poucos vai
acontecendo uma espécie de osmose, uma espécie de consenso.
Afinal, a Nova Missa não é tão ruim, você não pode exagerar!
Muito lentamente, muito lentamente, vamos acabar não vendo mais a distinção
entre liberalismo e Tradição. É muito perigoso." (Arcebispo
Lefebvre, Palestra proferida no seminário Saint-Curé-d'Ars de Flavigny em 11 de
junho de 1988, Fideliter n ° 68, março-abril de 1989, p. 23)
Apenas um erro completamente
claro da modernidade média pode permitir a renovação
“Só um ambiente totalmente isento de erros e costumes modernos
pode permitir a renovação da Igreja. Este é o ambiente visitado pelo
Cardeal Gagnon e pelo Bispo Perl, um ambiente constituído por famílias
profundamente cristãs, com muitos filhos, e de onde provêm muitas vocações excelentes».
(Carta ao Papa, 20 de maio de 1988, Fideliter, 29 a 30 de junho de 1988.)
Duas maneiras de se proteger dos bispos tradicionais de Roma e de
uma comissão romana encarregada de regular a relação da Tradição com Roma
“Concordamos então em entrar neste novo diálogo, mas com a
condição de que nossa identidade seja bem protegida contra as influências
liberais dos bispos assumidos na Tradição e da maioria dos membros da Comissão
Romana para a Tradição. (¿Por que as palestras do Arcebispo Lefebvre
pararam quando um Acordo foi assinado em 5 de maio de 1988?" Fideliter,
29-30 de junho de 1988)
“O que foi necessário para ser protegido de Roma e dos bispos?
Ele queria uma comissão em Roma composta inteiramente por tradicionalistas e
que teria sido como uma delegação da Tradição em Roma. Quando surgiram
dificuldades no local, poderíamos ter abordado esta comissão que tem a
possibilidade de nos defender por ser formada por pessoas de Tradição.
Essa comissão seria composta por sete membros. (Esta comissão nunca foi
formada, os atuais acordos da Congregação com Roma são feitos com a Comissão
Eclesia Dei e composta por bispos modernistas "simpatizantes" da
tradição.)
Pedi que todos os sete membros fossem da Tradição. Eles não
queriam. “ (Arcebispo Lefebvre, “Depois dos acordos soará a hora da
verdade”, Fideliter n ° 68, março-abril de 1989, p. 15) (cf. Arcebispo
Lefebvre, Carta ao Cardeal Ratzinger, 24 de maio de 1988, Fideliter 29 de junho
-30 1988, p. 48)
¨ A
tradição só pode continuar com um ou mais bispos
“Durante vários anos tentei fazer Roma compreender que, à medida
que avançava nos anos, tinha de assegurar a minha sucessão, que um dia ou outro
tomaria o meu lugar. Você não pode ter seminários e seminaristas sem bispo;
os próprios fiéis precisam também de um bispo para a transmissão da fé e dos
sacramentos, em particular o da confirmação. Estávamos muito cientes
disso em Roma”. (Arcebispo Lefebvre, Fideliter n ° 70, julho-agosto de
1989, p. 5)
¨ Estes
bispos devem seguir os mesmos princípios do Arcebispo Lefebvre para continuar o
trabalho no mesmo espírito
“Não creio que seja possível a uma comunidade permanecer fiel à fé
e à Tradição, se os bispos não têm esta fé e esta fidelidade à Tradição.
É impossível. Em qualquer caso, a Igreja é composta principalmente por
bispos. Podemos ter padres, mas os bispos influenciam os padres.
São todos os bispos que fazem os padres e, portanto, que os orientam, seja nos
seminários, seja nas prédicas, nos retiros ou em todo um conjunto de
coisas. É impossível manter a Tradição com bispos progressistas. “(¿Mais
claramente não pode ser, mas o que acontece quando esses bispos não têm mais o
mesmo espírito do fundador? Seus acordos com a Roma Modernista podem tirar, a
longo prazo, o espírito combativo de defesa da fé, tradição e doutrina e isso é
muito perigoso) (Arcebispo Lefebvre, Fideliter, n ° 70, julho-agosto de 1989,
p. 5) “Roma entende essa necessidade, mas o Papa aceitará que os bispos sejam
membros da Tradição? Para nós, não pode ser de outra forma.
Qualquer outra solução seria o sinal de que querem nos alinhar com a Revolução
conciliar, e aí imediatamente reaparece nosso dever de desobediência”. (¿Arcebispo
Lefebvre, “Can Obedience Force Us to Disobey?” Fideliter 29-30 de junho de
1988, p. 63)
¨ O sermão
de 29 de junho de 1987
Em 1985, o Arcebispo Lefebvre apresentou a Roma um documento,
Dubia ou Minhas Dúvidas sobre Liberdade Religiosa, no qual expressava a
oposição entre a doutrina do Concílio Vaticano II sobre liberdade religiosa e o
ensino tradicional anterior da Igreja. Em março de 1987, Roma respondeu a
estes Dubia e reafirmou os falsos princípios. No sermão de 29 de junho de
1987, o Arcebispo Lefebvre ameaça Roma com a consagração dos bispos. Ele
explica que esta resposta a Dubias foi um sinal de que ele estava esperando
para realizar esse ato, um sinal “mais sério que Assis (o encontro de todas as
religiões em Assis em outubro de 1986). Porque uma coisa é realizar uma
ação séria e escandalosa, e outra afirmar falsos princípios, que na prática têm
consequências desastrosas”, ou seja, o desânimo de Nosso Senhor Jesus Cristo e
o“ panteão de todas as religiões. "
I.3.
Atitude de Roma
¨ Reação de
Roma
“Em Roma eles temiam que eu pudesse realmente consagrar bispos e
foi aí que se decidiu nos abrir mais para o que sempre pedimos. “É
incrível, mas eles têm medo de um bispo tradicional que trabalhe contra os erros
conciliares e que eles não possam suportá-los”. (Arcebispo Lefebvre,
Fideliter, n ° 70, julho-agosto de 1989, p. 2, 15)
¨ O
Arcebispo Lefebvre relutantemente tenta um acordo · Que confiança?
"Estamos pegando a mão que nos é estendida?" Ou
nós o rejeitamos? Pessoalmente, não estou confiante. Estou neste
ambiente há anos e anos, onde vejo a forma como agem. Eu não tenho mais
nenhuma confiança. “(Arcebispo Lefebvre, Fideliter, n ° 70, julho-agosto de
1989, p. 2)
Diálogo de
surdos em face de doutrinas opostas
O Arcebispo Lefebvre não era abertamente favorável a conferências
e acordos puramente diplomáticos.
“Não temos a mesma forma de conceber a reconciliação. O
cardeal Ratzinger vê isso no sentido de nos reduzir, de nos trazer de volta ao
Vaticano II. Não vemos isso como um retorno de Roma à Tradição.
Nós não nos damos bem. É um diálogo de surdos. Não
posso falar muito sobre o futuro, porque o meu está atrás de mim. Mas se
eu viver um pouco mais e presumir que por um certo tempo Roma fará uma chamada,
que queremos nos encontrar novamente, para retomar nossa língua, então estarei
estabelecendo as condições. Não vou mais aceitar estar na situação em que
nos encontramos durante as conferências. Acabou-se.
Eu faria a pergunta no nível doutrinário: "Você concorda com
as grandes encíclicas de todos os papas que o precederam?" Você
concorda com Quanta Cura de Pio IX, Immortale Dei Libertas de León XIII,
Pascendi de San Pius X, Quas Primas de Pius XI, Humani generis de Pius
XII? Você está em plena comunhão com esses papas e suas afirmações?
Você ainda está aceitando o juramento antimodernista? Você é a favor do
reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo? Se você não aceita a
doutrina de seus predecessores, não adianta falar. Enquanto ele não
aceitou reformar o Concílio considerando a doutrina dos papas que o precederam,
não há diálogo possível. É inútil. As posições seriam assim mais
claras. “(Arcebispo Lefebvre, Fideliter, n ° 66, novembro-dezembro 1988, p. 12-
¨ Os bons
fiéis temiam este acordo
“Os nossos verdadeiros fiéis, aqueles que compreenderam o problema
e que precisamente nos ajudaram a seguir a linha reta e firme da Tradição e da
fé, temeram os passos que dei em Roma. Eles me disseram que era perigoso
e que eu estava perdendo meu tempo. “(Arcebispo Lefebvre, Fideliter, n ° 79, p.
11) (Quem escreve isto no capítulo de 2012, pedi ao Bispo de Galarreta uma
retratação pública do Bispo Fellay aos arranjos que estava fazendo com Roma
para tranquilizar os padres para o seu atitude em abril de 2012, quando foi a
Roma e até se encontrou com o próprio Papa Bento XVI. Mas não houve tal
retratação. Com este acontecimento, a incerteza aumentou ainda mais e se perdeu
a esperança de que a Congregação desse um passo atrás. Nas suas relações com
Roma, fui nomeado para Espanha e senti em primeira mão aquela terrível
incerteza que surgia entre padres e fiéis, cujas consequências já sabemos.)
¨ Visita do
Cardeal Cagnon: aprovação da obra
Enviado de Roma, o cardeal Cagnon visita todas as casas e obras da
Fraternidade São Pio X e das comunidades amigas; em todos os lugares ele
encontra uma recepção entusiástica e benevolente. No final da sua visita,
em dezembro de 1987, assistiu publicamente à Missa Pontifícia do Arcebispo Lefebvre
e aos compromissos dos jovens seminaristas da Fraternidade São Pio X. No livro
de visitas do seminário escreveu: “Que a Virgem Imaculada ouça as nossas
fervorosas orações que os o trabalho de formação maravilhosamente realizado
nesta casa pode encontrar todo o seu esplendor para a vida da Igreja ”.
(Cf. a vida do Bispo Lefebvre escrita pelo Bispo Tissier de Mallerais, Clovis,
p. 580)
I.4. O
Arcebispo Lefebvre rejeita qualquer acordo com Roma
¨ A
discordância vem de uma oposição de doutrina admitida pelos bispos
Oposição
doutrinária e não litúrgica
A rejeição do novo rito revela “uma atitude mais profunda, ora
oculta, ora afirmada claramente, de rejeição da autoridade do Concílio e dos papas
João XXIII, Paulo VI e João Paulo II. Esta rejeição em si vem de uma
concepção fixista da Tradição contrária ao ensino da Constituição Conciliar Dei
Verbum, de uma rejeição categórica a priori de todo o movimento ecumênico
assumido e reorientado pelo Decreto Conciliar Unitatis redintegratio, uma
rejeição total da nova relação com o judaísmo, com outras religiões
(apresentadas na declaração Nostra aetate) e finalmente com os homens de nosso
tempo (Constituição Gaudium et spes e Declaração Dignitatis Humanae sobre
liberdade religiosa). » (Cardeal Albert Decourtray, Arcebispo de Lyon,
aos membros do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral Diocesano reunidos
em sessão extraordinária, 2 de setembro de 1988)
O Bispo de Laval, em fevereiro de 2003, no Courrier de la Mayenne,
também aponta a causa do desacordo: “rejeitar o ensinamento do Vaticano II nos
pontos essenciais: liberdade religiosa, ecumenismo, missa (o novo), autoridade
do Papa na Igreja e dos bispos na sua diocese (de acordo com o Vaticano II,
isto é, a colegialidade que a democracia introduz na Igreja)”. Ele então revela
a verdadeira razão dessa oposição: “Não há expressão de fé para sempre. a fé é
vivida como novidade perpétua, fonte de vida. A fé está encarnada na História
... "
Depois da entrevista de Dom Fellay com o Papa Bento XVI em 29 de
agosto de 2005, o Cardeal Medina também disse: “Se o Santo Padre quiser, a
partir de amanhã ele pode tomar uma decisão sobre os problemas litúrgicos, não
vejo nenhuma dificuldade. Por outro lado, se não estivermos de acordo com
os problemas doutrinais levantados por alguns membros da Fraternidade,
obteremos decisões úteis e solidárias, mas sem chegar à plena comunhão, tão
almejada. A autorização, para todos os padres, de celebrar segundo a antiga
forma do rito romano não resolverá o problema fundamental que existe com a
Fraternidade de São Pio X. Se seus membros dissessem, por exemplo, rejeitamos o
Concílio Vaticano II, então você enfrentaria uma situação difícil de resolver.»
(26 de setembro de 2005, I. Agência de imprensa, DICI n ° 121, p. (Atualmente,
parece que este problema é colocado como condição para um acordo, eles aceitam
o Conselho se não implicitamente, espero que esteja errado, se explicitamente
porque não pregar mais contra ele como o Bispo Lefebvre fez até sua morte)
Da mesma forma, Dom Vingt-Trois, em Le Figaro de 22 de setembro de
2005, afirmou: “Sabemos que o diálogo com a Fraternidade São Pio X não é
condicionado principalmente pela liturgia. Esta pergunta é uma simples
bandeira agitada para mobilizar pessoas boas e fazê-las acreditar que esse é o
verdadeiro problema. O seu problema reside na recusa do Concílio Vaticano
II, do diálogo inter-religioso e do respeito devido por todos à consciência
pessoal. "
Após a fundação do Instituto do Bom Pastor, os bispos franceses
deram o mesmo conselho. Dom Vingt-Trois, em 26 de outubro de 2006 no
Instituto Católico de Paris, declarou que “sob a proteção da mobilização para a
defesa da forma litúrgica, é de fato uma crítica radical ao Concílio Vaticano
II que estamos testemunhando . (…)
O problema não é exclusivamente litúrgico, mas ainda é um problema
eclesiológico. "Os bispos da província da Normandia a todos os seus
padres, em 17 de outubro de 2006, os bispos da província de Besançon,
Estrasburgo e Metz em um comunicado de imprensa datado de 25 de outubro de 2006
temem que" o uso do Missal Romano de 1962 não relativizar as orientações
do Concílio Vaticano II. O Bispo Dagens, Defois e Noyer têm a mesma
opinião. (DICI n ° 145, 4 de novembro de 2006)
Uma
concepção evolucionária da verdade
Deve-se notar que tudo deve evoluir: não precisamos de "uma
concepção fixista da Tradição", disse o Cardeal Decourtray. “A fé é
vivida como uma novidade perpétua”, disse o Bispo de Laval. «Sempre quis
ser fiel ao Vaticano II, este hoje da Igreja, sem nostalgia de um passado
irremediavelmente passado, sem impaciência por um amanhã que não nos pertence»,
escreveu o futuro Bento XVI (Cardeal Ratzinger, Entrevista a Faith, Fayard,
1985, p. 17)
Nada mais contrário à própria noção de verdade e ao depósito
imutável da fé. Este é o cerne da crise na Igreja. É neste sentido
que devem ser entendidos quando se fala em Tradição Viva. (Veja abaixo
IV, 5)
¨ A
discordância vem não só de erros doutrinários, mas também da perversidade de seus
mente…
“E também escolhemos ser contra-revolucionários, com o Syllabus,
contra os erros modernos, estar na verdade católica e defendê-la.
Esta luta entre a Igreja e os liberais modernistas é a do Concílio
Vaticano II. Você não tem que procurar entre meio-dia e duas horas.
E isso vai longe. Quanto mais se analisam os documentos do Vaticano II e
a interpretação dada pelas autoridades da Igreja, mais se entende que não se
trata apenas de alguns erros, ecumenismo, liberdade religiosa, colegialidade,
um certo liberalismo, mas continua a ser uma perversão de o espírito.
É uma filosofia completamente nova, baseada na filosofia moderna
do subjetivismo. »(Arcebispo Lefebvre, Fideliter, n ° 87, setembro de
1990, p. 5; cf. Fideliter, n ° 79, p. 3)
¨ ... e sua
falta de honestidade
“Mas acho que, na minha opinião, não estamos lidando com pessoas
honestas. Isso é terrível, não precisamos mais lidar com pessoas
honestas. No passado, quando fui a Roma como delegado apostólico, tratei
com pessoas honestas, pessoas que queriam o reinado de Nosso Senhor Jesus
Cristo, pessoas que trabalharam pela salvação das almas. Agora, não é
mais isso, não é isso.
Eles não trabalham pela salvação das almas, eles trabalham pela
glória humana da Igreja no mundo, pura glória humana”. (Arcebispo
Lefebvre, Ecône, 4 de setembro de 1987, Sal da Terra n ° 31 p. 205-206)
Roma não quer a Comissão nem os
bispos, como entende o Arcebispo Lefebvre.
“Esta Comissão é um organismo da Santa Sé ao serviço da
Fraternidade e dos diversos órgãos com os quais será necessário tratar para
estabelecer e consolidar o trabalho de reconciliação. Além disso, não é
ela, mas o Santo Padre quem, em última instância, tomará as decisões: portanto,
a questão da maioria não se coloca; os interesses da Fraternidade são
garantidos pela sua representação na Comissão, e os receios que o senhor
expressou em relação aos demais membros não devem persistir, pois a eleição
desses membros será feita pelo próprio Santo Padre ”. (Carta do Cardeal
Ratzinger ao Arcebispo Lefebvre, 30 de maio de 1988, Fideliter 29-30 de junho
de 1988, p. 50)
“Enquanto aguarda a aprovação da estrutura jurídica definitiva da
Fraternidade, o Cardeal Visitador atestará a ortodoxia do ensino nos seus
seminários, do espírito eclesial e da unidade com a Santa Sé. Durante
este período, o Cardeal Visitador decidirá também sobre a admissão dos
seminaristas ao sacerdócio, levando em consideração a opinião dos Superiores competentes”.
(Carta do Cardeal Ratzinger ao Arcebispo Lefebvre, 28 de julho de 1987,
Fideliter 29-30 de junho de 1988, p. 29-30) dá autoridade ao bispo diocesano
para decidir quem é ordenado e quem não é. Isso governa, por exemplo , a
Fraternidade San Pedro porque eles, ao contrário da Neo Fraternidade, não têm
seus próprios bispos)
“Dada a
recusa em atender aos nossos pedidos, e sendo evidente que o objetivo
desta reconciliação não é o mesmo para a Santa Sé e para nós,
acreditamos que é preferível esperar mais vezes. O momento certo para o
retorno de Roma à Tradição. » (Carta ao Papa, 2 de junho de 1988,
Fideliter 29-30 de junho de 1988) (Considero por enquanto que este momento está
muito longe de ser realizado e não acredito que a Neo Fraternidade o faça
agora. tornando-se cada vez mais radical. o modernismo atual se apoderou da
tradição, não se vê onde os atuais hierarcas da Nova Igreja se convertem à
tradição quando muitos deles nem mesmo a conhecem mais)
¨ O
Arcebispo Lefebvre dá-se os meios para continuar a obra: "operação
sobrevivência", as consagrações de 1988
“Dada a recusa de Roma em levar em consideração nossos protestos e
nossos pedidos de um retorno à Tradição, e tendo em vista a minha idade porque
agora tenho 82 anos, em breve 83 anos, é óbvio que sinto que o fim é se
aproximando, eu preciso de um sucessor. Não posso deixar cinco seminários
ao redor do mundo sem um bispo para ordenar esses seminaristas, pois não
podemos fazer padres sem um bispo. E que, enquanto não houver acordo com
Roma, não haverá bispos que concordem em realizar ordenações. Então me
encontro em um beco sem saída absoluto e tenho que tomar uma decisão: ou morrer
e deixar meus seminaristas assim abandonados e deixar meus seminaristas órfãos,
ou então tornar-se bispos. Eu não tenho opção. “(Arcebispo Lefebvre,
Conferência de 15 de junho de 1988, Fideliter 29-30 de junho de 1988, p. 9)
“Hoje, este dia é a operação de 'sobrevivência', e se eu tivesse
continuado com Roma, continuando os acordos que assinamos e continuando a
colocar esses acordos em prática, eu estava fazendo a operação.
'Suicídio'." (Sermão de 30 de junho de 1988, Fideliter n ° 64, p. 6)
(Bendito seja Deus que realizou e deu continuidade ao planejado, ignorando as
advertências da Roma modernista e deixando de lado suas ameaças como o caso da
"excomunhão”)